GPS não funciona

• Boas tenho um bq e tenho andado a tentar meter o GPS a funcionar mas ele não da
    esta sempre a procura e não apanha nada
    já actualizei o firmwer pelo telemóvel para o ultimo

alguém sabe o que fazer ?

• Boa tarde,

Se o teu dispositivo esta actualizado, como primeiro procedimento realiza o seguinte:
    DEFINIÇÕES > SERVIÇOS DE LOCALIZAÇÃO (SE O TEM ACTIVADO) > PERMITIR ACESSO A MINHA LOCALIZAÇÃO > SATÉLITES E LOCALIZAÇÃO POR REDE E WI.FI

A continuação, para melhorar a localização carrega sobre SATÉLITES GPS e active A-GPS e ASSISTÊNCIA GPS EPO (fazendo download do ficheiro com os dados de posição do satélite em CONFIGURAÇÃO EPO).
    Além disto, recomendamos marcar a opção DESCARREGAR/DOWNLOAD AUTOMATICAMENTE para que mensalmente descarregue a posição actual dos satélites.

Apenas referir que para encontrar os satélites é necessário que te encontres num lugar com boa cobertura GPS, e que igual a muitos dispositivos com GPS, não é possível encontrar o sinal GPS imediatamente. Terás de haver navegado pelo menos uma vez, e as seguintes tentativas o sinal será captado mais facilmente.

Se o problema se mantém contacta com o suporte de bq.

Cumprimentos,

• "

A
    continuação, para melhorar a localização carrega sobre SATÉLITES GPS e
    active A-GPS e ASSISTÊNCIA GPS EPO (fazendo download do ficheiro com os
    dados de posição do satélite em CONFIGURAÇÃO EPO).
    Além
    disto, recomendamos marcar a opção DESCARREGAR/DOWNLOAD AUTOMATICAMENTE
    para que mensalmente descarregue a posição actual dos satélites."

como faço esta parte ?

• Boas,

Em DEFINIÇÕES > ACESSO À LOCALIZAÇÃO > (clica em)SATÉLITES GPS
     > (activa) ASSISTÊNCIA GPS EPO  e A-GPS.
     > DEFINIÇÕES de EPO > DOWNLOAD AUTOMÁTICO (activa esta opção).

Estes passos estão mais esquematizados, e esperamos que facilite. Se tiveres alguma questão não hesites em perguntar.

Cumprimentos,

• Boas.
    Já fiz isso mas ele ainda não detecta nada.
    Eu usei o sygyc e ele tem umas barras que detecta os saltites mas o sinal é muito fraco ou só apanha 2 satélites
    que posso fazer mais ?

• Boas,:-?

Se nem com esta configuração, nem com a actualização 1.2.2 melhora a qualidade de localização, o que tens a fazer é enviar o dispositivo ao Suporte técnico de bq.

Cumprimentos,

• Mobileuncle MTK Tools usei isto segui as instruções e deu
    mas sempre que tiver que usar o gps tenho de o usar ?
    é que o gps funciona tem o probelema da coneção só com aquele programa
    sera erro no softwer ?

• Boas,

Tens o telefone rooteado?

Com a ultima actualização se conseguiu melhorar a qualidade do GPS. E muitas das indicações que davam para solucionar o problema alterando as config. do GPS com root antes da actualização, de nada valem com esta actualização. Com isto quero dizer que se tiveres problemas com o GPS depois da actualização, é mais provável que seja um problema do dispositivo, que do software.

Poderá ser que tenhas um problema no software dispositivo. Mas poderás sempre realizar um Hard Reset com a ultima actualização, e verificar se o problema se soluciona.

Cumprimentos,

• Borges, o que aconselho é que instales uma app de auxilio ao GPS ( uso o GPS Test), ligas o GPS, abres esta app. esperas que fixe satélites ( demora cerca de 20 a 45 seg) depois vais página central e abres o navegador, e deve funcionar bem.

• Eu não tenho o telefone rooteado apenas usei porque ele tem uma função para fixar os satelites.
    como posso fazer o Hard Reset ?
    qashqool vou exprimentar ^^,

mas isto é normal ?
    eu queria era ligar o gps e ele desse logo xD

• Penso que o problema é mais de hardware que software, porque há modelos de telefones que apanham menos bem e outros melhor o GPS.

Honra seja feita que não é problema apenas do Bq, tive um Samsung com a mesma situação, em que usava o GPS test ( antes era o Estado do GPS)
    Há uma solução no forum que funciona a ajudar a captação dos satelites (precisa de root)
    Pelo que leio, os MKT terão mais problemas que os Qualqomm, não sei se é verdade.

