Campus de Navidad BQ

Disfruta de una oferta especial por ser miembro de la comunidad en nuestros Campus BQ, más información aquí

Atualização 1.6.0 para bq Aquaris E5 HD

• Administrador

Acabamos de publicar a actualização 1.6.0  para o teu bq Aquaris E5 HD. Esta actualização chegará ao teu terminal via OTA, de modo que o teu terminal te solicitará a transferência e instalação quando esteja conectado a Internet.

As melhorias e correcções completas são as seguintes:
    • Melhoras no sistema. Foram solucionados alguns problemas reportados pelos utilizadores.

Se o desejas, podes instalar manualmente esta actualização, transferindo os ficheiros correspondentes ao teu dispositivo desde aqui:

Para realizar a instalação manual pelo método do Hard Reset, lembra-te de fazer uma copia de segurança antes, já que perderás  todos os dados (se necessitas de ajuda, lê aqui o artigo sobre o processo). Caso queiras, também tens aqui o video técnico de Hard Reset.

• Boas,

O meu feedback após ter feito o update:

• Led de indicação de carga Verde/vermelho está off;
    • O double-tap não funciona para ligar ecrã, funciona para desligar;
    • O novo menu de notificações, o modo vibrar não se aplica às sms. 
    Na app das sms, sempre que se recebe um sms de um contato que ainda não esteja nas sms recebidas vibra por defeito, tem que se ir às definições da sms nesse contacto para desativar, pois está activa por defeito. 
    Por gosto pessoal, não gosto do modo vibrar, somente ativo o perfil quando necessário.

Para já o que encontrei de diferente da anterior versão.
    Continuação de bom trabalho

Cumprimentos,
    Hélio Bárbara

• Acho que pecam pela pouca informação que disponibilizam na release de novos updates. Melhorias e Correções de quê? Que problemas foram solucionados?

• MVP

@helio75 tenta desligar e ligar a opção do doble tap, para ver se volta a funcionar...

• Pois realmente o led vermelho a carregar a bateria ta morto prá vida lol e a história da bateria alguma novidade?

• Quanto ao double tap em idioma e entrada desativei o teclado Aosp, desde aí nāo chateou mais nesse aspeto tá tudo ok por aqui...

• Realmente não vou arriscar fazer o update, perder o root por uma atualização que não especifica o que é que foi corrigido

• BQA5 wrote:
    @helio75 tenta desligar e ligar a opção do doble tap, para ver se volta a funcionar...

Boas, o doble tap funciona para desligar na barra de notificações como normal. Já desliguei a opção e voltei a ligar, inclusivé reiniciar com a função desligada. E só o desligar funciona.
    O update foi feito com root, já fiz unroot e desinstalei todas as app que dele necessitavam. Acho que o próximo passo vai ser um restauro, e se não resultar um hardreset.
    Algo que estranhei também, foi tive que reativar todas as contas das app sociais.

Cpts

• ruitavira wrote:
    Pois realmente o led vermelho a carregar a bateria ta morto prá vida lol e a história da bateria alguma novidade?
    Na página das definições rápidas tens uma função oculta chamada "Led"

• Helio muito obrigado pelo teu feedback.
    Pensei para mim....mas pk motivo terão alterado isto para ficar tão escondido...va-se la entender lol

• ruitavira wrote:
    Quanto ao double tap em idioma e entrada desativei o teclado Aosp, desde aí nāo chateou mais nesse aspeto tá tudo ok por aqui...
    Já tinha o teclado desativado antes do update, voltei a ativá-lo, reiniciar, etc e nada só desliga o ecrã. Amanhã provavelmente um restauro

• mitzra3l wrote:
    Realmente não vou arriscar fazer o update, perder o root por uma atualização que não especifica o que é que foi corrigido
    Depende do root, por recovery acho que perdes, pela app chinesa não perdes desde que tenhas o supersu em modo sobrevivência

• MVP

Esse atalho para o LED, como já devem ter percebido, serve para desligar e ligar o funcionamento do LED de notificações.

Se desativam o LED, tambem deixam de ter LED ao ter o E5 a carregar.

