Bateria » Consumos, dicas de poupança, calibração...

• São recorrentes as questões relativas à bateria e ao carregamento dos nossos dispositivos. Aqui ficam algumas ideias, sugestões e recomendações:

► [u]A [i]bq[/i] recomenda que antes da primeira utilização do dispositivo o mesmo seja carregado completamente (cerca de 6 horas) antes de o acender e usar.[/u]

[size=150]► [u]Calibrar a bateria[/u] [/size]
    [list]

Seja nos primeiros carregamentos, aquando da compra ou de tempos a tempos, quando notamos que o dispositivo começa a apresentar valores menos correctos do nível de carga, devemos proceder à calibração da bateria.

1. Após usar o smartphone como habitualmente, deixar que o mesmo se apague por si próprio, sem usar quando a bateria apresentar valor inferior a 10~14%.
    2. De seguida deixar o tablet apagado em repouso umas horas sem fazer nada nem tentar ligá-lo.
    3. Ligá-lo ao carregador (AC) e quando tiver na animação de verificação (visível ao premir brevemente o botão de acender on/off) a indicação de que a bateria está carregada completamente (cerca de 6~7 horas) deixar o dispositivo a carregar por mais umas duas horas. (Nota: Os dispositivos bq têm um sistema de protecção que impede a bateria de entrar em excesso de carga, cortando a alimentação e deixando de consumir energia da rede eléctrica.)
    4. Depois é só desligar o carregador e usar o smartphone normalmente acendendo-o.
    5. Repetir este procedimento umas duas ou três vezes seguidas, tendo o cuidado de durante o processo de calibração não efectuar cargas intermédias (seja via carregador AC ou por USB no computador). Pode ligar e apagar o dispositivo quando desejar, mas apenas o deverá colocar a carregar novamente quando se verificar o descrito no ponto 1).

Nota: Não é necessário uma descarga radical nos equipamentos que usam bateria de iões de lítio, ou seja forçar o consumo e re-acendimentos até que o equipamento não ligue; há vários sites que explicam o porquê de evitar este tipo de descargas radicais, embora seja um tema discutível.

Passados algum tempo (ou a cada 30~40 ciclos de carga) se notarem que os valores e duração da carga volta a funcionar menos bem, voltar a repetir o procedimento descrito.
    [/list:u]

Um dos maiores inimigos de uma bateria é o calor/aquecimento, por isso não é recomendável o uso do smartphone: enquanto estiver a carregar; com a temperatura do ar superior a 40º nem deixar o tablet exposto a fontes de calor, como no interior de um automóvel numa tarde de verão ;)

Caso necessite de deixar o smartphone apagado por um longo período de tempo, é recomendável que o deixe carregado, cerca de 60~80%. Depois, antes de a voltar a ligar, carregar até 100%, manter em carga mais umas horas, desligar o carregador, ligar e usar normalmente. Deverá pelo menos uma vez por mês colocar o dispositivo a carregar (até 80%) mesmo que não o utilize.

[u]Aplicações externas[/u] que poderão considerar para fazer a calibração e gestão de consumos (Nota: atenção que algumas aplicações acabam elas mesmas por ser uma fonte de consumo extra devido ao processamento e processos que mantêm abertos em 2º plano):

• [url=https://play.google.com/store/apps/details?id=ch.smalltech.battery.free]Battery HD[/url];

[size=150]► [u]Como reduzir o consumo[/u] [/size]

[list][b]- Ecrã » Brilho:[/b] A maior parte da energia é gasta com o ecrã, por isso manter o ecrã com o brilho no mínimo possível e desligando-o quando não o esteja a utilizar é a melhor forma de manter o consumo num nível mais baixo.

[b]- Jogos e aplicações:[/b] Como é lógico quanto maiores forem, quanto mais exigentes forem no uso do CPU e do GPU da tablet, quantas mais aplicações estiverem a correr ao mesmo tempo; maior será o consumo de energia. Assim, o seu uso de forma racional, a manutenção do brilho no mínimo para o seu uso confortável, e uma aplicação como battery monitor ou similar, podem ajudar a gerir o consumo de uma forma mais eficiente.

