Campus de Navidad BQ

Disfruta de una oferta especial por ser miembro de la comunidad en nuestros Campus BQ, más información aquí

[Feedback] Sobre o bq Aquaris

• Boa tarde a toda a comunidade,
    Para quem já possuí um bq Aquaris, agradecia-se que dessem o seu contributo sobre o feedback do mesmo.

Podem indicar o impacto que tiveram em relação a esta mini-máquina super poderosa.

Cumprimentos,
    pinhomen

• Para um telefone dual a trabalhar sobre android com câmara de 8 mp, 32 gb cartão sd, dual core de 1ghz, ecran de 4,5 IPS, parace-me uma boa compra (180€) para a qualidade demonstrada. Os plásticos são fraquinhos, mas como maior parte das pessoas acaba por comprar um bolsa ou capa, não me parece um ponto critico. A máquina responde bem em termos gráficos e de resposta do processador.
    A qualidade de receção do rádio é fraquinha (comparando com a do meu galaxy ace) e não tem suporte RDS.
    Estou a ter um problema associado ao não funcionamento dos alertas do calendário ( viewtopic.php?f=3141&t=13576 ) que são essenciais para mim, mas ultrapassada essa dificuldade, continuo a achar que vale a pena o investimento.

• [quote="pacfigueiredo"]Para um telefone dual a trabalhar sobre android com câmara de 8 mp, 32 gb cartão sd, dual core de 1ghz, ecran de 4,5 IPS, parace-me uma boa compra (180€) para a qualidade demonstrada. Os plásticos são fraquinhos, mas como maior parte das pessoas acaba por comprar um bolsa ou capa, não me parece um ponto critico. A máquina responde bem em termos gráficos e de resposta do processador.
    A qualidade de receção do rádio é fraquinha (comparando com a do meu galaxy ace) e não tem suporte RDS.
    Estou a ter um problema associado ao não funcionamento dos alertas do calendário ( viewtopic.php?f=3141&t=13576 ) que são essenciais para mim, mas ultrapassada essa dificuldade, continuo a achar que vale a pena o investimento.[/quote]

Obrigado pelo teu feedback ;)

• Tenho o meu desde sexta-feira ao final do dia, mas ainda não o testei a 100%. Apesar disso, não posso desde já deixar de destacar:

• pontos fortes: qualidade de imagem, qualidade de som, autonomia (sempre com wi-fi ligado, muitas chamadas gsm, acesso à net, ... consegue durar dia e meio!), processador e claro, espaço de armazenamento!!!
    • pontos fracos: sem duvida a qualidade do led (flash) da câmara (intensidade bastante baixa para fotos com flash)
      -pontos ainda por testar: gps e câmara (em 20 fotos, 3 sairam com qualidade aceitável, mas penso que basta apanhar o jeito...).

O rácio preço/qualidade resume-se a uma só palavra: IMPECÁVEL!

• Boas,

Obrigado a todos pelo feedback!
    A vossa opinião conta e é partilhada internamente ;)

Sobre o temas das fotos, e para quem tenha algumas dificuldades, relembrar de procurar ter a maior luminosidade possível e tocar no ecrã no ponto onde deseja focar.
    Aplicações externas que poderão melhorar o desempenho:
    > [url=https://play.google.com/store/apps/details?id=com.cyworld.camera]Cymera - Camera & Photo Editor[/url]
    > [url=https://play.google.com/store/apps/details?id=oursky.gesturecam]Action Snap[/url]

Abraço.

• Em relação ao equipamento, no geral é um equipamento muito completo, Bastante fluido, com uma boa relação qualidade/preço.

Pontos positivos:

• Fluidez
    • Design
    • Dual-Sim
    • Bateria em utilização regular (2 dias)
    • Qualidade fotográfica aceitável.
    • Qualidade do visor.
    • sensibilidade touch.
    • android nativo

Pontos Negativos:

• distorção em alta voz.
    • dificuldade de registo em GPS.
    • dificuldade em manter o sinal 3G fixo.
    • alteração brusca de brilho em modo automático.
    • utilização do sistema android muito elevada (não sei se estará a condicionar a consumo da bateria).
    • não ter o Android v4.1.x ou superior.

Se eventualmente a próxima versão android vier com alterações que influenciem alguns destes pontos negativos, é bem vindo.

Agora avaliando os acessórios adquiridos na bq store:

Protector de tela: de óptima qualidade à semelhança da adquirida para o meu Bq Maxwell e que já utilizo à meses.

