Touch deixa de funcionar

• Boas

Já tinha um edison e comprei outro para os meus sogros... mas o dos meus sogros o touch por vezes deixa de funcionar.

Geralmente é quando o ecrã adormece, carregando no botão aparace o ecrã de desbloqueio, mas o touch não responde. o sistema não está encravado, porque as animações funcionam e carregando no botão de power, ele pergunta se pretendemos desligar. claro que não conseguimos confirmar e temos de continuar a carregar até desligar.

Depois de reiniciar, por vezes fica bem, outras continua sem ter o touch.

Ainda pensei que seria o problema dos 5 pontos de contacto, mas testei e tenho os 10. o firmware é o 1.1.8.

É algum problema conhecido, bug de alguma app (ainda não fiz o hard reset, mas também quase não tem apps instaladas), ou mesmo avaria?

Vou tentar também instalar o um ssh para aceder remotamente quando encravar, para ver se vejo algum erro.

Obrigado pelos tablets :)
    higuita
    ps: para criar uma conta para o forum, temos de de responder a uma pergunta em castelhano... não dá muito jeito, porque tive de ir pesquisar na net como se escrevia "Treinta y uno"

• Viva,

esse problema acontece desde que foi comprado o tablet?
    ou só depois de instalada alguma aplicação? ;)

cumps

• [size=85][quote="higuita"]Boas
    Já tinha um edison e comprei outro para os meus sogros... mas o dos meus sogros o touch por vezes deixa de funcionar.
    Geralmente é quando o ecrã adormece, carregando no botão aparace o ecrã de desbloqueio, mas o touch não responde. o sistema não está encravado, porque as animações funcionam e carregando no botão de power, ele pergunta se pretendemos desligar. claro que não conseguimos confirmar e temos de continuar a carregar até desligar.
    Depois de reiniciar, por vezes fica bem, outras continua sem ter o touch.
    Ainda pensei que seria o problema dos 5 pontos de contacto, mas testei e tenho os 10. o firmware é o 1.1.8.
    É algum problema conhecido, bug de alguma app (ainda não fiz o hard reset, mas também quase não tem apps instaladas), ou mesmo avaria?
    Vou tentar também instalar o um ssh para aceder remotamente quando encravar, para ver se vejo algum erro.
    Obrigado pelos tablets :)
    higuita
    ps: para criar uma conta para o forum, temos de de responder a uma pergunta em castelhano... não dá muito jeito, porque tive de ir pesquisar na net como se escrevia "Treinta y uno"[/quote][/size]
    Boas e bem-vindo ao forum!

Se puderes manda-me por mensagem privada o n.º de série do dispositivo, para confirmar a ultima versão de firmware, e testares o tablet após uma [url=http://www.mibqyyo.com/2012/12/29/como-reinstalar-o-firmware-soft-e-hard-reset/]reinstalação do mesmo (hard reset)[/url].

Quanto à questão da pergunta de segurança estar em espanhol, estamos a rever isso e a possível tradução de mais campos para português o mais rápido possível.

Abraço.

• [quote="tiagojramos"]
    esse problema acontece desde que foi comprado o tablet?
    ou só depois de instalada alguma aplicação? ;)
    [/quote]

é dificil dizer, depois de oferecido, demonstrei como se instalavam apps e instalei uma app de sudoku... quando vimos pela primeira vez o problema no dia seguinte, o tablet tinha o sudoku mais 2 apps novas instaladas, além das apps de origem.

logo não é fácil dizer se já tinha o problema ou não.

Assim que tiver acesso novamente ao tablet, vou tentar o hard reset para tirar as dúvidas

• Pois, parece-me difícil que uma aplicação consiga fazer isso ao tablet, mas como aparenta ser um problema de software, e não do ecrã, perguntei, pois podia-se ter instalado algum programa duvidoso ;)

Pergunto se não vale a pena instalar a versão 1.1.10, pois mesmo tendo os 10 dedos, esta versão também corrige alguns problemas do touch, pelo que entendi. E este tablet é recente, pode ser da fornada dos novos ecrãs ;)

cumps

• Foi precisamente o que pensei... Comprei o tablet pouco antes do natal na FNAC e quando vi os problemas dos 5 pontos, associei os dois problemas... mas depois do teste ter dado 10 pontos, fiquei na dúvida.
    Depois de ler as referências do PedroC_PT sobre que o update era unicamente para os que tinham o problema dos 5 pontos, decidi não arriscar e verificar primeiro o que devia fazer por aqui.

Vamos ver o que o PedroC_PT diz, agora que tem o numero de serie e pode comparar se existe problema de drive or não.

