Campus de Navidad BQ

Disfruta de una oferta especial por ser miembro de la comunidad en nuestros Campus BQ, más información aquí

KitKat para o BQ Aquaris 4.5

• Para a comunidade de programadores do BQ Aquaris 4.5.

Eu tenho um Newman N1 e um BQ Aquaris 4.5 (o BQ é da minha filha) e este dois equipamentos são muito parecidos em termos de hardware, SoC (MT6577) e combochip (MT6620).
    Eu comecei por desenvolver um kernel JB para o meu Newman N1 para resolver alguns bugs com os sensores e usei como base a source do kernel do BQ Aquaris 4.5 e funcionei na perfeição.
    Não sei se vocês sabem mas, a Motorola e a LG lançaram o KitKat 4.4.2 para os seus equipamentos com SoC MT6577 e disponibilizaram a source do Kernel e Android para a comunidade.
    Neste momento, com a source do Kernel da Motorola consegui compilar um novo kernel 3.4.67 para o meu Newman e aproveitei a Rom KitKat da Motorola para fazer porting para o Newman N1 e, neste momento tenho o KitKat 100% funcional no meu Newman N1.

Com isto tudo, quero simplesmente dizer que, se a BQ não lança uma actualização KitKat para o BQ Aquaris 4.5 é porque não quer.

Quem estiver interessado em compilar um Kernel KitKat para o BQ Aquaris 4.5 pode fazê-lo a partir da source no meu Git (com as devidas adaptações, claro) e fazer o porting da Rom a partir da Rom do Motorola Razr D3.

Boa sorte.

• Hola @davidmecunha, gracias por el aporte.

¿Sabes de algún tutorial (inglés o español mejor) dónde se expliquen los paso a seguir?

• jugaro dijo:
    Hola @davidmecunha, gracias por el aporte.

¿Sabes de algún tutorial (inglés o español mejor) dónde se expliquen los paso a seguir?

¿Alguna vez se ha compilado un kernel?

Qué necesitas?

Para usted es simple ya que el BQ es liberado el fuente do kernel 3.4.0.

PM me I will give you instructions (in english).

• He compilado kerneles, pero para la misma arquitectura, nunca compilaciones cruzadas. 

¿Es necesario configurar algo en el kernel? Módulos, soporte para algún driver... 
    ¿Como generar la partición img?
    ¿Como testar? ¿Es posible por medio de un simulador?

Un saludo y gracias.

• jugaro dijo:
    He compilado kerneles, pero para la misma arquitectura, nunca compilaciones cruzadas. 
    ¿Es necesario configurar algo en el kernel? Módulos, soporte para algún driver... 

Un saludo y gracias.

R: , es posible que necesite hacer algunas correcciones o ajustes en algunos driver, pero nada especial.

R: No es necesario si usted tiene una Custom Recovey instalado en el teléfono.

R: Sólo en el teléfono.
    En primer lugar hacer una backup completa de la ROM actual, a continuación, probar la nueva compilación del Kernel y Ported Rom.

• Para a comunidade de programadores do BQ Aquaris 4.5.

Eu tenho um Newman N1 e um BQ Aquaris 4.5 (o BQ é da minha filha) e este dois equipamentos são muito parecidos em termos de hardware, SoC (MT6577) e combochip (MT6620).
    Eu comecei por desenvolver um kernel JB para o meu Newman N1 para resolver alguns bugs com os sensores e usei como base a source do kernel do BQ Aquaris 4.5 e funcionei na perfeição.
    Não sei se vocês sabem mas, a Motorola e a LG lançaram o KitKat 4.4.2 para os seus equipamentos com SoC MT6577 e disponibilizaram a source do Kernel e Android para a comunidade.
    Neste momento, com a source do Kernel da Motorola consegui compilar um novo kernel 3.4.67 para o meu Newman e aproveitei a Rom KitKat da Motorola para fazer porting para o Newman N1 e, neste momento tenho o KitKat 100% funcional no meu Newman N1.

Com isto tudo, quero simplesmente dizer que, se a BQ não lança uma actualização KitKat para o BQ Aquaris 4.5 é porque não quer.

Quem estiver interessado em compilar um Kernel KitKat para o BQ Aquaris 4.5 pode fazê-lo a partir da source no meu Git (com as devidas adaptações, claro) e fazer o porting da Rom a partir da Rom do Motorola Razr D3.

Boa sorte.
    Se der para fazeres o Port eu não me importo de testar e postar os resultados. Para depois postar aqui a ROM a ver se a BQ fica envergonhada por não lançar o kitkat

• helderfp dijo:
    Se der para fazeres o Port eu não me importo de testar e postar os resultados. Para depois postar aqui a ROM a ver se a BQ fica envergonhada por não lançar o kitkat

O Port é simples de fazer, basta usar a ROM disponivel nesta Thread do XDA.
    Quanto ao Kernel, também, não é complicado e eu posso compilar um para o BQ 4.5.

