Análises Pessoais ao BQ Aquaris 4.5

• Olá,

Inauguro aqui um novo tópico para fazer uma análise breve ao meu Aquaris 4.5, uma vez que penso que possa vir a ser útil a quem tenha dúvidas no futuro sobre a compra deste smartphone.

Assim que conheci as características do Aquaris, via site da BQ, fiquei maravilhado com a relação qualidade / preço. Tinha já uma boa experiência com os teblets da BQ, não porque tenha um, mas porque costumo testá-los nas lojas físicas, como a Fnac. Infelizmente nunca tinha tido a oportunidade de testar um BQ Aquaris, pois nunca tinha visto um na Fnac da minha zona de residência. Como não tenho o hábito de comprar sem testar, não arrisquei a mandar vir o Aquaris do site da BQ, pese embora, tivesse tentado a fazê-lo.

Há uns 2 dias atrás, dirigi-me à Fnac a fim de substituir o meu android com gingerbread. Os modelos topo de gama são muito caros para trazer tanto dinheiro investido no bolso. Não me agrada essa ideia. E os modelos de gama baixa tem características insuficientes para um utilizador que faça do smartphone um centro multimédia. Foi quando falei ao funcionário da loja que gostava de ver o Aquaris, mas que nunca o tinha visto. Por sorte o funcionário disse-me que tinha 1 em armazém e que normalmente os que chegam à loja nem dão para as encomendas. Pedi se era possível testar o aparelho.

Dou importância à fluidez do sistema operativo. Repare-se que tenho um tablet TF101, completamente roteado e com a versão 4.2.2 do Jelly bean, dado que sei mais ou menos o que quero num smartphone. Reparei que o Aquaris 4.5 ainda vem com Ice Cream, o que até me incomoda um pouco, mas gostei do desempenho. Notei logo que a camera fotográfica não é tão boa quanto os 8 mega pixels prometem, o que para mim até é um ponto importante. Em 5 minutos estava a entrar no mundo BQ. Cheguei a casa, liguei o samartphone e a aventura começou. Fiz o seguro anti risco da empresa, dado tratar-se de um seguro vendido pela própria empresa. Caso contrário não o faria.

Primeiras impressões:

- Preciso de um bom leitor mp3. Excelente este BQ. Muito bom som.

- Pensei que teria de comprar uns bons headphones, pois os da marca não costumam ter qualidade. Enganei-me. Reproduzem muito bem o som, com excelente qualidade.

- O cartão micro sd de 32 gigas é classe 10, pelo que é muito rápido a transferir dados. A propósito tenho visto alguns usuários a perguntar se 4 gigas de memória interna não é pouco? Não, não é. Qualquer vídeo ou fotografia que façam ou tirem vai directamente para o micro sd externo e podem mudar muitas apps para o micro sd externo. Creio que 4gigas é razoável, sem ser excepcional. A minha experiência de mais de 2 anos de android diz-me que o sistema acaba sempre por ficar algo instável com a instalação e desinstalação de apps. Dado o elevado nível de personalização do android, a vulnerabilidade do sistema é também mais elevada.

- A camara fotográfica sem ser excepcional faz vídeos razoáveis. Uma das sugestões que dou é instalarem a app Cymera. Melhora muito a qualidade da fotografia. https://play.google.com/store/apps/details?id=com.cyworld.camera&hl=pt_PT

Para ouvir música uso uma app paga, o Poweramp https://play.google.com/store/apps/details?id=com.maxmpz.audioplayer&hl=pt_PT, mas organiza muito bem a biblioteca, além de procurar automaticamente as capas dos discos.

- Tenho de andar com o smartphone na mão, o que destesto, sem uma capa protectora, mas já tenho a informação da BQ que a second skin estará disponível daqui a duas semanas. Execlente, pois vou comprar de imediato.

- Creio que a actualização para o JB deveria ter saído já. Só aceitei comprar com o ICS porque é um android completamente limpo e está lindo no smartphone e corre bem. Recomendo a instalação da app Nova Launcher. Fica lindo ao virar das janelas. https://play.google.com/store/apps/details?id=com.teslacoilsw.launcher&hl=pt_PT

- A bateria não me parece excepcional, mas cumpre bem. Ainda é prematuro falar da bateria, pois é necessário dar algum tempo para aa calibrar bem. Com um uso e abuso de um aparelho novo e que dá para fazer tudo o que é multimédia, ontem durou-me 1 dia e ainda hoje de manhã tinha alguma bateria. Acho que demora algum tempo a carregar, mas deve ser normal. Aposto que há aí smartphones bem mais caros com baterias bem piores.