• [size=85][quote="higuita"]Foi precisamente o que pensei... Comprei o tablet pouco antes do natal na FNAC e quando vi os problemas dos 5 pontos, associei os dois problemas... mas depois do teste ter dado 10 pontos, fiquei na dúvida.
    Depois de ler as referências do PedroC_PT sobre que o update era unicamente para os que tinham o problema dos 5 pontos, decidi não arriscar e verificar primeiro o que devia fazer por aqui.
    Vamos ver o que o PedroC_PT diz, agora que tem o numero de serie e pode comparar se existe problema de drive or não.[/quote][/size]
    Boas,

Vê por favor mensagem privada.
    A versão de firmware (1.1.10) não se aplica ao teu dispositivo. A sua instalação poderá provocar alguns comportamentos erróneos da rotação automática do ecrã, e por isso, mesmo que possa até eventualmente melhorar a tactilidade não a posso, oficialmente, recomendar.
    (Se no entanto a resolveres testar por tua conta e risco, e não funcionar, deverás repor a versão com o ficheiro que te indiquei).

Abraço.

• Pronto, eu nao sabia se havia problema em fazer esse update, mas o Pedro ja esclareceu que pode ter consequencias ;)

• Bem,

Este tablet está a ter um início de relação difícil com o dono...

chegou ontem, já detetei uma mancha no ecra, e a sensibilidade ao toque estava-me a deixar muito stressado, pois não conseguia escrever uma única palavra de forma fluída.

Como vi no fórum que as atualizações poderiam resolver esta questão, fiz uma atualização soft-reset (visto que via OTA chegava aos 24% e dava erro, mas ainda assumo que aí o problema seja da conetividade que tenho aqui no trabalho).

Agora não tenho touch nunca. Vou proceder a um hard-reset... Não está a ser um início fácil...

• [size=85][quote="lcachulo"]Bem,
    Este tablet está a ter um início de relação difícil com o dono...
    Chegou ontem, já detetei uma mancha no ecra, e a sensibilidade ao toque estava-me a deixar muito stressado, pois não conseguia escrever uma única palavra de forma fluída.
    Como vi no fórum que as atualizações poderiam resolver esta questão, fiz uma atualização soft-reset (visto que via OTA chegava aos 24% e dava erro, mas ainda assumo que aí o problema seja da conetividade que tenho aqui no trabalho).
    Agora não tenho touch nunca. Vou proceder a um hard-reset... Não está a ser um início fácil...[/quote][/size]
    Boas... ou pelos vistos mais ou menos ;)

Confirma-me só uma coisa, o teu Edison vinha com a versão 1.1.8 e recebeste um alerta (ou tocaste na app: Actualização) e informou-te que havia uma disponível, certo? Se assim for podes instalar por hard reset a versão 1.1.10 : viewtopic.php?f=3118&t=8525#p53549
    Só para despistar qual a última versão disponível. Se preferires podes enviar-me por mensagem privada o nº de série e eu tento confirmar.

Abraço e lamento este arranque menos simpático!

• Atualização do meu problema:

Hard reset com 1.1.8 - o problema manteve-se... melhor, logo no 1º boot ele arrancou logo com o touch a não funcionar.

Hard reset com 1.1.10 - igual ao 1.1.8, incluindo o touch não funcionar no 1º arranque + o ecrã não roda (como o Pedro tinha indicado que poderia acontecer)

o lado positivo é que encontrei uma forma de replicar o problema sempre, basta carregar no botão de power para adormecer, mas sempre a carregar com um dedo algures no ecrã.

Depois de fazer isto, voltando a ligar o tablet, o touch já não funciona.
    Replicando o mesmo procedimento no meu tablet, o problema não acontece.

Parece ser mesmo um erro de software/driver... vou tentar se com ssh remoto consigo ver algum erro útil, agora que consigo replicar o problema... e claro entrar e contacto com o suporte

• Uma vez que não está explicito, falta dizer que depois do hard reset e do 1º arranque sem touch, os arranques seguintes o touch funciona sem problemas, pelo menos até eu fazer o "truque" para o bloquear.

ou seja, o arranque sem touch é só mesmo o 1º

• Boas

Só para deixar um update.

instalei o droidssh a funcionar na porta 2222, acedi por ssh e encravei o touch (sempre a carregar no ecrã e pressionar o power para suspender).
    o resultado foi o seguinte (dmesg):

