Problemas com bluetooth?

• Viva

Parece que a minha experiência com o Elcano está a começar a fazer juz ao nome do tablet...está a ir pelo cano abaixo 😞

Fui comprar um auricular bluetooth para utilizar com o tablet (Samsung HM1100) e tal não é o meu espanto quando chego à conclusão que o som enviado para o destinatário da chamada vai todo distorcido...
    Ou seja, se falar directamente pelo tablet (com ou sem altavoz) ouvem-me bem. Contudo, se utilizar o auricular ouvem-me muito mal (distorcido e com cortes).
    Inicialmente pensei que fosse defeito do auricular, mas como tinha outro cá em casa (a funcionar sem problemas) decidi testar com o tablet e o resultado foi exactamente o mesmo...
    Emparelhei o novo auricular com o meu telemóvel (um Nexus S) e, sem surpresas, funciona sem qualquer problema...

Conclusão: o problema está no bluetooth do Elcano, sem margem para dúvidas.

Já efectuei reset total ao sistema mas continua na mesma...estou agora a fazer o download da última firmware para fazer o hard reset.

Mais alguém confirma esta situação a correr a firmware 2.1.0?
    Começo a ficar desanimado com o equipamento... 😞

Abraço

• Update: fiz o hardreset e a situação mantém-se 😞

No entanto, consegui que funcionasse correctamente após fazer downgrade para a versão 2.0.0...mas assim que emparelhei um segundo auricular, voltou tudo ao mesmo. Ora funciona ora não funciona...
    Estou convencido que o problema não está na versão da firmware...terá sido sim um mero acaso resultante da sequência de emparelhamentos que fiz...

Logo já vou actualizar novamente para a versão 2.1.0 e vou testar novamente, mas fico com a ideia que o problema está de alguma forma relacionado com o emparelhamento de mais do que um auricular que utiliza o perfil audio do tablet. Provavelmente também poderá estar a ser despoletado por um dos auriculares que estou a testar (o tal Samsung já referido e um marca branca), mas definitivamente há aqui um "bug" que não consigo replicar em nenhum dos smartphones a que tenho acesso (o Nexus S que corre o Android 4.1.2 e um Sony Live Walkman que corre o Android 4.0.4).

• Reinstalei a firmware 2.1.0 (por hard reset), emparelhei o auricular novo e não lhe mexi mais. Está a funcionar para já.

Fiquei com a sensação que o outro auricular que tenho (o tal marca branca) não funciona bem com este tablet. Ou isso ou interferências a afectar o sinal bluetooth (baseando-me no facto de ambos os auriculares apresentarem os mesmos sintomas), apesar de achar estranho que só afectasse o emparelhamento com o tablet...quando tiver paciência volto a emparelhar o outro auricular para ver o resultado.

Por outro lado já li vários relatos na web de diversos utilizadores (com equipamentos de outras marcas a correr ICS e JB) que se queixam de vários problemas no áudio do bluetooth...

Enfim, fica a minha experiência a quem possa interessar 🙂

• Ora viva,

Obrigado pelos comentários, ponto de situação/evolução do tema 😉 e por partilhares os passos dados.
    Ainda bem que já funciona, pelo menos com um auricular, correctamente.

Verifica se o outro auricular é compatível com a norma AD2P.
    E sim, embora o bluetooth 4.0 permita ter vários periféricos conectados, rato, teclado, colunas, auriculares/headset,... e se juntarmos mais o rádio wi-fi (ou vários se mais dispositivos ligados na rede sem fios) a qualidade do sinal pode sofrer influências e ser mais pobre.
    Para efeito de testes, o melhor será ter mesmo o ambiente limpo de outros sinais electro-manéticos e de preferências limpar os emparelhamentos anteriores.

Cumps.