Calendário Google com funcionamento irregular



  • Boas tardes
    Necessito de ajuda com o calendário Google (Android 4.1.1) .
    Até há relativamente pouco tempo o Calendário funcionava bem, sincronizando a tempo e horas. Porém desde há mais ou menos 1 mês deixou de funcionar convenientemente. Só sincroniza ás vezes e o widget aparece com a mensagem "a actualizar" e não passa de ali.
    Nas Configurações/Contas tenho a mensagem de que não foi possível sincronizar com a minha conta, que retomará brevemente , aparecendo o símbolo da sincronização a vermelho e a mensagem "erro de sincronização".
    Quando, de seguida, selecciono a conta nessas alturas (sem dados na agenda) aparecem todas as ferramentas"Contactos; Dados das aplicações; Drive....." mas o Calendário não aprece e o Navegador aparece com um exclamação à ferente.
    Frequentemente para que fique a funcionar normalmente tenho de ligar e desligar o Edison (como no Windows).
    Tenho a sensação de que não guarda a informação da agenda no tablet e que tem sempre e a ir descarregar da net e que não consegue.
    Não instalei nada ultimamente, corri o AVG sem probelmas, e a agenda funciona bem no meu smartphone no mesmo local da casa.
    Já fiz como sugerido aqui http://www.mibqyyo.com/comunidad/discussion/16465/sincronización-google-calendar/p1 porém sem sucesso.
    Sugestões, obrigado

    Regis




  • Ora viva e bem-vindo ao fórum!


    Ora bem, o tema que comentas pode ter inúmeras questões paralelas, sendo que tudo pode terminar com uma reposição do zero, de preferência efectuado um hard reset e de seguida testando o uso do tablet e do Calendário, sem instalar qualquer aplicação.

    Antes disso alguns passos que poderás testar:
    - Verificar se o tema ocorre em todas as redes Wi-Fi que poderes testar ou apenas na que usas mais. (Mudou alguma coisa na configuração do router?)
    - Verificar se algo nas configurações da própria aplicação, como calendários a apresentar, notificações ou outra pode estar a causar algum blqueio;
    - Ir a Definições > Aplicações > Todas > Calendário: Limpar cache e dados da aplicação;
    - Remover o widget e voltar a reinstalar.
    - Apagares a conta (ou as contas se tiveres várias para evitar algum conflito), e voltar a reinstalar a mesma e testar.
    - Testar com outra aplicação de calendário, para verificares se o tema se repete.

    Cumps.



  • Viva PedroC_PT

    Obrigado pela resposta.

    Estou completamente baralhado!

    1 - ainda só experimentei numa rede, vou tentar ver se se passa o mesmo noutras.  Seja como for ele devia guardar a minha agenda de forma a poder consultá-la ofline. Não é? 

    2 -já (re)verifiquei as configurações 33 mil vezes :-). O estranho é que nas configurações da agenda aparece a minha conta Gmail (com o respectivo email) mas diz que não tem calendários. E quando faço "actualizar", nada acontece. E lá está, quando não carrega oos calendário nas "Definições>Contas >Google> minha conta " aparece tudo (contactos; drive; gmail....) mas a agenda não! Mistérios!!!!

    3 - Apagar conta ainda não tentei. Vou fazer agora

    4 - quanto ao widget já o fiz várias vezes, e não resolveu, tal como ter outras apps a sincronizar com o Google (Jort por exemplo).

    Será que escapo ao hard reset??

    Cumps

    Actualização

    Já removi a conta e voltei a instalá-la e o efeito é o mesmo. quando ligo sem net não dá nada, apenas a mensagem no wiget "a carregar" que nunca chega a vias de facto 😞

    Ligando a net e fazendo "actualizar" e fazer sincronizar na conta,  idem 😞

    Nem mesmo limpado os os dados, umas vezes funca outras não!!!

    Estas avarias intermitentes !!!!!!



  • Ora viva,


    Então... vamos lá também espreitar se o teu calendário principal, assumindo que tens mais do que um no Google Calender, está com "boa cara": https://www.google.com/calendar/render indo depois ao ícone do "gear" e a definições > calendários.Verifica se algo nas configs te chama a atenção.
    Adiciona via web um evento de teste para amanhã.
    No tablet, na app: Calendário, verifica em Definições > "o teu email principal" >  Se tens o calendário habilitado.
    E se depois consegues sincronizar manualmente, tocando em "actualizar".

    Testa também adicionar um novo evento de teste no calendário do tablet, e depois faz uma actualização manual (estando ligado à rede sem fios e esta à internet correctamente). Verifica depois no computador se o calendário foi actualizado com o evento criado no tablet.

    Sendo que a recomeçar a aplicação calendário, e mais ainda ao apagares a tua conta, reiniciares o tablet e re instalares a conta esta devia permitir actualizar o calendário normalmente.

    Tens como testar a sincronização noutro dispositivo? No teu smartphone por exemplo? Ou noutro tablet? (Mesmo que só para efeito de teste e descartar alguma configuração na tua conta Google.)

    Eu compreendo a tua reticencia em evitar o hard reset, o tema é: são muitos e pequenos detalhes o que pode estar a impedir a correcta sincronização, e claro implica muito teste e falha antes de descortinar o que poderá ser, até porque o básico parece estar visto... O hard reset é um "atalho" na medida em repõe não só o tablet no estado original (algo também conseguido via a reposição de fábrica) mas também re-instala o SO e as apps nativas... não vá alguma ter ficado corrompida.

    Cumps.



  • PedroC_PT

    Mil obrigados pela paciência!

    Só tenho um calendário, e como referi o "actualizar" não resolve nada quando ele está com a "burra" :-).

