Edison 3G: Actualização 2.0.0 (Jelly Bean - Android 4.1)

• Como o prometido é devido, hoje disponibilizamos aos nossos clientes com o bq Edison 3G a actualização 2.0.0 (Jelly Bean 4.1).

[b]Esta actualização de ICS para JB apagará todos os dados do teu tablet, pelo que será recomendável fazer uma cópia dos ficheiros que pretendas conservar. Não será feita via OTA (logo não haverá uma mensagem automática de alerta de uma nova actualização detectada nem ao tocar na aplicação:Actualização), deverás aplicá-la manualmente.

► [b]Procedimento[/b]: http://www.mibqyyo.com/2012/12/29/como- ... ard-reset/
    (Vídeo tutorial em espanhol, [url=http://www.mibqyyo.com/2012/10/09/reinstalacion_firmware_tablets_bq_rk30/]>aqui[/url] )

Ficheiro necessário (com a ferramenta rk30update, drivers e pasta com a actualização):
    ► [u][b]Edison 3G[/b][/u]: https://s3.amazonaws.com/tabletfirmware ... 750_HR.rar

► [u]FNAC 10 3G[/u]: https://s3.amazonaws.com/tabletfirmware ... 544_HR.rar

[b]Drivers para Windows 8 (e outras versões de Windows, [i]beta release[/i]):[/b] https://s3.amazonaws.com/Drivers/RK30+Drivers+All.zip (ou: http://www.mediafire.com/download.php?ds7z71nw778r7z2 )

[u]Notas: [/u]

1. Para saberes qual a versão de firmware instalada, no tablet, ir a Definições > Acerca do tablet. Aqui poderá ver a versão do Android e, na última linha, os 3 primeiros dígitos do Número de compilação indicam a versão de firmware.

2. Esta actualização apenas é possível efectuar via o procedimento de [i]hard reset[/i], não será possível realizar com o auxílio de um cartão MicroSD nem por OTA.

Qualquer dúvida ou questão, digam!
    Cumprimentos.

• Agora os edison ja estao todos atualizados :D

• [size=85][quote="tiagojramos"]Agora os edison ja estao todos atualizados :D[/quote]
    É verdade, demorou um pouco mais, mas já estão todos os lotes e modelos Edison e Edison 3G com actualização disponível para Jelly Bean.[/size]

Aproveito para deixar uma nota de que a razão porque esta actualização apenas está disponível via hard reset, e não de forma automática OTA, se deve à forma como o Android 4.1 particiona (divide, usa e distribui o espaço) a memória interna no dispositivo é diferente do ICS não sendo por isso de todo possível descarregar o ficheiro de actualização OTA, de seguida dar inicio ao processo, que implica formatar e particionar o espaço (nesta fase o ficheiro OTA seria apagado) e numa segunda fase instalar a actualização.
    Assim a actualização por hard reset com o auxilio da ferramenta rk30update, o que faz é isso mesmo, primeiro formatar o tablet, para preparar o espaço para as novas partições, e posteriormente instalar os ficheiros de actualização que por estarem descomprimidos e guardados no computador não são afectados pela formatação no tablet.

Para temas relativos a cópias de segurança/backup: viewtopic.php?f=3116&t=11448

Cumps.

• Parabens à bq e a todos os que colaboram na execução das actualizações!

Acho que é de louvar a forma como esta marca se propõe a prestar apoio técnico aos clientes e a disponibilização das várias actualizações de software.
    Para um mercado competitivo como temos hoje, esta é sem dúvida uma boa aposta, pois dá ao cliente uma satisfação de quem adquiriu um bom produto que não se torna obsoleto por falta de actualizações ou assistência técnica.
    Isto traz sem dúvida mais clientes e no que depender de mim irei aconselhar a bq.

• [quote="nmab"]Parabens à bq e a todos os que colaboram na execução das actualizações!

Acho que é de louvar a forma como esta marca se propõe a prestar apoio técnico aos clientes e a disponibilização das várias actualizações de software.
    Para um mercado competitivo como temos hoje, esta é sem dúvida uma boa aposta, pois dá ao cliente uma satisfação de quem adquiriu um bom produto que não se torna obsoleto por falta de actualizações ou assistência técnica.
    Isto traz sem dúvida mais clientes e no que depender de mim irei aconselhar a bq.[/quote]

Tenho a mesma opinião ;)

• [quote="tiagojramos"][quote="nmab"]Parabens à bq e a todos os que colaboram na execução das actualizações!

