Instalar o sistema ubuntu touch no Aquaris E4.5



  • Esta é a minha primeira publicação nesta comunidade.

    Começarem por uma breve resenha da origem do ubuntu touch.

    Há mais de 10 anos que acompanho a evolução do ubuntu nos PCs e foi com surpresa que soube do  inicio do desenvolvimento da plataforma móvel baseado no mesmo sistema em 2010, inicialmente pensado como uma mais uma versão do sistema que funcionasse como pc quando ligado a um ecrã e como telemóvel ou tabet por si vissicitudes do projecto fizeram a canonical tomar um rumo diferente do previsto, pelo menos para já.
    Em 2013, a Canonical lançou as bases do que seria o ubuntu touch, com a campanha Ubuntu Edge no kickstarter, em que se previa um equipamento com um processador móvel, 4gb de RAM e 128GB de armazenamento interno por cerca de $1000 (se ainda hoje estas especificações não são banais, à época eram impressionantes) como objectivo recorde de angariar $32M. Infelizmente a campanha foi um insucesso, mas nem por isso impediu que o objectivo ganhasse tracção. E sem esse apoio viraram-se para a gama nexus como base de hardware para o desenvolvimento da plataforma, actualmente apenas o nexus 4 e 7 são suportados, mas coube à Bq a possibilidade de ter a primeira ROM estável e consequentemente o primeiro equipamento comercial como sistema ubuntu touch. Poucos de vocês se devem recordar do sucesso que foi o primeiro iPhone em 2007, mas todos já estiveram com algum nas mãos, o que muitos desconhecem é que o iphone hoje existe pouco tem a ver com o seu antecessor além da designação. Para terem uma ideia, o iPhone não tinha as apps que hoje tem, nem tinha funções básicas que a concorrência já implementará e que todos tomamos como garantidas como é a função de copiar e colar. E tal como hoje, o principal foco de comparação eram os Nokias com Symbian.
    Por isso, não é de surpreender que o ubuntu touch tenha ainda tão poucas aplicações disponíveis. Do que tenho acompanhado desde há 15 dias, elas estão a multiplicar-se a uma velocidade estonteante. Ninguém pode hoje imaginar como será daqui a um ou 2 anos, sabendo que quer o iOS ou o Android já cá andam há 8 e 7 anos respectivamente. 


  • MVP

    Boas,


    O ubuntu touch é um sistema bastante interessante mas que como tu próprio dizes (e é perfeitamente normal, seria de estranhar se fosse ao contrario) ainda tem poucas aplicações. É um sistema muito recente, que ainda tem muita coisa para melhorar e evoluir, tem um conceito diferente do que as pessoas estão habituadas e, por isso, é normal que a adopção neste momento não seja gigante.

    Isso é como qualquer coisa, com o passar do tempo e aos poucos, as pessoas vão adoptando e aceitando as diferenças desse sistema. Neste momento muitos não querem saber do ubuntu touch porque dizem que está muito limitado em termos de apps e que conseguem fazer tudo e muito mais com um android normal... Cada um tem a sua opinião, mas o facto é que o ubuntu touch tem um conceito diferente do Android e é preciso se habituar ao sistema para começar a gostar.

    Vamos ver como as coisas evoluem nos próximos meses e anos, pode ser que daqui a uns anos seja um sistema com uma dimensão brutal 😉

    Cumps.