    Depois do último post desliguei, fui jantar e agora quando reinicie está OK! Dá para entender? Antes desta operações voltei a instalar o Jort que não consegui ir buscar o Calendar pois dizia que não tinha nenhum (Google) definido!?

    No meu smartphone sincroniza na perfeição aqui junto ao Tablet.

    Compreendo bem o HR é uma espécie de "format" do Windows. É incomodo, não pelas instalações de software, que tenho poucas, mas porque o utilizo o Edison como livro/caderno para actividades profissionais, e tenho carradas de PDFs, editados e sincronizados com o Calibre. Enfim, nada que não se faça com tempo.

    Para já vou evitar e continuar a tentar soluções,.

    Cumps




  • Boas,


    Não tens de quê, lamento é a dificuldade do tema não permitir ajudar mais e apresentar uma resposta directa e concreta (sem ser o hard reset).
    Por curiosidade esta manhã também tive dificuldades em sincronizar calendário e emails (gmail), mas fiquei com a ideia de que poderia ser algo com a ligação à internet, pois no computador esta também não era um exemplo de qualidade. Passado uma horas, passou... e sincronizou sem problema.

    Sobre o hard reset, correcto, é um format completo 😉
    Uma forma de evitar perda de docs e ficheiros importantes, passa por teres cópias de segurança dos ficheiros, ou usar os PDF's guardados num cartão microSD (ou no Google Drive, ou outro serviço Cloud storage) deste modo não são "mexidos" pela formatação do tablet.

    Fico na expectativa que os testes e provas permitam encontrar uma forma de estabilizar a sincronização...
    Abraço.



  • Viva

    Cá vai um novo ponto da situação....tudo na mesma, umas vezes dá outras não 😞

    Até a Jort (com armazenamento na própria Cloud) não consegue encontrar os calendários da minha conta!

    Sempre que abro as agendas não têm dados nenhuns. Não era suposto, mesmo ofline, que os calendários guardassem os conteúdos? Será esse o problema?

    Se eu arrancar o Edison sem net, normalmente, fico sem agendas. Depois se fizer "reboot" e ligar a net, por vezes demorando um pouco, as agendas carregam!!!!

     Nada disto se passa com o meu smartphone. Vou observando e dando notícias.

    Obrigado pela ajuda




  • Últimas notícias !

    Se desligar o tablet com a net ligada, quando o voltar a ligar ele arranca com ela ligada, e assim tenho agendas.

    Se antes de o desligar desligar a net, é para esquecer, que ele não vai buscar as agendas nem que eu o ponha online de seguida, tenho de "rebootar".

    É estranho, não é?. Só ter agendas online e nestas condições específicas!

    Sugestões?



  • Boas e obrigado pelas actualizações ao/do tema 😉


    Efectivamente não é suposto não teres acesso à app calendário e o seu conteudo offline. Ou seja é necessário estar conectado à internet para actualizar e sincronizar, mas deverias entrar no calendário/agenda e verificar a informação armazenada, criar novos eventos, editar os existentes e depois voltar a ligar o Wi-Fi e sincronizar.
    (Pessoalmente até uso muitas vezes este método com tudo o que seja sincronizável, calendário, gmail, contactos,... trabalhar em offline, e apenas ligar o Wi-Fi quando necessário, para poupar bateria.)

    O que me ocorre... se apesar de limpar dados e cache da app e processo, remover conta Google associada (adicionar uma outra conta para efeitos de teste poderia ser curioso), repor os valores originais de fábrica e o tema persistir... começo a pensar que não haverá como evitar um hard reset, pois pode estar o SO e/ou a app nativa corrompida e a única forma de a repor é formatando e voltando a instalar a mesma.

    Abraço



  • Viva

    Na realidade, das tuas sugestões,  apenas me falta adicionar outra conta para ver,  e claro o hard reset .

    Quanto "(Pessoalmente até uso muitas vezes este método com tudo o que seja  sincronizável, calendário, gmail, contactos,... trabalhar em offline, e apenas ligar o Wi-Fi quando necessário, para poupar bateria.)", é precisamente o que faço! E foi numa dessas situações que detectei o problema.

    Já andei a Googlar, mas o tempo não é muito 😞 , e encontrei situações parecidas mas resolúveis, nada tão específico com a minha.

    Vamos Falando 😉

    Abraços



  • Boas,


    Obrigado eu por actualizares o tema... embora sem novidades... mas espero que entre tantos testes seja possível ultrapassar o constrangimento (e evitar o HR) 😉

    Abraço



  • Viva Espero que as férias e tenham/estejam ou venham a correr bem

    Quanto ao meu problema o ponto da situação é o seguinte.....

    Hard rest ! 😞

    Depois tudo ficou a funcionar bem, e mais fluído, claro!!!

    Fartei-me de googlar e andar nos fóruns , sempre sem sucesso.

    Pior, não consegui que o Carbon ( agora Helium) ou outro qualquer programa do género, emparelhasse com o PC, pelo que tive de usar as cópias de segurança do Google (que funcionaram às mil maravilhas) e o resto "à unha", via USB.

    Agora a difícil tarefa é a da reposição dos conteúdos da meia dúzia dos programas, que entretanto reduzia agora na reinstalação.

    Obrigado pelo apoio. 


    P.S.

    Há qualquer coisa de estranho com o Helium. Depois de o ter instalado no W e, porque não funcionou, o ter desinstalado, agora que tenho o Edison a funcionar bem achei que esta app seria uma boa opção como medida de segurança. Descarreguei-o de novo mas agora quando tento instalá-lo no W recebo uma mensagem dizendo que o programa não é seguro e que devo contactar o administrador para alterar a interace da aplicação????

    Não percebo o que se passa. Sugestões?