FAQ Atualização para Android Marshmallow 6.0.1 X5/M5/M5.5

• MVP

Este tópico foi criado por @tvcastro (Tópico Original), e traduzido para português por mim BQA5.

Este tópico tenta reunir todas as perguntas frequentes que podemos encontrar sobre a atualização para o Android Marshmallow para os seguintes dispositivos: Aquaris X5, M5 e M5.5.

Antes de começar, é recomendado dares uma vista de olhos no tópico de cada atualização, para cada modelo, para que fiques a saber a lista de melhorias e aspetos a ter em consideração na hora de atualizar.

Comecemos!! 🙂

• A atualização não me chega via OTA

A atualização é "escalonada", isto quer dizer que o servidor envia a atualização de forma progressiva para os dispositivos. Ela vai acabar por chegar ao teu dispositivo, só tens de ter calma e esperar.

• A atualização chegou, mas não a instalei na hora e agora o meu dispositivo já não a encontra

É a mesma situação que antes. A atualização é escalonada e em algum momento voltará a aparecer no teu dispositivo.

• Não quero esperar, posso atualizar por Hard Reset?

Si, podes faze-lo através da nova ferramenta para Hard Reset (não funciona com o M5.5 por agora) ou então pelo método tradicional. Se usares o método tradicional, precisas de ter o bootloader desbloqueado. Se usares a ferramenta de HardReset, segue os passos indicados. Apenas terás de ativar o desbloqueio OEM nas “Definições > Opções de programador”.

• Atualizei por HR o X5/M5 com a ferramenta e agora o padrão/pin de segurança não funciona

Volta a descarregar a ferramenta (versão 1.0.1 ou superior) e volta a fazer o HR. Isto era causado por um problema na versão anterior da ferramenta.

• Atualizei por OTA e o meu dispositivo não para de reiniciar, é grave doutor? 

Não. Na maior parte dos casos tens de entrar na recovery e realizar um “wipe data factory reset”. Vais perder todos os dados da memoria interna, mas o dispositivo ficará a funcionar corretamente.

Se com o "wipe data factory reset" o problema não se resolver, terás de realizar um Hard Reset. Se não tinhas a opção "Desbloqueio OEM" ativada antes disto acontecer, entra em contacto com o suporte para pedir o código de desbloqueio.

• Depois da atualização perdi os contactos.

Na maioria dos casos este problema fica solucionado com a simples desinstalação do Whatsapp. Depois de teres recuperado os contactos basta instalar a aplicação novamente. 

Se desta forma não se resolver, apaga a tua conta da Google e configura-a de novo.

• Com a nova versão, posso acender o ecrã com um duplo toque em qualquer parte do ecrã, mas não o consigo apagar

Não leste o artigo sobre a nova versão, na parte que fala do novo launcher, pois não? 🙂 Para apagar o ecrã é através da barra de notificações. Isto é uma limitação do novo launcher Google Now.

• Atualizei e agora não consigo desativar a barra de pesquisa do Google. Não gosto nada dela!

Nem sequer experimentes desativar a barra de pesquisa (através de root), ou o teu dispositivo não irá arrancar na próxima vez que o reiniciares. Para resolver isto terás de instalar outro launcher como, por exemplo, o Nova.

• Atualizei e o teclado não funciona

Vai as “Definições > Idioma de introdução de texto” e muda o idioma para, por exemplo, inglês. Depois volta a mudar para português.

• Meti para guardar as fotos na MicroSD e não me aparece a pasta "Camara"

Isto é um problema de permissões que existe na nova versão. As fotos aparecem em /Android/data/com.android.camerabq. É algo que estão a tentar solucionar em próximas versões.

• Atualizei e ao ligar ao computador não me aparece nada

Baixa a barra de notificações e comprova que tens a opção "Utilizar USB para transferir arquivos" selecionada.

• Defini a Micro SD como armazenamento interno e agora não me aparece no computador

Esta é outra das novas funcionalidades do Android M. Ao colocar a memoria externa como armazenamento interno pode acontecer duas coisas:

Se não migraste os dados, só vais ver a memoria interna do dispositivo ao ligar o mesmo ao computador.

Se já migraste os dados, o que estás a ver é a microSD, mas como se fosse memoria interna. A memoria interna do dispositivo desaparece, agora é a MicroSD.

• Depois de atualizar o meu dispositivo ficou louco, consome muito e não está fluido

Alguma aplicação é que te está a "lixar". O melhor que tens a fazer é uma copia de segurança de tudo o que é importante e realizar um restabelecimento de fabrica.

• Socorro, estava a atualizar e saiu-me esta mensagem na recovery

Isto acontece porque tens aplicações desativadas. Vai as “Definições > Aplicações” e na ultima aba ativa todas as que estejam desativadas.

• Já tenho o meu dispositivo atualizado, coloquei o cartão microSD como armazenamento externo/portátil e na barra de notificações aparece uma notificação estranha

Abre a barra de notificações e deslizar a mensagem para o lado de forma a desaparecer.

• "Atualizei por OTA e o meu dispositivo não para de reiniciar, é grave doutor?"  aqui o doutor é o tvcastro ou o BQA5? 🙂

Já agora para quando BQM5 ou BQX5? LOL

Boa ideia das FAQ. 😉 

• Outra coisa que quero frisar e o seguinte a primeira vez eu apaguei apasta dianxin primeiro o que aconteceu depois voltei pra ver se ela tava la e ela voltou ai foi que eu fiz dessa forma que sitei ai em cima e ela nao voltou mas