Campus de Navidad BQ

Disfruta de una oferta especial por ser miembro de la comunidad en nuestros Campus BQ, más información aquí

Sobre a actualização 2.0.5 JB para bq Aquaris 4.5 y fnac 4.5

• O seguinte texto é uma tradução do texto publicado no Forum espanhol:

------------------------

Mais nada, temos que pedir desculpas a todos os usuários de bq  Aquaris 4.5 que actualizaram o seu dispositivo desde ontem, pela má experiência  que têm tido. Pretendemos neste tema dar respostas a vossas inquietudes e guiar-vos para um correcto funcionamento do vosso terminal.

Conscientes do vosso grande interesse por esta actualização os temos intentado satisfazer no menor tempo possível com uma actualização livre de falhos, mas como vimos pelos vossos comentários no dia de ontem e hoje, se tem juntado a actualização um bug não desejado. Temos utilizado o nosso tempo para responder-vos até conseguir uma resposta vossa mais abrangente.

Alguns destes bugs vem da instalação via OTA do novo sistema operativo, que é o Jelly Bean, que se faz muito complexo pelas circunstâncias que nos deparamos. Finalmente, e para evitar que este tipo de problemas, desactivamos as actualizações via OTA.

Um vez que não há actualização via OTA, é necessário que a instalação se realize via Hard Reset*, y que ao acabar tenhamos que realizar um "Restablecer dos dados de fábrica" desde o menu de  "Cópia de Segurança" nas "Definiçoes".

Publicaremos uma revisão da solução da maiora dos erros. Explicamos de seguida cada um dos bugs e a sua solução:

- Brilho automático instável: Isto acontecia no ICS, e o corregimos, mas o modulo que o resolvia não é compativel com o JB. Estamo a trabalhar na sua compatibilidade na proxima versão.

- Erro de rede no Facebook. Acontecia com o ICS, e se corrige tirando o proxy do APN

- Nao aparece a opção "só GSM" em "Definições"|"Mais"|"Redes movéis"|"Serviço 3G"|"Preferências de rede GSM/UMTS". Este bug leve ira ser solucionado na proxima versão.
    Se desactiva o cartão SIM e pede o PIN. Acontece só em alguns casos, e estamos em revisão neste momento.

- Consumo de bateria. É exactamente o mesmo. Acontece que alguns usuários que actualizaram via OTA lhes é dado leituras erradas e consumos desmesurados. Se este é o teu caso, faz um ou dois ciclos completos para calibrar a bateria.

- O enfoque automático é muito sensível a cambios de posição. É uma diferenca em relação a câmara no ICS. Estamos a trablhar para melhorar este aspecto.

- Não sincroniza os marcadores dos navegadores. Este bug leve o solucionaremos na proxima revisão.

- O volume se tem reduzido devido a queixas anteriores. Voltaremos a subir na proxima revisão e explicamos a todos como baixar no modo engenheiro, para quem assim o queira.

Nestes casos correspondem a um comportamento esperado do JB 4.1:

- Ao inabilitar a busqueda do google desde "Ajustes"|"Aplicações" não se acaba de retirar a barra de busca no escritório. Este cuadro ficam sem conteúdo.
    Isto não esta suportado se temos a busqueda do google actualizado. Se soluciona actualizando.

- Ao actualizar JB desaparece a aplicação Navigation.
    Este é o comportamento de todos os terminais que tem a última versão do Google Maps + Jelly Bean 4.1. Podem desinstalar a actualização do Google Maps.

- Não aparece na Sincronização com Picasa e agora a galeria não mostra os teus álbuns de Picasa.
    Google integro Picasa dentro de Google +, e desde JB 4.1 a aplicação nativa de Camara + Galeria Não integra a sincronização com Picasa. Se queres ter no teu terminal os teus álbuns de Picasa, instala a aplicação Google+ e o terás (atenção que com essa aplicação, se activas a sincronização automática de fotos, vais subir ao cloud de Google+).

Havia outros bugs reportados relacionados com a actualização via OTA. Se este é o teu caso, o melhor será que faças um Hard Reset e um "Restablecer dados de fábrica" a partid do menu "Cópia de Segurança" em "Definições".

--
    * Metodo de Instalação

Desde aqui poderás fazer download dos ficheiros necessários:

Para realizar a opção de Hard reset, poderás guiarte por este video: http://www.mibqyyo.com/videos/2013/07/03/a_fnukazqhg

Lembra-te que é necessário fazer uma cópia de Segurança antes da Instalação.

