Telefone Desliga sozinho :-(

• Olá,

Há dias fiz uma reposição dos dados de fábrica no meu Aquaris 4.5. Fi-lo porque quando baixei a penúltima  atualização de firmware disponibilizada pela BQ (não esta última disponibilizada há dias)  muita coisa ficou a funcionar mal e muitos sintomas estranhos aparecerem: o volume do som baixou drasticamente….a aplicação MUSICA e WIFI em DEFINIÇÕES sempre que eram chamadas despoletavam um pop-up a dizer LAMENTAMOS MAS A xxx FOI INTERROMPIDA….entre outras coisas más.

Aconselharam-me a fazer um Hard-Reset ou então fazer uma reposição dos dados de fábrica. Confesso que por não me sentir muito à vontade com o HARD-RESET me decidi pela reposição dos dados de fábrica.

Tudo ficou resolvido ! O som voltou a ser o que era, o gerenciador de ligações WIFI voltou a funcionar, etc.

No entanto agora acontecem coisas piores.

O telefone desliga-se completamente sem razão aparente e sempre que reinicia volta com a carga da bateria quase a 0% o que motiva que se desligue de novo. Isto tem-me acontecido duas ou três vezes por dia mesmo a meio de chamadas em curso.

Normalmente ao fim da terceira vez em que se liga ele estabiliza e volta com o mesmo nível de carga da bateria que tinha antes.

É uma situação que incomoda sobremaneira.

O que pode estar a suceder e o que posso fazer para que tal não aconteça mais?

Agradeço a v/ ajuda.

• Boa tarde rpcunha,

O melhor para solucionar o teu problema será fazeres a actualização do teu terminal via OTA, para a versão 2.0.8. Isto pensando que tens JB no teu dispositivo.

Contudo, com tantos problemas que indicas, o melhor seria fazeres a actualização via Hard Reset. É um procedimento fácil e rápido.

Se tiveres alguma dúvida durante o processo podes sempre preguntar.

Cumprimentos.

• Olá MIngogomes,

Já tinha descarregado essa atualização.
    Neste momento tenho a compilação 2.0.8-20130916-1227-KS.
    Como faço para saber se tenho o JB?

Cumprimentos.

• Boas rpcunha,

Nesse número de compilação podes ver que tens a actualização 2.0.8, actualização essa que só existe nos terminais Aquaris 4.5 com JB 4.1.

Cumprimentos,

• Mingogomes, 

E têm sido reportados sintomas como os meus desde que se disponibilizou essa atualização?
    É que todos os dias ele desliga sozinho. Reparei que isso sucede mais quando a bateria começa a chegar aos 40-30%. Pode ser coincidência apenas.

Cumprimentos.

• Aconselho-te ao seguinte:

1º Faz backup dos contatos e apps
    2º Retira os cartoes sim
    3º Entra em recovery ( telele desligado pressionas volume+ e botao ligar e esperas)
    4º Faz wipe reset factory (qq coisa assim :S)
    5º Faz o download da ultima firmware e do flash tool (caso ainda nao tenhas)
    6º Antes demais le este topico http://www.mibqyyo.com/comunidad/discussion/14105/#Item_8
    7º Prepara tudo e sê paciente, é rapido
    8º Por fim e apos aparecer o dito OK entra novamente em recovery e repoe os dados para fabrica
    9º Reinicia o aparelho e de certeza que tudo desapareceu de erros.

• rpcunha dijo:
    Mingogomes, 

E têm sido reportados sintomas como os meus desde que se disponibilizou essa atualização?
    É que todos os dias ele desliga sozinho. Reparei que isso sucede mais quando a bateria começa a chegar aos 40-30%. Pode ser coincidência apenas.

Cumprimentos.
    Os problemas de reinícios podem ser problemas do dispositivo. A actualização melhorou em muitos casos em que o problema era de software. 

Realiza o procedimento que o Th3oth3rsid3 refere. Caso o problema continue, o melhor será contactar com o suporte técnico, já que pode ser um problema do terminal.

Cumprimentos.

• É mais certo o problema ser do software devido a actualizaçao porque pode existir conflitos e dai os erros.

Dai ser recomendado fazer um hard reset, isto porque esta-se a instalar o software de raiz, é como instalar um sistem a operativo de raiz

• Vou tentar.

Obrigado aos dois 😉

• Bom dia,

Depois da ultima actualização de firmware para meu Aquaris 4.5 disponivel pela BQ, ficou muita coisa ficou a funcionar mal e muitos sintomas.  Principalmente Desliga-se sozinho e varias vezes ao dia . 😞

Segui os passos do th3oth3rsid3 que foi editado no dia 26 de Setembro.

th3oth3rsid3

Aconselho-te ao seguinte:

1º Faz backup dos contatos e apps
    2º Retira os cartoes sim
    3º Entra em recovery ( telele desligado pressionas volume+ e botao ligar e esperas)
    4º Faz wipe reset factory (qq coisa assim :S)
    5º Faz o download da ultima firmware e do flash tool (caso ainda nao tenhas)
    6º Antes demais le este topico http://www.mibqyyo.com/comunidad/discussion/14105/#Item_8
    7º Prepara tudo e sê paciente, é rapido
    8º Por fim e apos aparecer o dito OK entra novamente em recovery e repoe os dados para fabrica
    9º Reinicia o aparelho e de certeza que tudo desapareceu de erros.
    com o HARD-RESET me decidi pela reposição dos dados de fábrica.