[b]- Som:[/b] Não será o responsável por um grande aumento do consumo, mas, mantendo os sons do sistema, do teclado, das notificações,... no mínimo ou mesmo no silêncio, poderá ajudar a poupar energia ;)

[b]- Redes sem fios e outras ligações:[/b] A regra deverá ser: desligar, manualmente via as definições do smartphone, as ligações/conexões que não estejam a usar; seja o WiFi, Bluetooth, 3G, GPS. Ter em atenção que mesmo que não estejam em uso por uma aplicação, o simples facto de estarem ligações ligadas implica um consumo extra de energia. Uma boa opção será colocar o mesmo em modo de Avião se não necessitam de ligações de comunicação rádio wifi, 3G, GSM, bluetooth,...
    Dica: Esta aplicação/widget [url=https://play.google.com/store/apps/details?id=it.potaland.android.settings&hl=pt_PT]Avião On/Off Widget[/url] permite de uma forma bastante simples ligar/desligar as ligações/conexões e consequentemente ajudar a poupar bateria. Também o widget "Controlo de energia" que normalmente vem por defeito nos dispositivos Android, permite de forma simples gerir as ligações e brilho.

[b]- Notificações, sincronização e processos em segundo plano:[/b] Não será novidade se disser que também aqui, menos é mais... Ou seja quanto menos processos estiverem a correr em segundo plano (como widgets); quanto menos notificações estiverem activadas e quanto menos aplicações estiverem configuradas para sincronizar regularmente, mais poupará no consumo da bateria. O mesmo se aplica para os serviços de localização do Google e ou GPS/A-GPS.
    Poderá também optar por configurar as notificações e as sincronizações para serem menos regulares e/ou com intervalos de tempo maiores.
    Há na Google Play algumas aplicações que ajudam a manter tanto a monitorização do consumo de bateria como a gestão dos processos e aplicações a correr em segundo plano, ex. Battery Monitor; Advanced task killer; etc.[/list:u]

[size=150]► [u]Testar a capacidade da bateria[/u] [/size]

Uma sugestão para testar a capacidade da bateria do teu dispositivo:
    Instalar esta aplicação: >[url=https://play.google.com/store/apps/details?id=com.lab501.batterylife&hl=en]LAB501[/url] desde a Google Play.

• Configurar o brilho para um nível médio e desactivar o Wi-Fi, Bluetooth e Modem 3G (interno ou externo, se aplicável), de preferência colocar em Modo de Avião.
    • Carregar a bateria do smartphone até aos 100%; Desliga depois do carregador.
    • Verificar que não tem outras aplicações abertas nem as sincronizações em automático.
    • Iniciar na aplicação Lab501 o teste de comprovação (video) e deixe-o activo até que o smartphone se desligue (fique sem bateria).
    • Ligar novamente o carregador e acender o dispositivo.
    • Comprova o resultado do teste (em minutos).

[u]Mesmo tendo um cuidado especial com as configurações e uso a bateria não chega para o que precisas? Não tens como a carregar?[/u]
    [i]Sugestão:[/i] [url=http://store.bqreaders.com/pt/power-bank-7000]» [b]Power bank Avrha Volta 7000[/b][/url] (Capacidade: 7000 mAh; Li-ion; Tempo de carga: 8-14 horas; Saída 1 USB: 5V-2.1A; Saída 2 USB: 5V-1A ) ou [url=http://store.bqreaders.com/pt/power-bank-2600]» [b]Power bank Avrha Volta 2600[/b][/url] (Capacidade: 2600 mAh; Li-ion; Tempo de carga: 3-5 horas; Saída 1 USB: 5V-2.1A; Saída 2 USB: 5V-1A )

[i]Se tiverem mais sugestões/recomendações/dicas e/ou aplicações relacionadas deixem um comentário, para depois actualizar este post inicial com as vossas ideias[/i] ;)

[size=85]Obrigado [url=http://foro.bqreaders.com/memberlist.php?mode=viewprofile&u=144]roldayan[/url] pelo [url=http://foro.bqreaders.com/viewtopic.php?f=2944&t=3568&hilit=bateria#p22438]tópico inicial[/url] que usei como base.[/size]