Finalmente, executa a opção "Restablecer dados de Fábrica" desde o menu "Cópia de Segurança" em "Definições".

• Bom, eu até posso tentar o hard reset, mas acho mal termos que fazer desse modo até porque não é assim tão "fácil" como isso e para leigos pode correr bem mal. Eu adoro o telemóvel e já aconselhei a N amigos, é uma pena o que aconteceu com esta actualização. Eu segui o seu conselho e fiz o factory reset depois do OTA mas isso apenas ajudou-me nos relatórios das SMS e nos contactos google que não apareciam.

- O pior é mesmo o perder o botão back e home, simplesmente não funcionam o que é exasperante em alguns casos quando queremos sair rapidamente de uma aplicação.

- O som do telefone desceu drasticamente, seja em chamadas seja em ouvir vídeo/música.

- A bateria realmente parece que desaparece mais rápido agora, mas ok acredito que pode ser disso que explicam.

- A sensibilidade do ecrã de toque parece um pouco menor agora também.

- Parece que estou com menos espaço na memória interna, dantes aparecia-me quase os 2 gigas ou mais e agora estou sempre só com 1 giga e pouco livre mesmo sem aplicações, fotos ou outros ficheiros.

Fico contente pelo apoio sempre prestado por aqui e esperemos que isto melhore

• O som no skype não funciona só oiço não consigo falar, já sei de mais 2 users com o mesmo problema um com hardreset e outro com OTA, eu fiz por OTA.

• Ou seja vou esperar pela proxima versao para actualizar

• O som no skype não funciona só oiço não consigo falar, já sei de mais 2 users com o mesmo problema um com hardreset e outro com OTA, eu fiz por OTA.
    Desinstala a aplicação de Skype, e instala uma versão anterior. Parece que se tem resolvido dessa maneira.

Cumprimentos.

• Sinceramente, com todos esses problemas nem vou sequer tentar uma nova instalação enquanto todos esses bugs não forem completamente corrigidos... Se existe gente que percebe do assunto, penso que a via do hard reset para muitos, é um bicho de sete cabeças e isso não deveria acontecer numa actualização. As pressas, às vezes, é no que dão... Mais que ninguém, gosto de ter os meus equipamentos devidamente actualizados e já o referi aqui, mas deste modo, nunca!
    Fico a aguardar por melhores notícias...

Desinstala a aplicação de Skype, e instala uma versão anterior. Parece que se tem resolvido dessa maneira.

Cumprimentos.
    Uma questão: como é que se instala uma versão anterior de uma app? No market aparece sempre a última, certo? Onde se encontra as anteriores versões?

• Boas,

alien3065 dijo:
    Compreendemos o que nós refere, mas os nossos técnicos do departamento de desenvolvimento de já estão a trabalhar em uma nova actualização que corriga todos os bugs desta actualização. Esperamos que brevemente esteja disponivel.
    -------------------------------------------------------------------------------------------------
    <a href="http://www.mibqyyo.com/comunidad/profile/18997/rolandoa" "="" target="_parent" style="margin: 0px; padding: 0px; border: 0px; outline: none; font-weight: bold; font-size: 15px; font-family: Arial, Tahoma, sans-serif; vertical-align: baseline; text-decoration: none; color: rgb(255, 0, 132); -webkit-transition: 0.3s; transition: 0.3s; line-height: 12px; background-color: rgb(255, 255, 255);">rolandoa

Tens de primeiro permitir Origens Desconhecidos a partir dos ajustes. Descarregas o arquivo de instalação ".apk". Podes guardar o arquivo em qualquer localização da memória interna.  Depois, vais ao explorador de arquivos do dispositivo e localizas e executas a instalação da aplicação. A aplicação fica instalada da mesma forma que se fosse transferida do Play Store.

Ou, memos na Play store, vais a aplicações, informaçoes da aplicação, e desinstalar ultima aplicação.

Cumprimentos,

• Bom Dia...

Tendo em conta que vocês decidiram eliminar a opção atualização via OTA... O equipamento começa a perder qualidades aos meus olhos !

Deste modo  obriga-nos a recorrer a fóruns constantemente pra ver se já saíram atualizações  e ainda pior a atualizar via hard-reset, que para vocês que entendem um pouco dos procedimentos a fazer não inclui a maioria dos utilizadores...

