Edison: Actualização 2.0.0 (Jelly Bean - Android 4.1)

• Como o prometido é devido, hoje disponibilizamos aos nossos clientes com o bq Edison a actualização 2.0.0 (Jelly Bean 4.1).

[b]Esta actualização de ICS para JB apagará todos os dados do teu tablet, pelo que será recomendável fazer uma cópia dos ficheiros que pretendas conservar. Não será feita via OTA (logo não haverá uma mensagem automática de alerta de uma nova actualização detectada nem ao tocar na aplicação:Actualização), deverás aplicá-la manualmente. Esta actualização é válida para todos os [url=http://foro.bqreaders.com/viewtopic.php?f=3118&t=8656]lotes[/url] do modelo bq Edison.[/b]

Podes fazê-lo de duas formas distintas:

[b]> Via update.zip no cartão microSD[/b]
    Se seguires este método, será muito fácil de actualizar. Descarrega o arquivo:
    ► [u]Edison[/u]: https://s3.amazonaws.com/tabletfirmware ... ackage.rar.
    ► [u]FNAC 10[/u]: https://s3.amazonaws.com/tabletfirmware ... cakage.rar

Uma vez descarregado, extrair o arquivo [b]update.zip[/b] comprimido e copiá-lo para a raiz de um [u]cartão microSD[/u] (e aconselhável que o cartão esteja formatado em FAT32) e inseri-lo no tablet (não poderá ser para a raiz da memória interna), que deve estar ligado à corrente eléctrica. Não será necessário apagar o tablet, pois o dispositivo irá fazer isso por ti depois de uma mensagem de alerta que durará uns segundos antes de reiniciar-se. Quando o tablet recomeçar já terá o novo sistema operativo (deverá perguntar-te se queres instalar novamente a actualização, deverás dizer que não/cancelar e remover o cartão microSD, porque o firmware já está instalado. Podes apagar o ficheiro do cartão microSD para que o tablet não detecte a actualização cada vez que o inserires no tablet. Não é possível instalar directamente na raiz da memória interna).

[b]> Via hard reset[/b]
    Se preferires instalar pelo método de hard reset, descarrega o arquivo:
    ► [u]Edison[/u]: https://s3.amazonaws.com/tabletfirmware ... 547_HR.rar.
    ► [u]FNAC 10[/u]: https://s3.amazonaws.com/tabletfirmware ... 546_HR.rar

Para utilizar este método, segue o procedimento descrito aqui: http://www.mibqyyo.com/2012/12/29/como- ... ard-reset/
    [b]Drivers para Windows 8 (e outras versões de Windows):[/b] https://s3.amazonaws.com/Drivers/RK30+Drivers+All.zip (ou: http://www.mediafire.com/download.php?ds7z71nw778r7z2 )

[u]Notas: [/u]

1. Para saberes qual a versão de firmware instalada, no tablet, ir a Definições > Acerca do tablet. Aqui poderá ver a versão do Android e, na última linha, os 3 primeiros dígitos do Número de compilação indicam a versão de firmware.
    2. Relativamente ao modelo [b]Edison 3G[/b], os detalhes da actualização para JB estão aqui: viewtopic.php?f=3118&t=12724

Qualquer dúvida ou questão, digam!
    Cumprimentos.

• Boas Pedro,

Como posso fazer backup dos dados de alguns joguitos que tenho por aqui como por exemplo Smurfs ou Palavraz? Já vou adiantado e não queria perder esses dados :P
    Se me puderes ajudar agradecia, porque nunca me importei com fazer backup de joguitos sem ser estes 2.

Sent from my bq Edison using Tapatalk HD

• Parabéns. Logo ja vou atualizar

• [size=85][quote="RJMC"]Boas Pedro,
    Como posso fazer backup dos dados de alguns joguitos que tenho por aqui como por exemplo Smurfs ou Palavraz? Já vou adiantado e não queria perder esses dados :P
    Se me puderes ajudar agradecia, porque nunca me importei com fazer backup de joguitos sem ser estes 2.
    Sent from my bq Edison using Tapatalk HD[/quote][/size]
    Boas,

As opções de backup:

• Para algumas configurações do tablet e de algumas aplicações: poderás usar a opção de guardar alguns dados associados à tua conta, nos servidores do Google; no tablet ir a Definições > Cópia de segurança e reposição > Habilitar no menu à direita: * Fazer uma cópia de segurança dos meus dados, e * Restauro automático. (Ou seja se funcionar como a Google prevê, depois do hard reset voltar a habilitar estas opções no tablet, e ao reinstalares as aplicações, deverá também importar eventuais configurações das mesmas. Sem experiência pessoal no tema para poder comentar mais do que isto.)
    • Utilizar uma aplicação externa que escolheres na >Google Play ; Embora sem teres acesso root, estás muito limitado pois o Android por defeito não permite a cópia das aplicações e ficheiros de configuração da mesma.
    • Conectar o tablet ao computador, e copiar ficheiros (fotos, videos, documentos, ...) que tenhas na memória interna para o disco rígido do computador ou dispositivo externo de armazenamento (um cartão microSd por exemplo). Ou, usar um serviço de armazenamento online (Cloud storage) para copiar os ficheiros.

