Campus de Navidad BQ

Disfruta de una oferta especial por ser miembro de la comunidad en nuestros Campus BQ, más información aquí

Problemas focagem câmara traseira M 5.5



  •  
    Boa tarde. Tenho BQ 5.5 Aquaris. depois da última actualização, a câmara traseira não foca. Parece que tem a MACROS ligada, pois só foca a 5 cmts. Já fiz 3 reset´s totais e... nada, o problema persiste Já fiz tb reset das definições da camara, e tudo na mesma, a câmara traseira não foca. A frontal, funciona na perfeição! Agradeço ajuda. Grato

  • MVP

    O melhor que tens a fazer é um HR para perceber se é uma falha de hardware ou de software.

    Tens aqui este tutorial: http://www.mibqyyo.com/pt-artigos/2014/12/18/hard-reset-para-bq-aquaris-e5-4g/

    De forma resumida, tens de instalar os drivers e sacar o firmware correto para o teu dispositivo (disponível na secção de downloads do M5.5). Faz um backup de tudo o que for importante porque o processo apaga todos os dados da memoria interna.

    Se depois do HR o problema continuar então é uma falha de hardware e terás de recorrer à garantia.

    EDIT:

    Como vi que estás com dificuldades em realizar o HR, vou tentar detalhar um pouco mais o processo.

    1. Faz download do firmware (sistema operativo): https://storage.googleapis.com/otas/2015/Smartphones/M5.5/1.3.0/M5.5_1.3.0_20160303-0732-FW.zip
    2. Faz download dos drivers: https://storage.googleapis.com/otas/Tools%26Drivers/M5.5 drivers.rar
    3. Faz download dos ficheiros para desbloquear o bootloader: https://storage.googleapis.com/support-files.bq.com/bootloader_tools/PT/bootloader_tools.zip
    4. Instala os drivers
    5. Vai ao teu M5.5, abre as "Definições > Acerca do telefone" e carrega 7 vezes no numero de compilação. Depois volta atrás para o menu principal das definições e carrega em "Opções de programador". Nesse menu ativa a opção "Desbloqueio OEM" e a opção "Depuração USB".
    6. Agora liga o M5.5 ao computador e confirma a notificação que vai aparecer no ecrã do teu dispositivo (se não aparecer ainda, fica atento e continua o processo).
    7. Executa o ficheiro de desbloqueio do bootloader ("Desbloquear.bat") e deverá aparecer uma mensagem de como o bootloader foi desbloqueado com sucesso.
    8. Agora é só executar o ficheiro "8916_fastboot_all_images.bat" dentro da pasta do firmware que descarregaste e se tudo estiver no bom caminho, começará a aparecer varias coisas escritas (format, write, etc), nesse momento só tens de esperar até a janela fechar e por isso não desligues o dispositivo do computador. Só o podes desligar quando a janela fechar.
    9. Quando terminar o M5.5 irá reiniciar. Quando acabar de reiniciar volta a desligar o mesmo.
    10. Como ele desligado, carrega e mantém pressionado o botão "Power" + "Volume+" para entrares na recovery. Na recovery faz um "wipe data/factory reset" (para navegares pela recovery usas os botões de volume).
    11. Agora sim, liga o dispositivo normalmente e se tudo correr bem a câmara estará a funcionar bem.

    Cumps.



  • Boa tarde


    As dificuldades continuam, não estou a conseguir..

    Baixei todos os controladores e , descarreguei-os 1 a 1, e executei-os, como pedido.

    Nas opções Programador no M 5.5 nada aparece para desbloquear OEM, apenas consigo ligar a Depuração USB.

    A seguir, qd ligo o M 5.5 ao PC, apenas reconhece como Dispositivo Multimédia, e ... nada acontece.

    Qd é pedido para executar o ficheiro bootloader ("Desbloquear.bat"), nada acontece...

    Tudo isto enquanto no PC aparece nos dispositivos o M 5.5 com a mensagem "resolução de problemas" ativo.

    Qd peço para atualizar o controlador, diz que não foi encontrado localizado nenhum controlador

    Não sei que faça... se for possível fazer por Team Viewer, melhor, senão aciono a garantia.

    Rui Castro



  • MVP

    Podes me dizer que versão de firmware tens no teu M5.5? ("Definições > Acerca do telefone > Numero de compilação")

    EDIT: Faz o seguinte, ignora a parte do bootloader. Saca apenas o firmware e descomprime. Depois desliga o teu M5.5 e quando tiver desligado, carrega no botão de power e volume + exatamente ao mesmo tempo. Quando entrares na recovery escolhe a opção para reiniciar para o bootloader. Nesse momento deverás ver um ecrã branco com o logo da BQ e a dizer "fastboot mode". Nesse momento liga o dispositivo ao computador e executa o "8916_fastboot_all_images.bat" do firmware que descarregaste.



  • Boas


    Numero de compilação 13.0_20160303-0732

    OK, aparece no final esta msg " waiting for device»




  • Fiz "wipe data/factory reset"


    Aparece no final Data wipe complete.

    O que faço agora??


  • MVP

    Tens o dispositivo em modo fastboot? Se aparece waiting for device significa que não está a ser detetado pelo PC, ou seja, as drivers não estão corretamente instaladas.

    O Wipe data/factory reset apaga todos os dados do dispositivo e restaura para um estado inicial, mas não resolve problemas "mais graves" que possam existir com o firmware.



  • Pois...


    Esta tudo na mesma, já liguei e a câmara está na mesma.

    O que faço então?

    Se o PC não reconhece o M 5.5, e de facto aparece nas atualizações o sinal amarelo, não encontrando atualizações disponíveis, como faço??


  • MVP

    Estas com o WIndows 10?



  • Não, Windows 7



  • boas


    Finalmente depois de 2 ou 3 HR`s com ajuda de quem percebe, nada na câmara traseira mudou, continua desfocada e foca apenas a 5 cmts dos objectos, ficando totalmente desfocada ao longe.

    Como aciono a garantia?

    Devolvo o BQ M 5.5 à Media Market? Compro outro telemóvel  Se me devolverem os €€€ penso noutra marca....


  • MVP

    O melhor que tens a fazer é entrar em contacto diretamente com a BQ através deste link: http://www.bq.com/pt/support/aquaris-m5#solution-90

    Ou através do seguinte numero de telefone: +351 308 800 874

    Também podes accionar a garantia através da loja, mas nesse caso o processo de reparação costuma demorar mais do que quando é feito diretamente com a BQ 😉

    Cumps.