Novidade: bq Edison 2

• Esta é a nova bq Edison 2. Este é local indicado para descobrir, falar e discutir sobre este modelo de tablet de 10". 

As características principais do dispositivo são as seguintes:

• Sistema Operativo Android 4.1.1 Jelly Bean
    • Capacidade da bateria de 8600mAh
    • Carregamento através de microUSB
    • Ecrã IPS 10,1" 1280x800 150 dpi
    • Processador Dual Core a 1.6 GHz 
    • Mali 400 MP4 a 400MHz 
    • Carcaça traseira metálica
    • 1 GB RAM, 16 GB de memória interna dos quais estão disponíveis 13,45 GB
    • Câmara traseira de 2 Mpx, câmara frontal VGA
    • HDMI dual
    • Entrada para cartão de memória microSD
    • OTG 
    • Acelerómetro

As principais diferenças com a bq Edison são: 
    • Maior velocidade da CPU e da GPU
    • Memória interna eMMC, mais rápida
    • Maior capacidade da bateria
    • Novo módulo de carregamento que permitirá carregar a tablet com qualquer carregador Micro-USB
    • Módulo de poupança de energia, que permitirá baixar as frequências da CPU e GPU para uma maior poupança de energia.
    • Ecrã IPS
    • Conexão de auriculares com a norma CTIA 
    • Traz uma nova carcaça traseira metálica, mais fácil de limpar

--

• Bom dia. Gostaria de saber uma coisa. Verifico que no novo Tablet melhoraram as velocidades do CPU e da GPU, mas são os mesmos do Edison 1, como tal irá haver alguma atualização para o edison 1.

Outra novidade é o módulo de poupança de energia, este tem haver com o software ou  hardware?

Em conclusão e a semelhança do que estão a preguntar no fórum Espanhol, irá haver melhorias para o Edison 1, já que alguns pontos que melhoraram no 2 tem haver com o software.

• Bom dia. Gostaria de saber uma coisa. Verifico que no novo Tablet melhoraram as velocidades do CPU e da GPU, mas são os mesmos do Edison 1, como tal irá haver alguma atualização para o edison 1.
    Outra novidade é o módulo de poupança de energia, este tem haver com o software ou  hardware?
    Em conclusão e a semelhança do que estão a preguntar no fórum Espanhol, irá haver melhorias para o Edison 1, já que alguns pontos que melhorara no 2 tem haver com o software. 

Ora viva 😉

Tentando responder:
    Actualizações para a Edison "1": com a devida ressalva que a bq não anuncia o seu futuro roadmap de actualizações, a mesma deverá continuar a ser alvo de actualização de firmware, sempre que possível tecnicamente e necessário. Se a pergunta é se a Edison vai ter as mesmas prestações de CPU e GPU que a Edison 2 a resposta é negativa.
    Em tempos já foi disponibilizada (pela bq) uma rom para a Edison, com "overclock", e instalação sob inteira responsabilidade do cliente. Resultado: Aquecimento excessivo (podendo até chegar a deformar a carcaça), e grande aumento de consumo de bateria com o consequente desgaste da mesma.
    Quem tenha root e conhecimentos de Android claro que poderá mexer nos settings e alterar as recomendações do fabricante, mas a Edison está configurada para retirar o maior partido do CPU (e GPU) atendendo ao conjunto de componentes que tem.
    O que muda na Edison 2, a bateria e a traseira metálica, resultando num melhor arrefecimento passivo (como em todos os tablets e ao contrário dos computadores que tem dissipadores e ventoinhas), o que permite estender de forma segura as prestações dos processadores entre outras alterações.

O módulo de poupança: funciona de forma "dupla" hw e sw. Ou seja tanto baixando as frequências do CPU (e GPU) como desabilitando funções e processos não essenciais. 

Um pouco off-topic: A regra da evolução dos dispositivos no mercado continua muito dependente de uma necessidade: a bateria - mais capacidade, menor tamanho, menor peso e menor preço, a quadratura do circulo; para poder responder às novas capacidades dos processadores (CPU e GPU). Ou seja para a bq poder manter a regra de continuar a disponibilizar os melhores dispositivos com a melhor relação qualidade/preço tem de encontrar o tal ponto de equilíbrio entre os componentes disponíveis no mercado (preço/qualidade) e o desenvolvimento de software para os potenciar.
    Assim surge a Edison 2, que é a evolução natural do modelo de sucesso anterior, mantendo por isso o mesmo nome, pois não é uma nova gama de produto.

Cumps.

• Obrigado pela resposta.

• Obrigado pela resposta.
    Não tens de quê 😉 No que poder ajudar e souber, diz!
    Cumps.

• Bom dia Pedro,

Vi algures na net que a bq estava a fazer uma campanha de retoma do edison 1 na compra do edison 2.

Podias me informar se é verdade.

Caso seja quais as condições, preços etc.

Obrigado,

leman

• @leman; Boas 😉

Não tenho conhecimento da existência de nenhum plano de retoma que esteja a decorrer neste momento pela bq.
    Se/quando existir ele será divulgado pelos canais oficiais, www.bqreaders.pt e/ou aqui no fórum: http://www.mibqyyo.com/comunidad/categories/sobre-a-bq

Obrigado.
    Cumps.

