Aquaris X Pro não apanha Galileo, máquina fotográfica é lenta e crasha....



  • Boas! 

    Tenho o BQ Aquaris X Pro com 4gb de Ram e 64g memória interna.
    Reparei, e depois de experimentar com a APP GPS Test, que não estou a captar os satélites europeus que dão mais precisão aos programas de navegação.
    Outro problema é a máquina fotográfica que é lenta a disparar em modo HDR+ e crasha...
    Gosto do telefone e comprei essencialmente por causa destas melhorias... 
    Alguém com os mesmos problemas??
    Ah! Estranho também é que o telefone supostamente tem 4Gb de memória mas no menu da memória só aparecem 3,5Gb...

    Com vocês é igual?


  • Banned

    O meu tb so tem 3.5gb segundo a bq o resto fica reservado para o sistema.. a minha camera tb epanca as vezes tenho que reiniciar o tlm para poder voltar a camera mas pode ser que resolvam isso no futuro, quanto ao gps tenho que testar isso espero que tenha o galileu estava tb a contar com isso bq!?


  • MVP

    O X e X Pro suportam o galileu, e até o podem confirmar aqui: 



    Simplesmente atualmente é um pouco complicado encontrar sinal. Está relacionado com o proprio sistema de navegação e não com o dispositivo 😉

    Existem inclusivamente um topico sobre esse assunto no forum espanhol, onde se refere aquilo que acabei de dizer.

    Cumps.



  • Parece-me muito estranho não captar os satélites Galileo.... a estação espacial europeia arrancou com o sinal em dezembro de 2016, especificamente para a Europa... 



  • MVP

    Boas,


    De certeza que consegues encontrar sinal, mas não é tão facil. Para veres se estás a encontrar satelites europeus, usa esta app: https://play.google.com/store/apps/details?id=com.android.gpstest&hl=pt_PT (usa mesmo esta, porque deteta a 100% os satelites europeus. Algumas outras apps mais conhecidas ainda não estão atualizadas para tal).

    Vai para ceu aberto e deixa o tlmvl obter sinal GPS com a app aberta durante uns 2 ou 3 minutos inicialmente.

    Cumps.



  • Boas,

    Um ano após o ultimo post, venho só deixar um pequeno testemunho da minha recente experiência (FYI tenho um Aquaris X Pro).

    Felizmente, hoje em dia já não há tanto o problema de visibilidade dos satélites Galileo, a cobertura global é bastante maior. No entanto, lamento confirmar que parece haver algum problema com (alguns?) BQ e o Galileo.

    Sei que nos primeiros dias de utilização cheguei a apanhar Galileo, e apareciam listados nas apps "GPS Test" e afins. Mais recentemente (e talvez após alguma actualização, mas não sei precisar) simplesmente deixaram de aparecer. Além disso, o advento de chipsets e apps que suportam Galileo permite facilmente comparar resultados, e sei de certeza absoluta que algo não está a funcionar correctamente - o que é também atestado por outros fóruns e utilizadores:
    https://forum.xda-developers.com/aquaris-x-pro/how-to/galileo-upgrade-android-8-1-0-t3804681

    Após imensos testes e análises, confirmo que existe um problema com a visibilidade de sinais Galileo (os Beidou também desaparecem da lista frequentemente, mas um problema de cada vez...), e que o suporte por parte do BQ ao uso das medidas GNSS (GNSS raw measurements) que deveria estar disponível a partir do Android 7 rtambém não é nada claro, não se percebendo se actualmente existe sequer algum suporte, ou até planos para o incluir/melhorar:
    https://developer.android.com/guide/topics/sensors/gnss

    Para quem quiser investigar de facto o tipo de suporte para Galileo e GNSS que existe no seu BQ, recomendo as seguintes apps:
    https://play.google.com/store/apps/details?id=esa.estec.galileo.galileopvt
    https://play.google.com/store/apps/details?id=com.galfins.gnss_compare
    https://play.google.com/store/apps/details?id=de.geopp.rinexlogger
    https://play.google.com/store/apps/details?id=com.android.gpstest
    https://play.google.com/store/apps/details?id=com.chartcross.gpstest

    Não vale a pena expor mais o meu caso em detalhe, mas pelo menos que sirva para ajudar outros utilizadores com o mesmo problema, e sobretudo para que a BQ reconheça a questão e providencie uma solução. Já entrei em contacto com o suporte BQ, mas o novo sistema (apenas por telefone?) é terrível e levou a um frustrante beco sem saída de tentativas de contacto e respostas inúteis...

    Cumprimentos.