• bem a minha esperiencia em relaçao a este update funciona tudo menos a lanterna, o mais grave que devia ter corrigido este update eles nao o fizerao  com a porcaria do medidor da bateria realmente pergunto me eu a min... MAS PORQUE É QUE EU COMPREI UM BQ? PORQUE FUI ESTUPIDO AGORA TOU ARRASCA COM A BATERIA QUE DIS LÁ QUE TENHO 50 CENTO E PASSADO 5 MINUTOS VOU CONFIAR QUE A  BATERIA DURA LEVE - O PARA O TRABALHO E QUANDO LA CHEGO POR MEU ESPANTO O TELEMOVEL DESLIGA SE POR FALTA DE BATERIA E AINDA POR CIMA NAO TENHO CARREGADOR PORQUE A PORCARIA DA BQ DIS QUE TENHO 50CENTO DA BATERIA ESTES GAJOS SÓ A GOZAR COM ISTO ISTO É A MINHA ESPERIENCIA O TELEMOVEL JA LA FOI HA GARANTIA 2 VEZES E NAO IRÁ MAIS PORQUE VOU DESPACHA LO A BQ NAO VALE NADA ISTO FOI A MINHA ESPERIENCIA COM ESTE UPDATE. MEUS RICOS 199€EUROS DEVIA ERA TAR BEBADO QUANDO COMPREI ISTO.

• Bom Dia a todos!

Actualizei muito recentemente para a nova versão de firmware FW 1.6.0_20141205-1048.
    Na primeira abordagem não percepcionei mudanças visíveis, a não ser o menu "NOTIFICAÇÕES" que surge agora nas definições, e que reúne os controlos do comportamento da vibração e do led de notificações, mas reparei que alguns problemas que considero importantes, ainda não foram resolvidos, como é o caso dos caracteres especiais na pesquisa de nomes (através da aplicação telefone), do problema no controlo de volume e o desmontar/remontar automático e aleatório do cartão SD externo (que causa desconfigurações em algumas aplicações que utilizam o cartão externo - No alarme por exemplo, caso utilize como toque uma música gravada no cartão SD Externo) e o conhecido problema do indicador do nível de carga da batreria Vs autonomia real.

Os problemas que esperava ver resolvidos:

- VOLUME - GERAL
    Quando regulado directamente no indicador gráfico, nunca surge o "bib" correspondente ao nível seleccionado. A possibilidade de "linkar" o volume das notificações ao volume do toque de chamada de forma a existir apenas um slider para ambos os volumes, à semelhança do que sucede noutras marcas.

- VOLUME ALTAVOZ
    Tenho vindo a notar que por vezes, quando coloco o telemóvel em altavoz (utilizando o speaker do próprio E5) não surge som, mesmo tendo o volume de chamada no máximo. Achei que poderia ser um problema de software, mas após efectuar um hard reset e instalar o sistema limpo de novo, percebi que o problema persistia. 
    Descobri então que o volume do altavoz não funciona mesmo com o volume de chamada no máximo, se algum dos restantes volumes (alarme, multimédia, notificações) se encontrar no mute (no seu nível mínimo mais à esquerda do slider).

-VOLUME ALARME
    Ao ajustar o volume do toque de alarme, dentro das definições do ALARME, o som reproduzido é sempre ARGON. À semelhança do volume do toque de telefone, também o volume do alarme deveria reproduzir o som seleccionado durante o ajuste. Ao ajustar o volume do toque do telefone, o equipamento reproduz a música selecionada para este toque, ao ajustar o volume do alarme o toque reproduzido é sempre ARGON. Seria bom corrigir, uma vez que nem todos os ficheiros áudio têm o mesmo nível e ao acertar o volume com base no ARGON, o utilizador poderá estar a colocar o volume demasiado alto ou demasiado baixo para a música que efectivamente seleccionou.

Sinto que há demasiadas "nuances" nas funcionalidades dos volumes que dificultam o conforto e a experiência de utilização deste equipamento. Pelo que tenho vindo a perceber, ao ler sobre este e outro modelos vossos anteriores, têm existido sempre algumas questões com a gestão dos vários volumes, que acabam por dificultar a utilização dos equipamentos, talvez fosse positivo dedicar alguma atenção à questão dos volumes. É uma sugestão.

