Aquaris X PRO - O que deveria ser revisto

• Bom Dia!

A última vez que escrevi neste forum foi em Março de 2015 para falar sobre o meu Aquaris E5 HD (2Gb RAM) de que gostei bastante, e que troquei recentemente pelo Aquaris X PRO (não que o E5 estivesse avariado, mas porque queria ter um smartphone com uma câmara melhor sem gastar um ordenado e porque me apercebi da campanha de retoma da marca).

Confesso que demorei algumas semanas para me decidir pela aquisição do X PRO... vi reviews no Yotube, li artigos em sites de tecnologia, mas tive sempre uma ponta de dúvida. Sou fotógrafo profissional e gosto de ter no bolso uma câmara minimamente capaz... mas não corro atrás da histeria dos topo de gama, nem de funções de "topo" que vistas com atenção não são assim tão de topo para custarem um ordenado... para isso tenho o meu equipamento de fotografia. Diria que dentro das características Dual SIM/Qualidade/Preço, gosto de manter tudo bastante equilibrado.
    Antes de continuar, gostava de deixar claro que não trabalho na bq, não vendo telemóveis e escrevo porque tenho consideração pela marca, pelos seus valores e pela proximidade que tem/teve com os seus utilizadores. Dito isto, vamos ao que realmente interessa.

PORQUE COMPREI OUTRO BQ:

Antes de me decidir pelo X PRO (64GB) experimentei (dentro do possível) equipamentos Huawei, como o P10 (tem uma câmara soberba mas é estupidamente caro), Nokia 5 e 6 e alguns modelos Samsung (sendo que não eram dual SIM, exclui à partida) e o Aquaris X. Não menciono o iPhone porque o valor é completamente estratosférico e não me agrada muito o iOS nem é dual SIM.
    Para além do equipamento em si, considero que a experiência com a marca nas diversas vertentes (comercial, assistência técnica, conteúdos)  é também bastante importante, e a experiência que tenho tido com a bq tem sido sempre muito positiva. Sei que há alguns utilizadores e mesmo revendedores que não partilham do mesmo resultado.