Aquaris X PRO - O que deveria ser revisto

• Bom Dia!

A última vez que escrevi neste forum foi em Março de 2015 para falar sobre o meu Aquaris E5 HD (2Gb RAM) de que gostei bastante, e que troquei recentemente pelo Aquaris X PRO (não que o E5 estivesse avariado, mas porque queria ter um smartphone com uma câmara melhor sem gastar um ordenado e porque me apercebi da campanha de retoma da marca).

Confesso que demorei algumas semanas para me decidir pela aquisição do X PRO... vi reviews no Yotube, li artigos em sites de tecnologia, mas tive sempre uma ponta de dúvida. Sou fotógrafo profissional e gosto de ter no bolso uma câmara minimamente capaz... mas não corro atrás da histeria dos topo de gama, nem de funções de "topo" que vistas com atenção não são assim tão de topo para custarem um ordenado... para isso tenho o meu equipamento de fotografia. Diria que dentro das características Dual SIM/Qualidade/Preço, gosto de manter tudo bastante equilibrado.
    Antes de continuar, gostava de deixar claro que não trabalho na bq, não vendo telemóveis e escrevo porque tenho consideração pela marca, pelos seus valores e pela proximidade que tem/teve com os seus utilizadores. Dito isto, vamos ao que realmente interessa.

PORQUE COMPREI OUTRO BQ:

Antes de me decidir pelo X PRO (64GB) experimentei (dentro do possível) equipamentos Huawei, como o P10 (tem uma câmara soberba mas é estupidamente caro), Nokia 5 e 6 e alguns modelos Samsung (sendo que não eram dual SIM, exclui à partida) e o Aquaris X. Não menciono o iPhone porque o valor é completamente estratosférico e não me agrada muito o iOS nem é dual SIM.
    Para além do equipamento em si, considero que a experiência com a marca nas diversas vertentes (comercial, assistência técnica, conteúdos)  é também bastante importante, e a experiência que tenho tido com a bq tem sido sempre muito positiva. Sei que há alguns utilizadores e mesmo revendedores que não partilham do mesmo resultado. 
    Pesando tudo isto, confesso que estava muito decidido pelo NOKIA 6, até que me apercebi (numa visita aqui ao forum) que há uma campanha de retoma... e o valor a pagar pelo X PRO revelou-se bastante interessante, o que me levou a decidir rapidamente.

O meu equipamento: Aquaris X PRO, ROM 64Gb, RAM 4Gb, FW 1.4.3_20170809-1111

X PRO - O QUE GOSTO:

ANDORID -Gosto do Android como é, sem truques, luzinhas, cores ou maquilhagens que alguns fabricantes gostam de adicionar. Nalguns casos melhora, mas na generalidade, nem por isso. Para além do aspecto estético, há toda a questão dos updates, e pela experiência que tenho (talvez quem optou pelas versões Ubuntu tenha uma visão diferente) a bq costuma providenciar updates que acompanham as actualizações por parte da Google. Poderia ser melhor? poderia, mas nem a Google dá muita continuidade a equipamentos mais datados. 

CÂMARA - Gosto da câmara! Gosto do facto de fotografar em RAW (que para algumas situações mais especificas é uma grande mais valia), gosto dos 120fps (slowmotion) ainda que só em 720P.

SOM - Gosto da qualidade e da clareza do som através do altifalante externo. Não é uma coluna BOSE, mas tem um som que gosto. Há que ter consciência do que se tem em mão.

ECRÃ - É bastante agradável em exterior e mesmo sob sol mantém alguma legibilidade (se tem óculos polarizados, não terá problema em ler o ecrã mesmo com sol directo). Tem excelente resolução. Utilizo o brilho em modo automático, mas por vezes à noite reduzo para o mínimo, que se revela mais mínimo que no meu E5, o que aprecio. Em algumas ocasiões, ligo o modo nocturno do sistema operativo, que torna tudo mais amarelado e mais confortável para ler no escuro. No inicio foi algo que me fez bastante confusão, mas depois de utilizar algumas vezes, percebi que resulta.