Para os jogos, como seja high-scores e níveis desbloqueados por exemplo, não tenho de forma de garantir um método infalível para os manter.

Cumps.

• Boas Pedro quais são os prós e os contras de fazer a actualização de uma ou outra forma. Eu vou fazer da primeira .Obrigado.

• Parabens a bq! Prometido e cumprido! ;-)

• Boas, estou a tentar instalar o JB no meu edison 3G e faço tudo direitinho, ele desliga e começa a actualizar, apareçe o bonequinho do android e quando a actualização vai a meio apareçe o boneco do android deitado com a barriga aberta e um triângulo de alerta vermelho... e depois volta ao normal, liga-se e fica normal mas com a actualização antiga... aparecendo a mensagem que a actualização falhou, o que se pode estar a passar?

• [quote="Tiago18"]Boas, estou a tentar instalar o JB no meu edison 3G e faço tudo direitinho, ele desliga e começa a actualizar, apareçe o bonequinho do android e quando a actualização vai a meio apareçe o boneco do android deitado com a barriga aberta e um triângulo de alerta vermelho... e depois volta ao normal, liga-se e fica normal mas com a actualização antiga... aparecendo a mensagem que a actualização falhou, o que se pode estar a passar?[/quote]

Não sei se reparas-te mas a actualização que saiu foi para a Edison e não para a 3G por isso não funciona, não podes instalar a actualização da normal na da 3G

• Boas,

[size=85][quote="Bbraz"]Boas Pedro quais são os prós e os contras de fazer a actualização de uma ou outra forma. Eu vou fazer da primeira .Obrigado.[/quote][/size]
    Pessoalmente, e deve de ser defeito de fabrico meu :P pois já uso este método nos computadores com Windows, é formatar e instalar o sistema operativo, por isso recomendo o hard reset com a opção de format.
    Neste caso concreto é relativamente indiferente porque ambos os procedimentos fazem a formatação e uma realocação das partições; por isso é seguires o que te for mais fácil.

[size=85][quote="Tiago18"]Boas, estou a tentar instalar o JB no meu edison 3G e faço tudo direitinho, ele desliga e começa a actualizar, apareçe o bonequinho do android e quando a actualização vai a meio apareçe o boneco do android deitado com a barriga aberta e um triângulo de alerta vermelho... e depois volta ao normal, liga-se e fica normal mas com a actualização antiga... aparecendo a mensagem que a actualização falhou, o que se pode estar a passar?[/quote]
    [/size]
    Contamos ter a actualização para o Edison 3G (e FNAC 10 3G) o mais rápido possível, mas de momento ainda só está disponível a versão para o Edison, sem 3G. Os firmwares não são os mesmos nem são compatíveis.
    Lamentamos a demora, mas estamos a trabalhar no tema a todo o vapor!
    Deves repor o FW no teu Edison 3G usando este tópico como referência: viewtopic.php?f=3118&t=7416#p44559
    Se precisares de ajuda, diz!

Abraço.

• Aconteceu-me algo semelhante na Edison wi-fi... coloquei o ficheiro "update.zip" no sd interno e não pode ser.
    Tem mesmo de ser copiado para um cartão externo microSD, porque as duas memórias internas são formatadas.
    Funciona perfeitamente.

Espero ter ajudado

abraço

• Já actualizei, pouco k mexi parece k a fluidez do jelly bean esta implantada.
    Esperar k a estabilidade se mantenha.

Obrigado pela actualização, agora é começarem a trabalhar na versão 4.2,lol.

• Bem como em cima diz que a actualização é para todos os modelos do edison, suponho que o edison 3G seja um dos modelos do edison...
    tarde demais, decidi fazer a actualização via hard reset e funcionou direitinho... o JB está instalado e tudo se passou com normalidade... agora depois de ver esta tua última mensagem Pedro, sobre que a actualização para edison 3G ainda vai sair... não seio que faça.

• [quote="Tiago18"]Bem como em cima diz que a actualização é para todos os modelos do edison, suponho que o edison 3G seja um dos modelos do edison...
    tarde demais, decidi fazer a actualização via hard reset e funcionou direitinho... o JB está instalado e tudo se passou com normalidade... agora depois de ver esta tua última mensagem Pedro, sobre que a actualização para edison 3G ainda vai sair... não seio que faça.[/quote]

Se funciona perfeitamente deixa ficar, mas deixa aí à mão a versão mais actualizada para os Edison 3G para o caso do que tens agora bloquear ou ter algum problema ;)

cumps

• Trabalha no Edison 3G apenas com hard reset

8-)