<6>[ 3797.233815] request_suspend_state: sleep (0->3) at 3797007994291 (2013-01-17 23:53:26.797814740 UTC)
    > <6>[ 3797.382452] enter rt5631_hifi_codec_set_dai_sysclk, syclk=11289600
    > <7>[ 3797.466057] touch goodix Send suspend cmd successed
    > <6>[ 3797.471971] rk30-hdmi rk30-hdmi: Removed.
    > <3>[ 3797.488601] i2c i2c-2: No ack, Maybe slave(addr: 0x5c) not exist or abnormal power-on, retry 2...
    > <3>[ 3797.491373] i2c i2c-2: No ack, Maybe slave(addr: 0x5c) not exist or abnormal power-on, retry 1...
    > <3>[ 3797.494142] i2c i2c-2: No ack, Maybe slave(addr: 0x5c) not exist or abnormal power-on, retry 0...
    > <3>[ 3797.495798] wait for new frame start time out!
    > <3>[ 3797.527851] i2c i2c-2: No ack, Maybe slave(addr: 0x5c) not exist or abnormal power-on, retry 2...
    > <3>[ 3797.539536] i2c i2c-2: No ack, Maybe slave(addr: 0x5c) not exist or abnormal power-on, retry 1...
    > <3>[ 3797.551279] i2c i2c-2: No ack, Maybe slave(addr: 0x5c) not exist or abnormal power-on, retry 0...
    > <3>[ 3797.562999] i2c i2c-2: No ack, Maybe slave(addr: 0x5c) not exist or abnormal power-on, retry 2...
    > <3>[ 3797.574768] i2c i2c-2: No ack, Maybe slave(addr: 0x5c) not exist or abnormal power-on, retry 1...
    > <3>[ 3797.588022] i2c i2c-2: No ack, Maybe slave(addr: 0x5c) not exist or abnormal power-on, retry 0...
    > <3>[ 3797.601394] i2c i2c-2: No ack, Maybe slave(addr: 0x5c) not exist or abnormal power-on, retry 2...
    > <3>[ 3797.613205] i2c i2c-2: No ack, Maybe slave(addr: 0x5c) not exist or abnormal power-on, retry 1...
    > <3>[ 3797.624979] i2c i2c-2: No ack, Maybe slave(addr: 0x5c) not exist or abnormal power-on, retry 0...
    > <3>[ 3797.637594] i2c i2c-2: No ack, Maybe slave(addr: 0x5c) not exist or abnormal power-on, retry 2...
    > <3>[ 3797.649447] i2c i2c-2: No ack, Maybe slave(addr: 0x5c) not exist or abnormal power-on, retry 1...
    > <3>[ 3797.661151] i2c i2c-2: No ack, Maybe slave(addr: 0x5c) not exist or abnormal power-on, retry 0...
    > <4>[ 3797.670113] goodix read error
    > <4>[ 3805.768701] standby rt5631

Ou seja, o goodix (o driver do touch) dá um erro e depois disso o touch deixa de funcionar.
    a bq vai analisar o problema.

• [b]@higuita:[/b] Obrigado pelo update.
    Cumps.

• Boa noite.

Também eu estou a ter um início difícil com o meu Edison.
    Comprei-o há cerca de 2 semanas, vinha com uma mancha branca no ecran, entrei em contacto com o suporte, prontificaram-se a trocar o tablet por outro, vieram buscá-lo a minha casa, óptimo serviço ao cliente.

Recebi ontem outro novo para substituição, mas neste o ecran não roda automaticamente, a opção está activada, já fiz hard reset para o JB e fica igual, voltei a fazer hard reset para ICS e continua na mesma, terei que trocar de novo o tablet?

Isto é frustrante...

• [size=85][quote="luiscorreia"]Boa noite.
    Também eu estou a ter um início difícil com o meu Edison.
    Comprei-o há cerca de 2 semanas, vinha com uma mancha branca no ecran, entrei em contacto com o suporte, prontificaram-se a trocar o tablet por outro, vieram buscá-lo a minha casa, óptimo serviço ao cliente.
    Recebi ontem outro novo para substituição, mas neste o ecran não roda automaticamente, a opção está activada, já fiz hard reset para o JB e fica igual, voltei a fazer hard reset para ICS e continua na mesma, terei que trocar de novo o tablet?
    Isto é frustrante...[/quote][/size]
    Boas e bem-vindo ao fórum!

Lamento o sucedido.
    Permite-me só pedir-te para confirmar que em Definições > Visualização > Rodar ecrã automaticamente = está habilitada.
    E uma questão, fizeste a actualização para JB por cartão SD ou usando a ferramenta rk30update?
    Se puderes repetir a reinstalação via o computador e a ferramenta, agradecia...

Seja como for, podes enviar-me por mensagem privada o nº de série do teu tablet?
    Obrigado.

Abraço.

• Olá, obrigado pela resposta.

Fiz hard reset, com a ferramenta rk30update.
    Já voltei às versões anteriores e o problema manteve-se, voltei a fazer hard reset para o JB e o problema mantém-se, o ecran não roda.
    A opção está activada.

Segue MP com nº de série.

Obrigado.

Edit: Não consigo enviar MP, o nº de série é 1xxxxxxxxxxx8
    Confirma quando leres, para apagar o serial.

Obrigado.

• Olá.
    Fiz tudo o que me pediste na MP, mas não resolveu, continua igual, não gira automaticamente.
    Devo contactar o suporte, ou tratas de reencaminhar o problema?

Obrigado pela ajuda.

Luís

• Olá, obrigado pela ajuda, utilizei a aplicação que me indicaste, com a aplicação consigo fazer a rotação do ecran manualmente, ele obedece às ordens da aplicação, mas não roda automaticamente, se clicamos na opção "retrato", ele muda para essa posição, se clicamos em "paisagem", ele muda para paisagem, mas não o faz automaticamente como deveria fazer.
    Nunca tive os sintomas que referiste, mas também para ser sincero, nunca tive sintomas nenhuns para além deste, o tablet chegou-me às mãos e reparei logo que não girava.

Obrigado.

Luís Correia

• Luis, tens o edison ou edison 3g?

cumps