Deste modo vejo-me obrigado a tentar voltar a por a versão de origem enquanto não existem soluções para todos os " bugs" que surgiram após esta nova atualização, esperando não fazer asneira a quando do hard-reset nem perder muitos dados...

Cumprimentos .

• Bom dia,

Desejo apenas deixar registado que o texto, seja na versão portuguesa ou espanhola, leva a crer que o bug da desactivação do cartão SIM só ocorre após actualização via OTA.

Sucede que também acontece após actualização por hard reset!

Com efeito, primeiro actualizei via OTA, deparei-me com o bug e fiz um hard reset na tentativa de o resolver. Infelizmente permanece.

Cumprimentos.

• mdvieira dijo:

Bom Dia...

Tendo em conta que vocês decidiram eliminar a opção atualização via OTA... O equipamento começa a perder qualidades aos meus olhos !

Deste modo  obriga-nos a recorrer a fóruns constantemente pra ver se já saíram atualizações  e ainda pior a atualizar via hard-reset, que para vocês que entendem um pouco dos procedimentos a fazer não inclui a maioria dos utilizadores...

Deste modo vejo-me obrigado a tentar voltar a por a versão de origem enquanto não existem soluções para todos os " bugs" que surgiram após esta nova atualização, esperando não fazer asneira a quando do hard-reset nem perder muitos dados...

Cumprimentos .

1º Provavelmente a próxima actualização vai ser via OTA
    2º qual é o problema de vires ao site da BQ ver se já saiu uma actualização? Dá-te muito trabalho?
    3º habitua-te ao Android, pois na esmagadora maioria dos casos, ao fim de uns meses deixas de ter qualquer apoio ou assistência.

• rolandoa dijo:
    ...
    2º qual é o problema de vires ao site da BQ ver se já saiu uma actualização? Dá-te muito trabalho?
    3º habitua-te ao Android, pois na esmagadora maioria dos casos, ao fim de uns meses deixas de ter qualquer apoio ou assistência.

Obrigada pelo comentário mas não era preciso vires tão prontamente resolver o meu problema...

1º  Prefiro demonstrar o meu desagrado desta formar porque pode ser que seja uma forma de reativarem as atualizações por OTA nada mais... não era preciso ficares tão indignado com o meu comentário...

2º - O meu comentário foi com o intuito de demonstrar o meu desagrado não foi vir para aqui falar do modo que gasto o meu tempo livre...

Para mim é chato ter de andar constantemente em fóruns a procura de formas para resolver os problemas... a quando de bugs... nada mais...

3 º Sim eu sei mas tendo em conta que comprei um equipamento novo enquanto não acabar a garantia ainda posso pedir para me irem resolvendo os problemas depois ... vende-se ou encosta-se o telemóvel...

😄

Cumprimentos

• Boa noite, 

Eu concordo com o "mdvieira", não estou descontente com o BQ Aquaris 4.5, pelo contrario, estou bastante satisfeito, mas um dos diversos motivos que me fez decidir a compra do mesmo, foi a "simplicidade" de actualização de software via OTA.

Não quer isso dizer que não se consiga fazer da outra forma,que tão bem explicam em diversos tutoriais que existem em diversos forums na net, claro que a maior parte das pessoas conseguirá faze-lo, mas pelo que tenho lido os problemas surgem, e não é assim a tão pouca gente, por isso o facto da actualização do BQ Aquaris 4.5, não ser via OTA, tira um argumento de peso ao aparelho.

Espero que isso possa ser resolvido, afinal a BQ tem tido um comportamento muito bom na forma como lida com os seus clientes, e  apesar de ainda não ter o meu aparelho actualizado para JB 4.1, vou continuar a aguardar até "sentir" que o posso fazer em segurança.

• Mas quem é que vos disse que a actualização não vai ser via OTA? Não me indignei com as vossas questões, mas com a firmeza da afirmação que a próxima actualização não vai ser via OTA. Concordo que se não for, não fica nada bem à BQ, mas num recente contacto que tive com um membro da BQ por causa do firmware, foi-me dito que a actualização seria via OTA.