• O Edison 2 vai ter uma versão de 32 GB? 😉
    (http://www.bqreaders.com/file/Edison-2/bq_Edison2_16-32GB_sp.pdf)

Porque é que se diz que este Edison tem maior velocidade de CPU e GPU que o Edison 1? O processador e gráfica não são os mesmos? (com a diferença destes terem o modo de poupança de energia)

cumps

• O Edison 2 vai ter uma versão de 32 GB? 😉
    (http://www.bqreaders.com/file/Edison-2/bq_Edison2_16-32GB_sp.pdf)
    Porque é que se diz que este Edison tem maior velocidade de CPU e GPU que o Edison 1? O processador e gráfica não são os mesmos? (com a diferença destes terem o modo de poupança de energia)
    cumps

Ora viva,

O hardware (CPU e GPU) são similares, entre o Edison e o Edison 2, embora haja uma diferença no CPU, de RK3066 para RK3066a. Para além disso a o material da carcaça traseira do Edison 2, permite um melhor arrefecimento (por ser metálico), logo permite configurar a velocidade do CPU para um valor mais elevado que no Edison (como comentei antes).

Sobre diferenças de memórias, não tenho neste momento nada para partilhar publicamente 😉

Cumps.

• Apenas perguntei porque ambos estão a 1.6 GHz, mas essa pequena letra no modelo já faz a diferença, e isso eu não sabia 😃

Quanto à memória era apenas curiosidade, porque com a entrada microSD, não faz muita diferença ser de 16 ou 32 GB =P

obrigado,
    cumps

• Boa tarde

Tenho o Elcano e o Aquaris 4.5, ambos a trabalharem satisfatoriamente, não fosse a limitação das actualizações do SO. Tenham paciência em martelar de novo nesta componente, mas como informático e sempre em "cima" das actualizações de software dos meus equipamentos, penso que além de melhorias no hardware dos vossos equipamentos, estas deveriam ser acompanhadas de actualização do SO Android, neste caso, já vamos com a versão 4.2.2 há meses, a 4.3 está a rebentar por aí e no último trimestre do ano está para sair a 5.0 Key Lime Pie. Aliás, existem já notícias que o Galaxy S5 virá com este novo SO. Não entendo o "emperrar" estas actualizações, pois a Samsung anda na mesma onda. Não fosse rotear o meu S2 o ano passado via CyanogenMod (tenho o JB 4.2.2 desde que ele saiu), ainda andava pela versão 4.1.x...

Também diziam - e desculpem estar a falar na concorrência -  que o Galaxy Tab P1000 7" não passaria do Gigerbread 2.3.6 devido ao CPU e memória instalados, blá, blá, blá, mas o facto é que tenho o JB 4.2.2 instalado nele e embora um pouco mais lento, é certo, compensa tudo o resto para o que necessito dele... Portanto, aqui não está em causa as velocidades dos CPU's e/ou memórias, embora isso influam no desempenho do equipamento, mas de uma melhoria que as novas versões de SO trazem aos mesmos...

Esta é a minha opinião e deixei de considerar a compra de equipamentos que não possuam as últimas versões do Android, quer em smarts, phablets ou tablets.

• alien3065 dijo:
    Boa tarde

Tenho o Elcano e o Aquaris 4.5, ambos a trabalharem satisfatoriamente, não fosse a limitação das actualizações do SO. Tenham paciência em martelar de novo nesta componente, mas como informático e sempre em "cima" das actualizações de software dos meus equipamentos, penso que além de melhorias no hardware dos vossos equipamentos, estas deveriam ser acompanhadas de actualização do SO Android, neste caso, já vamos com a versão 4.2.2 há meses, a 4.3 está a rebentar por aí e no último trimestre do ano está para sair a 5.0 Key Lime Pie. Aliás, existem já notícias que o Galaxy S5 virá com este novo SO. Não entendo o "emperrar" estas actualizações, pois a Samsung anda na mesma onda. Não fosse rotear o meu S2 o ano passado via CyanogenMod (tenho o JB 4.2.2 desde que ele saiu), ainda andava pela versão 4.1.x...

Também diziam - e desculpem estar a falar na concorrência -  que o Galaxy Tab P1000 7" não passaria do Gigerbread 2.3.6 devido ao CPU e memória instalados, blá, blá, blá, mas o facto é que tenho o JB 4.2.2 instalado nele e embora um pouco mais lento, é certo, compensa tudo o resto para o que necessito dele... Portanto, aqui não está em causa as velocidades dos CPU's e/ou memórias, embora isso influam no desempenho do equipamento, mas de uma melhoria que as novas versões de SO trazem aos mesmos...

Esta é a minha opinião e deixei de considerar a compra de equipamentos que não possuam as últimas versões do Android, quer em smarts, phablets ou tablets.

boas,

li isto ha´ algum tempo e esclareceu-me algumas du´vidas
    espero que ajude 😃

http://gizmodo.com/5987508/why-android-updates-are-so-slow

cumps

• boas,
    li isto ha´ algum tempo e esclareceu-me algumas du´vidas espero que ajude 😃

http://gizmodo.com/5987508/why-android-updates-are-so-slow

cumps

Boas 😉

Eu diria que está muito bem explicado e é bastante fiel aos processos que ocorrem por detrás do "palco" do que nós clientes vemos... Obrigado Tiago pela partilha!!

É complicado...

Juntamente com os factores que influem na qualidade do Wi-Fi (e são muitos, mesmo muitos...) e o processo de calibração das baterias, a questão das actualizações anunciadas pela Google (Android) e depois a sua efectivação e disponibilidade pelos fabricantes para o utilizador final são, para mim, os temas mais fáceis de entender (por estar por dentro dos processos e conviver com as equipas responsáveis) e ao mesmo tempo os mais difíceis de explicar... ficando sempre com a ideia de que quero/queremos "empurrar" o tema para terceiros quando não é de todo essa a minha intenção. Nem sempre querer é poder 😉

Abraço.