- CARACTERES ESPECIAIS NOS CONTACTOS (~ ^Ç "´etc):&nbsp;<br>No telefone ao pesquisar por nomes com caracteres especiais, como JOÃO, LÚCIA, se no campo de pesquisa for introduzido o caracter sem o acento (A em vez de Ã, ou U em vez de Ú) o telefone não apresenta os resultados. Para perceber a origem do problema, fiz a mesma pesquisa na lista de contactos do Android "PESSOAS" e obtive um resultado diferente. Pesquisei pelo nome Lúcia:<br><br>Na aplicação TELEFONE:<br>ao pesquisar por Luc - Não surge o nome Lúcia<br>ao pesquisar por Lúc - surge o nome lúcia<br><br>Na aplicação PESSOAS:<br>ao pesquisar por Luc ou Lúc surge sempre o nome lúcia<br>A aplicação devolve os resultados ignorando a acentuação.<br><br><br>- CARACTERES ESPECIAIS NAS SMS (~ ^Ç "´etc): NÃO RESOLVIDO COM FW 1.6.0_20141205-1048
    A utilização de caracteres especiais como (~ ^Ç "`´) consome, por cada caracter com assento ou cedilha, bastantes caracteres disponíveis para as SMS, fazendo com que o texto "Hoje não será possível colocar açucar no café dado que a solução resultante é demasiado calórica." ocupe duas SMS deixando livres 34 caracteres antes de esgotar os 160 da segunda SMS. A mesma frase, sem acentos, ocuparia apenas 97 caracteres de um SMS.

Estas questões dos caracteres são muito importantes, principalmente quando o problema afecta o resultado devolvido na pesquisa (neste caso de contactos).

- DUPLO TOQUE NO ECRÃ DURANTE CHAMADA ALTAVOZ OU BLUETOOTH 
    Com a última versão de firmware 1.4.0_20140910-1130, deixou de ser possível "acordar" o telefone com o duplo tap no ecrã durante uma chamada em altavoz ou com kit/auricular bluetooth quando em conversação. Para sair do standby nestes casos, é necessário pressionar o botão power. Penso que aqui houve um retroceder na funcionalidade e na usabilidade. 
    Seria bem-vinda a reposição da possibilidade de "acordar" o telemóvel com o duplo tap no ecrã durante
    as chamadas, em qualquer situação (altavoz ou bluetooth), pois afinal ao activar o duplo tap nas opções de ecrã, espero que em qualquer momento que o equipamento entre em standby, possa "acordá-lo" dessa forma, caso contrário mantenho essa opção desactivada. Percebi que o duplo toque para acordar o smartphone funciona em alta voz ou BT enquanto se escuta o "dial tone" ou quando a chamada é reencaminhada para o gravador (operador), ou para algo que implique utilizar o teclado para introduzir "dial tone" (por exemplo acesso ao Phone Banking onde é necessário introduzir códigos via dial tone). A partir do momento em que a chamada é atendida, o duplo toque deixa de funcionar.

- INDICADOR NÍVEL BATERIA:
    Estou a testar durante os próximos dias para perceber se o problema do indicador Vs autonomia real da bareria se encontra resolvido.

- CARTÃO MicroSD
    O equipamento desmonta e monta aleatoriamente e de forma automática o cartão SD externo (SD1). 
    Há algum tempo que vinha a notar irregularidades no tom de toque que selecciono para o alarme, e percebi que a desconfiguração está relacionada com o fenómeno do cartão SD. 
    Ao seleccionar uma música armazenada no cartão SD externo como toque para o alarme, aleatoriamente o alarme reproduz o toque por defeito, ARGON, em vez da música seleccionada. 
    Ao mover a música desejada para o armazenamento do próprio equipamento, o problema deixou de acontecer... Verificou-se que, de forma aleatória, o equipamento desmonta e monta de novo o cartão SD externo fazendo com que tudo o que está direccionado para o cartão SD externo perca o link e fique por defeito associado à memória interna, como é o caso do arquivo das fotografias tiradas com a câmara do equipamento, ou músicas utilizadas para tons ou toques, armazenadas no cartão externo.

Para já... é isto.

Bruno C.

• Boas. Quero só aqui deixar o comentário de que ainda não arranjaram os problemas do ART, pois ele continua a não funcionar devidamente. A Aplicação Swiftkey nao corre com o ART da BQ mas corre com todos os outros? Acho isso um bocado estranho não? Seja como for, já falei nisto várias vezes e pelos vistos ninguém ligou nenhuma. Pode muito bem não ser só esta aplicação a funcionar mal.