[u]Algumas referências externas (bibliografia online):[/u]
    » http://en.wikipedia.org/wiki/Lithium-ion_battery
    » http://batteryuniversity.com/learn/arti ... _batteries
    » http://h10025.www1.hp.com/ewfrf/wc/docu ... duct=18703
    » http://batterycare.net/guia.html
    » http://batteryuniversity.com/learn/arti ... _batteries
    » http://abertoatedemadrugada.com/2012/12 ... blets.html
    » http://sobreandroid.com/3357/como-hacer ... ectamente/
    » http://www.xatakandroid.com/moviles-and ... tu-android

• PRECISO MESMO DE AJUDA !! O meu Aquaris veio ontem e estou muito indignada com a bateria .. não é normal o telemóvel estar completamente desligado com 50% e quando o ligo passado 10 min já tem 35% .. gasta quando está desligado. Outro problema com o qual me deparei foi que carreguei o telemóvel ás 00.00 e tinha 100% de bateria, de manhã quando acordei (sem sequer mexer nele) já tinha 40%.. o que se passa!? Como poderei resolver isto? :? :?

Obrigada pela atenção ! :) :)

• [size=85][quote="xana_52"]PRECISO MESMO DE AJUDA !! O meu Aquaris veio ontem e estou muito indignada com a bateria .. não é normal o telemóvel estar completamente desligado com 50% e quando o ligo passado 10 min já tem 35% .. gasta quando está desligado. Outro problema com o qual me deparei foi que carreguei o telemóvel ás 00.00 e tinha 100% de bateria, de manhã quando acordei (sem sequer mexer nele) já tinha 40%.. o que se passa!? Como poderei resolver isto? :? :?
    Obrigada pela atenção ! :) :)[/quote][/size]
    [size=85][quote="xana_52"]Bom dia, será que alguém me pode dar uma ajudinha? Já tenho o meu BQ Aquaris desde ontem, mas tem dado vários problemas com a bateria. O que se passa é que mesmo com o wifi desligado, brilho no minímo entre outros cuidados, ele descarrega muito muito rápido. Esta noite carregou 100% por volta das 00.00h e hoje de manhã (sem eu tocar no telemóvel) tinha já 40% de bateria. Não sei mesmo que fazer, se alguém me pudesse ajudar agradecia[/quote][/size]

e: no fórum em espanhol: viewtopic.php?f=3138&t=12587#p117322

Ora viva,

Bem-vinda ao fórum da bq!
    Antes de mais um pedido de um favor, evitar duplicar o mesmo post por vários tópicos (spam).

A minha recomendação será a de efectuares uma calibração da bateria, e repetir o procedimento por três vezes, respeitando os tempos e sem fazer carregamentos intermédios durante os ciclos de carga/descarga completos.
    E relembro que o indicador de carga da bateria é aproximado e não reporta valores reais mas antes o resultado de uma média aproximada dos consumos anteriores e uma previsão baseada no uso de determinadas aplicações (e processos em 2º plano) que possas ter abertas.
    O que se pretende com a calibração é corrigir essas estatísticas e "ensinar" o tablet quanto tem de capacidade a bateria, quanto gasta efectivamente cada padrão de uso, aplicação e processo e deste modo apresentar um valor o mais aproximado possível da realidade.
    Verifica ainda as dicas de poupança de bateria durante o uso.
    No final da calibração (3 ciclos de carga e de descarga completos), e nota que estes valores também tendem a normalizar após os primeiros ciclos de carga e de que é necessário algum uso para que a bateria atinja toda a sua capacidade e rendimento, verifica o comportamento do tablet. E se notares que o rendimento da bateria é muito inferior ao que seria esperado (não me refiro ao valor apresentado, mas ao tempo e rendimento efectivo da bateria) faz o teste com a app LAB501 que refiro em cima e depois comenta-nos os resultados por favor.

Cumprimentos.

• Peço imensa desculpa pelas publicações pensei que não obtivesse resposta no português. Tenho feito a calibração como recomendado e ainda só fiz uma carga e uma descarga e parece-me estar a melhorar! Pelo menos já durou muito mais horas, umas 15 horas e tem 15% agora. Espero que com as 3 cargas se resolva. Um outro assunto com o qual me deparei, é que o meu telemóvel tem alturas em que não consigo enviar mensagens nem ligar! e nessas alturas as pessoas também não me conseguem ligar... tenho que o desligar e voltar a ligar e volta tudo ao normal :S o que poderá ser?? Obrigada por toda a ajuda.