• Bom dia
    Venho dar os parabéns a BQ, a atualização correu muito bem e nota-se uma melhoria na fluidez, a imagem melhorou do ecrã, verifiquei que a camara fotográfica como as gravações em vídeo também melhoraram, no entanto no vídeo desapareceu a opção de gravação em hd (720p).
    Outra ponto que gostaria de colocar era, após a atualização, e quando foi reinstalar de novo as minhas aplicações verifiquei que algumas deixaram de ser compatíveis, por exemplo, AVG AntiVirus GRÁTIS ou Bamboo Paper, a partida estas aplicações são compatíveis com a versão 4.1 JB.
    Relativo a bateria posso dizer que deixei a noite toda a carregar e de manhã marcava 99% e em menos de um minuto passou para os 96%, dantes com o sistema antigo o máximo que carregava era ate 96%, penso que ainda não foi desta que a questão do indicador da bateria ficou resolvida.
    No entanto estou muito contente com a duração da bateria com uma utilização normal com o net ligada ver vídeos alguns jogos sempre consegui uma média de 6.30 a 7 horas isto com o indicador de bateria a marcar 5%. Vamos a ver se com o sistema novo consigo a mesma média. :D

• [size=85][quote="Miguel Costa"]Bom dia
    Venho dar os parabéns a BQ, a atualização correu muito bem e nota-se uma melhoria na fluidez, a imagem melhorou do ecrã, verifiquei que a camara fotográfica como as gravações em vídeo também melhoraram, no entanto no vídeo desapareceu a opção de gravação em hd (720p).
    Outra ponto que gostaria de colocar era, após a atualização, e quando foi reinstalar de novo as minhas aplicações verifiquei que algumas deixaram de ser compatíveis, por exemplo, AVG AntiVirus GRÁTIS ou Bamboo Paper, a partida estas aplicações são compatíveis com a versão 4.1 JB.
    Relativo a bateria posso dizer que deixei a noite toda a carregar e de manhã marcava 99% e em menos de um minuto passou para os 96%, dantes com o sistema antigo o máximo que carregava era ate 96%, penso que ainda não foi desta que a questão do indicador da bateria ficou resolvida.
    No entanto estou muito contente com a duração da bateria com uma utilização normal com o net ligada ver vídeos alguns jogos sempre consegui uma média de 6.30 a 7 horas isto com o indicador de bateria a marcar 5%. Vamos a ver se com o sistema novo consigo a mesma média. :D[/quote][/size]
    Boas,

Obrigado pelo feedback!
    O tema das opções de resolução usando a app nativa da câmara está reportado, obrigado.
    Compatibilidade de aplicações: o procedimento mais indicado é o de contactar o desenvolvedor da(s) mesma(s) porque é complicado ser a bq a testar todas as apps...
    Ainda assim o Bamboo Paper, já tinha sido relatado como não compatível ainda em ICS: viewtopic.php?f=2944&t=6890
    O AVG grátis é incompatível mas a versão paga não é, mais uma app que gostaria que o desenvolvedor partilhasse os critérios e razões de bloqueio que usou ;)
    (Nota: O Avast funciona).

[b]Bateria:[/b] Após uma reinstalação de firmware, para mais esta actualização para JB que apagou/formatou tudo (tanto no método via cartão microSD como por hard reset), e com isso os ficheiros de estatísticas que servem de base para o indicador de carga da bateria (que é gerido por software); é recomendável efectuar uma calibração de bateria: viewtopic.php?f=3115&t=3962 (repetindo o procedimento por três vezes. Tanto podes carregar o tablet apagado como acesso (desde que com o WiFi, bluetooth e pens USB desligados, aplicações fechadas, com o ecrã apagado = sem usar o tabet enquanto carrega).
    À medida que ciclos completos de descarga e carregamento são feitos, o valor apresentado de carga de bateria, tende a normalizar, sendo que será sempre um valor aproximado indicativo.

Abraço

• Tópico inicial actualizado com as versões JB para o Tablet FNAC 10.
    Cumps.

• Obrigado pelo esclarecimento PedroC_PT, no entanto, e apesar de ter estado ainda pouco tempo com o novo sistema a minha opinião e bastante positiva.

É verdade, parece que a questão da duplicação dos ficheiros (imagem e musica) do cartão SD ficou resolvida.

Continuação de um bom trabalho. :D

• Boas,

Só para deixar uma nota/recomendação, que se aplica sempre que haja uma instalação de firmware via hard reset, é aconselhável que seja feito e repetido por três vezes o procedimento de calibração da bateria: viewtopic.php?f=3115&t=3962

• O tablet poderá ser colocado a carregar apagado ou acesso (desde que com o Wi-Fi desligado, aplicações fechadas e sem ser usado, com o ecrã apagado), mantendo-se a regra de deixar em carga cerca de duas horas mais depois de visualizar a informação de que a bateria está carregada, isto após o dispositivo se ter apagado sozinho devido a falta de carga na bateria. Não é recomendável forçar o re-acendimento do tablet para "secar" a bateria, esse procedimento é desaconselhado, importante sim é o repouso de umas quantas horas depois de se ter apagado sem o colocar a carregar.

Edit:
    Sobre cópias de segurança (backups), sem ter acesso root ao tablet, se alguém quiser testar/comentar: Carbon backup Beta > viewtopic.php?f=3116&t=10415 ;)

Cumps.

• Actualização feita. A funcionar muito bem, só o whatssap que deixou de ser suportado... :o