Problemas na Bateria

• Boa tarde,

Depois deste último update tenho tido alguns problemas na bateria.
    Tem acontecido várias vezes (quase todos os dias) o telemóvel desligar-se quando o estou a utilizar.

Nas 2 primeiras vezes, cheguei a pensar que fosse sobreaquecimento, uma vez que coincidiu com dias de calor extremo, mas a verdade é que sempre que eles se desligou - e tinha sempre bastante carga na bateria, quando o liguei acusava estar sem bateria e desligava-se novamente.
    Quanto mais tempo esperava entre o tempo que se desligou e o voltara ligar, a indicação de bateria aumentava sempre que o tentava ligar... mas acabava sempre por se desligar.

Infelizmente não consigo fazer um printscreen do gráfico da bateria sem o colocar a recarregar, uma vez que ele desliga-se sempre.
    Mas hoje perdi a paciência, pois tinha mais de 60% de bateria quando se desligou, e quando o liguei imediatamente a seguir, indicava pouco mais de 10% e desligou-se novamente.
    Quando o coloquei a carregar já indicava bastante mais carga, mas não aguenta ligado sem que o deixe carregar até ao limite.

Segue o printscreen do gráfico da bateria, e espero que sirva de explicação ao que me tem estado a acontecer.

Se antes da ultima actualização o telemóvel me dava para pouco mais de um dia de utilização, neste momento não aguenta meio dia sem que o tenha de voltar a dar carga.
    Isto faz algum sentido?

Agradeço ajuda por parte de alguem da BQ.

• MVP

A minha sugestão é um HardReset para a versão mais recente ou então, se não te acontecia com a versão anterior, um HR para a versão anterior, para descartar problemas de software. 

Sinceramente a mim parece-me mais um problema de hardware, muito provavelmente da bateria. Se assim for terás mesmo de enviar para o SAT 😞

Entendo que não queiras ficar sem o teu smartphone durante uns dias, mas provavelmente terá de ser :(. O SAT costuma ser rapido a fazer as reparações e o processo é facil 🙂

Cumps.

• Acabei de dar uma vista de olhos no fórum espanhol e fiquei surpreendido por saber que aparentemente existe muito mais gente com exatamente o mesmo problema que eu.. e com versões anteriores de software. 

Parece que a solução passa mesmo pela substituição da bateria. 

Assim que estiver num computador vou postar mais prints, com diferentes níveis de carga de bateria que foram acontecendo entre o meu post anterior e este. 

Edit: ainda não tinha falado nisto pq só agora me apercebi, e até poderá ser só impressão minha, mas tou com a sensação que a bateria do tlm está com o "síndrome" de bateria "inchada".. parece-me que tem uma pequena barriga nas costas, do meio para baixo. 

• MVP

Envia de imediato a garantia. Eu nunca tive tal problema com o meu M5 😞

Principalmente se a bateria tem realmente algum dano visivel, não percas tempo nem andes a brincar com isso.

Cumps.

• Boa noite,

Tenho tido o mesmo problema que o @danielrocha, começou por haver uma descarga cada vez mais rápida da bateria, entretanto começou a apagar-se aos 15%-20% e foi subindo até que agora se desliga automaticamente aos 80% mais ou menos, já não posso sair de casa sem uma power-bank.

Consultei o Fórum espanhol e havia mesmo muita gente com o mesmo problema desde a ultima atualização de firmware, alguns tentaram hard-reset e funcionou (e a outros não), outros tentaram mudar a bateria por eles próprios e funcionou (e a outros não), mas a resposta dos moderadores e pessoas oficiais da BQ a um problema que em Espanha parece generalizado foi sempre enviar o telemóvel ao SAT, se bem que quase todos se queixavam do tempo que demorava e alguns de que tinha voltado ainda pior.

Ainda não vi nada oficial da BQ sobre este problema mas será que há alguma forma conhecida de solucioná-lo? Eu sei que enviar o telemóvel ao SAT é a melhor opção mas não posso ficar sem ele muito tempo, há algum centro de reparações autorizado em Portugal ao que possa levar o telemóvel com a garantia e que mudem a bateria no próprio dia? Ou outra solução relativamente rápida?

Agradeço a atenção e qualquer resposta e peço desculpa pelo post longo,

Muito obrigado desde já,

João Pina

• MVP

@joaopina

Não tenho estado muito atento ao forum espanhol, mas aquilo que me lembro de ler por lá foram utilizadores que tiveram problemas de carregamento, nomeadamente o tlmvl por vezes não carregava a partir de uma X percentagem. Não me lembro de ler nada sobre o problema que estas a ter (e o outro user cá do topico).

Não é normal a bateria estar a falhar dessa forma, e se ele se desliga repentinamente é provavel que seja mesmo uma falha de hardware.

Podes falar com o suporte e expor a tua situação e explicar que não podes ficar sem o teu dispositivo por muito tempo. Geralmente o processo de garantia / reparação é bastante rapido (já vi casos cá no forum de users que enviaram no inicio da semana e receberam no fim da mesma semana), obviamente que os tempos diferem sempre, mas talvez o suporte te possa dar uma estimativa do tempo que irá demorar.

Cumps.

• Boas

Peço desculpa pela demora, mas só agora tive tempo/disponibilidade para passar aqui com mais calma.

