Remover permissões das app sem root

• O problema das permissões que as aplicações "obrigam" a aceitar para serem instaladas, muitas vezes aparentemente de necessidade incompreensível, era resolvido pelos utilizadores com acesso ao nível root, usando aplicações concebidas para esse fim, do qual se destaca o xprivacy.

A novidade para mim é a possibilidade de isto ser feito sem acesso root, como acontece com a app "APK Permission Remover" Lembrei-me de a testar:

O ecrã de entrada dá-nos duas opções de trabalho, a edição do ficheiro da aplicação (apk), em que alteramos as permissões e depois podemos instalar, e a edição da aplicação já instalada (app) em que alteramos as permissões da aplicação e alteramos a que está instalada pela nova. 

A diferença não é grande porque em cada um dos casos a aplicação será instalada de novo, isto é, existindo já dados de utilizador serão sempre perdidos. 

No essencial, quando instalamos da play store não ficamos com o apk, por isso usamos a opção app. Se quisermos ficar com a aplicação livre de permissões para o caso de futuras instalações, alteramos o apk no armazenamento e já está.

Um exemplo:
    Esta app tinha várias autorizações, conforme informação antes de instalação e pelo próprio "APK Permission Remover"

Optei por "limpar" a app, pelo que sou convidado a desinstalá-la e re-instalá-la (perdem-se os dados de utilizador), após o que ficou sem permissões.

Devo chamar a atenção que a anulação de permissões pode ter como resultado a desactivação da aplicação ou um prejuízo grave no seu funcionamento, devendo ser usada com cautela, mas fica esta dica para quem não tem root e pretende aceder a funcionalidades reservadas normalmente para quem tem esse nível de acesso.

• Olá, cá estou de novo 🙂

Para quem tem root, pode usar este tutorial juntamente com o titanium, isto é, salva tudo com o titanium, limpa a app e depois repõe só os dados com o titanium, Experimentem,se quiserem e digam alguma coisa.

Esta informação não é tão útil, porque para quem tem root há mais hipóteses de restringir as permissões, mas se tiverem ART e não puderem usar o xprivacy....... esta é mais uma opção  \m/

• Muito bom post :D, é para admirar conseguir-se retirar as permissões sem root mas é uma grande valia.

Eu apesar de ter root feito vou testar isto 😄

• Penso que somente dê para os aplicativos instalados a posteriore. Os que vêm do google penso que não dê.

• dá para todos pjgm, se instalares uma app pela play store,antes de começar a utilizar podes alterar as permissões sem problema, se já a tiveres usado também podes, mas perdes os teus dados porque reinicia a aplicação. Esta aplicação permite-te alterar as permissões no próprio apk se o tiveres guardado.