GPS fica sempre ativo

• Boas,

Atualmente estou com a versão 1.6.0 (enviada OTA pelo suporte com correção da patch da sensibilidade do ecrã).

quase sempre que utilizo uma aplicação em que tenha de ligar o GPS, depois ao encerrar a aplicação, desligo o GPS, mas.....a aplicação e GPS ficam sempre ativos, faço Force Close na aplicação, mas o GPS continua ativo assim como na aplicação o tempo de GPS continua a aumentar. Acontece-me isto com as apps q uso, Endomondo, Heremaps, Maps, ou outra q necessite de GPS. A única solução que encontrei é reiniciar o BQ, o que se torna bastante chato e não faz muito bem à bateria.

Alguma solução para isto?

Imagem

• Boas,

Experimenta utilizar o Greenify para fechar as aplicações.

Cumps

• Boa tarde,

Eu uso sempre o Greenify, uso desde o meu 1º smartphone, estou a utilizar com o bloqueio de ecrã, sempre que faço duplo toque ele hiberna todas as apps selecionadas. O gps permanece ligado na mesma, da 1ª vez que dei por ela deste bug, foi passado horas de ter utilizado o GPS, já tinha bloqueado o ecrã várias vezes, e consequentemente hibernado as apps em uso. Como vêm nas imagens, eu já fiz a paragem forçada e mesmo assim elas continuam ativas, pelo menos o GPS dessas apps continua a aumentar a duração da utilização. É muito estranho.

• Experimenta desinstalar e reinstalar as apps que usam GPS (começa pelo maps), ou no caso em que não consegues desinstalar, limpa tudo ( dados e atualizações) depois faz reboot. Usa uma app como o maps, desliga gps e vê se desligou. O problema pode não ser desligar o GPS, mas sim uma app que não o deixa desligar.

Se nada funcionar dá uma limpeza do google play services, se não funcionar grita por socorro [-O<

[EDIT] usas o google now?

• Também tenho esse problema,  muito embora me pareça que não consome bateria,  pois a bateria dura e dirá e dura

• o facto do GPS estar ligado tem impacto muito reduzido na bateria, depende dos acessos que as apps queiram fazer com esse recurso.

• Pensei que com este último update 1.7.1 este problema iria acabar.....continua tudo na mesma.

Here Maps e Endomondo depois de os usar com o GPS ligado como é evidente o sinal de GPS ligado nos consumos de bateria continuam sempre, fazendo force close, hibernando-os como sempre....nada, o sinal de gps continua sempre ligado, só mesmo fazendo um reboot é que aquilo para. Estranho

• Tive o endomondo muito tempo e não obrigava o GPS a ficar activo, se fizeres exit no endomondo, podes desligar o sinal GPS que ele não se liga outra vez.

O here ainda não tenho experiência disso, vou v er depois digo-te alguma coisa.
    Já agora diz-me que sinais tens que o GPS está ligado, onde vês isso?
    Nas definições, localização está off ou on? se colocares off ele torna a ficar on automaticamente? 

• Penso que ainda não entendeu
    - Uso o endomondo para gravar o percurso...logo o GPS tenho de o ligar manualmente
    - Acabo o exercicio, desligo a aplicação, e desligo o GPS (Em localização), o sitio normal para desligar o GPS
    - Na localização tanto faz estar On como OFF, a aplicação continua a indicar que o GPS está ativo, se verificar nas imagens que coloquei acima com o Maps, vai ver que na informação do GPS o tempo continua a contar, aumentou cerca de 1 minuto, apesar de ter encerrado a aplicação (Encerramento forçado) e ter colocado o GPS em OF
    - A informação vejo-a em: Definições-Bateria- e clikas no gráfico, irá mostrar as barras a azul do que está a gastar a bateria, neste caso a barra do GPS é continua, ou seja quer dizer que o GPS está sempre ligado (o mesmo provam se depois clikar na aplicação q está a consumir (endomondo, maps ou heremaps) )

- A questão aqui não é a aplicação Endomondo, pois acontece o mesmo com o HereMaps, com o Maps nativo, e eventualmente outras que necessitem de usar GPS.
    - Só reiniciando é o GPS desliga

