Como fazer um hard reset no A5HD (em português)



  • Penso que ainda não existia um tutorial em português sobre este passo, que é muito importante e muitas vezes feito sob stress, porque alguma coisa pode estar a correr mal no telefone, aqui vai:


    Para efetuar o Hard Reset  precisas ter os seguintes arquivos:
    • Firmware mais recente
    • Drivers
    • MTK Flash Tools
    • Ficheiro para descompactar arquivos zip ( como por exemplo o 7-Zip, que é gratuito)

    Os três primeiros podem ser encontrados na página do teu telefone, no caso do Aquaris 5 HD, neste endereço:  (atenção que totaliza cerca de 900 MB, certifica-te do teu contrato de aquisição de tráfego de dados)
    Nesta  página de downloads, tens dois grupos:

    • O firmware, em que o mais recente aparece destacado em cima; 
    • Os Drivers, nestes clicas no link “drivers e utilidades” e depois  clicas em “descarregar” e fazes o download dos drivers e da ferramenta de instalação do firmware.(cerca de 25 MB) 

     

    Os drivers são necessários para o computador reconhecer o teu telefone. O SP Flash Tools  é a aplicação que te vai instalar o firmware.

    Os drivers são necessários para o computador reconhecer o teu telefone. O SP Flash Tools  é a aplicação que te vai instalar o firmware.
    Também vais precisar fazer o download do firmware apropriado para o seu dispositivo, que estava no grupo firmware, atrás descrito. Aqui clicas na designação do firmware mais recente e o computador inicia a descarga ( versão mais recente para o Aquaris 5 HD: Firmware 1.0.3 (Android 4.2.1)  ( cerca de 585 MB)

    Para descompactar, podes clicar com o botão direito no nome do arquivo descarregado e escolher o programa que queres usar para extrair o ficheiro, ou clicar duas vezes no nome do ficheiro e ele é aberto no programa pré-configurado no teu computador para abrir ficheiros zip. Depois de aberto, usas a função extrair e ele vai perguntar para onde (exemplo do 2º método:)

    Escolhes o lugar onde queres. Como os ficheiros devem estar na raíz e para ser mais eficaz, podes descompactar estes ficheiros diretamente para a raiz do teu computador (normalmente c:). 

    Faz o mesmo para o firmware, criando uma pasta com a designação que quiseres (recomendável usar o nome do telefone e a versão de firmware).

    Vais à pasta Drivers, que colocaste na raiz do disco rígido do PC e executas o ficheiro Install.bat para instalar os drivers. 

    Função começará em um DOS-C: \ Windows \ System32 \ cmd.exe. Irá pedir permissão para instalar os drivers ( ou instalá-los diretamente) e no final dá-te uma mensagem de “Install complete” e pede-te que cliques numa tecla (qualquer uma serve) para fechar a janela.


    Agora, para instalar o firmware, usamos o SP Flash Tools que colocámos na raíz, na pasta respetiva clicamos no ficheiro com o nome Flash Tools.exe.

    Dentro da janela deste programa escolhemos o botão “Scatter-loading” (1) e na caixa de diálogo escolhes a pasta que designaste para o firmware e lá dentro escolhes o ficheiro com este nome (2). Depois clicas em "Firmware" → "Upgrade" (3).

    Após estas acções o programa vai ficar aguardando que o telefone seja ligado numa porta Usb, apenas neste momento o telefone deve ser ligado ao computador, com o software desligado. Assim que o programa o detectar vai instalar o firmware, após o que aparece uma janela com um círculo verde e a palavra OK. Uma vez que esta janela aparece, podes fechar o programa, desligar o telefone do computador e iniciá-lo normalmente. 
    Se quando ligas o telefone, o procedimento do Flash Tools não começar sozinho. Testa os seguintes passos:
    Verifica se os drivers estão instalados corretamente. Para fazer isso, vai para o Gerenciador de Dispositivos e verifica se ao conectar o telefone desligado, este é reconhecido ( se aparecer um triângulo amarelo, indica não tem o driver instalado corretamente)

    Liga o telefone numa porta Usb diferente do PC. Se for um desktop, tenta conectar às portas traseiras.
    Verifica se o seu telefone tem bateria suficiente (pelo menos 30%).
    Retira a bateria, coloca-a de volta no lugar e voltar a ligar o telefone.
    Liga o telefone ao PC com o software ligado e depois desliga o software do telefone para que o PC o reconheça

    Fonte: manual de Sergio Rivero aqui 


  • Baneado

    Excelente tutorial qashqool! 😉


    Cumprimentos


  • MVP

    Bom trabalho @qashqool!

    Cumps.



  • Excelente tutorial.

    Parabens pelo trabalho