- O carregador é bem pequenino e não pesa nada para transporte.

- Também vi algumas pessoas queixarem-se dos materiais. Sinceramente estão todos muito bem ajustados e o smartphone é bem construído e não vejo em que é que um Samsung topo de gama consegue ser melhor.

- A embalagem do produto é muito fina e apresenta requinte ao nível do melhor que há, ao ponto de trazer na parte interior superior uma espécie de pano macio colado para proteger bem o conteúdo.

- Até agora não tive qualquer problema com conexões. Testei o GPS com o TMN drive e ligou-se quase de imediato na varanda da minha casa. Não gosto muito do TMN drive pois é meio complicado para configurar, mas funcionou bem.

- Uso internet fora de casa com o ZON FON da zon e funciona muito bem, melhor até que o meu tablet.

- Também li algumas críticas que à luz do sol vê-se mal o ecrã, mas acho que quem disse isso é porque tinha o ajuste de brilho para médio, já que no máximo se vê perfeitamente bem.

Conclusão:

Já instalei cerca de 100 apps, instalei no princípio para aí umas 10 apps ao mesmo tempo e tudo correu sem qualquer travamento. Algumas apps que no meu tablet costumavam travar mesmo com o ICS original, não travam no BQ.

Repito. Para quem, como eu, se preocupa com o espaço interno de memória, a maioria das apps pode ser transportada para o micro sd externo. Tenham em atenção que este procedimento deixa sempre algum resíduo na memória interna, mas a quase totalidade do espaço da app fica na memória externa.

Não testei jogos pois não me interesso muito por jogos.

Ah, bateria ainda. Tenho lido que alguns usuários compram uma bateria suplemente para o caso da originar ter algum problema. É verdade que o preço da bateria da BQ é muito baixo, mas, mesmo podendo estar errado, não vejo necessidade de comprar uma bateria suplemente. Nos androids não gosto de retirar as baterias, pois desconfigura parcialmente os dispositivos. Mas também não penso ter um smartphone durante muitos anos. Gosto de fazer upgrades. Se a bateria e o samrtphone for bem estimado, o mais provável é que ao fim desse tempo, ainda esteja tudo a funcionar muito bem.

Claro que daqui a umas semanas teria de fazer um feedback sobre o smartphone, mas muito honestamente não sei qual a razão de gastar tanto dinheiro por um topo de gama se este BQ está a um nível muitíssimo elevado e com um preço que não nos faz chorar o dinheiro investido. Claro que respeito qualquer opção e se eu nadasse em dinheiro provavelmente teria comprado um topo de gama. Como sei que as minhas necessidades tecnológicas me conduzem a substituir os meus aparelhos ao fim de 2, 3 anos, creio que fiz um investimento muito bom.

Provavelmente farei um upgrade de tablet para breve e sinceramente não vou hesitar na escolha. Será a BQ. Tenho a marca em muito boa conta.

Dou muitíssima importância ao serviço pós venda das marcas. Por isso mesmo ontem testei como esse serviço funciona. Liguei para a assistência na hora do almoço e atendeu-me uma assistente espanhola mas rapidamente me indicou que dada a hora se eu poderia ligar mais tarde para tirar algumas dúvidas. Pedi se podia aproveitar para treinar o meu castelhano e não me queixei das informações prestadas.

Aqui no fórum as dúvidas são logo respondidas.

Por agora, creio que é tudo.