• Eu não tenho o telefone rooteado apenas usei porque ele tem uma função para fixar os satelites.
    como posso fazer o Hard Reset ?
    qashqool vou exprimentar ^^,

mas isto é normal ?
    eu queria era ligar o gps e ele desse logo xD

Quanto tempo tarda em encontrar os satélites, e a estar 100% funcional? Poderá acontecer que a tua rede não seja a melhor e por isso demore tanto.

Para fazer o Hard Reset tens:
    http://www.mibqyyo.com/comunidad/discussion/14105/#Item_8 (tutorial)

http://www.bqreaders.com/pt/produtos/aquaris-5.html (aqui fazes o download do firmaware)

-------------------------------------------------
    qashqool dijo:
    Penso que o problema é mais de hardware que software, porque há modelos de telefones que apanham menos bem e outros melhor o GPS.
    Honra seja feita que não é problema apenas do Bq, tive um Samsung com a mesma situação, em que usava o GPS test ( antes era o Estado do GPS)
    Há uma solução no forum que funciona a ajudar a captação dos satelites (precisa de root)
    Pelo que leio, os MKT terão mais problemas que os Qualqomm, não sei se é verdade.
     A Solução que indicas no link, foi das primeiras soluções, já que se verificou que tínhamos problemas com a ROM do Aquaris 5. Com a actualização 1.2.2 se conseguimos resolver muitos dos problemas do GPS.

Poderá ser um problema de Hardware, mas se assim fosse, nem lhe conectaria o GPS Ou se o fizesse, mostraria valores e indicações totalmente absurdas - é o caso@J_Borges1991 ?

Cumprimentos,

• @MingoGomes, o meu GPS funcionava quando comprei o telemóvel, passadas 2 semanas deixou de dar não consigo localizar a minha posição nem apanhar satélites e sim tenho essas opções de localização activadas.

Com Dados Móveis, ele achava rapidamente rotas e dizia-me o tempo das distâncias agora não apanho satélite nem me localiza no espaço, com Wi-Fi ligado é igual.

• @MingoGomes, o meu GPS funcionava quando comprei o telemóvel, passadas 2 semanas deixou de dar não consigo localizar a minha posição nem apanhar satélites e sim tenho essas opções de localização activadas.

Com Dados Móveis, ele achava rapidamente rotas e dizia-me o tempo das distâncias agora não apanho satélite nem me localiza no espaço, com Wi-Fi ligado é igual.
     Okapa, reiniciei o telemóvel e voltou a funcionar.. estranho..

• Bom dia @darkevilPT,

tens o terminal actualizado para 1.2.2?

Cumps.

• mingogomes wrote:
    Bom dia @darkevilPT,

tens o terminal actualizado para 1.2.2?

Cumps.

Isto responde? É que no momento a seguir falhou novamente lá tive eu de reiniciar o bq.

Sent from my bq Aquaris 5 using Tapatalk

• Boas,

Sim responde! 🙂

Utiliza esta aplicação, que segundo parece ser que melhora a qualidade do sinal:

Cumprimentos,

• Mingo, pela minha experiência, a existência do ficheiro gps.config faz diferença. Na actualização do firmware este ficheiro não foi incluído, apenas os métodos alternativos o instalam ( p. ex: mobile uncle)

Penso que deveria ser intensificada a análise dos problemas do GPS para o próximo firmware ( 4.4? \m/) porque está melhor, mas ainda podem ser melhorado, como é prova a experiência dos users que trocam modelos alternativos que incluem, todos, o gps.config.
    Talvez a marca possa explicar o sistema de indicação de satélites sem este ficheiro, para percebermos melhor o que se passa e porque dizem não ser necessário.
    Cps

• Bom dia,

Sim, tens razão! mas essa alteração da configuração apenas serviu para quem tinha a primeira versão do firmware do Aquaris 5. Eu vejo que com a actualização 1.2.2 já não foi necessário mais essa alteração no ficheiro gps.config.

Em relação ao 4.4!!! 😛 todos o queremos, mas temos de esperar... 

Cumprimentos,

• Bom dia,

Sim, tens razão! mas essa alteração da configuração apenas serviu para quem tinha a primeira versão do firmware do Aquaris 5. Eu vejo que com a actualização 1.2.2 já não foi necessário mais essa alteração no ficheiro gps.config.

Em relação ao 4.4!!! 😛 todos o queremos, mas temos de esperar... 

Cumprimentos,