Wifi / dhcp / estatico

• Bons dias,

Adquiri um bq aquaris 5 no passado mês de Dezembro, faz precisamente agora 1 mês.
    De há uns dias para cá tenho vindo a ter problemas com a rede wifi. Actualizei o telemovel tal como requerido aquando da primeira utilização, e tem funcionado com esperado até ter acontecido este problema. Sempre me consegui ligar a todas as redes Wifi, (por dhcp) em três locais distintos casa/trabalho/outro local, gravei inclusive as passwords e o telemovel conectava mal chegava ao alcance de qualquer uma das redes.
    Há dois dias para cá, começou por não estabelecer conexão em casa (estive ligado ao wifi trabalho e a funcionar durante o dia), pensei que lhe ia passar a paranoia. No dia seguinte não consegui estabelecer ligação no trabalho entrava em loop no obter endereço ip. mudei para estático com todas as configurações correctas, aparece que consegue ligar à rede mas não tenho internet, tentei pingar o telemovel (ip fixo) sem resultado.
    Tenho internet através da utilização de dados do cartão sim.
    Não coincidiu com a instalação de qualquer app, inclusive já desinstalei as ultimas que tinha instalado e o airdroide 2.0 que era o unico que estava mais ligado à rede wifi.
    de resalvar que em todos os locais tenho colegas com outros aparelhos android, inclusive BQ, e portateis ligados ao mesmo router, que não reportaram nenhuma anomalia de funcionamento, apenas o meu aparelho não esta a conectar.
    Já desliguei liguei, tirei a bateria durante umas horas, liguei sem cartão de memória, sem cartão sim, modo voo - liga wifi desliga voo desliga e liga wifi.
    estou basicamente sem ideias e que poderei fazer mais.
    Gostava de saber a vossa opinião sobre este meu problema, já li sobre uns hard reset, mas penso que se isto é assim com 1 mês, o menino (tlm.) vai ficar muito mal habituado e não gostava de fazer do hard reset uma ferramenta periódica como (levado ao extremo) ter que carregar a bateria.
    Desde ja obrigado
    Marco Silva

AQUARIS 5
    ANDROID 4.2.1
    KERNEL 3.4.5

• Buenas, aquí tienes el foro del Aquaris 5 en portugués por si te es más fácil: http://www.mibqyyo.com/comunidad/categories/aquaris-5-pt 😉

• Olá Marco,

Eu tenho exatamente o mesmo problema com o meu aquaris 5.

Eu consigo ter internet no telefone via wi-fi, mas apenas nas redes em que posso gerir, neste caso, apenas em casa.
    Trabalho em contexto universitário, e durante uma semana de trabalho, passo em diversos campus universitários, e o telefone não ter a funcionalidade DHCP a funcionar é de um transtorno tremendo.

Se tiveres hipótese de teres um IP reservado para ti, aconselho-te a colocares as definições de rede manualmente. à primeira consegui ligação mas não internet, até que me lembrei de colocar o endereço de DNS do google (8.8.8.8) como DNS1. A mim funcionou, mas como fora de casa não tenho acesso à gestão da rede, e como tal não tenho um IP reservado só para mim, não me resta mais nada a não ser aguardar por uma atualização que resolva....

O suporte da bq está à espera que eu faça um vídeo a demonstrar o problema, irei tentar fazer, mas... Peço encarecidamente a algum moderador deste fórum que perceba que a descrição deste problema é muito fácil e não me façam ir fazer um vídeo para demonstrar que o DHCP do telemovel não está a funcionar. 🙂

Abraço.
    Espero ter ajudado alguém...

• Olá novamente, 

Isto é o que acontece vir aos fóruns sem dar primeiro uma vista de olhos pelos outros posts.

Verifico que, só nesta primeira página, já há pelo menos 3 tópicos abertos de problemas do wireless...
    Como cliente, não gosto, nada mesmo, quando me aconselham a fazer uma regressão de firmware, com tudo o que isso implica. Eu até sou "informático" e até tenho essas competências, mas não sou obrigado a ter ou a fazer! Podiam sim no entanto dizer que estamos a trabalhar numa solução, prevê-se que saia uma solução para esse problema dentro de x tempo, no entanto, se alguém tiver a necessidade urgente de resolver o problema, podem seguir pela regressão da versão instalada (....).

(Isto é mesmo uma crítica construtiva pessoal! Lido com suporte informático diariamente, não quero minimizar e ou criticar o trabalho de ninguém, até porque contínuo a aconselhar BQ a toda a gente desde há algum, muito, tempo....)

O que me leva a questionar, posso ficar com a esperança de uma atualização para entretanto para resolver o problema do DHCP ou vou ter que agendar umas horas da minha vida para ir fazer uma regressão de firmware?

Abraço.

• Bom dia,

Mais um caso aqui, desde dia 30/31 de Janeiro deste ano, que deixei de conseguir conectar a qualquer rede wireless.
    Tenho o Aquaris 5 desde Agosto de 2013, fiz as duas actualizações lançadas, a ultima em Dezembro, ficando a funcionar perfeitamente.....até agora. Sem nenhuma alteração feita ao smartphone ou sequer aos modens/redes, agora......nada! Simplesmente nada!!!

