Atualização 2.0.0 Oreo para o BQ Aquaris X Pro

• Administrador

Acabámos de publicar a atualização 2.0.0 para o teu BQ Aquaris X Pro.

Esta atualização vai chegar ao teu terminal via OTA, por isso o terminal vai solicitar-te a transferência e instalação quando estiver conectado à Internet.

A lista de melhorias e correções completa é a seguinte: 

• Android 8.1.0 Oreo

Se quiseres, podes fazer a instalação manualmente transferindo a ferramenta BQ Firmware Flash Tool daqui: 

Para fazer a instalação manual com o método Hard Reset, lembra-te de fazer uma cópia de segurança antes, porque vais perder todos os dados (se precisares de ajuda, podes ler aqui o artigo sobre o processo). 

Notas a ter em conta: 

• Se fizeste qualquer modificação no firmware original do teu BQ (root, recovery, apagar aplicações do sistema...) podem surgir problemas quando atualizares o teu terminal. Recomendamos que não atualizes o terminal sem antes devolver o sistema ao seu estado original. 

• Está disponível algum changelog?

• MVP

O changelog é aquele que está acima.

É impossivel criar um changelog ao pormenor, visto que é um "major" update, ou seja, é um upgrade de versão Android, como tal muita coisa muda seja a nível visual como funcional 😉

Se quiseres saber um pouco mais acerca das novidades introduzidas com o Android Oreo, podes dar uma vista de olhos AQUI.

Cumps.

• Boa tarde,

Já coloquei este post no mibqyyo espanhol e não me responderam. Disseram me para escolher a minha língua e colocar a questão....

Estranho pois já várias x me responderam em português.

Aqui vão as minhas observações:

Após alguns dias a utilizar o Oreo tenho algumas observações a fazer:

• A bateria descarrega muito rápido (Chega ao meio dia com 50% ou menos.... Com o Android anterior teria 20% mais ....);
    • Quando o écran está apagado e o telefone na mão ou no bolso, várias vezes treme e acende o écran sem razão aparente, o que é chato e gasta ainda mais bateria con certeza;
    • Algumas apps entram em conflito com o Oreo pois este está sempre a avisar que estão a correr em 2. Plano;
    • Tem ficado lento e já me parou 2 vezes por alguns segundos....

Tem ainda que ser bem afinado. A versão anterior 7.1 no meu xpro estava bem mais estável e madura.

• MVP

Boas,

Pelo fórum espanhol fala-se em espanhol. Se te responderam em português é porque muito provavelmente usaram o tradutor 😛

Pelo que comentas, parece que tens apps a correr em background a causar esses problemas.

- Na minha sincera opinião a duração de bateria não está pior que na versão Android anterior.
    - O vibrar no bolso ou mão além de poder ser alguma app, também pode acontecer caso estejas a tocar com o dedo no sensor de impressões digitais (um dedo que não é reconhecido).
    - O facto de teres a notificação de app a correr em 2º plano constantemente só confirma que tens algo a consumir bateria de forma constante, em 2º plano (para teres uma ideia, este mês que terminou nunca vi tal notificação).

Se puderes coloca ai uns screenshots das definições > bateria e do gráfico de bateria.

Cumps.

• A questão do telefone tremer quando toco no ecran está confirmada e reconfirmada!
    Ele acende o écran e treme. E anda sempre nisto.... Muito degradável e ineficiente.
    A bateria esvai se rapidamente. Confirmado.
    O sensor de proximidade funciona mal.... Uma vezes não funciona de todo. Estou ao telefone e o écran não apaga. Quando dou conta activei vários menus ou funções no telefone.... Já me aconteceu várias x....

• MVP

No teu post anterior não disseste que era ao tocar no ecrã do tlmvl.

Se é ao tocar é a funcionalidade de doble tap que tens ligada, que ativa o ecrã com 2 toques seguidos no mesmo. Podes desativar isso nas definições. No entanto, essa funcionalidade não está ativa quando tens o telemovel no bolso, para evitar esse tipo de ativações involuntarias, como tal, se o doble tap está a funcionar mesmo com o sensor de proximidade tapado quer dizer que o sensor não está a funcionar corretamente (o que pareces confirmar também com o facto dele não funcionar bem nas chamadas).

Novamente, se puderes coloca aqui os screenshots que te pedi.

Cumps.

