Problema com termistor (Prusa i3)



  • Olá,

    Comprei recentemente um kit Prusa i3 na Lisbon Maker Faire e montei-o sem quaisquer problemas.

    No entanto, ontem após uma impressão longa (8h) retirei o filamento, desliguei a impressora durante o jantar e quando voltei e a liguei de novo, surgiu-me um "Err: MAXTEMP" no LCD e a "temperatura" marcava 357 graus.

    Após desligar tudo novamente e verificar a ligação do termistor, verifiquei que a impressora reportava 240 graus sem o termistor ligado (pelo que assumi que não fosse problema de software ou do RAMPS) e abri o ticket 2014102510003968 no suporte.

    Consigo mover todos os servos [X, Y, Z] através do painel ou enviando G-codes, mas é claro que não posso testar o extrusor por o controlador não me deixar aquecer o hot-end... Nem tenho explicação para o sucedido, dado que a temperatura estava correta (215) quando retirei o filamento.

    Hoje retirei a montagem do extrusor e usei um multímetro para verificar que o termístor está curto-circuitado (marca 0 ohm em qualquer das gamas de medida, incluindo os 100K que julgo ser a o valor normal deste termístor). 

    Há mais alguma coisa que eu possa fazer para despistar o problema ou perceber se há mais alguma coisa avariada? 

    Para além da falha repentina do termístor (que conto ver resolvida com uma troca, visto que a impressora tem pouco mais de um mês e tem funcionado perfeitamente em todos os aspetos), acho estranho a temperatura reportada quando desligo o termístor ser de 240 graus, mas não sei como consultar a entrada correspondente no Arduino para verificar o que está a medir, e as referências de G-codes que encontro não têm nenhum comando útil.

    Obrigado,

    Rui Carmo


  • Boas,

    Seguramente seja que pressionaste os cabos do termistor com o suporte do extrusor. Para isso pedimos que liberes os cabos do termistor com o suporte, e que no extrusor ditos cabos não toques com nada, dado que pode fazer curto-circuito. (nota: volta a conectar o termistor! Não o deixes desconectado).

    Apaga a impressora e volta a acender. O termistor estando desconectado tem de indicar 0º e MINTEMP.

    Cumprimentos,


  • Não, os cabos do termistor não estão em curto circuito. Já percebi que isso é um problema típico de montagem, mas isso não faz sentido sequer neste caso, até porque a impressora funcionou perfeitamente até a voltar a ligar e se o termístor estivesse em curto isso já teria sido detectado.


    (edit: como disse acima, o termistor estava a funcionar quando retirei o filamento e desliguei a impressora.)

    Podem ver aqui neste album o que acontece quando tenho o termistor ligado, desligado e quando removo o extrusor e tento medir a resistência do termistor com um multímetro:


    (edit - correcção no link do album)

    Como podem ver, com o termistor desconectado tenho 240 graus e MAXTEMP. O que posso fazer mais para tentar resolver isto?



  • Boas @rcarmo,

    Volta por favor a carregar o Firmware de Hephestos sem modificar na impressora. O poderás encontrar na web oficial.

    Em relação ao termistor, entra em contacto com suporte, e envia, se puderes, umas fotos da electrónica.

    Cumprimentos,


  • Carreguei agora o firmware 1.3.1 (https://s3-eu-west-1.amazonaws.com/impresoras/Hephestos/1.3-103/Marlin_hephestos_1.3.1_English.hex) e não noto alterações. A impressora continua a reportar 240 graus com o extrusor e o termístor removidos.

    Coloquei um filme da impressora a ser ligada e fotos do extrusor no álbum:

    https://meocloud.pt/link/ed7a26c5-2370-48d4-9142-eee9b861dec9/Termistor bq Prusa i3/



  • Boas, @rcarmo,

    Por favor desconecta todos os cabos da electrónica, e conectados por USB para ver o que indica.,.. Claro, todos menos o LCD, para ver assim a temperatuea.

    Cumps



  • Certo. Atualizei o album em

    https://meocloud.pt/link/ed7a26c5-2370-48d4-9142-eee9b861dec9/Termistor bq Prusa i3/

    ...com o teste. Reporta 240C assim que o RAMPS liga.



  • Boas @rcarmo,

    Envia um email ao suporte de bq, já que parece ser que teremos de verificar a electrónica.

    Cumprimentos,



  • Já fiz isso, tenho citado este thread nos e-mails.