BATERIA - Com o mesmo tipo de utilização que fazia com o E5 (1 dia), com o X PRO consigo 2 dias com uma carga... Como sabe bem voltar a ter um equipamento que não carrega todos os dias!

NO GERAL - Gosto bastante do equipamento e da forma como responde na utilização regular. Devo referir que não jogo nem tenho a aplicação Facebook instalada (que devora bateria e recursos). Gosto do LED das notificações e do duplo TAP para entrar ou sair do standby.

O QUE NECESSITA SER REVISTO (Na minha opinião):

ALARME - Para mim o mais grave e de resolução urgente! 
    Percebi que ao contrário de todos os outros telemóveis e smartphone que já tive, o X PRO não toca o alarme quando o equipamento está desligado. Para mim isto é grave... até perceber que este problema existia, cheguei várias vezes atrasado. Quando havia um alarme programado e o telefone estava desligado, o E5 ligava-se antes do alarme e tocava o alarme na hora prevista, ou poucos segundos depois. 
    O X PRO NÃO. Se o equipamento estiver desligado, nenhum alarme soará, contudo logo que manualmente se ligue o equipamento este vai alertar para  facto de termos perdido os alarmes...

CÂMARA TRASEIRA - Por vezes a câmara bloqueia e reinicializa, principalmente quando tiro várias fotografias seguidas. Também considero que o processamento de cada imagem deveria ser mais rápido, deixando a câmara mais rapidamente disponível para continuar a fotografar. Talvez seja por isso que várias utilizadores se queixam de crashes na câmara.   

CÂMARA FRONTAL - A ideia de ter iluminação na câmara frontal é boa, mas o resultado não é o esperado.
    Em fotografia de facto o flash ilumina o que está em primeiro plano, mas como é muito intenso, tudo o resto fica bastante escuro... por vezes resulta melhor se não estiver ligado. Utilizar a iluminação frontal no modo vídeo é um desastre... Fica tudo tão escuro que mesmo o que está em primeiro plano não se vê decentemente. Este ponto é urgente ser revisto e, gostava de ver a possibilidade de regular a intensidade da luz frontal.

DESBLOQUEAR COM DUPLO TAP - Como vários utilizadores referem, por vezes para sair do STANDBY o duplo tap não funciona, contudo já me apercebi que quando vai na mão, o equipamento desbloqueia sempre que alguma parte do corpo entra em contacto com o ecrã. Devo referir que não utilizo qualquer tipo de película no ecrã. Lembro-me que no E5 também houve problemas deste género que foram posteriormente corrigidos.

Por fim, gostava de referir que reparei que os conteúdos disponibilizados pela bq na área mybq, são maioritariamente de 2016, o que me leva a pensar que a aposta na relação com os utilizadores pode ter sido alvo de uma reestruturação que espero, não coloque em causa os valores da marca, que têm na relação com os utilizadores e a comunidade de seguidores uma das suas bandeiras.

Irei actualizado este post sempre que surgir algo não mencionado ainda.
    Obrigado pela vossa atenção!

Bruno C.

• MVP

Boas,

É deste tipo de posts que o forum precisava 😄

Boa review, algumas observações:
    - O alarme é assim mesmo infelizmente. Para contornar esse "problema" podes programar o smartphone para se acender alguns minutos antes.
    - Quanto às camaras, estão a ser constantemente melhoradas com updates constantes à app atraves da Play Store e até mesmo outro tipo de melhorias. Eu pessoalmente levo algum tempo sem crashes ou problemas de maior.
    - O desbloqueio com doble tap devia funcionar sempre. Dizes que desbloqueia quando está junto ao corpo, mas isso não era suposto pois quando o sensor de proximidade deteta que o smartphone está no bolso ou junto a algo o doble tap deixa de funcionar. Dito isto, experimenta se o sensor de proximidade está a funcionar corretamente com uma app como a Z Device test.

Em relação aos conteúdos como artigos, estes deixaram de ser produzidos cá pelo mibqyyo. Existe no entanto um novo blog onde colocam conteúdo similar: https://blog.bq.com/ mas o conteudo só está disponivel em espanhol.

Cumps.