• [size=85][quote="xana_52"]Peço imensa desculpa pelas publicações pensei que não obtivesse resposta no português. Tenho feito a calibração como recomendado e ainda só fiz uma carga e uma descarga e parece-me estar a melhorar! Pelo menos já durou muito mais horas, umas 15 horas e tem 15% agora. Espero que com as 3 cargas se resolva. Um outro assunto com o qual me deparei, é que o meu telemóvel tem alturas em que não consigo enviar mensagens nem ligar! e nessas alturas as pessoas também não me conseguem ligar... tenho que o desligar e voltar a ligar e volta tudo ao normal :S o que poderá ser?? Obrigada por toda a ajuda.[/quote][/size]
    Boas,

Ainda bem que o tema parece estar solucionado.
    Relativamente à outra questão:

• Verifica o habitual: que estás numa zona com boa cobertura de rede móvel. Tens informação no ecrã de que estás sem rede? Independentemente do slot onde coloques o cartão SIM?
    • Será que podes testar com outro cartão SIM (e se possível de outra operadora; estando no mesmo local)) e verificar o resultado?
    • Acontece sempre num determinado local/zona ou é aleatório?

Cumps.

• [quote]Ainda bem que o tema parece estar solucionado.
    Relativamente à outra questão:

• Verifica o habitual: que estás numa zona com boa cobertura de rede móvel. Tens informação no ecrã de que estás sem rede? Independentemente do slot onde coloques o cartão SIM?
    • Será que podes testar com outro cartão SIM (e se possível de outra operadora; estando no mesmo local)) e verificar o resultado?
    • Acontece sempre num determinado local/zona ou é aleatório?

Cumps.[/quote]

• Tenho cobertura de rede no máximo, por isso penso que não seja esse o problema. Eu poderia testar, embora nunca saiba quando vai acontecer. É mais raro que frequente.

• [size=85][quote="xana_52"]Tenho cobertura de rede no máximo, por isso penso que não seja esse o problema. Eu poderia testar, embora nunca saiba quando vai acontecer. É mais raro que frequente.[/quote][/size]
    Boas,

Por ser aleatório, é que considero poder ter algo a ver com a cobertura de rede. Mas se se tornar algo recorrente, e não houver outros temas de cobertura com outros telemóveis na mesma zona, então considera reportar ao SAT.

Cumps.

• Comprei hoje o meu BQ (peço desculpa por ainda não ter inscrito no fórum a minha apresentação) e carreguei a bateria com ele ligado. demorou cerca de 2 horas (ou nem isso) e tem a bateria toda carregada. na loja, quando o comprei, o funcionário retirou o BQ da caixa, completamente novo e selado e fez-me uma demonstração. É grave este comportamento? É que tenho a bateria a 100%, pelo que não vejo razão para o deixar mais tempo a carregar e já o estou a usar. 

• rolandoa dijo:
    Comprei hoje o meu BQ (peço desculpa por ainda não ter inscrito no fórum a minha apresentação) e carreguei a bateria com ele ligado. demorou cerca de 2 horas (ou nem isso) e tem a bateria toda carregada. na loja, quando o comprei, o funcionário retirou o BQ da caixa, completamente novo e selado e fez-me uma demonstração. É grave este comportamento? É que tenho a bateria a 100%, pelo que não vejo razão para o deixar mais tempo a carregar e já o estou a usar. 
    Ora viva e bem-vindo 😉

Não é nada dramático o que comentas... o carregamento inicial é uma recomendação, não uma obrigação. Apenas visa potenciar a capacidade de carga de uma bateria nova que possa ter estada armazenada por algum tempo. o que no caso do Aquaris não será o facto pois são equipamentos recentemente produzidos.
    A ideia agora é tentares efectuar ciclos completos de carga, uso/descarga.
    Depois e a cada 30/40 dias, ou quando/se detectares alguma anomalia nos valores apresentados, calibrar a bateria. Isto no sentido de corrigir alguma eventual anomalia nos valores apresentados, pois a capacidade não é afectada pela calibração.
    Recordo que não é recomendável usar um dispositivo ao mesmo tempo que esteja a carregar.