• Está a funcionar muito mal. O double TAP já o desativei.
    O problema continua o mesmo. Quando se mexe no telemóvel ele acende o écran e treme.
    Já desativei o Smart lock, pois tinha sempre activo para o telefone não bloquear quando estava no bolso.
    O que acontece agora é que quando está no bolso com o écran virado para dentro, o écran activa se pelo contacto com o corpo e começa a activar apps, atalhos... Até já fotos postei no Facebook sem querer e enviei mensagens sem nexo pelo Messenger.... Inaceitável!
    Tive q desactivar todas estas funções de double TAP, Smart lock qdo está no bolso....

O comportamento do sensor de proximidade está erratico.... Já me aconteceu em várias ocasiões quando estou ao telefone o écran não ficar negro e então é uma alegria.... Com a orelha a tocar no écran activo várias aplicações e funções sem querer.... Um pesadelo!!!!

Todas estas funcionalidades funcionavam super correctamente no android anterior.
    São bastantes interessantes e funcionais!
    Parece me que este Oreo não está adaptado correctamente a está máquina, pois estás funções ficam simplesmente inutilizadas!

Compreendo pelo pouco tempo q ainda está a rolar mas é imperativo de que estes problemas sejam resolvidos rapidamente pois neste momento o telefone tem as funções básicas de um samrtphone da gama básica... De 50 euros.

• MVP

Todos os problemas que descreves não são normais. O ecrã não devia ligar ao ser tocado com o doble tap desligado, e o sensor de proximidade tem a obrigação de funcionar correctamente.

Utilizo um X no dia a dia, também com Oreo, e não reproduzo nenhum desses problemas, e pelos vistos a maioria não o reproduz pois caso contrario já existiria mais casos cá pelo forum.

Apesar de não gostar de HardResets, como vejo que são varios problemas acumulados e tudo após o update, sugiro que faças um HR para descartar a possibilidade de alguma coisa de errado ter acontecido no processo de atualização. Depois do HR evita instalar as apps que usas habitualmente e experimenta usa-lo só com as app nativas durante umas horinhas só para ver como se comporta.

Se depois do HR os problemas continuarem então entra em contacto com o suporte técnico para que analisem o teu dispositivo.

Cumps.

• Alo! Desde a actualização que o sistema ficou instável! Já passei várias vezes por isto é nunca fiz HR.
    Informo do mau funcionamento e das anomalias para poderem corrigir e melhorar!
    Desde X5 Cyanogen... q passou a android 6.0... e depois a 7.0.....
    E depois um X pro que passou por 7.... Duas actualizações.... E agora a Oreo!
    Mais do mesmo... Falhas q a posteriori serão resolvidas!
    Teremos q informar para que possa haver evolução!

Se não está bem.... Terá que ficar! Há trabalho a fazer, melhoramentos....

Vamos a isso, aguardo!

• MVP

O problema é quando os próprios utilizadores são a causa dos problemas, seja por aplicações que têm instaladas ou por modificações do sistema, como acontece frequentemente (não estou a dizer que seja o teu caso).
    A maioria dos utilizadores que se queixam de problemas de bateria, seja em que dispositivos for, regra geral têm aplicações a correr em background que não permitem o sistema entrar em deep sleep e depois culpam o dispositivo... Como também existem outros que fazem modificações, muitas vezes até com root, e depois queixam-se que o sistema não funciona como deveria...

O fórum serve para nos ajudarmos uns aos outros, e tentar resolver problemas de utilizadores que de outra forma acabariam por ter de passar pelo suporte tecnico oficial.

Como te disse, dá uma vista de olhos pelos utilizadores que andam por cá e fizeram o update. No fórum espanhol tens o tópico de actualização com mais de 500 comentários ( X + X Pro) , e a maioria das pessoas que actualizaram estão sem problemas e inclusivamente afirmam que está melhor a nível geral, incluindo a nível de duração de bateria. Existem alguns utilizadores com falhas especificas, mas por enquanto ainda não li nenhum com as falhas que tu estás a ter.

Caso queiras reportar algo à marca, sugiro que contactes o suporte directamente, pois é o local mais apropriado e são eles as pessoas que podem fazer o teu feedback chegar à equipa de desenvolvimento, e inclusivamente pedir-te algum tipo de informação extra.

Cumprimentos 😉

• Pois.... Vou aguardar pela próxima actualização.... No grupo espanhol mandaram me dar uma volta. Estranho, mas foi a verdade. Pois já ando por aqui há uns tempos. Dou dicas, tiro dúvidas se puder.
    Agora só me resta aguardar... Obrigado

• Bom dia,

Mais um reparo, desde a actualização que os sons estão todos mais elevados. Mesmo regulados para volumes inferiores tocam todos muito mais altos. Telefone, notificação, despertador....