Sistemas alta-voz e marcação automática

• Boa tarde,

fiz recentemente o upgrade do Aquaris 4.5 para um Aquaris E5HD e noto uma alteração quando se liga a um sistema alta-voz das viaturas. No 4.5, qualquer chamada efectuada saía pelo cartão que estivesse no primeiro slot mesmo que a configuração do telemóvel fosse a de "sempre perguntar". Isso fazia com que a chamada que é efectuada através do sistema alta-voz fosse sempre efectuada. 
    No Aquaris E5 o comportamento não é o mesmo. Se estiver seleccionada a opção "sempre perguntar" o sistema alta-voz não consegue fazer a chamada quando o sistema está no ecrã de bloqueio. Se desbloquear, quando efectuo a chamada aparece a janela para escolher um dos cartões e só seleccionando um deles é que a chamada é feita. Se estiver escolhido um dos cartões e não a opção "sempre perguntar" a chamada sai por esse cartão apenas se contacto estiver associado a esse mesmo cartão. Caso contrário aparece a caixa a perguntar qual o cartão a escolher. 
    A minha pergunta é a seguinte: existe alguma forma de obrigar o android a seleccionar um dos slots e este ser usado por defeito quando o sistema alta-voz está em funcionamento mas permanecer com a opção "sempre perguntar" activa? 
    Ou atribuir por defeito o contacto a um dos cartões e ele efectuar a chamada mesmo que o outro cartão esteja seleccionado, ou seja, não perguntar nada e fazer a chamada pelo cartão predefinido no contacto?

Desde já o meu obrigado.
    Pedro Malhante 

• Baneado

Boas Pedro,

Trata-se de uma forma de segurança e de verificação a qual não se pode realizar com o terminal bloqueado.

Mas o que dizes tem a sua lógica, já que muitas vezes não dá muito jeito ter de desbloquear o telemóvel, escolher o cartão para fazer a chamada.

Verei o que podemos fazer sobre o assunto, mas entretanto pode ser que algum utilizador tenha uma solução 😛

Cumps

• Boa tarde, 

alguma novidade em relação ao tema exposto?

Cumprimentos,
    Pedro Malhante

• Baneado

Boas Pedro,

Estivemos a analisar e se trata do correto funcionamento do sistema 😕

Não sei se há qualquer aplicação que permita que o sistema escolha o cartão SIM 😞

Cumps

• Boa tarde mingogomes,

tenho conseguido colocar em funcionamento no sistema mãos-livres do automóvel colocando um dos cartões por defeito e assim as chamadas saem. Mas isto não pode ser o comportamento normal atendendo ao antigo Aquaris 4.5 (o branquinho pioneiro ;)) que mesmo estando a escolha do cartão activa e o sistema mãos-livres activo no automóvel, seleccionava por defeito o primeiro SIM instalado no telemóvel. 
    Se alteraram isso e por defeito passou a ser como está agora, ou seja, quando se encontra a selecção do SIM activada e o sistema mãos-livres activo a chamada não é efectuada pura e simplesmente, então é um retrocesso ao nível de software nos novos equipamentos. No entanto, não se podendo fazer nada, resta-me continuar como está e por vezes fazer chamadas pelo SIM errado (tenho um SIM para motivos pessoais e outro para profissionais).

Um abraço.