Também estou de acordo que quem compra um produto quer que ele funcione perfeitamente. Mas o android não é assim. Há algumas marcas que trabalham bem no android, como a HTC, por exemplo. O problema é o preço. Ainda hoje lia que o último Nexus está a dar problemas de sobra e é o aparelho lançado com a chancela da Google. E se alguém quer um dispositivo e não ter qualquer problema com ele tem mesmo de optar pelo Iphone. Isto é como tudo, o melhor é irem usando o android e vão aprendendo. Já disse diversas vezes neste fórum. O primeiro android que tive vai para mais de 2 anos, foi o Asus TF101, o primeiro tablet da Asus. Era um topo de gama, que me custou 500€. Ainda hoje o tenho. Quando veio com a primeira versão do ICS tudo corria bem, mas mal começaram as actualizações começei a ter problemas com o aparelho. Por diversas vezes que pensei que o aparelho estivesse mesmo avariado. Por vezes teimava em ligar-se e tinha muitas outras vezes comportamento estranhos. Houve uma actualização que fazia o tablet fazer constantemente reboots, o que era uma chatice. Não faltaram pessoas a vender em segunda mão o TF101. O mais curioso é que os modelos lançados após este continuaram com os problemas. E sempre que eu digo isto, aparece sempre alguém a comentar que tem um e não tem qualquer problema com ele. Pudera! Eu tenho um BQ Aquaris, actualizzei via OTA e não tenho praticamente nenhum problema aqui relatado no fórum. No meu tablet, um dia resolvi aprender a fazer root. Vi-me muito enrrascado para aprender, mas lá consegui. Melhorou muito, mas ainda assim persistiam problemas. Um deles, irritante como tudo, era o lockscreen que me fazia sempre reboots. Um dos programadores da rom que eu usava, resolveu separar-se do grupo e fazer ele só uma rom. E foi essa a minha salvação. Hoje tenho o tablet, com 2 anos, a dar coça em tablets mais recentes, fluído e sem qualquer quebra, mesmo com um processador com mais de 2 anos. Por que é que pensam que a Samsung quer ter o seu próprio sistema operativo? Em breve deve lançar os primeiros smartphones com o próprio sistema operativo. A razão parece-me ser simples: é que os samsung passam a vida a dar problemas de software com o android e imagino que a marca já não tenha mãos a medir com tanta reclamação. Já agora: eu apanhei este BQ por sorte, já que anda sempre esgotado nas lojas e não queria mandar vir do site sem lhe fazer uns pequenos testes antes da compra. Antes disso pensei em comprar um Samsung Glaxy Duos. Não o comprei por uma razão: fui ler o fórum da samsung, dedicado ao duos e assustei-me com a quantidade enorme de reclamações. Claro que se calhar venderam-se milhares e só algumas centenas tiveram problemas. É isso que acontece neste fórum. Isto não desvaloriza as críticas feitas. O mesmo não posso dizer da atitude. Essa eu desvalorizo. Não acho correcto que se inventem informações sobre as quais não há certezas para fazer pressão à marca.  

• Bem eu ainda uso o meu Bq com o ICS 4.0.4 1.1.5 fornecido por um membro daqui e esta super fluido e sem problemas, ate sair o JB sem bugs ou com minimo  dos minimos de bugs nao mudo.

Concordo com o rolandoa que todos nos utilizadores quando compramos um telemovel ou seja o que for queremos ter algo funcional, so me queixo e que quando se quer fazer download da rom tem de se meter o imei e depois diz que tenho de ca vir daqui a 7 dias , bla ,bla, bla, ate compreendo o porque, mas nao se torna la muito funcional, pois temos de pedir no forum ou em privado a alguem que nos mande mas que condiga com a versao da compilaçao que temos.

Resumindo isto atrasa tudo mas garantidamente existem marcas bem piores que esta, pois ate se esquecem que certos e determinados telefones existem.

neste momento e tao cedo nao mudarei pois estou satisfeito muito satisfeito

• Tambem continuo e vou continuar a usar o BQ com o ICS 4.0.4, porque como dizes, está "super fluido", mas espero poder actualiza-lo, e neste momento já não me importa se é por OTA ou de outra forma qualquer, o importante é que seja de facto com o minimo de bugs possivel, por isso a ideia de aguardar mais um pouco é a melhor...