Mas no entanto agora acontecem coisas piores.

O telefone tinha 19% e desligou-se. Meti a carregar um bocado e mostrou 36%. Mas quando eu reiniciei o telemóvel ja mostra 56%. Efectuei a reposição de dados de fabrica e quando ele faz o reset ao telemóvel, e depois de eu configura o telemóvel ele dá a indicação que a bateria esta a 65%. 

O que posso fazer + para ultrapassar este incidente s.f.f 🙂

• rpcunha dijo:
    Mingogomes, 

Cumprimentos.

Os problemas de reinícios podem ser problemas do dispositivo. A actualização melhorou em muitos casos em que o problema era de software. 

Realiza o procedimento que o Th3oth3rsid3 refere. Caso o problema continue, o melhor será contactar com o suporte técnico, já que pode ser um problema do terminal.

Cumprimentos.

Neste caso subscrevo o que o mingogomes disse, suporte tecnico

• Bom dia!

Comigo tem-se passado exactamente o mesmo problema! O telefone desliga-se sozinho, várias vezes ao dia e as percentagens de carga da bateria estão sempre inconstantes.
    Realizei a reposição de dados de fábrica e o problema mantém-se!
    O meu dispositivo já esteve no SAT no inicio do mês por problemas na slot2 do cartão SIM. Esse problema ficou resolvido e até essa altura nunca tinha acontecido ele desligar-se sozinho. Terá a ver com alguma actualização realizada no SAT ao dispositivo?
    Que procedimento poderei realizar de forma a tentar resolver este problema?
    Cumprimentos.

• ElsAlves dijo:
    Bom dia!

Bom día, e bem-vindo ao fórum de bq.

Comigo tem-se passado exactamente o mesmo problema! O telefone desliga-se sozinho, várias vezes ao dia e as percentagens de carga da bateria estão sempre inconstantes.
    Realizei a reposição de dados de fábrica e o problema mantém-se!

- O tema do indicador da bateria é de software, pelo que é "normal" que algumas vezes te indique os niveis de bateria diferentes. Vê este topic http://www.mibqyyo.com/comunidad/discussion/9405/#p62687

Para melhorar isso se tem de realizar calibrações de bateria.

O meu dispositivo já esteve no SAT no inicio do mês por problemas na slot2 do cartão SIM. Esse problema ficou resolvido e até essa altura nunca tinha acontecido ele desligar-se sozinho. Terá a ver com alguma actualização realizada no SAT ao dispositivo?

No SAT solucionam os problemas que os clientes indicam. pelo que se tens reinicios no terminal uma de duas:
    1- Aconteceu porque instalaram o ultimo firmware: 2.0.9
    2- Já tinhas o problema, mas só se comecou a manifestar agora.

Que procedimento poderei realizar de forma a tentar resolver este problema?

Para o problema dos reinícios é um tema que se tem de tratar no SAT (caso, mesmo que passes para ICS continue).

Cumprimentos.
    Cumprimentos,

• Obrigado pelas respostas!

Em relação aos níveis de bateria, pode ser efectivamente necessário realizar a calibração, no entanto este problema só se tem verificado quando o telefone se desliga sozinho. Um exemplo: tenho o telefone com 86% de carga, entretanto desliga-se sozinho. Quando volto a ligar, refere ter 17%, assim de um momento para o outro. Se reiniciar novamente o telefone já refere ter 40% e é sempre assim por esses valores.

Em relação a desligar-se sozinho, quando o meu telefone esteve no SAT instalaram realmente o 2.0.9 e até aí este problema nunca se tinha manifestado. A referir que comprei o meu dispositivo há pouco mais de 2 meses. No primeiro mês de utilização já teve de ir ao SAT e fiquei privada do meu dispositivo durante esse tempo e neste momento não é viável que o dispositivo volte novamente ao SAT, pois ainda nem fez um mês que regressou.

Haverá outra alternativa?
    Obrigado pela ajuda!

• Bom dia ElsAlves,

Lamento apenas poder responder-te agora.

Vamos ver:
    1- Parece ser que o problema que nos indicas poderá ser do firmware que tens instalado no teu dispositivo. Se é assim, o que eu recomendária, para que não tenhas que enviar novamente o dispositivo para o SAT, é fazer um downgrade. Para tal apenas tem de fazer um hard reset com o firmware de ICS, que é a versão anterior.

2- Mesmo que reinicies o terminal, nunca acontece que o terminal mostre valores de bateria distintos? Parece-me estranho que isso não aconteça.

Se precisares de alguma ajuda para realizar o procedimento de hard reset não hesites em perguntar-nos a todos aqui 😉

Cumprimentos

• Boas a todos.

