Actualização para Lollipop 5.1.1

• Para quando está prevista a actualizacão prometida quando comprei o aparelho?

Será que era apenas promessa para vender?
    Fui enganado?

• Baneado

Olá @{Joaquim Neves}.

Ainda não está disponível a atualização para o Lollipop 5.1 para o modelo Aquaris E10, pedimos desculpas pelo incómodo. Dentro de pouco tempo, estará disponível no servidor de atualizações automáticas OTA.

Obrigado.

• Aquaris E 10 :- Em 4 de Março falava-se que a alteração do 
    • Sistema operativo Android 4.4 KitKat para o Android Lollipop 5.1  estaria disponível dentro de pouco tempo.Não sei o que significa para a BQ isso de "pouco tempo"?. Já lá vão mais de dois meses e nada. Será que ainda não é este ano?. Ou só estará disponível quando o Aquaris E 10 3G for obsoleto e estiver ultrapassado no tempo.!!!???

• MVP

@{Joaquim Neves}

Infelizmente as noticias não são as melhores.

Tens aqui um comunicado sobre o que aconteceu com esse dispositivo: http://www.mibqyyo.com/pt-atualidade/2016/04/14/comunicado-atualizacoes-aquaris-e5-fhd-e6-e10/

• Sinto-me enganado pela BQ.

Ainda nem há muito tempo não era isso que a BQ anunciava ou prometia. Adquiri o E10 e agora sinto-me enganado. Considerando o preço do E10, 50€ é uma completa anedota! O M10 neste momento custa tanto quando custou o meu E10 há poucos meses!

Completamente inadmissível por parte da BQ. E pior ainda é sacudirem a agua do capote e "acusarem" outros.
    Eu como cliente não tenho culpa que a MediaTek tenha decidido deixar de oferecer suporte a esta plataforma.
    A BQ tinha como obrigação resolver o problema, e não usar desculpas para se livrar do problema.

O produto não é assim tão antigo que justifique o "abandono" por parte da BQ. Já a MediaTek se o fez, é um problema com que a BQ terá de lidar e resolver. O cliente não tem nem pode sofrer as consequências desta situação, ainda para mais num produto BQ que, repito, não é assim tão antigo.
    Se a Qualcomm um dia tiver uma atitude identica, qual será a desculpa da BQ? E nesse momento vai virar-se para onde?

"Oferecer" 50€ na aquisição de outro produto não é uma compensação para o cliente... é gozar com o cliente.
    Ridículo!

Peço desculpa por dizer as coisas desta forma, mas é o que sinto.
    Não se admite!

(EDIT)
    PS: Já agora... o M10 também é MediaTek! Quanto tempo vai demorar à BQ a dizer que também não atualiza esse porque a MediaTek bla bla bla bla...?

• MVP

• Boas @{BQA5}

Sim, depois também li isso. E sobre o que diz aí, vou estar com atenção para ver quanto tempo demora o meu M5 a ser atualizado. Tu melhor que eu sabes há quanto tempo tem sido prometida a atualização para o 6... Mas adiante.

Seja como for, eu também não ponho em causa o que está nessa noticia. Questiono é o Comunicado da BQ de 14 de Abril em que diz o seguinte, e passo a citar:

«Hoje, encontramo-nos numa posição na qual é imprescindível a intervenção da MediaTek, de modo a corrigir erros localizados nestas versões a nível de drivers do componente, mas o fabricante do SoC comunicou-nos que deixará de oferecer suporte para esta plataforma. Esta situação traduz-se em não podermos resolver estes incidentes, nem dar seguimento ao desenvolvimento do firmware
    .
    (...)
    Gostaríamos,  no entanto, de poder compensar estes meses de espera,
    assim como o cancelamento da atualização. Por isso, os utilizadores que
    tiverem um Aquaris E6, um Aquaris E5 FHD ou um Aquaris E10 podem obter um desconto de 50€ válido na compra de Aquaris M5, Aquaris M5.5 e Aquaris M10 em qualquer uma das suas configurações

Ora, até aqui tudo bem. Mas uma pesquisa sobre os produtos para os quais a BQ "oferece" um desconto de 50€ (M5, M5.5 e M10), o M5 e M5.5 são Qualcomm - OTIMO! 
    Mas e o M10??? Não é MediaTek???

Por isso, pergunto eu agora:
    Se calhar eu não percebo nada do assunto, mas tendo em conta a situação que originou esta "oferta" da BQ, faz sentido a BQ estar a "oferecer" 50€ de desconto na compra de um tablet com SoC MediaTek? A mesma que originou esta situação???
    Isto é para acontecer o mesmo que aconteceu agora com o E10, e obrigou à descontinuidade de actualizações?
    Eu adquiri o meu E10 porque vi aqui no forum que estava garantido e para breve o update.
    Para quem anda atento, não é dificil de assumir ou presumir que agora com o M10 a "historia" vai ser a mesma...

• MVP

Provavelmente porque têm alguma certeza de que vai ser atualizada, mas compreendo o teu ponto de vista.

Quanto ao teu M5, não te preocupes, o X5 acabou de ser atualizado para o 6.0.1, é uma questão de tempo 😉