Notar ainda que após os primeiros carregamentos/uso do smartphone é que a bateria irá atingir toda a sua máxima capacidade.

Cumps.

• Obrigado pelas dicas, sempre preciosas. Vou tentar contribuir para a comunidade. Abraço

• Olá again,

Passou-se agora uma coisa no meu aquaris que não sei se é normal. A bateria acusava somente 1%. Tive necessidade de fazer uma operação e tive de retirar o SIM do Aquaris e, claro, a bateria. Quando meti outra vez o SIM e a bateria, liguei o Aquaris e reparei que acusava já 10%. É normal isto acontecer? Creio que sim, em todo o caso coloco aqui a questão.
    Obrigado 

• rolandoa dijo:
    Olá again,
    Passou-se agora uma coisa no meu aquaris que não sei se é normal. A bateria acusava somente 1%. Tive necessidade de fazer uma operação e tive de retirar o SIM do Aquaris e, claro, a bateria. Quando meti outra vez o SIM e a bateria, liguei o Aquaris e reparei que acusava já 10%. É normal isto acontecer? Creio que sim, em todo o caso coloco aqui a questão.
    Obrigado 

Quando a bateria está com muito pouca carga, pode ter comportamentos estranhos. De qualquer forma o ideal é nao deixar que ela atinja esses valores tao baixos e por a carregar assim que indicar bateria fraca 😉

Cumps

• rolandoa dijo:
    Olá again,
    Obrigado 
    Olá olá,

Sim é normal, nada de preocupante 😉
    Agora, correndo o risco de me repetir e já ninguém me puder "ouvir" neste fórum hehe o valor apresentado de carga da bateria é isso mesmo um valor indicativo! Não é resultado de uma medição analógica, exacta, mas o resultado de um sistema que analisa consumos/prestações anteriores da bateria, baseados no padrão de uso, consumos das aplicações e do usos dos componentes e dos vários sensores de um dispositivo Android.

>Aqui tento explicar um pouco mais o tema (ainda que relativo a outro dispositivo Android), e deixo nesse post uma referência para um outro post (em Inglês) de uma eng. da Google/Android com mais detalhes sobre o tema (sim a maior parte estão depois nos comentários ao referido post, e são muitos eu sei, mas para quem tiver interesse em saber mais sobre o tema, recomendo vivamente a leitura 😉 )

No dia a dia:
    - Seguir o que diz o Tiago e evitar usar o dispositivo com níveis muitos baixos de bateria. Carregar à vontade! A bateria não vicia.
    - De quando em vez e/ou sempre que os valores apresentados forem muito dispares do que depois detectamos no uso real, efectuar o processo de calibração conforme descrito no post inicial 😉
    - Evitar o calor! Evitar o calor e... evitar o calor! O maior inimigo de uma bateria.
    - Usar e carregar ao mesmo tempo não é a melhor prática.

Abraço.

• Olá a todos!

Comprei recentemente o Aquaris 4.5 e estou neste momento a proceder à calibração de bateria.

Tenho umas questões:

1) Inicialmente quando liguei o telemóvel, não meti o mesmo a carregar. Deixei a bateria descarregar totalmente. Tem algum tipo de problema?

2) Fiz hoje o primeiro carregamento por corrente. Quando liguei o telemóvel, após carregamento, o mesmo acusou 92% de bateria. Os outros 8% fugiram? 😛  Num espaço de duas horas, e sem fazer praticamente nada (apenas enviei umas mensagens), passei dos 92% para 76% de bateria. É normal?

3) Qual o tempo de carregamento indicado para o telemóvel? No tópico falam em 6-7 horas, + duas ligadas à corrente, mas isso é o tempo que me recomendaram, também aqui neste fórum, para o tablet BQ Curie que possuo. O tempo é idêntico para ambos, é isso?

4) Quando acabar o procedimento de calibração (3 vezes), devo colocar o telemóvel sempre a carregar cada vez que indica bateria fraca, correcto?

5) Durante a noite, e por questões de bateria, recomendam ter o telemóvel ligado ou desligado? (Não preciso que ele fique ligado, daí estar a perguntar)

Obrigado!

