BUG REPORT - Alterar para runtime ART causa falhas em muitas aplicações.

• Boa tarde,

Relacionado com este post: BUG REPORT - Camara (aplicação stock)

Gostaria de informar que finalmente consegui reproduzir o problema, após softreset e hardreset (que solucionava o problema do touch nas apps) e passado algum tempo o problema voltava, hoje finalmente consegui verificar que tal acontece quando activamos o runtime ART.

(Para activarem o runtime ART basta irem a definições>opções de programador>Seleccionar tempo exec.)

O problema não se verifica só na app de camara stock, também no google search torna-se impossível clicar nas sugestões (ultimas pesquisas), na google camera torna-se impossível aceder ás definições da aplicação (clicar na pequena engrenagem) etc.

Espero que a equipa da BQ resolva este problema.

Cumprimentos,

• MVP

Boas,

Eu já tive durante algum tempo o E5HD com o ART e não tive problemas.

No teu caso, acontece logo de imediato quando mudas para ART?

Cumps.

• Sim e fica logo resolvido quando volto a colocar em Dalvik.

Isto depois de já ter testado, Softreset e hardreset, só hoje depois de mais um reset é que descobri este comportamento pois a primeira coisa que fiz depois do reset foi mudar para ART e ficou logo com os problemas, mal reverti para Dalvik voltou ao normal.

• MVP

Basicamente, depois de colocares em ART, deixa de detetar corretamente os toques no ecra, correto?

• Sim, mas é como mostro no video, só em certas aplicações e em certas partes especificas das aplicações, seguem mais dois videos:

• MVP

Bem.. Existe alguma app que tenhas instalado logo depois de fazer o soft/hard reset?

Acabei de testar o ART num E5HD, e estava a detetar corretamente os toques (pelo menos por enquanto)

Edit: Já consegui reproduzir com a camara da google e com a camara stock.

• BQA5, não, não instalei nenhuma app, foi a1ª coisa que fiz depois do soft/hard reset, por isso é que consegui identificar a causa dos problemas.

Pelo que percebi já conseguiste reproduzir o problema? Não estou sozinho? 🙂

• MVP

Sim, consegui.

No entanto, tens de ter em atenção que o ART no kitkat é uma versão "não final", pelo que pode gerar alguns problemas, por exemplo, a varias apps que não são compatíveis com ART (Xposed modules).

Mas obrigado pela chamada de atenção para isto 😉

• Sim eu tinha conhecimento da incompatibilidade com o Xposed (apesar de nunca ter usado essa app), mas também pelo comentários que tenho visto é que o ART funciona bem com todas as aplicações (menos a Xposed) e que consome menos bateria, acaba por ser mais fluido, pecando apenas no espaço que consome pois as apps ficam quase todas carregadas em cache, seja como for é sempre bom poder ou não usar e não ficarmos limitados ao Dalvik por causa deste bug na ROM da BQ.

• MVP

No kitkat não notas grandes melhorias com o ART.

Eu pelo menos, não noto qualquer diferença de performance do ART para o dalvik e, cheguei a testar a duração de bateria a uns tempos atras e, sinceramente, durou a mesma coisa.

Mas compreendo o que dizes 😉

Cumps.

• Concordo contigo 😛 não notava absolutamente nada, apenas usava o ART porque pelo que li é o runtime do "futuro", é aguardar que fique mais estável/sem bugs

• Também tenho estado a utilizar ART e não noto nada de especila na performance e bateria, problemas nenhum.

Notei claro foi as aplicações a actualizarem logo de seguida.

• MVP

O ART no kitkat não faz nenhuma diferença notavel. Sinceramente, no kitkat, não vejo qualquer beneficio em usar ART 😉

• Eu já ando há tanto tempo a falar nisto mas ninguém parece querer saber, nem membros nem staff. Eu descobri este bug com a app SwiftKey.

• Baneado

BQA5 dijo:
    Sim, consegui.

No entanto, tens de ter em atenção que o ART no kitkat é uma versão "não final", pelo que pode gerar alguns problemas, por exemplo, a varias apps que não são compatíveis com ART (Xposed modules).

@Androcir,

Tal como o BQA5 disse, pode suceder por incompatibilidades.

Cumprimentos,

• BQA5 dijo:
    Sim, consegui.

@Androcir,

Tal como o BQA5 disse, pode suceder por incompatibilidades.

Cumprimentos,
    Claro e as apps só têm incompatibilidades com o "nosso" ART, mas não com o ART dos otros telémoveis?
    O ART deve ser igual em qualquer telémóvel. É um kernel, afinal. E se este não permite apps a este ponto, então é porque não funciona correctamente.

• Parece existir um problema com a câmara na posição horizontal que deverá ser resolvida uma vez que a Bq já tem conhecimento. De resto tenho usado o ART e não tenho todo incompatibilidades noutras apps não vejo que este ART seja tão mau. E noto uma muito melhor fluidez e rapidez de resposta das apps quando as início. Mas essa é apenas a minha opinião. A verdadeira perda é o xposed porque está cada vez melhor 😞