BUG REPORT - Camara (aplicação stock)

• Beta Cámara BQ X Pro

Boas, detectei um bug na aplicação da camara que vem de origem, não sei dizer se foi só com a ultima actualização de firmware.

Telefone: Aquaris E5 HD 16GB (2Gb Ram) com o update mais recente de firmware.

Bug; Na camara, quando em modo landscape (telemovel deitado) quando se toca no ecra para focar/medir a luz, ele faz isso de forma aleatoria, com o telemovel de pé já faz correctamente.

Podem verificar isso no

Edit - 04/12/2014

Já foi identificada a causa deste problema (não afecta apenas a app stock de camara mas sim diversas apps) está relacionado com a activação do runtime ART e fica solucionado voltando ao runtime Dalvik.

• MVP

Boas,

Isso que te está a acontecer não é normal.

Experimenta ir as definições->aplicações->todas->galeria e limpar os dados, volta a entrar na camara e ve se continua a acontecer.

Cumps.

• Beta Cámara BQ X Pro

Fiz o que indicaste mas continua igual, em modo landscape nem as definições da imagem conseguimos alterar correctamente, dá a ideia que a aplicação tem as coordenadas do touch todas erradas em modo landscape, notem que qualquer outra app (incluindo de fotografia) funcionam normalmente em landscape.

Alguém com a ultima versão de firmware consegue reproduzir?

• MVP

Já experimentaste dar reset nas configurações na propria app da camara?

Esse não é um comportamente normal do firmware, e ate agora ainda não apareceu ninguem com esse problema (que eu tenha visto) cá pelo forum.

Cumps.

• Beta Cámara BQ X Pro

Experimentei agora mesmo o reset das configurações na própria app, o problema mantém-se

• MVP

Estas disposto a fazer um factory reset / hard reset?

• Beta Cámara BQ X Pro

Nem por isso, aliás custa-me acreditar que isso vá resolver pois qualquer outra app funciona perfeitamente

• MVP

Boas,

Um factory reset pode não resolver, mas um hard reset resolve.

Esse problema que estas a ter não é um bug do firmware, é um caso isolado, causado por alguma coisa (configuração, possivel corrupção de ficheiros,etc).

Um hard reset o que vai fazer é apagar tudo o que tens no telemovel incluindo o firmware e escrever novamente o firmware na memoria. Basicamente ficas com um telemovel novo, ou seja, um hardreset só não resolve problemas de hardware, de resto, resolve todos os problemas de software que possas ter (excepto se forem bugs do proprio firmware, como é obvio).

Funciona com outras apps porque as outras apps são isso mesmo que referes, outras apps (tas a ter problemas é com a app nativa).

Cumps.

• Beta Cámara BQ X Pro

Compreendo, mas custa-me abdicar dos dados todos que tenho no telemóvel só por causa disto.

• leonelf, não abdicas de nada, há métodos de fazer seguranças e repor tudo como estava, sejam pessoais, sejam os restantes 

• O meu, descobri ontem, faz exactamente o mesmo 😞

• MVP

@Lmartins, já experimentaste um HR?

• Não, e não tenho necessidade. Tenho o tlm à 1 mês e não tenho qualquer tipo de problema, nem com a bateria. Este problema do auto-foco não é grave para mim, foi só para reportar que o problema não é só do Leonelf. Abr e Obr 😉

• MVP

Boas,

Eu não estava a dizer para fazeres um HR, perguntei por curiosidade, pois pelo que parece não existem mais casos destes, pelo que tenho quase a certeza que o HR resolve.

Mas obrigado pelo aviso 😉

Cumps.

• Beta Cámara BQ X Pro

Lmartins, Ativaste o runtime ART? é que descobri que o problema está aí e fica solucionado assim que se volta ao Dalvik.

Post relacionado: aqui

• MVP

Nem me lembrei disso 😞

• De qualquer maneira o bug deve ser corrigido, porque uma das vantagens de ter o 4.4 é o runtime ART, apesar de estar ainda no início.

Acredito que a Bq irá repor a normalidade na próxima atualização porque o ART deve permitir todas as funcionalidades do equipamento (excepto aquele que lhe é declaradamente incompatível, como o meu querido xposed  :((  )

• Beta Cámara BQ X Pro

Sim, se bem que a própria google não recomenda o uso do ART em versões abaixo do 4.4.4

• leonelf dijo:
    Lmartins, Ativaste o runtime ART? é que descobri que o problema está aí e fica solucionado assim que se volta ao Dalvik.

Post relacionado: aqui
    Não. Está como veio.

Cumps