• JamoPT dijo:
    Olá a todos!

Comprei recentemente o Aquaris 4.5 e estou neste momento a proceder à calibração de bateria.

Tenho umas questões:

1) Inicialmente quando liguei o telemóvel, não meti o mesmo a carregar. Deixei a bateria descarregar totalmente. Tem algum tipo de problema?

No manual do Aquaris diz para carregar logo, sem deixar terminar a bateria. Contudo, creio que a tua opção também é correcta. Proceder ao consumo total da bateria, para fazer um carregamento 100% "puro" da bateria. 

2) Fiz hoje o primeiro carregamento por corrente. Quando liguei o telemóvel, após carregamento, o mesmo acusou 92% de bateria. Os outros 8% fugiram? 😛  Num espaço de duas horas, e sem fazer praticamente nada (apenas enviei umas mensagens), passei dos 92% para 76% de bateria. É normal?

É nomal que a bateria não esteja a funcionar correctamente nas primeiras cargas. Fazes bem em fazer as calibrações do dispositivo. Verás de como pouco a pouco a bateria do dispositivo vai actualizando de melhor maneira. Contudo, o que indicas da percentagem, não é um problema da bateria, mas sim do controlador da bateria.

3) Qual o tempo de carregamento indicado para o telemóvel? No tópico falam em 6-7 horas, + duas ligadas à corrente, mas isso é o tempo que me recomendaram, também aqui neste fórum, para o tablet BQ Curie que possuo. O tempo é idêntico para ambos, é isso?

Depois de carregado totalmente, o dispositivo diminui a carga de recepção, para não viciar o dispositivo e para carregar totalmente a bateria. O que acontece, é que a ultima hora, o dispositivo carrega muito mais lentamente, pois é um procedimento automatico das baterias de litium.

4) Quando acabar o procedimento de calibração (3 vezes), devo colocar o telemóvel sempre a carregar cada vez que indica bateria fraca, correcto?

A quem diga que sim, há quem diga que não. Muitas vezes confundimos viciar a bateria com calibrar a bateria. Se carregares a bateria do teu dispositivo com 50% de carga, o dispositivo não vicia, já que as baterias de Li-on são diferentes das anteriores baterias: Ni-MH. Nesse sentido, o que recomendamos sempre é fazer o que indicas, para ter sempre a bateria do dispositivo calibrada, e durar mais no teu dia a dia.

5) Durante a noite, e por questões de bateria, recomendam ter o telemóvel ligado ou desligado? (Não preciso que ele fique ligado, daí estar a perguntar)

Será uma opção tua. Contudo, também depende do momento em que colocas o dispositivo a carregar. Muitos usuários colocam a carregar enquanto dormem. É claro: não é recomendado fazer isso se dormes mais de 6 horas. 

Cumprimentos,

• mingogomes obrigado pelas respostas.

Em relação à questão nº 2, falas num problema de controlador de bateria. Podes ser um pouco mais específico sff? Não entendi muito bem. É algo que com a calibração fica resolvido?

Qual o tempo médio de carregamento para o Aquaris? Pergunto isto porque
    encontro-me a calibrar a bateria. Aqui no fórum da BQ indicam entre 6-7 horas

• 2 adicionais após os 100%, tanto para tablets, como para smartphones.

Tendo em conta que são aparelhos que apresentam baterias completamente
      distintas, isto é, amperagens diferentes, é normal?

Já agora e para ter uma ideia, qual é a autonomia média da bateria do Aquaris 4.5?

• Peço desculpa meter aqui a colherada. Ao contrário de muitos relatos do fórum, tive a sorte do meu Aquaris 4.5 sempre funcionar bem. Nunca tive especial cuidado com a bateria, nem calibrar nem nada, e sempre funcionou mais ou menos, com ocasionais comportamentos anormais, como indicar 20% de bateria e ir abaixo. Desde aí começei a calibrar mais a bateria. Nos últimos dias, muito provavelmente depois da última actualização, que fiz via OTA, a bateria tem tido um comportamento algo irregular. Na verdade dura-me dia e meio com um uso médio (ligações esporádicas à net, ouvir muita música, umas chamadas, etc...) o que é muito bom. Mas se reiniciar o BQ os valores após o reinicio são sempre diferentes, com diferenças que chegam aos 15% e 20% de bateria. Por exemplo, hoje mesmo estou com o BQ completamente descarregado e desligado umas horas. Depois vou pô-lo a carregar enquanto durmo (umas 8 horas). Carrego-o completamente desligado. Se quando acordar ainda não indicar 100%, desligo do carregador e volto a ligar até chegar aos 100%. Mas o processo de calibração é algo complicado pois obriga-me a ficar sem o smartphone umas boas horas, pelo que nunca fiz a calibração de 3 cargas e descargas completas. 