Capa protectora: Em branco, é a pior compra que pode ser feita... Após uma semana, parece que tem 1 ano (encardida, nem lavando) ... 6,90€ mal empregue. Não tive oportunidade de experimentar a preta...mas vem já a caminho da china uma preta e uma azul.

Sent from my bq Aquaris using Tapatalk 2

• Já cá canta o meu. :D

Sempre consegui adquiri-lo. Para quem quiser e não estiver disponivel na bq store vão à http://www.beewip.com (empresa espanhola online) que acho que ainda têm.

Foi 5* e o envio demorou 1 dia. Despacharam a encomenda às 18h e no outro dia as 16h30 estavam a bater à porta. (Não estava mas fui busca-lo à transportadora "MRW" no próprio dia).

Passo agora a falar da Experiência das 1ªs 6h de uso (muito intensivo).

--> Construção

• Ao abrir a caixa pela primeira vez fica-se espantado, de bonito ser (por ser branco salta logo à vista mesmo na caixa branca) E eu até nem gosto muito de branco é também relativamente fino mas pesado (sólido).
    • Parece ter uma boa construção apesar de ser quase todo plástico (mas parece de boa qualidade)
    • A abertura traseira poderia ser mais fácil pois quando se abre a tampa parece que vai partir (Parece... mas não vai, pode é partir a unha :-) alem disso a bateria não é para tirar todos os dias. Mas também tem os SIMs e o micro SD que para pessoas como eu que gosto de tirar e por SDs para transferir ficheiros directamente no PC (não ter que estar ligar cabo/desliga cabo e a taxa de transferência é sempre superior)
      A Lente da máquina fotográfica podia estar ao nível da carcaça por causa dos riscos na lente etc... mas nada que uma boa capa não resolva (penso eu)
      Mas ok, sem grandes problemas nesta parte.

--> Fluidez

• Muito fluido mas ainda com pouca coisa instalada poucas aplicações a executarem em background (a futuro faço mais comentários)

--> Ecrã

• boa luminosidade mas as cores parecem-me um pouco "quentes" (aquela cor de fundo acastanhada) mas fiz um teste de ecran (com um screen tester) e o branco parece-me branco o preto parece-me preto, e o mesmo para todas as outras cores.
    • Multitouch até 5 dedos (testado)
    • Já agora, 4.5'' é mais do que suficiente para um smartphone (se não comprem um tablet :-) )

P.S. Lembrem-se que quando começou a massificação destes brinquedos a unica coisa que os homens se ogulhavam de ter mais pequeno que o amigo era o telemovel.

--> Rádio

• Boa captação de rádio sem grandes problemas.
    • O interface poderia ser mais completo e podia ter RDS (não tem, pelo menos na aplicação)

--> Reprodução de Video

• Bom e sem falhas, boa definição mas pronto é um smartphone e não é uma televisão :-)

• GPS - Fixou em 11 segundos (com ajuda do A-GPS claro) mas mesmo assim muito bom pois ia a pé e fixou muito rapido. Pareceu-me muito certo em termos de localização pois ia a pé e o "ponteiro" estava muito correcto em relação à minha localização. (falta testar em automóvel)

--> Internet - O normal do Android com o browser base do Android.

• Velocidade em 3G - Suficientemente rápida
    • WiFi - ainda mais rapida :-)

-->Aplicações/jogos 3D

• Fuidos e sem paragens... bons gráficos cor explendida.

--> Som de chamadas

• suficiente/bom, mas quando no máximo sente-se uma vibração da carcaça to telemovel perto do auscultador.

• Não é bem relacionado mas tem a ver com SMS, cada vez que se recebe uma destas ouve-se a notificação e o ecrã acende para que se marque o código de bloqueio. (bug ou não não sei, mas para mim o som da notificação é suficiente ou ter uma luz de notificação (essa luz não existe), ou ainda dar para configurar esta opção de ligar/ou não o ecrã)

Máquina fotografica - Rápida a tirar foto , focagem no ponto selecionado (ao tocar no ecrã) ou [color=#FF0000]auto focagem se não selecionar nada[/color] Correcção, Não foca automaticamente.. O sensor de 8mpx deixa um pouco a desejar (fraquito) e a lente então nem se fala. Mas mais uma vez, com este preço.... (tenho também que exprimentar outras aplicações de fotografia)

• Com flash a 2 metros (máximo) o flash é suficiente, mas dá o especto de foto nocturna. Poderia ser um flash de halogenio e não led.
    • Quem não tem mão firme ou se a foto é a algo com movimento não é muito aconcelhado, comprem uma maquina fotográfica.
    • Gravação Video - Posso dizer que gravei a andar devagar e pareceu-me bom sem arrastamento de imagem com movimento bruscos. Mas tenho que testar mais um pouco.