Gostava também que alguém desse explicações e/ou futuras soluções para este problema súbito já que também não queria recorrer ao hard reset! Especialmente quando há já casos que vão no segundo consecutivo....

Obrigado.

• Boa tarde a todos,

@Icachulo, Muito obrigado pelo teu apoio e comentários, e @Marcovelososilva e @Moooreira, os problemas que nos relatam parecem nascer da ultima actualização (1.3.0), pelo que de seguida indico como solucionar.

Normalmente esquecendo as redes, ou reiniciando os router começam a funcionar, nos outros casos, com um Firmware Reset também se solucionam. Caso não se solucioine, eu mesmo aconselhei que se fizesse um Downgrade firmware. Isto significa que alguma incompatibilidade que existe no firmware, mas que não é generalizada.

@Icachulo, informo que estamos analisando a questão e é um dos pontos que vamos querer melhorar na próxima actualização. Até lá, o único que vos posso dizer e pedir é que sigam o que informo anteriormente. 

Cumprimentos,

• Mingogomes, pela tua intervenção depreendo que não vai existir nenhuma atualização para entretanto.

Em relação ao reiniciar routers, na minha rede pessoal não funciona, apenas mesmo efetuar as configurações manualmente.

Em redes institucionais, como por exemplo a eduroam, como devem compreender, não consigo de forma nenhuma ir pedir ao pessoal das redes para reiniciarem os routers, não faz sentido...
    Além disso, nestas redes com routers e APs Cisco, não funciona nem com configurações manuais.

Ou seja, terei mesmo de efetuar a regressão de firmware. Certo!?

Abraço.

• Bom dia

Penso que o que vou dizer é um pouco "mais do mesmo"...

Ontem ao fim da tarde deixei de ter acesso à Net...

Verificando um pouco mais obtenho... 

Endereço Bluetooth - Indisponível

Endereço IP -  Indisponível

Será que a solução é mesmo aquela que têm falado aqui (regressão de firmware)? E já agora, como é que se faz uma "regressão de firmware" e que consequências tem ela?

Abraço

• Olá amigos, eu também já tive este problema que vocês referem mas penso finalmente ter descoberto a solução para o mesmo! Esqueçam os firmwares anteriores ou hard resets em que temos que configurar tudo de novo!!
    Vou tentar dar instruções simples para vos ajudar.
    Precisamos inicialmente de fazer root ao nosso dispositivo.
    Para isso utilizamos o programa framaroot 1.9.1! Podem sacar directamente aqui : http://forum.xda-developers.com/attachment.php?attachmentid=2566341 ou então através do QR

Depois de instalarmos a aplicação corremos a aplicação e escolhemos Install SuperSU e escolhemos Barahir.
    O nosso telemovel fica com root.
    Reiniciamos o dispositivo.
    Após o reinicio utilizamos um programa que dê para ver as pastas que estão escondidas (eu utilizei o Root Browser da JRummy Apps Inc. se ele pedir para instalar algo adicional não é necessário)
    Importante ter o WIFI desligado a partir da altura que vamos utilizar o programa para ver as pastas (com ele ligado penso que não deixa apagar os ficheiros que pretendemos). Outra recomendação que faço é que esqueçam todas as redes que têm no vosso Wifi de modo a colocarem novamente as passwords quando acederem às mesmas.
    Após estar instalado corremos  o programa e vamos para a raiz do telemovel e escolhemos a pasta data (pode ser necessário dar permissao para o superuser o que temos que dar) após isto vamos para a pasta misc e por fim para a pasta dhcp. Ou seja data/misc/dhcp e dentro desta vamos apagar dois ficheiros:

dhcpcd-wlan0.lease

dhcpcd-wlan.pid

Após o processo feito reiniciamos uma última vez o telemóvel e já podemos selecionar a rede que pretendemos e colocar somente a password sem necessidade configurar nada manualmente.

Em relação ao root ele é  reversível mas penso que já existem tópicos suficientes sobre isso e como não fiz ainda o unroot não posso adiantar a forma como ele se faz.

Abraço a todos e disponham em caso de dúvidas e já agora coloquem feedback se de facto resultou ou não!

• Banzaibug a BQ deveria ingressar te nos seus quadros o meu Bq foi a Madrid passear e não resolveram nada ate ter experimentado a tua solução FUNCIONA MARAVILHA 

Obrigado força aí és melhor que a própria fábrica

• Olá bseramota! Fico contente que tenha funcionado.

No entanto vou tentar ilibar um pouco a culpa da BQ.

Ao investigar este problema reparei que a BQ não é a única marca que possui este problema, que me lembre de cabeça a Samsung e a ACER também tiveram/têm  este tipo de problemas. Uma coisa que me parece interessante é que ele se passa em telemóveis com Android 4.2.x e em Tablets com 3.1 daí pensar que seja um erro do próprio sistema. Não consegui determinar se tem alguma coisa a ver com a Mediatek e o sistema pois em relação aos outros telemóveis não sei qual o chipset que usam.

