Problema com termistor (Prusa i3)

• Olá,

Comprei recentemente um kit Prusa i3 na Lisbon Maker Faire e montei-o sem quaisquer problemas.

No entanto, ontem após uma impressão longa (8h) retirei o filamento, desliguei a impressora durante o jantar e quando voltei e a liguei de novo, surgiu-me um "Err: MAXTEMP" no LCD e a "temperatura" marcava 357 graus.

Após desligar tudo novamente e verificar a ligação do termistor, verifiquei que a impressora reportava 240 graus sem o termistor ligado (pelo que assumi que não fosse problema de software ou do RAMPS) e abri o ticket 2014102510003968 no suporte.

Consigo mover todos os servos [X, Y, Z] através do painel ou enviando G-codes, mas é claro que não posso testar o extrusor por o controlador não me deixar aquecer o hot-end... Nem tenho explicação para o sucedido, dado que a temperatura estava correta (215) quando retirei o filamento.

Hoje retirei a montagem do extrusor e usei um multímetro para verificar que o termístor está curto-circuitado (marca 0 ohm em qualquer das gamas de medida, incluindo os 100K que julgo ser a o valor normal deste termístor). 

Há mais alguma coisa que eu possa fazer para despistar o problema ou perceber se há mais alguma coisa avariada? 

Para além da falha repentina do termístor (que conto ver resolvida com uma troca, visto que a impressora tem pouco mais de um mês e tem funcionado perfeitamente em todos os aspetos), acho estranho a temperatura reportada quando desligo o termístor ser de 240 graus, mas não sei como consultar a entrada correspondente no Arduino para verificar o que está a medir, e as referências de G-codes que encontro não têm nenhum comando útil.

Obrigado,

Rui Carmo

• Boas,

Seguramente seja que pressionaste os cabos do termistor com o suporte do extrusor. Para isso pedimos que liberes os cabos do termistor com o suporte, e que no extrusor ditos cabos não toques com nada, dado que pode fazer curto-circuito. (nota: volta a conectar o termistor! Não o deixes desconectado).

Apaga a impressora e volta a acender. O termistor estando desconectado tem de indicar 0º e MINTEMP.

Cumprimentos,

• Não, os cabos do termistor não estão em curto circuito. Já percebi que isso é um problema típico de montagem, mas isso não faz sentido sequer neste caso, até porque a impressora funcionou perfeitamente até a voltar a ligar e se o termístor estivesse em curto isso já teria sido detectado.

(edit: como disse acima, o termistor estava a funcionar quando retirei o filamento e desliguei a impressora.)

Podem ver aqui neste album o que acontece quando tenho o termistor ligado, desligado e quando removo o extrusor e tento medir a resistência do termistor com um multímetro:

(edit - correcção no link do album)

Como podem ver, com o termistor desconectado tenho 240 graus e MAXTEMP. O que posso fazer mais para tentar resolver isto?

• Boas @rcarmo,

Volta por favor a carregar o Firmware de Hephestos sem modificar na impressora. O poderás encontrar na web oficial.

Em relação ao termistor, entra em contacto com suporte, e envia, se puderes, umas fotos da electrónica.

Cumprimentos,

• Carreguei agora o firmware 1.3.1 (https://s3-eu-west-1.amazonaws.com/impresoras/Hephestos/1.3-103/Marlin_hephestos_1.3.1_English.hex) e não noto alterações. A impressora continua a reportar 240 graus com o extrusor e o termístor removidos.

Coloquei um filme da impressora a ser ligada e fotos do extrusor no álbum:

https://meocloud.pt/link/ed7a26c5-2370-48d4-9142-eee9b861dec9/Termistor bq Prusa i3/

• Boas, @rcarmo,

Por favor desconecta todos os cabos da electrónica, e conectados por USB para ver o que indica.,.. Claro, todos menos o LCD, para ver assim a temperatuea.

Cumps

• Certo. Atualizei o album em

https://meocloud.pt/link/ed7a26c5-2370-48d4-9142-eee9b861dec9/Termistor bq Prusa i3/

...com o teste. Reporta 240C assim que o RAMPS liga.

• Boas @rcarmo,

Envia um email ao suporte de bq, já que parece ser que teremos de verificar a electrónica.

Cumprimentos,

• Já fiz isso, tenho citado este thread nos e-mails.