• JamoPT dijo:
    mingogomes obrigado pelas respostas.

Em relação à questão nº 2, falas num problema de controlador de bateria. Podes ser um pouco mais específico sff? Não entendi muito bem. É algo que com a calibração fica resolvido?

Quando me refiro ao controlador de bateria, me refiro ao software que reconhece a quantidade de carga que o nosso dispositivo têm. Quando este software não funciona correctamente nos indica valores estranhos, e que não correspondem com o indicado. Por isso, se reiniciamos o terminal, o indicador mostra outra percentagem. O que a calibração faz é melhorar a vida útil do dispositivo. Se esta se encontra bem, o controlador também irá realizar um melhor controle.

Qual o tempo médio de carregamento para o Aquaris? Pergunto isto porque
    encontro-me a calibrar a bateria. Aqui no fórum da BQ indicam entre 6-7 horas

• 2 adicionais após os 100%, tanto para tablets, como para smartphones.

Tendo em conta que são aparelhos que apresentam baterias completamente
      distintas, isto é, amperagens diferentes, é normal?

Temos que ter em conta que os carregadores de ambos dispositivos são diferentes. Enquanto o do Aquaris carrega a 1Am, o do Aquaris carrega a 2. Por isso mesmo carrega mais rapidamente e o tempo chega a ser quase idêntico.  Contudo, com 4 horas o Aquaris se encontra carregado (se carregares desde o sinal de baixa bateria - 15%). Se ficares completamente sem bateria, poderá durar um pouco mais a carregar. Mas também depende se carregas o dispositivo acesso ou apagado. A curie pode demorar um pouco mais a carregar.

Já agora e para ter uma ideia, qual é a autonomia média da bateria do Aquaris 4.5?

Em relação a autonomia media, podemos dizer que é de  5/6 Horas de navegação na Web e 10 Horas em chamadas.

Cumprimentos,

• Bom dia! Comprei o meu bq aquaris 4.5 à uma semana. Efectuei os carregamentos de acordo com o manual. Tenho feito os carregamentos quando necessita de recarga e efectuou sempre sem problemas.

1ª Situação: Há 3/4 dias a indicação de bateria não baixava dos 100% estando assim cerca de 6/7h. Liguei e desliguei o telemóvel e verifiquei indicação de bateria de 45%.

2ª Situação: Ontem deixei o telemóvel descarregar a bateria por completo, ou seja, até se desligar por falta de bateria. De seguida iniciei o carregamento. Depois de 3/4h de carga tentei ligar o telemóvel, o que este não ligou, indicando logo/imagem de bateria a carregar e quando tentava ligar aparecia outra logo/imagem com uma bateria com o sinal para esperar pelo carregamento. Ficou a carregar durante mais 6/7h e o problema persiste, indica logo/imagem de pouca bateria e quando tento ligar aparece o outro logo/imagem com uma bateria com o sinal para esperar pelo carregamento e não liga..

Cumprimentos e Obrigado

• Boa tarde Pinion,

Bem-vindo ao fórum de bq.

Em relação à primeira situação, apenas referir que o que indicas se trata de um problema do controlador de bateria. Muitas vezes este pode ficar bloqueado, e apenas reiniciando o terminal se consegue solucionar e ver a verdadeira percentagem da bateria.

A segunda situação é menos compreensível.
     1- Fizeste root ao terminal? alteraste alguma configuração?
     2- Instalaste algum launcher em especial?
     3- Quanto tempo deixaste o telefone sem nada de bateria?

Intenta realizar o procedimento que explico no seguinte link:

Cumprimentos,

•