Campus de Navidad BQ

Disfruta de una oferta especial por ser miembro de la comunidad en nuestros Campus BQ, más información aquí

Actualização 2.1.0 KitKat para bq Aquaris 5.0

• Administrador

Acabamos de publicar a actualização 2.1.0 para o teu bq Aquaris 5.0. Esta actualização chegará ao teu dispositivo via OTA, pelo que o verás uma notificação para a sua instalação quando esteja conectado à Internet.

As melhoras e correções são as seguintes:
    • Maior estabilidade da cobertura.
    • Agora o terminal não se desbloqueia tocando no botão menú.
    • Corrige os cortes de áudio em reprodução de streaming;
    • Soluciona as ligações do ecrã de forma aleatória.
    • Melhora o sistema em geral.

Podes transferir o firmware correspondente ao teu dispositivo e as ferramentas necessárias para realizar um Hard Reset, isto é, uma instalação manual, no seguinte link:
    • Aquaris 5.0 em http://www.mibqyyo.com/pt-transferencias/2015/02/18/firmware-2-1-0-android-4-4-2-3/

Para realizar a instalação manual pelo método do Hard Reset, lembra-te de fazer uma copia de segurança antes, já que perderás  todos os dados (se necessitas de ajuda, lê 
    técnico de Hard Reset.

Recorda também em não escolher a opção de FORMAT, já que esta opção apagará os teus dados, como o IMEI, pelo que será necessário enviar o dispositivo ao suporte para a reposição destes dados.

Se não reconhece o dispositivo é porque existe alguma incompatibilidade com os drivers.
    Cada PC tem componentes diferentes, e pode suceder que exista alguma aplicação que dê alguns problemas no momento de instalar os drivers.

Aqui estão alguns pontos a ter em conta:
    • Se seguem os passos que estão explicados no artigo não deveriam ter problemas. Se não reconhece o dispositivo, experimentem em outras portas USB, ou até mesmo em outro PC. Experimentem também mudando o cabo USB.
    • Executa todas as aplicações em modo Administrador caso exista alguns problemas com as licenças.
    • Nunca seleciones outra opção que não seja "Firmware Upgrade". Se o fazes, podes perder os IMEIS.
    • Se tens aberta a ferramenta Flash Tool é provável que o computador não reconheça o dispositivo. Executa o install.bat como administrador com a ferramenta fechada, e conecta o telemóvel para que se instalem os drivers.
    Segue os seguintes passos:
    1. Coloca a pasta "Drivers Hard Reset" na raiz do disco c:/
    2. Executa o install.bat e instala os drivers
    3. Coneta o telemóvel apagado ao computador para que os drivers se instalem corretamente. Quando já os tenhas instalados, desconeta o telemóvel do computador e tira a bateria.
    4. Agora executa a aplicação "Flash tool" e seleciona o ficheiro em Scatter-Loading correspondente ao firmware.
    5. Seleciona a opção "Firmware Upgrade" e toca em Download.
    6. Mete a bateria ao telemóvel e conecta-o ao PC por cabo USB.
    Fazendo isto deveria funcionar sem nenhum problema.

• A atualização também resolve problemas da sincronização das contas Google

• Viva, isto é quase um tutorial  \m/

• Muito obrigado. Vou já testá-la.

• Bom dia

Ao fazer a atualização um problema qq relacionado com a cache faz com que a mesma aborte. Alguma solução?

• Podes dizer exactamente qual o problema? dá alguma mensagem de erro?

Tens root ou mexeste em alguma app de sistema ou no recovery.img?
    ....e antes de mais nada, limpa a cache das apps que pode estar a encher o espaço disponível
    Já agora, se a limpeza da cache não resolver, tenho visto por aí queixas em relação ao espaço disponível e o uso do ART, uma sugestão que indicam é passares a Dalvik antes de atualizar, e depois, se quiseres, voltar ao ART. este modelo saiu com uma memória para apps muito reduzida, felizmente a Bq não tornou a repetir esta opção nos outros modelos

• Não consigo dizer o erro ao certo qashqool pois é demasiado rápido a fazer o reeboot e não dá para ler bem.

Tenho root feito..irei fazer de seguida os passos que sugeriste e deixarei feedback de seguida.

