BQ M4.5 ignorado pela própria BQ!

• Boa Tarde,

Soube recentemente das notícias relativas aos SoC MTK e o fim do suporte dado pelo próprio fabricante que levou a que não fosse possível haver actualizações adicionais. No entanto não há qualquer menção ao M4.5. Ainda aguardei algum tempo para perceber o que a BQ iria fazer em relação ao M4.5, mas até agora, nada mais do que absoluto silêncio.

Ao ter adquirido um BQ M4.5, assumi que seria recente o suficiente para receber a actualização para Android Marshmallow, mas até agora não há nada mais do que silêncio por parte da BQ. Curiosamente deixou rapidamente de se vender, e ironicamente o E4.5 (bem mais antigo) ainda se vende... (comprei em Setembro de 2015, quando foi lançado!!!)

O que me deixa perplexo é o facto de nada mais haver da parte da BQ que não seja absoluto silêncio.

Não encontro em lado nenhum informação do M4.5 relativa a suporte e continuidade de vendas e software updates. Não cabe na cabeça de ninguém que um telefone deixe de ter suporte menos de um ano depois do seu lançamento quando ainda há problemas graves para resolver na actual versão de software.

Não posso deixar de me sentir enganado com esta aquisição, principalmente quando olhamos para trás e vemos um passado praticamente imaculado por parte da BQ. Considero que perderam os pontos chave para a satisfação do cliente.

Além deste ponto, não compreendo como é que se propõe retomas de equipamentos afectados por um valor de 50 / 70€ quando muitos destes equipamentos têm menos de um ano de mercado e este problema é total e completamente alheio aos utilizadores, que ao comprarem um telefone, esperam um ciclo de vida dos seus equipamentos de pelo menos 2 anos.
    Honestamente na qualidade de cliente, não me agrada saber que a MTK não quer dar suporte e ainda me causa maior desagrado saber que a BQ não propõe um plano justo para compensar as pessoas lesadas. 200€ não é um valor baixo para simplesmente se "esquecer" um produto que está ainda em portfolio da empresa.

Se até aqui recomendava a BQ a família e amigos pelo vosso excelente suporte, neste momento é o extremo oposto. Não faz qualquer sentido que se mantenha um silêncio tão longo por um equipamento que teve vendas (por mais baixas que sejam, que não foi o caso porque esgotava com facilidade!) e que naturalmente tem de ter suporte.

Aguardo uma reacção cabal por parte da BQ. Escusam de responder coisas como:
    Não temos informação;
    Quando houver novidades informamos;
    Lamentamos muito;

Não percam o vosso tempo nem me façam perder o meu.
    Para responderem a esta reclamação, espero uma resposta que não seja "copy/paste" e de preferência que seja totalmente esclarecedora. Prefiro saber que a BQ enterrou o equipamento, do que multiplicar-se em desculpas. Sejam directos.

Cumprimentos,
    J. Nogueira

• MVP

Boas,

Para começar, se queres uma resposta oficial por parte da marca tens mesmo de entrar em contacto via telefone / suporte tecnico, não por aqui, porque por aqui não obterás o que procuras.

Quanto ao que referes do M4.5, tenho uma boa noticia para ti: http://www.mibqyyo.com/comunidad/discussion/72972/programa-betatester-android-marshmallow-para-aquaris-m4-5/p1

Está a decorrer a beta (suponho que saibas o que significa) do Marshmallow para o teu dispositivo (M4.5) 😉

Cumps.

• MVP

Essa resposta não indica em nada que o desenvolvimento está parado. É normal que não te possam dar datas concretas.

Como te disse, a beta do marshmallow para esse dispositivo está a decorrer e se percebes minimamente espanhol e quiseres experimentar um firmware em fase beta, então inscreve te 😉

• @BQA5, as minhas desculpas pela minha frontalidade, mas eu não tenho que aderir a um beta tester para ter acesso ao Android 6.
    Percebo espanhol QB. Para mim não é conclusivo. Não existe nada tão claro como: 1+1=2.

Na qualidade de cliente eu tenho o direito a ter respostas e a pedir explicações. Paguei por um produto! 

Ainda que estejas a defender a BQ (como é compreensível), eu não tenho respostas. As respostas até agora não são nada mais do que aquilo que a BQ habitualmente responde.
    Vocês não me estão a fazer nenhum favor, mas estão a por-se nesse papel.

Paguei por um produto. Tenho direito a suporte e a respostas!
    Um telefone não é só hardware. é igualmente software. Logo o suporte é um todo e não apenas uma parte. 

De certeza que há alguma pessoa ligada à equipa de desenvolvimento que pode pelo menos dignar-se a dar um ponto de situação ou um esclarecimento.
    Compreendo que existam informações que são parte do modelo de negócio e serão, portanto, confidenciais. 

Mas ainda assim obviamente que alguém será capaz de dar uma explicação cabal e neste momento, por respeito para com todos aqueles que compraram este terminal, têm de o fazer.

Não podem continuar a furtar-se a respostas da forma como o têm feito até aqui, lamento...

• MVP

O problema é que as informações que pretendes obter como o estado atual da beta, ou ad falhas que apresenta, são informações confidenciais que só as pessoas que estão a participar na beta têm acesso.

Eu não disse que para teres acesso à versão marshmallow tinhas obrigatoriamente de te inscrever na beta, disse é que se tiveres alguma curiosidade e disposto a experimentar um firmware em estado beta, podias te inscrever no programa que está a decorrer para o teu dispositivo.

• Um simples esclarecimento oficial é o que peço à BQ. Não peço informações internas (nem posso, tenho plena noção disso).

• MVP

Nesse caso tens mesmo de esperar por uma resposta através dos canais habituais de suporte e já sabes, se quiseres experimentar o marshmallow as inscrições estão abertas 🙂

• Boas,

Resposta do suporte (por respeito à equipa de suporte, oculto o nome da pessoa que me respondeu):

Sugeri a BQ publicar um comunicado na comunidade para que pelo menos demonstre que está empenhada e a trabalhar, explicando as variáveis que levam ao atraso, que a meu ver, são perfeitamente justificadas.
    Esta proximidade com a comunidade é necessária e deixa as pessoas satisfeitas.

Para mim este assunto está encerrado.
    Obrigado pelo suporte @BQA5.

Cumprimentos,
    J.Nogueira

• Boas noite,

Posso saber quem é que apagou o feedback que recebi do post em cima, e porquê?
    Isto tem interesse para a comunidade e estou a receber MPs de vários utilizadores a pedir esse conteúdo.

Houve alguma razão lógica para esta remoção sem aviso?

• MVP

Boas,

Suponho que algum moderador do fórum, pois não é permitido publicar esse tipo de coisas cá no fórum. Tem em atenção que esse email foi direccionado a ti, e é de certa forma "privado".

Regras do fórum: http://www.mibqyyo.com/comunidad/discussion/60801/regras-de-funcionamento-da-comunidade-mybq/p1