Como alterar o bootanimation

• O bootanimation e o shutanimation são as imagens activas que surgem ao ligar e desligar o telefone.
    No caso do aquaris, até são bonitas, todavia aquele splash branco, principalmente se o ligarmos de noite, torna-se ofuscante, além de que é sempre bom mudar qualquer coisa de vez em quando :)>-
    Procedi a duas alterações, primeiro limitei-me a alterar o padrão de cores do bootanimation do aquaris (para ficar mais escurinho), depois criei um bootanimation com uma imagem nova.
    Tenho acesso root, uma aplicação para gerir imagens [PhotoScape 3.6.5]  e uma para gerir a criação do bootanimation [Boot animation factory]  
    Para experimentar, recolhi o bootanimation do aquaris, que está em system/media (bootanimation.zip) e copiei-o para o computador.

Se o quiser alterar, abro o zip, por exemplo com o 7-Zip, que é gratuito
    Nota-se que o ficheiro é composto por dois ou mais itens, neste caso 3. A saber:
    Um ficheiro desc.txt
    Uma pasta part0 (contem imagens PNG com designação incremental)
    Pode ter uma ou mais pastas sucessivas: part1, part2 etc. 

O ficheiro desc.txt define o funcionamento do bootanimation  (é um ficheiro de texto e pode ser aberto com o wordpad, por exemplo) e tem a seguinte configuração:
    Largura, altura, e ritmo de mudança de imagem 
    Constante p, nº de loop, pasta em causa ( uma linha por cada pasta)

No exemplo do Aquaris, acima, quer dizer :
    imagem 720x1280, com rapidez de 20 frames por segundo
    a part0 terá um loop de 1 (só se repete uma vez) e uma pausa de 0 ( relação entre nº de frames indicadas na linha superior e um segundo ( p exemplo: pausa de 10 seria meio segundo)
    a part1 terá um loop de 0 (quer dizer que nunca acaba até terminar o boot) e uma pausa de 0

Visto isto, vou criar o bootanimation
    Em primeiro lugar vou alterar o original.
    Abro o PhotoScape 3.6.5 e escolho o “editor de várias fotografias” depois seleciono a pasta que quero alterar (neste caso part0) que está onde a coloquei com o 7-Zip- Aparecendo as imagens no quadro debaixo das pastas, escolho todas as imagens que quero alterar e arrasto para o quadro central.

Estou em condições de editar as imagens, neste caso vou apenas alterar as cores, para o que opto por clicar em “filtro” e, para ser muito simples e eficaz, opto por “negativo”
    Fico com imagens semelhantes mas com padrão de cores inverso, mais agradável à vista. Faço o mesmo para a part1 e salvo as imagens obtidas nas pastas respectivas, apagando as que lá estavam.

Se não quiser alterar os padrões de apresentação, não mexo no ficheiro de texto.
    Agora vou voltar à forma zip, usando novamente o 7-Zip, não esquecer que o nome tem que ser bootanimation.zip.

Vou à pasta system/media , renomeio o bootanimation original para outro nome, por exemplo bootanimation.old, (para usar no futuro quando quiser voltar ao original) e coloco lá o novo ficheiro zipado.
    Reboot e já está, tenho a abertura mais engraçada.
    Outra ideia é usar uma imagem gif animada ( há imenso na net para copiar para o computador), neste caso, posso editá-la no PhotoScape 3.6.5, por exemplo para redimensionar para o ecrã do Aquaris, ou para alterar a imagem, e gravo.

Abro o Boot animation factory, na opção “create a new boot animation” clicamos em  “gif animation” e procuramos a imagem que tínhamos escolhido previamente no ecrã inicial, com o “choose gift animation”, depois escolhemos a pasta onde queremos colocar a pasta para o bootanimation (part0) . Após isto definimos o funcionamento do loop ( dará origem aos desc.txt).

Vamos ao botão “add a loop”, clicamos e criamos o ritmo da imagem ( part0 ;0;0) (ver atrás o que quer dizer) e editamos a imagem para as dimensões do ecrã do aquaris, no botão “edit” . Quando acabamos clicamos em “save boot animation” e passamos para a pasta do telefone atrás mencionada.
    Reboot e já está

E ainda: Se quiserem uma musica a tocar durante o arranque (coisa que desaconselho porque rapidamente se torna irritante), é a coisa mais simples do mundo, peguem na musica, coloquem na pasta acima referida  (/system/media) e alterem o nome para bootaudio.

Isto é apenas o básico de muitas mais coisas que se podem fazer, descubram e divirtam-se

• Boas, qashqool,

Outro tutorial excelente!

Cumprimentos,