A minha bateria tinha efectivamente um defeito e estava "bastante inchada", o que me levou a contactar o SAT.

Depois de um contacto via telefone, recebi email a indicar como proceder ao envio do telemóvel para o SAT.
    O processo foi aberto dia 4, e no final do dia 5 tinha o telemóvel preparado para ser levantado pela transportadora. Foi levantado dia 7 de manhã e deu entrada no apoio técnico dia 10.
    Dia 18 o estado era "Reparado", no dia 19 enviado e no dia 20 já o tinha na mão, limpo e com todas as actualizações feitas.

Não só não tenho qualquer razão de queixa do SAT como achei o atendimento e todo processo simplesmente fantástico.

Apesar do equipamento estar dentro da garantia (quase no limite), a verdade é que sempre pensei que a bateria não estivesse coberta pela garantia, como funciona com outras marcas.
    Ainda assim o resultado foi um - Custos: zero!

Obrigado ao @{BQA5} pela ajuda em particular que foi dando aqui, e à BQ em geral pela forma como geriu a situação, garantindo um apoio e suporte técnico fantástico.

-Problema resolvido

• MVP

Como as baterias são integradas no próprio dispositivo, fazem parte do mesmo (pois o cliente não as pode substituir), logo estão incluídas na garantia de 2 anos 😉

Ainda bem que tudo correu bem e ficaste satisfeito. 

E já agora, obrigado por contares a tua experiência, já que a maioria dos utilizadores só aparecem no forum quando têm uma má experiência, criando uma imagem distorcida a quem cá vem à procura de ajuda/feedback 😛

Cumps.

• Como as baterias são integradas no próprio dispositivo, fazem parte do mesmo (pois o cliente não as pode substituir), logo estão incluídas na garantia de 2 anos 😉
    BQA5, sabes se isso é uma posição oficial da BQ? É que desde que tenho o meu BQ Aquaris E5s reportei logo nos primeiros dias problemas na bateria e agora, passado um ano, pedem-me 49,50€ de orçamento para a substituição da bateria alegando "Reparación no cubierta por la Garantía. Los fallos en el dispositivo se deben a desgaste."  Com a mudança na gama E para a bateria integrada no dispositivos, também sempre pensei isso, mas ao que parece não é bem assim (pelo menos no meu caso).

Cumprimentos.   

• MVP

Eu tenho esta ideia, não trabalho para a BQ portanto os meus comentarios reflectem apenas a minha opinião pessoal. 

No entanto, a maioria do pessoal que tem problemas com a bateria durante a garantia resolve-os facilmente, mesmo depois de um ano. Geralmente esse tipo de resposta que te deram, é apenas nos casos normais de desgaste. É preciso não confundir as duas coisas, pois as baterias vão perdendo a sua capacidade de carga ao longo do seu ciclo de vida. 

Quando o problema é grave a nivel de bateria, tenho ideia que é coberto pela garantia.

• Boa tarde,
    Já é o 2º  M5 que tenho e os dois tinham o mesmo defeito...estava a desligar constantemente, agora a BQ diz que é da bateria!
    Não é assim como se fala...enviei o meu há px 15 dias e nada...já me ligaram 2 vezes pk estou a insistir, dizem sempre vão ver o que se passa.
    Já li em muitos fórum de que os M5 deram muitos problemas o que é de lamentar...com o meus anteriores E5 nunca me deram problemas, a não ser na minha opinião são frágeis na queda lá se foram.

Cumprimentos   

• Dois M5 com o mesmo problema, que é desligarem-se constantemente e dizem que é da bateria?
    Tudo pode acontecer, estatisticamente é uma ocorrência estranha, e a justificação muito curiosa. Fico curioso de no fim saber qual a justificação dos serviços da BQ 😉
    Será um lote de baterias defeituosas? Ou um problema de hardware na relação com a bateria?
    Quando a bateria era extraível era fácil de saber.

• Dois M5 com o mesmo problema, que é desligarem-se constantemente e dizem que é da bateria? Tudo pode acontecer, estatisticamente é uma ocorrência estranha, e a justificação muito curiosa. Fico curioso de no fim saber qual a justificação dos serviços da BQ 😉 Será um lote de baterias defeituosas? Ou um problema de hardware na relação com a bateria? Quando a bateria era extraível era fácil de saber.

• o padrão da gestão da bateria é curioso 🙂 vai seguir para reparação depois digo alguma coisa

• >>Update<<
    Afinal o telefone não seguiu para reparação porque a SEUR não apareceu ontem. Hoje liguei para lá e disseram que tinham vindo ontem a casa, pedi logo a hora e quando me disseram 18h. tive que dizer que não era verdade porque estavam duas pessoas em casa.
    Agendámos novamente para hoje. Não apareceram.
    Já contactei o suporte da BQ para indicarem uma transportadora credível para vir buscar o telefone. SEUR nunca mais.
    Infelizmente a BQ não sai limpa deste episódio porque já tinham sido registadas queixas da SEUR e continuam a usar esta transportadora
    Veremos o que acontece a seguir

• Moderador

Boas @{qashqool},

Esperamos que hoje tenha esta questão resolvida com a transportadora, do contrário, para ajudar-te melhor envie-nos os teus dados através de uma mensagem privada (nº de RMA, telefone e e-mail).

Cumprimentos,