Edit: O erro que dá é em cache/update.zip. Já o saquei de novo mas o erro mantem-se...
    A Limpeza de cache não surtiu efeito também.

• limpa as pastas de download, abre a app atualização nas definições/aplicações/todas e limpa os dados, depois faz a paragem da app e depois reboot, depois tenta outra vez

• Nada feito qashqool...mesmo problema. Obrigado desde ja pela tentativa de ajuda.

• Para instalar esta atualização tenho de reverter para a Recovery Stock certo?

• Sim, qualquer OTA instala-se usando os recursos do recovery original

• otoxiep dijo:
    Nada feito qashqool...mesmo problema. Obrigado desde ja pela tentativa de ajuda.
    Ideias a explorar:
    Tens o runtime em dalvik?
    Qual a dimensão de memória interna para apps que tens livre?
    o recovery que tens é o original?
    Foi alterada/apagada alguma app do sistema ou que viesse no telefone inicialmente?
    Vai vendo isto que se encontrar alguma dica eu venho cá trazer 🙂
    [EDIT] enquanto procuramos uma causa e voltando ao problema da cache, experimenta instalar uma app chamada clean master, que funciona em inteligência artificial (LOL) e vai procurar o lixo do teu telefone, podes ter muito espaço ocupado não sendo necessariamente lixo, se a limpeza for grande merece a pena  tentar novamente a atualização 😉

• otoxiep dijo:
    Nada feito qashqool...mesmo problema. Obrigado desde ja pela tentativa de ajuda.
    Desliga o telm e faz Volume- + Botao Power, como é o menu que te apresenta?
    É que se tens root, provavelmente tens uma recovery non stock, ou seja da-te esse erro de cache, e reinicia de imediato.

• Sim tenho root..o recovery que aparece é "PhilZ Touch 6. 41. 5" e "Clockworlmod V6 0.4.8"

Há forma de reverter para a recovery stock?

Edit: Já vi que dá. Estou a tentar com o Mobileuncle mas sem sucesso pois reinicia na mesma com a recovery alterada.

• Faz assim, saca o update da bq manualmente.

Só que em vez de ires buscar o scatter file desses crackados, vais buscar do update da bq, selecionas só a opção recovery, e corres o programa em modo download, neste passo:

1.- Pulsa en "scatter-loading" y selecciona el archivo que has descargado terminado en .txt (el scatter). Te marcará sólo la casilla RECOVERY

Apos terminares os restantes passos, reinicia o telm, liga-o e tenta novamente fazer update pela app Atualizaçao.
    Perdes é o root, mas pelo menos ficas com o update feito!

• otoxiep dijo:
    Sim tenho root..o recovery que aparece é "PhilZ Touch 6. 41. 5" e "Clockworlmod V6 0.4.8"

Edit: Já vi que dá. Estou a tentar com o Mobileuncle mas sem sucesso pois reinicia na mesma com a recovery alterada.
    Se quiseres usar o mobileuncle, certifica-te que é a recovery original que tens no cartão sd e não a do Philz

• qashqool dijo:
    otoxiep dijo:
    Sim tenho root..o recovery que aparece é "PhilZ Touch 6. 41. 5" e "Clockworlmod V6 0.4.8"

Se quiseres usar o mobileuncle, certifica-te que é a recovery original que tens no cartão sd e não a do Philz
    Sim tambem da dessa forma, eu fiz como indiquei acima e nao tive problemas xD

• rdguerra pelo teu método já deu 🙂

Terei agora que voltar a fazer root certo?

Edit: Pelo mesmo método fiz root de novo. http://www.mibqyyo.com/comunidad/discussion/36893/tutorial-método-root-para-los-modelos-aquaris-5-5hd-y-5-7-con-kit-kat/p1

Obrigado a todos pelo tempo que perderam a ajudar.

• Sim, mas já descubriste como voltar a ter root, por isso enjoy 😛

• "Acabamos de publicar a actualização 2.1.0 para o teu bq Aquaris 5.0. Esta actualização chegará ao teu dispositivo via OTA, pelo que o verás uma notificação para a sua instalação quando esteja conectado à Internet."

Boas tarde,
    Não me aparece para actualizar quando procuro actualizações OTA. Ainda tenho a versão 4.2.1, será por isso? Será que aparece apenas a que já tem o Kitkat?

Cumprimentos.