Passo pela mesma situação há pelo menos 2 meses.
    Já fiz 30 por uma linha por causa disto - flashar vários firmwares, fazer upgrades e downgrades, calibrar baterias - e... NADA.

Curiosamente, verifico numa aplicação (Battery HD) que quando o telefone vai abaixo, ou a temperatura detectada na bateria sobe drásticamente, ou a voltagem baixa para valores perto dos 3,25V (valor de desligamento do telefone, podendo ser visto no menu de engenharia). Cheguei ao ponto de meter a bateria junto a pacotes de gelo (devidamente enrolada numa toalha), voltar a colocá-la no telefone e parece que estabilizou durante algumas horas...

Ás vezes, isto acontece quando a bateria tem 90 e tal %, desliga-se o telefone e voltando a ligar fica com 40 e tais %, algumas vezes carrego, fica com o mesmo valor de bateria durante o dia todo e depois desce drasticamente, etc...

O que importa saber é:
     - pela quantidade de gente a queixar-se, a bq já sabe definitivamente se o problema é das baterias, do hardware do telefone ou dos drivers internos Android/Mediatek?
     - a bq algum dia vem assumir que existe um problema com algum destes itens?
     - há alguma forma de resolver ao problema sem enviar para o SAT, privando-nos do telefone?
     - há algum ponto de assistência técnica localizado em PORTUGAL? (entregar o telefone na loja física onde foi comprado para ser reenviado para Espanha não vale sff.).

Obrigado.

• Bom dia @turbilha0.

Respondendo as tuas perguntas:
    1- O problema das baterias muitas vezes ocorre por distintos problemas. Vejamos o caso das mensagens automáticas de aquecimento. Porque não aparecem agora? porque a temperatura ambiente diminui, e o dispositivo não esta exposto a temperaturas excessivas. Além disso, o problema das baterias não acontece a todos os utilizadores- não é generalizada. 
    O problema poderá ter várias raízes: bateria, terminal e até mesmo o firmware (duvido que com o 2.0.9 isso aconteça). 

2- Assumimos que pode haver um problema nos dispositivos, ou nas baterias dos dispositivos, mas são casos isolados e que não são generalizados.

3- Há várias formas de resolver o assunto sem ter de enviar o dispositivo ao SAT. Para tal basta explicar ao SAT os problemas que temos que eles encontrarão uma solução que se adeqúe as nossas necessidades, ou desejos.

4- Não. O único SAT que existe na Península é em Madrid. Fazendo uma comparativa com outras lojas, te dão um prazo de um mês para a reparação, enquanto que bq dá 15/20 días. Eu não acho excessivo quando nos vem a recolher o dispositivo e não temos que pagar portes. É claro que pode causar sempre moléstia seguir todo o trâmite para enviar o dispositivo 😕 mas acho que esta muito bem conseguido.

Cumprimentos,

• Boa noite,

Estive a lêr esta thread "Telefone desliga sozinho" e verifico que tenho o mesmo problema desde que estava a usar a versão 4.0 ICS (não sei a versão de firmware).

Como podem vêr no link abaixo em 28082013 (ICS 4.0) já tive problemas com feedback em altavoz (a pessoa com quem falo ouve-se a ela própria qd falo em altavoz) e com o telefone se desligar sozinho.

Como podem vêr no link abaixo em 29102013 (4.1 Jelly Bean (2.0.5)estou a têr problemas com feedback em altavoz, autofocus (está sempre a focar), mensagem de bateria muito quente e o eterno problema de que o telefone se desliga.

Hoje enviei pela 2ª vez o telefone para o SAT.

Não fiz hard reset ou o que th3oth3rsid3 explicou acima, e em http://www.mibqyyo.com/comunidad/discussion/14105/#Item_8, pois prefiro deixar que o SAT resolva o assunto!

O problema de alta voz, ou aquecer um pouco já não me precupam tanto, mas desligar-se constantemente é extremamante irritante!! Existem já outros foruns com queixas que referem este problema (e.g em http://forum.zwame.pt). Por favor verifiquem se o problema fica resolvido com um novo update, caso contrário o problema só pode ser do hardware!!

Cumprimentos,
    dgraca

• Boas a todos.

Não fazia ideia que o SAT da bq recolhesse os telefones na casa do Cliente... sendo assim, vou contactar o SAT, afim de ver o que poderá ser...

Tenho andado a ver fóruns e grupos Facebook, e se nuns casos o hard reset estabiliza o problema, noutros teve de se substituir Bateria e/ou PCB ("Motherboard")...

• turbilha0 dijo:
    Boas a todos.

Não fazia ideia que o SAT da bq recolhesse os telefones na casa do Cliente... sendo assim, vou contactar o SAT, afim de ver o que poderá ser...

Tenho andado a ver fóruns e grupos Facebook, e se nuns casos o hard reset estabiliza o problema, noutros teve de se substituir Bateria e/ou PCB ("Motherboard")...
    Bom dia,

O hard reset apenas estabiliza o problema de um falho de firmware. Os problemas que indicas poderá ser da bateria. Em qualquer caso, se revisam o teu dispositivo no SAT de certeza que resolvem o assunto. É um problema que tem solução.

Cumprimentos,