Isto traz sem dúvida mais clientes e no que depender de mim irei aconselhar a bq.[/quote]

Tenho a mesma opinião ;)[/quote]

Subscrevo

• [quote="lcachulo"][quote="tiagojramos"][quote="nmab"]Parabens à bq e a todos os que colaboram na execução das actualizações!
    Tenho a mesma opinião ;)[/quote]
    Subscrevo[/quote]

Muito obrigado em nome da bq pelas vossas simpáticas palavras ;)
    São sem dúvida um estimulo para continuar a desenvolver actualizações.

Cumps.

• Boa tarde Pedro

Preciso de uma pequena ajuda pois já tentei actualizar meu Edison 3G e não há forma de conseguir.

1º Ligo o tablet ao computador e ele reconheço-o mas não instala correctamente, aparece no separador "Outros Dispositivos" dentro do gestor de dispositivos a dizer bq mas com um ponto de exclamação amarelo e mesmo que tente actualizar os drivers manualmente como diz por exemplo no video, ele diz que os drivers que estão dentro da pasta não dão.

2º Mesmo que ultrapasse essa situação ao desligar o tablet e voltar a ligar com o dedo no botão "power" e volume "+" no ecrã não surge nada, ouço um sinal sonoro no computador como se estivesse a ligar um periférico mas no tablet não acontece nada.

Existe a possibilidade de instalar pelo cartão SD como havia inicialmente para o Edison? Será que me consegues ajudar?

Muito obrigado
    André Barata

• Boas, qual a versao do windows que tens?

• Boas e bem vindo ao fórum da bq!

Vê resposta em linha com o teu post sff.

[quote="baratapt"][size=85]Boa tarde Pedro
    Preciso de uma pequena ajuda pois já tentei actualizar meu Edison 3G e não há forma de conseguir.
    1º Ligo o tablet ao computador e ele reconheço-o mas não instala correctamente, aparece no separador "Outros Dispositivos" dentro do gestor de dispositivos a dizer bq mas com um ponto de exclamação amarelo e mesmo que tente actualizar os drivers manualmente como diz por exemplo no video, ele diz que os drivers que estão dentro da pasta não dão.[/size]
    >>[color=#0000BF]Aqui será importante saber qual a versão de windows (SO) que tens instalada, e depois actualizar manualmente o controlador indicando o caminho para a pasta onde está indicado o respectivo SO. Poderás sempre desinstalar o dispositivo/controlador e voltar a instalar.[/color]
    [size=85]2º Mesmo que ultrapasse essa situação ao desligar o tablet e voltar a ligar com o dedo no botão "power" e volume "+" no ecrã não surge nada, ouço um sinal sonoro no computador como se estivesse a ligar um periférico mas no tablet não acontece nada.[/size]
    >>[color=#0000BF]O tablet deverá estar apagado (ecrã sem nenhuma informação) durante todo o processo de actualização. Tudo se passa no computador. Primeiro conectar, driver (se necessário) e correr a aplicação rk30update. Vê se o vídeo te ajuda: http://www.mibqyyo.com/2012/10/09/reins ... s_bq_rk30/ e repito o link para o procedimento que peço o favor de leres com atenção passo por passo: http://www.mibqyyo.com/2012/12/como-rei ... ard-reset/ [/color]
    [size=85]Existe a possibilidade de instalar pelo cartão SD como havia inicialmente para o Edison? Será que me consegues ajudar?[/size]
    >>[color=#0000BF]Não é possível via microSD, apenas por hard reset usando a ferramenta rk30update. Por curiosidade depois de abrires a ferramenta rk30update, conectares o tablet apagado, vol+ e power, manteres Vol+ uns segundos, o que é que te diz a ferramenta, não detecta o dispositivo? [/color]
    [size=85]Muito obrigado
    André Barata[/size][/quote]

Cumps.

• Não percebi muito bem o que estava a fazer mal mas após repetir novamente o processo já funcionou correctamente lol

Obrigado na mesma ;)
    Abraço

• [size=85][quote="baratapt"]Não percebi muito bem o que estava a fazer mal mas após repetir novamente o processo já funcionou correctamente lol
    Obrigado na mesma ;)
    Abraço[/quote][/size]
    Ainda bem que ficou resolvido! Isso é o que importa ;)
    Às vezes é um pequeno detalhe que escapa e é o suficiente para não correr bem à primeira, por isso é seguir o teu exemplo e voltar a tentar.

E mais uma vez não tens de quê, estamos aqui para tentar ajudar!
    Abraço.

• o meu detecta mas assim que tiro os dedos dos botoes power e + volume o computador perde a ligação com o tablet

o que fazer ???

ja exprimentei em xp e em wi8

EDIT: Não sei se o meu é especial mas no meu caso tive de primir os dois ou mesmo tempo e deixar de primir primeiro o do volume e so depois o power ...