Hás-de ter reparado que após teres apagado esses dois ficheiros o sistema volta a criá-los levando-me a crer que dentro de alguns meses o problema possa voltar a aparecer, mas é somente apagar os ficheiros que o problema fica resolvido.

Um abraço!

• Olá,

Só para deixar o feedback que de facto o fix do Banzaibug resultou. Obrigado pela partilha, estava prestes a fazer o downgrade.

Cumprimentos

• Thank you thank you! Continuem a dar feedback (pelo menos cresce um pouco o ego (que já não é grande))

• Banzaibug dijo:
    Olá amigos, eu também já tive este problema que vocês referem mas penso finalmente ter descoberto a solução para o mesmo! Esqueçam os firmwares anteriores ou hard resets em que temos que configurar tudo de novo!!
    Vou tentar dar instruções simples para vos ajudar.
    Precisamos inicialmente de fazer root ao nosso dispositivo.
    Para isso utilizamos o programa framaroot 1.9.1! Podem sacar directamente aqui : http://forum.xda-developers.com/attachment.php?attachmentid=2566341 ou então através do QR

Depois de instalarmos a aplicação corremos a aplicação e escolhemos Install SuperSU e escolhemos Barahir.
    O nosso telemovel fica com root.
    Reiniciamos o dispositivo.
    Após o reinicio utilizamos um programa que dê para ver as pastas que estão escondidas (eu utilizei o Root Browser da JRummy Apps Inc. se ele pedir para instalar algo adicional não é necessário)
    Importante ter o WIFI desligado a partir da altura que vamos utilizar o programa para ver as pastas (com ele ligado penso que não deixa apagar os ficheiros que pretendemos). Outra recomendação que faço é que esqueçam todas as redes que têm no vosso Wifi de modo a colocarem novamente as passwords quando acederem às mesmas.
    Após estar instalado corremos  o programa e vamos para a raiz do telemovel e escolhemos a pasta data (pode ser necessário dar permissao para o superuser o que temos que dar) após isto vamos para a pasta misc e por fim para a pasta dhcp. Ou seja data/misc/dhcp e dentro desta vamos apagar dois ficheiros:

dhcpcd-wlan0.lease

dhcpcd-wlan.pid

Após o processo feito reiniciamos uma última vez o telemóvel e já podemos selecionar a rede que pretendemos e colocar somente a password sem necessidade configurar nada manualmente.

Em relação ao root ele é  reversível mas penso que já existem tópicos suficientes sobre isso e como não fiz ainda o unroot não posso adiantar a forma como ele se faz.

Abraço a todos e disponham em caso de dúvidas e já agora coloquem feedback se de facto resultou ou não!

• Bom dia 

Apos ter feito dois hard reset, finalmente consegui resolver o problema do wifi.

Um grande obrigado pelas dicas Banzaibug pois foi graças as tuas indicações que finalmente resolvi este problema que me estava a deixar os cabelos em pê.

Apos vários contatos com a bq  a unica solução que eles deram foi fazer um hard reset.

Um grande grande OBRIGADO

• Resolveu 😄

• Ainda bem que esta solução está a resultar para todas as pessoas. O mais frustrante é ficarmos sem o telemóvel para ir para a garantia. Já para não falar dos Hard Reset em que perdemos tudo e temos que voltar a restaurar o backup.
    Esta solução é benéfica para nós consumidores como também para a BQ que assim poupa nas assistências técnicas!

Um abraço a todos e esperemos que a comunidade de ajuda continue a crescer!

• Olá,

tinha o mesmo problema que todos descrevem num bq 5.0 adquirido no fim de Dezembro.
    Banzaibug, muito obrigada pelas dicas. Segui as tuas instruções e resultou na perfeição.
    Sem ter que perder tudo!!
    Muito muito muito obrigada outra vez!

• Banzaibug dijo:
    Ainda bem que esta solução está a resultar para todas as pessoas. O mais frustrante é ficarmos sem o telemóvel para ir para a garantia. Já para não falar dos Hard Reset em que perdemos tudo e temos que voltar a restaurar o backup.
    Esta solução é benéfica para nós consumidores como também para a BQ que assim poupa nas assistências técnicas!

Um abraço a todos e esperemos que a comunidade de ajuda continue a crescer!
    Bom dia,

Informo que por fazer Root nos terminais os usuários não ficam sem garantia no dispositivo. Contudo, se for necessário que o dispositivo vá para assistência técnica, é necessário que se realize um unroot.

Cumprimentos,

• Mais um que resultou... Comprei um 5.7 há cerca de um mês e ontem mesmo me deparei com este problema... E como até sou Analista de Sistemas hà alguns anos (faço 30 anos de profissão em Maio), embora não seja nenhum expert em Android, pensei que só poderia mesmo ser uma situação deste tipo... Uma coisa é pensar e outra é chegar a raiz do problema...lololol. Obrigado Banzaibug!! Resultou na perfeição e nem imaginas o peso que isto me tirou dos ombros... Na minha profissão são poucos os minutos em que não preciso do telemovel com o wi-fi a funcionar.

Cumprimentos