Ninguem está a "pressionar" a marca, longe disso, e muito menos a inventar seja o que for, e sei perfeitamente como funciona o sistema android, por vezes leva um pouco mais de tempo, mas acaba por se tornar eficaz, e quem o utiliza terá de aprender a gerir isso, mas se compras algo que te dizem ter esta e aquela funcionalidade, neste caso a actualização via OTA, e isso deixa de funcionar, inclusive dito pela propria BQ que já não vão existir actualizações via OTA, então por muito compreensivo que sejas, é impossivel não questionares o porquê e ficares descontente....

Mas isso não faz da BQ uma má opção, pelo contrario, tenho o meu a apenas 3 semanas e aconselho-o a qualquer pessoa, a relação preço qualidade continua a ser excelente

• Boa tarde, preciso de fazer uma rectificação ao meu texto anterior, quando disse que a BQ tinha dito que já não iriam existir actulizações via OTA,  eu estava errado, o que me disseram e depois de me terem prontamente ajudado através do apoio tecnico da BQ sobre a questão de actualização, foi que "A actualização via OTA foi retirada pelos problemas que teve. A unica forma de actualizar o seu dispositivo neste momento é através do Hard Reset", 

Ou seja foi errado eu afirmar que já não iriam existir actualizações VIA OTA, e peço desculpa á BQ e aos membros do forum por ter interpretado mal as palavras do apoio tecnico da BQ ( que insisto têm sido impecaveis ). 

• rolandoa dijo:
    mdvieira dijo:

Bom Dia...

Cumprimentos .

Não tenho procuração de ninguém para apresentar defesa em seu nome, mas penso e por isso já ando farto desde há muito de frequentar fóruns & Cª., porque verifico que quando um membro coloca uma questão, seja ela de que tipo for, tem de aparecer sempre um (uns) iluminado(s) que tecem críticas, algumas delas bastante arrogantes e em alguns casos ofensivas.

Os clientes quando compram um determinado equipamento, neste caso, com o SO Android, têm sempre a perspectiva de este SO ser actualizado pelos fabricantes/representantes/distribuidores, para as últimas versões, caso contrário, viram-se para a única fonte que o faz automaticamente e sem qualquer problema, ou seja a Google e os seus equipamentos. Há dias que o meu Nexus 7 foi actualizado para a versão 4.3 e até o meu S2 já tem essa versão, via CyanogenMod 10.2...

Criticar quem se queixa, educadamente, é que acho um desatino do caraças!

• rolandoa dijo:
    Mas quem é que vos disse que a actualização não vai ser via OTA? Não me indignei com as vossas questões, mas com a firmeza da afirmação que a próxima actualização não vai ser via OTA. Concordo que se não for, não fica nada bem à BQ, mas num recente contacto que tive com um membro da BQ por causa do firmware, foi-me dito que a actualização seria via OTA.
    Também estou de acordo que quem compra um produto quer que ele funcione perfeitamente. Mas o android não é assim. Há algumas marcas que trabalham bem no android, como a HTC, por exemplo. O problema é o preço. Ainda hoje lia que o último Nexus está a dar problemas de sobra e é o aparelho lançado com a chancela da Google. E se alguém quer um dispositivo e não ter qualquer problema com ele tem mesmo de optar pelo Iphone. Isto é como tudo, o melhor é irem usando o android e vão aprendendo. Já disse diversas vezes neste fórum. O primeiro android que tive vai para mais de 2 anos, foi o Asus TF101, o primeiro tablet da Asus. Era um topo de gama, que me custou 500€. Ainda hoje o tenho. Quando veio com a primeira versão do ICS tudo corria bem, mas mal começaram as actualizações começei a ter problemas com o aparelho. Por diversas vezes que pensei que o aparelho estivesse mesmo avariado. Por vezes teimava em ligar-se e tinha muitas outras vezes comportamento estranhos. Houve uma actualização que fazia o tablet fazer constantemente reboots, o que era uma chatice. Não faltaram pessoas a vender em segunda mão o TF101. O mais curioso é que os modelos lançados após este continuaram com os problemas. E sempre que eu digo isto, aparece sempre alguém a comentar que tem um e não tem qualquer problema com ele. Pudera! Eu tenho um BQ Aquaris, actualizzei via OTA e não tenho praticamente nenhum problema aqui relatado no fórum. No meu tablet, um dia resolvi aprender a fazer root. Vi-me muito enrrascado para aprender, mas lá consegui. Melhorou muito, mas ainda assim persistiam problemas. Um deles, irritante como tudo, era o lockscreen que me fazia sempre reboots. Um dos programadores da rom que eu usava, resolveu separar-se do grupo e fazer ele só uma rom. E foi essa a minha salvação. Hoje tenho o tablet, com 2 anos, a dar coça em tablets mais recentes, fluído e sem qualquer quebra, mesmo com um processador com mais de 2 anos. Por que é que pensam que a Samsung quer ter o seu próprio sistema operativo? Em breve deve lançar os primeiros smartphones com o próprio sistema operativo. A razão parece-me ser simples: é que os samsung passam a vida a dar problemas de software com o android e imagino que a marca já não tenha mãos a medir com tanta reclamação. Já agora: eu apanhei este BQ por sorte, já que anda sempre esgotado nas lojas e não queria mandar vir do site sem lhe fazer uns pequenos testes antes da compra. Antes disso pensei em comprar um Samsung Glaxy Duos. Não o comprei por uma razão: fui ler o fórum da samsung, dedicado ao duos e assustei-me com a quantidade enorme de reclamações. Claro que se calhar venderam-se milhares e só algumas centenas tiveram problemas. É isso que acontece neste fórum. Isto não desvaloriza as críticas feitas. O mesmo não posso dizer da atitude. Essa eu desvalorizo. Não acho correcto que se inventem informações sobre as quais não há certezas para fazer pressão à marca.  