Resolvido e a actualizar

esta a demorar a reeniciar :S

• [size=85][quote="karikas"]o meu detecta mas assim que tiro os dedos dos botoes power e + volume o computador perde a ligação com o tablet
    o que fazer ???
    EDIT: Não sei se o meu é especial mas no meu caso tive de primir os dois ou mesmo tempo e deixar de primir primeiro o do volume e so depois o power ...
    Resolvido e a actualizar
    esta a demorar a reeniciar :S[/quote][/size]
    Boas,

Ainda bem que no final a actualização está feita! :)
    E efectivamente poderás manter o vol+ premido por mais alguns segundos (e soltar o botão de power) até teres acesso à opção de indicar ao "dispositivo desconhecido" onde se encontra a pasta com os drivers.

Cumps.

• [quote="PedroC_PT"][size=85][quote="karikas"]o meu detecta mas assim que tiro os dedos dos botoes power e + volume o computador perde a ligação com o tablet
    o que fazer ???
    Resolvido e a actualizar
    esta a demorar a reeniciar :S[/quote][/size]
    Boas,

Ainda bem que no final a actualização está feita! :)
    E efectivamente poderás manter o vol+ premido por mais alguns segundos (e soltar o botão de power) até teres acesso à opção de indicar ao "dispositivo desconhecido" onde se encontra a pasta com os drivers.

Cumps.[/quote]

ainda vi o caso mal parado aquilo demorou imenso tempo a reiniciar mas lá ficou feito :)

Estou bastante satisfeito com o tablet :)

• [size=85][quote="karikas"]ainda vi o caso mal parado aquilo demorou imenso tempo a reiniciar mas lá ficou feito :)
    Estou bastante satisfeito com o tablet :)[/quote][/size]
    Isso é o que importa :)
    Obrigado pelo comentário!

Cumps.

• Bom dia Pedro, 

Não consigo actualizar os drivers do meu tablet. Não sei qual é a versão, se bqedison3g ou a versão Fnac.
    A versão do android actual é a 4.0.4.

O meu OS é win7 ou win8 32bits.

Aparece-me o BQ em "Other devices" com o icone a amarelo a indicar que não está instalado, mas sempre que tento actualizar com os drivers que estão no top desta pagina indica que não encontra os drivers.

Pode-me ajudar??...tenho muita urgência.
    Muitissimo obrigado!
    Paulo

• psper dijo:
    Bom dia Pedro, 
    Não consigo actualizar os drivers do meu tablet. Não sei qual é a versão, se bqedison3g ou a versão Fnac.
    A versão do android actual é a 4.0.4.
    O meu OS é win7 ou win8 32bits.
    Aparece-me o BQ em "Other devices" com o icone a amarelo a indicar que não está instalado, mas sempre que tento actualizar com os drivers que estão no top desta pagina indica que não encontra os drivers.
    Pode-me ajudar??...tenho muita urgência.
    Muitissimo obrigado!
    Paulo
    Boas,

Então é assim, para a actualização de firmware (o sistema operativo do tablet), por hard reset deverás:
    - Reler o >procedimento (e visualizar o >vídeo tutorial uma vez antes de iniciar e depois acompanhar o mesmo enquanto se realiza o procedimento).
    - Não ter outros dispositivos conectados por USB ao computador (excepto rato e teclado). Se possível testa noutra porta USB do PC.
    - O tablet deve estar completamente apagado (não basta o ecrã) e com a bateria com carga.
    - Verifica se este drivers ajudam: https://s3.amazonaws.com/Drivers/RK30+Drivers.rar e verifica que descarregas o arquivo correspondente ao teu modelo de tablet.

Os drivers deverão ser descomprimidos para uma pasta local do teu PC, e na altura de indicar o caminho para os mesmos (gestor de dispositivos) verifica que indicas a pasta correspondente ao teu SO e depois dentro deste se é 32b ou 64b.

Cumps.

• Boas noites,

Não sei se já aconteceu a alguém, mas não consigo aceder nas configurações às Opções de programador, queria activar a depuração usb, mas aparece tudo meio sumido.
    Outra questão que me intriga é não me aparecer nada a pedir o pin do cartão 3g da Optimus que utilizo para aceder à Internet.
    O meu tablet é um bq Edison 3G com a ultima actualização instalada.

Cumprimentos a todos,

• @nmad: Boas 😉

> Opções de de programador: no canto superior direito, em Desactivar, mudar para Activado.
    (Pura curiosidade, porque necessitas da depuração USB? Drivers ADB, precisas?)

> Verifica se tens o pedido de PIN automático desactivado (usando o software que deves ter no computador, juntamente com a PEN ou usando um telemóvel e consultando junto da operadora os códigos que deves usar.)

Cumps.