Deve ser um bug no meu telefone só pode

• Penso que ainda não entendeu
    - Uso o endomondo para gravar o percurso...logo o GPS tenho de o ligar manualmente
    - Acabo o exercicio, desligo a aplicação, e desligo o GPS (Em localização), o sitio normal para desligar o GPS
    - Na localização tanto faz estar On como OFF, a aplicação continua a indicar que o GPS está ativo, se verificar nas imagens que coloquei acima com o Maps, vai ver que na informação do GPS o tempo continua a contar, aumentou cerca de 1 minuto, apesar de ter encerrado a aplicação (Encerramento forçado) e ter colocado o GPS em OF
    - A informação vejo-a em: Definições-Bateria- e clikas no gráfico, irá mostrar as barras a azul do que está a gastar a bateria, neste caso a barra do GPS é continua, ou seja quer dizer que o GPS está sempre ligado (o mesmo provam se depois clikar na aplicação q está a consumir (endomondo, maps ou heremaps) )

- A questão aqui não é a aplicação Endomondo, pois acontece o mesmo com o HereMaps, com o Maps nativo, e eventualmente outras que necessitem de usar GPS.
    - Só reiniciando é o GPS desliga

Deve ser um bug no meu telefone só pode

• OK, não tinha entendido :D, deve existir aí algum processo que mantém o wake do GPS, que pode ser só no teu telefone, mas pode ser no de todos e ainda não tenham reparado.

Não tenho este modelo por isso não posso testar, mas temos aqui o MVP que acho que tem este modelo por isso ele dirá melhor que eu se é um problema do firmware ou localizado no teu equipamento.
    Neste ultimo caso o diagnóstico teria que ser feito com a reposição de valores de fábrica, para excluir que seja causado por uma app que tenhas instalado, algumas vezes os autores cometem alguns lapsos na gestão dos processos ( por exemplo o whatsapp teve um bug conhecido que ligava o GPS permanentemente, mesmo quando o utilizador o desligava)

• MVP

Boas,

Eu ainda não tive oportunidade de testar isso, mas assim que possa testo 😉

Cumps.

• BQA5 dijo:
    Boas,

Eu ainda não tive oportunidade de testar isso, mas assim que possa testo 😉

Cumps.
    Eu já coloquei este assunto na comunidade no facebook, e ainda ng se manifestou acerca deste problema, é estranho, uma vez que depois de encerrar as apps, depois de desligar o GPS na localização, o valor nos consumos continue a aumentar, presumo que desta forma o telm nem entrará em modo Deep Sleep.

• pj pela tua descrição tens aí alguma coisa que te faz um wake lock parcial, agora se é um processo do sistema ( seja mais normal como o google now, ou os play services, ou menos normal, como alguma app de localização que possa ser menos legitima) ou um processo decorrente de alguma app que tenhas instalado (como o here, o whatsapp, ou outra coisa) é que pode ser a dúvida, se o BQA5 não tiver o mesmo sintoma é porque é uma app de utilizador ( não podemos esquecer a possibilidade de ser um processo da operadora)

• MVP

Boas,

Experimentei ligar o GPS com o Maps e deixar ligado... Depois de 33 minutos fechei o maps e deixei a localização activada.

Depois de 1 hora sem mexer nele, fui verificar e o tempo do GPS não subiu e, como eu disse, ate tinha a localização activa.

No entanto, eu só tenho o Maps dessas apps todas que tu tens, ja experimentaste desinstalar uma por uma e testar?

Cumps.

• O melhor ( mas mais doloroso) é fazer uma reposição de valores de fábrica e fazer o caminho inverso, ver primeiro se sem apps de utilizador faz isso ou não, depois instalar as apps ( começando pelas apps com maior suspeita, como o here), após cada uma testa o GPS.

Para veres as suspeitas, experimenta ver nas permissões das apps quais as que te pedem permissão para a localização, deve andar por aí o problema

• Alguma coisa faz com que este problema "ative" e desative" ainda ontem andei com o Endomondo durante toda a manhã em BTT e após fechar a aplicação .....correu td normal, nada de GPS ativos sequer...é estranho. Obrigado pela vossa colaboração, mas como um reboot acaba por resolver isso não lhe vou atribuir mais importância, qd isso acontece não noto grande diferença na bateria, deve ser algum bug , pode ser q com updates isso resolva.

• O GPS só por si não gasta muito, depende é das apps que o estejam a procurar, eu tenho sempre a localizaçáo ligada