«E se alguém quer um dispositivo e não ter qualquer problema com ele tem mesmo de optar pelo Iphone»...???

Quer dizer, os i's nunca avariaram? Nunca tiveram problemas? Nunca existiram RMA's? Estou fora das guerrinhas i's versus qualquer outra marca. Cada equipamento tem características que os colocam nas mãos de quem necessita de as explorar. É como adquirir um S4 para apenas fazer chamadas e enviar uns SMS's... Mas com o é moda e é o último modelo... faz "vista" mostrar aos amigos a nova bomba da Samsung... O mesmo se aplica à gama i da "casa da fruta". É "fino", é moda, faz aumentar egos pessoais e dá nas "vistas" mesmo que muitos apenas e também o utilizem para fazer chamadas e enviar SMS's...

Já me faz lembrar a antiga guerra AMD vs Intel nos cpu's... ou GeForce vs ATI (quando esta ainda não tinha sido aquirida pela AMD) nas gráficas...  Cada componente tem a sua especifidade e deve ser aplicado tecnicamente para os fins que se desejam, sejam smarts, phablets, PC's ou Tablets... A não ser que o guito abunde e se possa comprar o último grito, sempre que sai um novo modelo, para fazer inveja aos amigos...

Agora, dizer que os i's não dão qualquer problema... é profano, próprio de fundamentalismo...

• Boas a todos,

Todos sabemos que todos os dispositivos podem dar problemas. Nesse sentido estamos todos de acordo. Contudo convém que exista uma boa equipa técnica que nos proporcione um bom serviço capaz de resolver as incidências que o dispositivo possa dar. A equipa de bq procura dar um bom dispositivo com uma boa qualidade-preço para que os usuários possam usufruir de uma fluidez e experiência agradável com o seu dispositivo, e além disso um serviço que preencha a diferença entre comprar um telemóvel topo de gama ou um bq.

É verdade que a ultima actualização não foi a melhor, contudo esperamos que dentro de pouco se lance uma nova actualização para melhorar muitos dos problemas que se verificaram com esta actualização. 

Notar que os fabricantes de componentes e de tablets apenas podem começar a trabalhar numa nova actualização depois da Google autorizar o uso do código fonte do Android, o que só tem acontecido algum tempo depois de divulgarem publicamente o lançamento do mesmo, criando muitas vezes a ideia de que bastaria importar e actualizar, o que não corresponde à realidade, existindo muito trabalho de programação e certificação de drivers dos componentes e adaptação do código a cada modelo de tablet.
    É possível actualizar o dispositivo? claro que sim! O objectivo será acompanhar a evolução tecnológica, tanto a nível de hardware como de software. Contudo o melhor será criar uma boa actualização que crie uma utilização fluída e com o menor número de problemas possível.

Acho que todas as criticas construtivas são boas para melhorar os productos e serviços de bq. Assim como todas as opiniões servem para saber responder de melhor forma a todo o tipo de utilizadores.

Cumprimentos,