Sensor de proximidade falha

• Muitas vezes após actualizações de aplicações o sensor de proximidade não actua, mostrando o ecrã negro, umas vezes logo ao ligar outras vezes qd queremos desligar a chamada. Não é nenhum defeito de hardware, pq já tive outros telemóveis da bq que acontecia o mesmo (de outras marcas tb acontece o mesmo). Já configurei para desligar a chamada com o botão de power, mas convinha o sensor funcionar como o pretendido. Após se reiniciar o tlm o sensor não falha até novas actualizações de aplicações. Julgo que existe incompatibilidade entre algumas aplicações e o software do sensor. Julgo que a bq deveria numa futura actualização corrigir o problema, mas provavelmente só acontece se muitos se queixarem.

• MVP

Posso te dizer que nunca vi comportamentos desses.

Quando fazes uma chamada o ecrã só deve apagar se tiveres o sensor "tapado". Portanto ao encostares à cabeça. Se ele apaga o ecrã imediatamente ou não acende ao afastar da orelha, então é porque ou existe um problema de hardware, ou o sensor está tapado (pelicula, capa, etc), ou porque realmente existe algum problema de software causado por alguma app ou modificação do sistema.

Não é algo que aconteça a toda a gente, ou melhor, à maioria das pessoas como pareces dar a entender no teu post.

Já testaste o sensor com a app Z-Device test?

Cumps.

• Acontece-me exactamente o mesmo. A mim e ao da minha mulher. E, sim, a julgar pelos fóruns (espanhol e inglês, pelo menos) acontece a muitas outras pessoas. Não sei se acontecerá a todos - julgo e espero que não - mas que acontece, acontece. Se não viu comportamentos desses, não quer dizer que não existam ou não sejam frequentes.

Não temos capas, nem películas, nem apps maradas nem modificações do sistema. Ambos os telefones (X5 Plus) têm o Android 7.1.1 e já passaram por um factory reset. Será, efectivamente, do sensor de proximidade: o diagnóstico de sensor (não me recordo se com o z-device ou não, mas foi com o que a assistência da BQ nos indicou) revela que o sensor "percebe" a proximidade, mas de forma algo errática. 

Um problema estúpido e irritante, que me faz perder incontáveis minutos (do meu plano). Basta ir para o voice mail, por exemplo, que pode ficar (como já ficou) até 10 minutos "a contar" para nada, porque não se consegue desligar o raio do telefone.... nem ficando a pressionar o botão power.

• MVP

@GMourato

Acredita que não é assim tão comum. Eu pessoalmente nunca tive problemas com o sensor de proximidade e conheço varias pessoas que tambem nunca tiveram. 

É natural que cá pelo forum possam aparecer outros utilizadores com problemas iguais ou similares, pois apesar do forum não ser uma via oficial de suporte, é usado para pedir ajuda e tentar resolver problemas de uma forma não oficial, logo regra geral ninguem vem aqui dizer bem, apenas dizer mal ou pedir ajuda. Isso pode fazer parecer que existe muita gente com o problema quando afinal são uma minoria.

Podes me dizer que resultados obtens com o Z-Device test?

Cumps.

• Olá BQA5, bom dia. Obrigado pela resposta.

Não consigo reproduzir agora os resultados, porque o telefone entretanto foi para o céu (bem, inferno, porque é o que este merece) dos telefones. 

Basicamente, segundo o programa de diagnóstico, o sensor de proximidade funcionava, mas de forma um bocado errática. Tipo dos 0 aos 5 imediatamente, sem ser de forma fluida. Umas vezes assim, outras vezes "normal", outras vezes não funcionava de todo. 

Tinha esperanças que a última atualização e factory reset resolvessem o problema, mas infelizmente não o fizeram.

Relativamente à questão da expressividade dos números (e abrindo aqui um parêntesis final sobre o assunto), tens razão quando dizes que - obviamente, em séries produzidas aos largos milhares - as unidades defeituosas serão uma minoria. Não tenho forma, obviamente, de quantificar o número. Nem o fabricante a terá, uma vez que, como em tudo nesta vida, há imensos utilizadores que ora vão considerar isto como uma fatalidade, outros nem sequer se chateiam, outros largam o telefone e compram outro novo, outros nem sequer se dão ao trabalho de aqui vir discutir o problema e passam logo para garantia.

Contudo, e dada a relativa gravidade do problema (se é hardware, de certeza que os mesmos componentes foram aplicados a milhares de outras unidades, pelo que a failure poderá estar iminente; se é software, já podia e já devia ter sido abordado) não me parece que se possa descontar a ocorrência como uma mera eventualidade do destino. Se formos a considerar a proporção de ocorrências aqui nos fóruns, se calhar dá 1 por cada 5 telefones "bricked" nos updates. Ou se calhar é algo mais recente, que só ocorre em algumas séries? Whatever.