Para além de que o foque da Câmara continua a deixar muito a desejar.

Por ultimo e como já foi referido acima, acho ridiculo a informação que nos é dada relativamente às "melhorias do sistema". Dizer isto é o mesmo que estar calado.

Obrigado

• Para já tudo funciona bem. O chato é que tive de activar o led manualmente no menu falado atrás pelo Hélio, tive também de activar o bloqueio por duplo toque

Uma coisa que se calhar me tinha escapado nas outras actualizações é que agora posso ecolher uma vibração diferente para o email, para  o telefone e sms, e outras aplicações. É uma coisa que sempre quis e não tinha reparado como se fazia, não sei se é novidade desta actualização.

De resto câmara na mesma, que eu nunca me queixei, não se pode pedir melhor para este patamar de preços. Estou satisfeito com a câmara, principalmente com a frontal, não se vê muitos telefones com uma assim. A câmara traseira dizem que é de 13Mp, mas não me acredito, mas mesmo assim faz boas fotos e vídeoa, para não ocupar espaço uso a definição a 4 ou 5Mp, e as fotos são porreiras comparando com modo 13Mp (isto tirando as duas no mesmo sítio e momento)

Continuo satisfeito com o produto, mais 3 pessoas na família têm BQ o 4.5 e o 4 e tudo bem .

• Desculpem o repost, mas alguém sabe como colocar no emu de bloqueio, quando o ecrã está mesmo apagado, o relógio e mais uma ou outra informação tipo eventos de calendário e temperatura do weather?

• Pedro910 dijo:
    Desculpem o repost, mas alguém sabe como colocar no emu de bloqueio, quando o ecrã está mesmo apagado, o relógio e mais uma ou outra informação tipo eventos de calendário e temperatura do weather?
    Pedro910, nas definições de ecrã, daydream, e escolhes o que queres

• Bruno_C dijo:

- CARACTERES ESPECIAIS NOS CONTACTOS (~ ^Ç "`´etc): 
    No telefone ao pesquisar por nomes com caracteres especiais, como JOÃO, LÚCIA, se no campo de pesquisa for introduzido o caracter sem o acento (A em vez de Ã, ou U em vez de Ú) o telefone não apresenta os resultados. Para perceber a origem do problema, fiz a mesma pesquisa na lista de contactos do Android "PESSOAS" e obtive um resultado diferente. Pesquisei pelo nome Lúcia:

Na aplicação TELEFONE:
    ao pesquisar por Luc - Não surge o nome Lúcia
    ao pesquisar por Lúc - surge o nome lúcia

Na aplicação PESSOAS:
    ao pesquisar por Luc ou Lúc surge sempre o nome lúcia
    A aplicação devolve os resultados ignorando a acentuação.

- CARACTERES ESPECIAIS NAS SMS (~ ^Ç "`´etc): NÃO RESOLVIDO COM FW 1.6.0_20141205-1048
    A utilização de caracteres especiais como (~ ^Ç "`´) consome, por cada caracter com assento ou cedilha, bastantes caracteres disponíveis para as SMS, fazendo com que o texto "Hoje não será possível colocar açucar no café dado que a solução resultante é demasiado calórica." ocupe duas SMS deixando livres 34 caracteres antes de esgotar os 160 da segunda SMS. A mesma frase, sem acentos, ocuparia apenas 97 caracteres de um SMS.

Estas questões dos caracteres são muito importantes, principalmente quando o problema afecta o resultado devolvido na pesquisa (neste caso de contactos).

Para já... é isto.

Bruno C.
    Bruno C.

Quanto aos caracteres especiais, quem inventou as SMS por GSM à 20 anos atrás, fez para cada sms ter 160 caracteres, mas como o sr não falava português, defeniu essa quantidade para letras normais sem acentução ou cedilhadas.
    Isto é um problema de quem gere o GSM e não dos fabricantes de tlm ou software, o que existe é app que numa mensagem mais extensa, o que fazem é dividir por sms, nada mais.

Quanto aos teus contactos, tem a ver com a configuração do teclado que usas vs dicionário do teclado

Cpts
    Hélio