--> SO

• quase o base do android com algumas (poucas) alterações. Alguns menus não estão traduzidos correctamente (ou nem sequer foram traduzidos). (improve face matching???) (APKInstaller???)

[url]http://imageshack.us/photo/my-images/853/screenshot2013050923025.png/[/url]
    [url]http://imageshack.us/photo/my-images/163/screenshot2013050922574.png/[/url]

--> Bateria

• 50% da bateria ao fim de 6h de utilização intensiva.
    • a bateria poderia ser bem melhor mas como disse fiz um uso muito intensivo da mesma perto de 12h e sem bateria.

[url]http://imageshack.us/photo/my-images/803/screenshot2013050919172.png/[/url]
    [url]http://imageshack.us/photo/my-images/849/screenshot2013050919171.png/[/url]

Agora posso mostrar um uso normal... E estou muito contente. apesar de algumas destas horas aqui mostradas tenha sido a noite (zero uso)

[url]http://imageshack.us/photo/my-images/826/screenshot2013051216335.png/[/url]
    [url]http://imageshack.us/photo/my-images/571/screenshot2013051216340.png/[/url]

--> Pontuação - [color=#FF0000]4,3/5[/color]

• estes 0.7 abaixo de 5 (máximo) devem-se à bateria, ao rádio "melhor o receptor é que poderia ter RDS" e à cor do ecran.

Sobe para 4.6 - A bateria depois de 2 ou 3 carregamentos correctos (100% -> 0% e depois 0% -> 100%) a bateria surpreendeu-me.

• Estes [color=#FF0000]4.3[/color] (agora 4.6) devem-se à relação qualidade/preço. Para encontrarem um telemovel robusto com boa construção como este dariam no minimo mais 100€ a 120€ (mais 50% do preço) por um brinquedo parecido com este. Pronto eu sei, há telemoveis chineses mais baratos com as mesmas caracteristicas ou superiores.
    • Acredito que numa próxima actualização poderemos ter RDS (se o chip tiver RDS porque é bem possivel que tenha), lingua portuguesa em todos os menus e submenus, etc...

Já editei este post pela segunda vez... e acho que está completo. Meto aqui uma ultima nota de estar contente com o meu Aquaris. A cada dia que passa fico mais surpreendido pela positiva claro.

Por enquanto é tudo...

(edit: Actualizar review relativamente a GPS e Camera de filmar, finalizar review)

• [size=85][quote="zepbq"]Já cá canta o meu. :D
    (...)
    Por enquanto é tudo...[/quote][/size]
    Boas,

Muito obrigado pela informação e pela detalhada avaliação/revisão!! :D :geek:

Abraço.

• Estou muito satisfeito com o meu BQ aquaris.

Como a marca não é muito "conhecida" é dificil por vezes encontrar definições automáticas ou até mesmo acessórios.

Deu-me um pouco de luta conseguir configurar corretamente o GPS e as MMS do cartão vodafone, mas aconteceria em qualquer outro aparelho, são só configurações.

O único defeito que tenho a apontar ao smartphone é a bateria. A duração da bateria dura-me em média 1 dia, com uma utilização "média". Para além disso o telemóvel fica quente quando há uma utilização mais intensa (por exemplo wifi + jogos), principalmente ligado à corrente. Já me deu inclusive um aviso de sobreaquecimento de bateria uma vez.

Mas no geral estou muito satisfeito com o smartphone, na sua relação qualidade/preço, no facto de ser dual sim e em todas as suas caracteristicas. Creio que qualquer utilizador ficará a ganhar na comparação direta com outros smartphones que são inferiores e custam o dobro. Tirando aqueles modelos que custam 700euros creio que este BQ aquaris é a melhor opção.

Recomendo vivamente o BQ Aquaris.