Tinha óptima impressão da BQ (este é o 4º, o da minha mulher é o 5º) e tenho ajudado a "vender" a marca sempre que posso, mas devo dizer-te que este telefone tem sido uma enorme desilusão - e um grande motivo de gozo, por parte dos tótós dos iphones que me rodeiam e com os quais estava em permanente pique competitivo 😛

• MVP

(Peço te que não refiras marcas cá no forum pois é contra as regras (por motivos obvios)).

Em relação ao sensor de proximidade e o Z-Device test, o que comentas não é um comportamento erratico. O normal para o sensor de proximidade, no Z-Device test, é passar dos 5 para 0, sendo 5 quando o ecrã devia estar ativado durante chamada e 0 quando o ecrã devia se apagar durante a chamada. Esse salto de 5 para 0 e ao contrario é o comportamento esperado nessa app.

Infelizmente problemas podem acontecer com qualquer marca, até com as outras marcas que te rodeiam (conheço varios casos tambem :P). Além disso, dizes que já tiveste varios ai por casa e presumo que os anteriores não te tenham dado problemas... As vezes é mesmo uma questão de má sorte 😞

Cumps

• Tenho um BQ Aquaris X5 Plus desde Janeiro de 2017. Experimentei o meu Aquaris X5 Plus e fiquei com uma opinião bastante positiva, até ao primeiro problema que aconteceu logo na primeira semana de uso.

Durante uma chamada que estava a efectuar o meu ecrã ficou bloqueado com o fundo totalmente negro e sem possibilidade de desbloquear. Como a pessoa não atendeu a chamada foi para voice mail e eu continuava sem conseguir desbloquear o ecrã para finalizar. Desde esse erro/bug ou problema esta situação tem vindo a agravar-se. Este problema é recorrente e acontece com frequência quase diária. Só se resolve com o reiniciar do equipamento, mas rapidamente volta ao mesmo. ATENÇÃO: Tenho o dispositivo totalmente actualizado segundo a informação do mesmo. Tenho a versão do Android 7.1.1. Não uso película de protecção de ecrã.

Durante estes meses de utilização tentei descobrir mais informação sobre esse assunto e descobri que podia activar o botão de on/off como finalizador de chamadas e minimizei o meu problema. Contudo caso precise de gravar um contacto, marcar um número ou seleccionar ou botão pelo ecrã táctil, simplesmente, é impossível.

Como já percebi pelos diversos forum's a que acedi trata-se de um problema com o sensor de proximidade que a BQ utiliza nos seus equipamentos; por vezes funciona, outras vezes não. Instalei a aplicação androsensor e descobri que é esse mesmo o problema. Também percebi, que este problema não se passou só com o meu equipamento, nem mesmo só com equipamentos BQ do mesmo modelo que o meu.

Como tal percebi por fim que a marca BQ tem aqui um problema identificado, mas não tem vontade de o resolver. Bastava por exemplo existir uma definição que possibilitasse desligar o sensor de proximidade (eu accionava essa opção sem qualquer problema), ou mudar a localização ou marca do sensor que utiliza pois este está a gerar problemas.

Não digo que o equipamento em si seja mau, nem que não cumpra com as diferentes funções que tem para oferecer, mas parece-me que num dispositivo telefónico móvel seria bom a aplicação de telefone funcionar correctamente.

Estou um pouco farto da situação/problema mas percebi que pedir a troca ou reparação de equipamento pode não ser a solução pois outros clientes já o fizeram e o problema persistiu. Ou seja, o que nasce torto, tarde ou nunca se endireita. Que me interessa pedir um novo telemóvel ou que reparem este se apenas vou esperar os dias úteis que precisarem para "não" resolverem o problema.

Resumindo, vou utilizar este equipamento que vos comprei até aguentar desligar chamadas com o botão on/off com o ecrã totalmente negro. Quando não aguentar comprarei outro equipamento e desta vez não será BQ certamente. Porque BQ, provavelmente, nunca mais.

Cumprimentos,
    Ivo

• Aqui vai uma dica. 

Vejam a borracha que separa os sensores do digitizer (vidro touch) pode estar a provocar o mau funcionamento do sensor. Com o tempo pode descolar da superfície da Mboard e estar uns milímetros deslocada para tapar parcialmente o sensor para que o sensor deixe de funcionar correctamente.
    Tive um problema com o sensor de proximidade de um BQ Aquaris X5 e foi assim que o resolvi.

Cumprimentos,