M5 vs M5.5 comparados com E5HD

• Boa noite!

Sou um dono bastante satisfeito de um E5HD 2Gb. Numa escala de 1 a 10, a minha satisfação é um sólido 8 (apenas tendo ficado desiludido com a actualização do Lollipop para o meu terminal, optando assim por ficar pelo Kitkat).

Neste momento ando a pesquisar a minha próxima aquisição, e entre as várias hipoteses, tenho na mira os modelos M5 e M5.5.

Gostaria de perguntar a quem conheça os três terminais (E5, M5 e M5.5) a opinião sobre os seguintes pontos:

- Bateria

Como se comportam os novos modelos comparativamente ao E5. Uso o telemóvel principalmente para aceder a redes sociais e navegar na internet, com alguns videos à mistura. Tenho de estar a carregar constantemente o meu E5, porque senão a bateria nem meio-dia me dura. Tenho por hábito colocar a carregar o telemóvel ao deitar, por isso começo sempre o dia a 100%. Principalmente a usar o Waze com o telemóvel ligado ao isqueiro enquanto conduzo, o telemóvel gasta bateria mais depressa que a consegue carregar

• Irei notar alguma diferença significativa? Poderei até mesmo sonhar com um dia de autonomia sem a necessidade de carregar? Conseguirei usar o Waze com o telemóvel a carregar e a bateria ir para cima e não para baixo?
    • Tenho mais interesse em duração de bateria do que em performance. Será sensato optar, por exemplo, pelo M5.5 com ecrã HD em vez de FHD para ter um melhor rendimento de bateria?

-Câmara

O principal ponto que me interessa na câmara é a filmagem a 120fps. Óbviamente que a melhoria de qualidade de imagem no geral é também extremamente aliciante, bem como o flash da câmara frontal.

• A qualidade das câmaras do M5 e do M5.5 (Sony e Samsung, se não me falha a memória) são equiparadas? Têm as mesmas capacidades (framerate, etc)? Alguma delas será possível, através de hacks, aumentar mais o framerate em, por exemplo, baixando a resolução? Ou 120fps é um limite absoluto? Se há diferenças entre elas, quais são?

-Android 6

Tendo em conta a minha experiência ao passar do 4.4 para o 5 no meu E5, não tenho sinceramente grandes expectativas em dar o salto para o 6 no telemóvel que eventualmente adquirir. Mas, de qualquer forma, para quem está no programa beta, o que acham de tudo?

Obrigado!

• MVP

Bem, vou tentar responder aquilo que aqui perguntas sem muitos rodeios. Se vires que me esqueci de alguma coisa depois avisa.

Para começar irás notar um salto gigante do E5HD para o M5/M5.5, a nível de performance, qualidade de ecrã, câmaras, enfim, a nível geral.

Depois, a nível de bateria, tanto o M5 como o M5.5 são bastante bons. Posso te dizer que com um uso bastante intensivo consigo gastar a bateria num dia, mas nunca em meio dia (já com o E5HD não me dura um dia com o mesmo uso). Portanto neste aspeto penso que consegues um dia de bateria, mas claro, isto depende de vários factores e da utilização de cada um, por isso é complicado dar-te certezas. Mas sim, a diferença entre o E5HD para qualquer um dos outros dois é o dobro ou mais até de tempo de bateria.

Entre optar pela versão FHD e a Essential. Eu sinceramente, a nivel pessoal, prefiro a versão FHD por ter uma qualidade de imagem excelente. A versão Essential nunca tive oportunidade de testar, pelo que não posso avaliar a qualidade de imagem. Isto depende muito daquilo que queres. A partida o ecrã da versão Essential deve consumir menos bateria, mas não sei se a diferença será gigante.

As câmaras são muito boas em ambos os dispositivos, mas existem diferenças. Pessoalmente prefiro o sensor da Sony, mas é a tal coisa, são gostos. Talvez o melhor seja procurares umas reviews da câmara para tirares as tuas próprias conclusões sobre as diferenças.

O Android 6 já não está em beta, já foi lançado e sinceramente está melhor do que a versão Lollipop em todos os aspetos. Como podes ver aqui pelo fórum, por enquanto não existem grandes queixas acerca da atualização.

• Obrigado. Gostaria de ver comparativos de ambas as câmaras ou, em alternativa, saber exactamente quais os sensores usados por cada modelo para pesquisar melhor na internet pelas caracteristicas. É possível saber isso?

Edit: Dumb me - os sensores estão nas especificações. Vou hoje à noite saber mais! Obrigado!

• MVP

M5:

Sony IMX214
    13 Mpx (flash dual e autofócus)
    Abertura de ƒ/2,0
    Intervalo de focagem 0,1 m~infinito
    Número de lentes 5P
    Tamanho do sensor 1/3,06”

M5.5:

Samsung S5K3M2 ISOCELL
    13 Mpx (flash dual e autofócus)
    Abertura de ƒ/2,0
    Intervalo de focagem 0,1 m~infinito
    Número de lentes 5P
    Tamanho do sensor 1/3,06”

• Já estive a comparar sensores (em reviews de outros equipamentos com sensores iguais ou idênticos) e as diferenças habitualmente são mínimas (normalmente apenas comparando pixel a pixel). No entanto, e tendo em conta essas diferenças, tenho gostado mais dos resultados do sensor da Samsung. Em optando por um terminal da BQ e se o X5 Plus não sair entretanto, poderei optar pelo M5.5, mas ainda quero saber mais sobre a diferença de consumos entre os ecrãs HD e FHD.

Obrigado mais uma vez.

• MVP

Pois, isso das consumos terás de ver alguma review que tenhas o dois dispositivos. Eu ate agora não vi nenhuma, geralmente o pessoal costuma ter a versão FHD.

• Li uma review de um terminal (não me recordo da marca/modelo) em que o reviewer testou duas versões: Uma FHD e outra QHD - a diferença no consumo de bateria oscilava entre os 10% e os 25%, dependendo do uso. 10% de bateria já é significativo (é a diferença entre durar 20 horas ou 22 horas), então 25% nem se fala.
    Era interessante a BQ fazer um benchmark, já que tem acesso fácil aos dois tipos de terminal...

• MVP

Experimenta entrar em contacto com a BQ para ver se te podem dar alguma informação das diferenças de consumos.