• helderfp dijo:

O Port é simples de fazer, basta usar a ROM disponivel nesta Thread do XDA.
    Quanto ao Kernel, também, não é complicado e eu posso compilar um para o BQ 4.5.
    Isso era otimo, depois manda-me o link por PM por aqui ou pelo xda, é igual o meu nickname. eu testo e depois mando o fedback. Se tudo estiver a funcionar posta-se a rom, se tiveres de acordo.

• Hola. Antes de empezar a compilar el kernel... ¿Que adaptaciones habría que hacer? Porque si bajo y compilo las fuentes del GIT obtendré el kernel para el Newman N1...

• jugaro dijo:
    Hola. Antes de empezar a compilar el kernel... ¿Que adaptaciones habría que hacer? Porque si bajo y compilo las fuentes del GIT obtendré el kernel para el Newman N1...

É necessário alterar os seguintes drivers em mediatek/config/[project]/ProjectConfig.mk:

- Camera (IMGSENSOR e LENS)
    - Sensors (MSENSORLIB, ACCELEROMETER e ALSPS)
    - LCM
    - TOUCHPANEL

Copiar os drivers (LCM e TOUCHPANEL) originais da source do BQ 4.5.

Compilar e corrigir os erros que vão aparecendo.

Google translate

Debe cambiar los siguientes controladores en mediatek/config/[proyecto]/ProjectConfig.mk:

- Cámara (IMGSENSOR y LENS)
    - Sensores (MSENSORLIB,
    ACCELEROMETER y ALSPS)
    - LCM
    - TOUCHPANEL

Copie los controladores (LCM y
    TOUCHPANEL) del fuente original de BQ 4.5.

Compilar y corregir los errores que aparecen.

• Boas David (@lingfude)

Sera necessario mais que uma simples alteracao de drivers e novo projectconfig.mk ...
    Como ja tinha explicado a um outro user, isso nao vai funcionar a menos que facas build/actualizes os PINS GPIO'S do Movel. ( voltage touchscreen/ pins key touchscreen/ key volume up/down/ simplesmente nao podes USAR a config gerada dos drivers de kernel JellyBean.

Ja um user no xda, mencionou este tlm no topico zte, e comecei na altura a alterar/construir um kernel para o bq afim de suportar esta build KitKat.

Estou de ferias, mas no fds faco push ao meu Github.

Tambem vai-se precisar de testers...

A tua ajuda é sempre Bem vinda, se tens o equipamento supracitado ainda melhor 🙂

Boas Festas

César M.

• Boas David (@lingfude)

Sera necessario mais que uma simples alteracao de drivers e novo projectconfig.mk ...
    Como ja tinha explicado a um outro user, isso nao vai funcionar a menos que facas build/actualizes os PINS GPIO'S do Movel. ( voltage touchscreen/ pins key touchscreen/ key volume up/down/ simplesmente nao podes USAR a config gerada dos drivers de kernel JellyBean.

Ja um user no xda, mencionou este tlm no topico zte, e comecei na altura a alterar/construir um kernel para o bq afim de suportar esta build KitKat.

Estou de ferias, mas no fds faco push ao meu Github.

Tambem vai-se precisar de testers...

A tua ajuda é sempre Bem vinda, se tens o equipamento supracitado ainda melhor 🙂

Boas Festas

César M.

para testar estou disponivel mas a recovery que tenho não funciona no kitkat, não é preciso uma recovery nova?

• Boas pessoal.

Abri um projecto no XDA dedicado à Rom e Kernel KitKat para o BQ Aquaris 4.5.
    Neste momento está disponivel a versão Beta 1.
    Nesta versão beta a unica coisa que não está a funcionar é:
    - AF da camera traseira
    - Camera frontal

Estou
    a trabalhar no sentido de resolver estes dois problemas, já pedi ajuda
    ao Opensource da BQ mas até agora não tive qualquer resposta.
    Como
    devem cálcular não é fácil trabalhar numa Rom e Kernel sem ter o
    equipamento para testar e, sem saber ao certo quais os drivers e
    sensores (imgsensor e lens) usados no Aquaris 4.5, por isso os testes
    tem de ser por tentativa e erro.
    Eu vou lançar patches beta para
    tentar resolver o problema das cameras e agradeço a quem testar que me
    de feedback no projecto do XDA para eu saber o que está a ficar bom e o
    que ainda continua mal.

Para instalarem a Rom KitKat tem de
    instalar uma das Recoverys mencionadas nesta thread e seguir os
    passos indicados pelo @helderfp.

Projecto do XDA:

[ROM] [KERNEL] [WIP] [KitKat 4.4.2] BQ Aquaris 4.5 (MT6577)