• [size=85][quote="tiagoxas"]Estou muito satisfeito com o meu BQ aquaris.
    Como a marca não é muito "conhecida" é dificil por vezes encontrar definições automáticas ou até mesmo acessórios.
    Deu-me um pouco de luta conseguir configurar corretamente o GPS e as MMS do cartão vodafone, mas aconteceria em qualquer outro aparelho, são só configurações.
    O único defeito que tenho a apontar ao smartphone é a bateria. A duração da bateria dura-me em média 1 dia, com uma utilização "média". Para além disso o telemóvel fica quente quando há uma utilização mais intensa (por exemplo wifi + jogos), principalmente ligado à corrente. Já me deu inclusive um aviso de sobreaquecimento de bateria uma vez.
    Mas no geral estou muito satisfeito com o smartphone, na sua relação qualidade/preço, no facto de ser dual sim e em todas as suas caracteristicas. Creio que qualquer utilizador ficará a ganhar na comparação direta com outros smartphones que são inferiores e custam o dobro. Tirando aqueles modelos que custam 700euros creio que este BQ aquaris é a melhor opção.
    Recomendo vivamente o BQ Aquaris.[/quote][/size]
    Ora viva,

Obrigado pelo comentário e critica ;)

Sobre as configs de MMS já comentei no teu tópico dedicado :)

Sobre a bateria: verifica se as dicas de poupança: viewtopic.php?f=3140&t=14122 te ajudam.

Relativamente a carregar e usar o smartphone ao mesmo tempo, a bq não o recomenda, seja pelo tema do sobre-aquecimento, o principal inimigo do ciclo de vida de uma bateria, uma vez que o sistema de arrefecimento é passivo (ao contrário do computador que tem sistemas de arrefecimento activo - ventoinha p.ex.) e ao carregar é sempre gerado algum aquecimento natural, se juntarmos o calor vindo do processador (cpu+gpu) e ainda o nosso próprio corpo ao agarrá-lo teremos uma combinação... quentinha ;)
    Depois há as potenciais interferências ou toques fantasma no ecrã téctil, por estar conectado a um cabo e ao mesmo tempo os nossos dedos estão "ligados" à terra; há ainda o esforço/tensão a que pode estar sujeita a ficha DC-out 2.5mm do carregador e o conector DC-in do Aquaris e com o esforço poder ficar danificada.

Relativamente à tua avaliação final, obrigado!

Abraço.

• [quote="PedroC_PT"][size=85][quote="tiagoxas"]Estou muito satisfeito com o meu BQ aquaris.
    Recomendo vivamente o BQ Aquaris.[/quote][/size]
    Ora viva,

Obrigado pelo comentário e critica ;)

Sobre as configs de MMS já comentei no teu tópico dedicado :)

Sobre a bateria: verifica se as dicas de poupança: viewtopic.php?f=3140&t=14122 te ajudam.

Relativamente a carregar e usar o smartphone ao mesmo tempo, a bq não o recomenda, seja pelo tema do sobre-aquecimento, o principal inimigo do ciclo de vida de uma bateria, uma vez que o sistema de arrefecimento é passivo (ao contrário do computador que tem sistemas de arrefecimento activo - ventoinha p.ex.) e ao carregar é sempre gerado algum aquecimento natural, se juntarmos o calor vindo do processador (cpu+gpu) e ainda o nosso próprio corpo ao agarrá-lo teremos uma combinação... quentinha ;)
    Depois há as potenciais interferências ou toques fantasma no ecrã téctil, por estar conectado a um cabo e ao mesmo tempo os nossos dedos estão "ligados" à terra; há ainda o esforço/tensão a que pode estar sujeita a ficha DC-out 2.5mm do carregador e o conector DC-in do Aquaris e com o esforço poder ficar danificada.

Relativamente à tua avaliação final, obrigado!

Abraço.[/quote]

Não tinha consciência disso e vou ter em atenção. obrigado pelas dicas

• tiagoxas dijo:
    Não tinha consciência disso e vou ter em atenção. obrigado pelas dicas
    Boas,

Ora essa não tens de quê! Estamos aqui para isso mesmo tentar ajudar e partilhar o que vamos aprendendo 😉

Um exemplo típico que leva certamente a um sobre-aquecimento, será estar com o dispositivo a carregar, principalmente na fase inicial, e depois estar a ver um vídeo, via flash player no navegador, o típico ver um jogo de futebol em directo na net via Wi-Fi... Notaremos certamente o quanto começa a aquecer 😉

Abraço

• zepbq dijo:
    Já cá canta o meu. :D

Sempre consegui adquiri-lo. ...
    Quanto pagou de portes?