Falta de rede



  • Olá,

    comprei um bq aquaris 4.5, desconhecia a marca mas falaram me muito bem dela e também vi no youtube pessoal a falar que é uma marca com qualidade.

    Eu quero saber se alguém ja teve o seguinte problema e ficou resolvido:

    O meu telemóvel não apanha rede, é normal, devo alterar alguma definição?

    Obrigado


  • MVP

    Boas,

    Compraste um BQ M4.5 ou um 4.5 (este ultimo já não se encontra a venda)? É que são modelos completamente diferentes e o teu tópico está aberto na secção do M5.

    De qualquer das formas já experimentaste com outro cartão SIM?

    Cumps.



  • Boas, tenho um M5 que também tem problemas de rede.

    A rede está muito oscilante, tanto tenho a rede no máximo, como de repente fico sem rede nenhuma.
    Várias vezes quando tentam ligar-me dá sinal de desligado. Quando reparo que estou sem rede, ligo o modo avião e desligo logo de seguida e por vezes resolve o problema.
    Isto acontece com mais frequência nos locais onde a rede é normalmente fraca.
    Pensei que fosse do cartão, mas já o utilizei noutro telemóvel e funcionou normalmente. Já experimentei alternar entre 2G/3G/4G e os sintomas são idênticos.
    Li no forum espanhol pessoal a queixar-se do mesmo e alguns dizem que é por causa da ultima atualização 1.2.4., mas ainda não há certezas.
    Se não encontrar solução, provavelmente vou acionar a garantia..



  • Boas @{BFoX}


    A rede oscila, porque depende do lugar onde está e de muitos outros factores não somente do telefone.

    Para descartar falhas no telemóvel, terá que testar com outros cartões, se tiver 2 cartões testar somente com um cartão e nos dois slots. 

    Outra questão é que as vezes o indicador de cobertura oscila, mas o telemóvel continua operativo, isso também haveria que observar.

    Recomendamos que faças a transferência da aplicação OpenSignal, da Play Store, para fazer os testes da cobertura e pode ter o GPS activado para ver como está a zona de cobertura onde estiveres. e com o Wi-Fi desactivado.

    Esperamos que essas indicações te sirva para algo.

    Cumps.



  • Boas Demello,

        Desde já agradeço a resposta e as dicas.

        Quanto à questão dos cartões, apenas uso um da operadora MEO que já testei nos dois slots. Já o testei também no meu telemóvel antigo e funciona normalmente. O que noto é que em sítios em que sempre tive rede (mesmo não sendo muita) e continuo a ter com o telemóvel antigo, agora não tenho rede nenhuma com o bq.

        Mesmo quando consigo 1 ou 2 "traços" de rede, a qualidade das chamadas é muito má, pois ouço as pessoas "aos soluços", ou por vezes as pessoas deixam de me ouvir. Todo este problema acontece a maior parte das vezes em interiores, mas como já referi, em sítios em que sempre tive rede.

        Também já experimentei outro cartão e os sintomas são os mesmos.

        Quanto à questão de o telefone continuar operativo, é negativo. Quando fico sem rede, não consigo fazer ou receber chamadas, é como se o telefone estivesse desligado. Se tentar fazer uma chamada aparece a mensagem “Rede móvel não disponível”.

        Também já experimentei fazer a reposição dos dados de fábrica, o que por coincidência ou não, melhorou, isto é, continuo com o mesmo problema mas com muito menos frequência.

        Depois de experimentar a aplicação OpenSignal, verifiquei que a cobertura MEO nas zonas onde tenho mais vezes este problema é boa. Aliás, é até das operadoras com melhores valores.

        Não sei mesmo o que possa estar a causar o problema, mas parece estar relacionado com o equipamento, não sei é se é um problema de hardware ou algum problema com configurações, etc..

        A conclusão que eu tirei dos testes que fiz é que tenho sempre menos um ou dois “traços” de rede que outro telemóvel. Logo, quando estou em sítios em que outros telemóveis apanham 1 ou dois “traços”, o bq não apanha rede nenhuma. Espero mesmo que isto seja uma avaria ou alguma má configuração, porque se isto for normal ficarei muito desiludido com a compra que fiz.

        Alguém faz ideia do que possa ser ou conhece um problema idêntico que tenha sido resolvido?



  • Boas @{BFoX}, 


    Agradeceríamos que nos mandasse uma mensagem privada com número de serie e email, para que os nossos colegas do suporte técnico contactem consigo. 

    Cumps,



  • Ok, obrigado pela resposta.


    Para enviar msg privada, tenho que usar o formulário de suporte, correcto?
    E tenho que explicar novamente a situação na descrição?

    Cumps.


  • MVP

    Boas,

    Não @BFoX, envia uma mensagem privada com o teu numero de serie e email para a Tsilva através deste link: http://www.mibqyyo.com/comunidad/messages/add/Tsilva

    Cumps.



  • Ok, obrigado..



  • então e os outros ? não precisam de saber o resultado ?


  • MVP

    Não percebi a pergunta @katy.


    Ao que parece o problema foi tratado diretamente entre o suporte tecnico e o BFoX.



  • Boa noite, tenho exatamente o mesmo problema, também gostaria de saber como o utilizador BFoX resolveu o problema e se vai ser necessário enviar para a garantia ou não... Já enviei mensagem ao moderador TSilva, é com ele que tenho que falar certo?


    Obrigada, cumprimentos



  • Boas, o meu caso foi resolvido. A primeira vez que foi para a garantia veio exatamente igual.
    Na segunda vez detectaram um problema na placa de rede, que foi substituída.
    Desde esse dia não tive mais problemas.



  • Obrigada! 



  • boa noite, o meu bq m5, está exactamente com o mesmo problema, não detecta rede nenhuma em todos os sitios onde detetava, desde ontem que não apanha rede, reiniciar não funciona, por outro cartão não funciona, modo voo e tirar não funciona, tentei várias app a ver se alguma punha a rede a funcionar mas sem efeito.

    Isto já me aconteceu 3 vezes, a primeira fiz um hard reset e resultou por meses, a segunda por 3 dias, fiz então actualização para a última versão e voltou a aguentar cerca de 3 dias.


    decidi fazer novo hard reset e caso ficasse bom fazer um backup de tudo com twrp, mas desta vez não funcionou, nem com hard reset voltou a apanhar rede.

    vou ter de mandar arranjar, provavelmente irão trocar a placa de rede.


  • MVP

    @Amaro1234


    Contacta o suporte para que possam resolver essa situação definitivamente. Isso é um problema de hardware, e infelizmente a solução é o SAT, mas depois de uma passagem por lá não deves voltar a ter mais problemas 😉



  • Há uns meses tive uma situação semelhante. Mandei para a SAT e acabaram por trocar a placa que continha o componente da rede. Como o suporte da BQ funciona muito bem, trocaram outros componentes em que verificaram um funcionamento incorreto e o resultado foi um aparelho praticamente novo 😉