• @ rolandoa. As tuas impressões aqui deixadas sobre o Aquaris 4.5 (que também tenho) penso que estão adequadas ao desempenho que pretendes desse equipamento para teu uso exclusivo. Que não é igual para muitos outros. Cada utilizador tem as suas necessidades próprias e não se pode estar a afirmar que, por exemplo, há quem queira ter duas baterias mas achar que isso é desnecessário e que retirar baterias desconfigura parcialmente os dispositivos. Não creio, por experiência própria, porque uso e abuso dos meus equipamentos, de várias marcas e nunca tive problemas com troca de baterias (tenho sempre duas de cada modelo, além de uma Avrha Volta 7000 Power Bank que adquiri há pouco tempo e faz com que não tenha de andar com baterias na bolsa). Ainda hoje descarreguei e instalei no meu N9330 (5,5") e no S2, o Jelly Bean 4.3 HD 5 in 1 Theme e respectiva Launcher; faço upgrades semanais do JB 4.2.2 para o S2 via OTA da CyanogenMod desde que esta versão saiu, por isso, se existe alguém que carrega a valer nos equipamentos, até "doer", eu sou um deles porque esta é uma área que me dá muito gozo, apesar de estar mais virado para a assemblagem de computadores. Mas com certeza que a tua narrativa deverá ser levada em conta mas configurada às tuas necessidades pessoais de utilizador. Sou muito sincero, já aqui o disse no fórum, pensava que a Bq fosse mais rápida na actualização das versões do Android porque se tiver de comprar um equipamento, nunca irei comprar um com uma versão "antiga" nem que seja a 4.2.1, quando a 4.3 já saiu e a 5.0 está prevista sair em Outubro próximo... No entanto, desejo-te um bom desempenho com o teu Aquaris.

• Claro que as opiniões são sempre cunhadas pelas necessidades de cada um. Eu tenho um Asus TF 101 e a marca só me deu actualizações para aí uns 7 meses, no entanto tenho lá o Jelly Bean 4.2.2  Assim, quando afirmas que não comprarias um aparelho com uma versão anterior do so quando já saíu uma nova, tal afirmaçao também é decorrente das tuas necessidades pessoais. A ideia é dar informaçao minimamente útil. Eu tenho a rom katkiss do tinduru no meu tf101 e o tablet dá baile a muitos novos modelos. Abraço

• Desde que adquiri o Aquaris estou completamente satisfeito seja em prestaçao da bateria como na rapidez e respectiva fluidez.

Apesar de nao conseguir fazer o update para o JB, nao sei ate que nivel trara melhorias relativamente ao ICS, penso que o launcher so peca nao ter mais opçoes do tipo criar separadores etc etc (tal como o Nova launcher e o Apex)

So atrofiei ao inicio com os ips, pois como no trabalho uso ip so consegui descobrir ao fimd e 1 mes como configurava.

Relativamente ao espaço acho que 4 gigas sao mais que suficientes pois quanto mais apps se instalar mais lento pode ficar, claro que com o SD 32 de class 10 de origem nao tenho razoes de queixa.

Fiz root e removi o que nao queria substituindo por apps que ja utilizava no meu outro android e tudo corre na boa

• Olá, eu tenho o meu a funcionar em pleno, mesmo com a actualização para Jelly Bean via OTA. Comprei outra bateria, mas até penso que fiz mal. Com o wi-fi quase sempre ligado, com um ou outro telefonema, a tirar muitas fotos e pequenos videos (estou de férias), a instalar apps, ler mail, etc... dura-me na boa mais de 15 horas, o que acho perfeitamente aceitável. Não lhe noto sequer grandes bugs. Achas mesmo que vale a pena fazer root? Tenho um tablet com root e tive imensos problemas até encontrar uma rom estável, mas por fim lá consegui. Tens razão numa coisa: o pessoal compra androids e depois vai encher aquilo de apps e ao fim de 1 mês o android não se arrasta. Já aprendi que o android é pior que o windows, ocasionalmente lá temos de andar a fazer resets. No meu tablet tem sido sempre assim e não é propriamente um tablet com falta de fiabilidade, já que é o TF101 da Asus. E até na rom oficial teve os seus problemas. Ocasionalmente desligava-se do nada e tradava a conseguir ligá-lo. Fizeste o root pelos tutoriais aqui do fórum, certo? A verdade é que pelo menos até agora estou contente com o Aquaris. Comprei-lhe uma capa branca e de facto ao fim de uma semana está com mau aspecto. Como saiu a second skin outra vez, já encomendei (deve chegar amanhã) a preta com tampa preta ou laranja. Não uso qualquer protector de visor. Já no tablet náo uso e tenho há mais de 2 anos e não tenho qualquer risco. Isto porque não gosto nada dos plásticos no ecrã, em regra tiram-lhe brilho e só atrapalham.