[Pedido] Último firmware BQ Aquaris

• Boa tarde comunidade,
    Poderiam por aqui um tutorial com links do último firmware 4.2.1 para o BQ Aquaris ? :roll:
    Vou adquiri um no dia 5 de Abril, e gostaria muito de ter o último firmware.

No que puder ajudar a crescer esta empresa, estou sempre pronto a ajudar. 8-)

Já tem um tópico de como fazer root, já é um grande passo. Falta começar a postar Tutorias de Actualização de Firmware :D

Cumprimentos,
    pinhomen

• [quote="pinhomen"]Boa tarde comunidade,
    Poderiam por aqui um tutorial com links do último firmware 4.2.1 para o BQ Aquaris ? :roll:

Já tem um tópico de como fazer root, já é um grande passo. Falta começar a postar Tutorias de Actualização de Firmware :D

Cumprimentos,
    pinhomen[/quote]

boa noite pelo que sei ainda não esta disponível o 4.1 jelly beam para aquaris e quando estiver não precisas preocupar pois será por OTA directamente do servidor para telemóvel, ou seja não precisas andar voltas no pc.

• [size=85][quote="pinhomen"]Boa tarde comunidade,
    Cumprimentos,
    pinhomen[/quote][/size]
    Ora viva, bem vindo ao fórum e muito obrigado pelas tuas simpáticas palavras ;)

Não me quero desculpar, porque desculpas não se pedem, evitam-se, mas o meu relógio teima em só me dar 24h por dia, e têm sido dias curtos para tanto trabalho. Vou tentar nos próximos dias tratar do tema e criar um mini-tutorial em português. Claro que se entretanto houver um super-membro da comunidade que queira avançar... ;)

Quanto ao firmware ele está aqui (Android 4.0): http://www.bqreaders.com/pt/transferencias-aquaris.html

Abraço.

• [quote="PedroC_PT"][size=85][quote="pinhomen"]Boa tarde comunidade,
    Cumprimentos,
    pinhomen[/quote][/size]
    Ora viva, bem vindo ao fórum e muito obrigado pelas tuas simpáticas palavras ;)

Não me quero desculpar, porque desculpas não se pedem, evitam-se, mas o meu relógio teima em só me dar 24h por dia, e têm sido dias curtos para tanto trabalho. Vou tentar nos próximos dias tratar do tema e criar um mini-tutorial em português. Claro que se entretanto houver um super-membro da comunidade que queira avançar... ;)

Quanto ao firmware ele está aqui (Android 4.0): http://www.bqreaders.com/pt/transferencias-aquaris.html

Abraço.[/quote]

Boas pedro não sei se será viável criar tutorial de actualização de firmware para o aquaris por este ser actualizado por OTA (over the air), só se for por ser necessário fazer um hard reset por alguma coisa ter corrido mal no aquaris , e ainda que o pinhomen queira a versão 4.2.1 terá ser feita uma actualização antes dessa, pois o mais certo e aquaris passar da 4.0.4 ICS para 4.1.1 e so depois para a 4.2.1.
    Eu penso que a BQ disponibilizou nas transferências o firmware 4.0.4 exactamente como ultimo recurso,uma vez que o recovery mode(ainda sem testar) ou reposicao de fabrica(com certeza) também estará disponível no aquaris.

• [size=85][quote="luis carvalho"]Boas pedro não sei se será viável criar tutorial de actualização de firmware para o aquaris por este ser actualizado por OTA (over the air), só se for por ser necessário fazer um hard reset por alguma coisa ter corrido mal no aquaris , e ainda que o pinhomen queira a versão 4.2.1 terá ser feita uma actualização antes dessa, pois o mais certo e aquaris passar da 4.0.4 ICS para 4.1.1 e so depois para a 4.2.1.
    Eu penso que a BQ disponibilizou nas transferências o firmware 4.0.4 exactamente como ultimo recurso,uma vez que o recovery mode(ainda sem testar) ou reposicao de fabrica(com certeza) também estará disponível no aquaris.[/quote][/size]
    Ora viva,

Concordo contigo, à partida as actualizações de update serão via OTA, mas por vezes os upgrades de SO Android, têm de ser instaladas manualmente, pois poderá ser necessário particionar a memória interna antes, e deste modo durante o processo o ficheiro com a actualização propriamente dita será apagado pela formatação.

Seja como for o processo pode parecer complicado, mas é relativamente simples.
    Exemplo do tutorial para o Elcano (que usa a mesma ferramenta e modo de hard reset): http://www.mibqyyo.com/2013/01/bq-elcan ... -firmware/ ou o tópico no fórum: viewtopic.php?f=3133&t=10117 ; As diferenças, ou melhor a diferença principal será o ficheiro a usar para a actualização, já que os drivers, ferramenta e procedimento são os mesmos.

A reposição de dados de fábrica (e/ou recovery mode) serão sem dúvida "ferramentas" importantes para o suporte e para descartar eventuais falhas de hardware. Mas o peso de um hard reset é ainda algum, pois por ser uma instalação completamente do zero do firmware, com formatação, permite remover qualquer vestígio de uma anterior instalação que possa ter estado corrupta. Embora cada caso seja um caso ;)

Abraço.

• Sim, por OTA já conhecia, mas como o PedroC_PT disse e bem:

"por vezes os upgrades de SO Android, têm de ser instaladas manualmente, pois poderá ser necessário particionar a memória interna antes, e deste modo durante o processo o ficheiro com a actualização propriamente dita será apagado pela formatação."

Mas também, devem passar primeiro da versão 4.0.4 ICS para 4.1.1 e só depois para a 4.2.1.

Vou apostar muito na bq aquaris. 8-)
    Quero explorar ao máximo as capacidades deste fabuloso smartphone que vai entrar a arrasar com o mercado devido à sua qualidade/preço :P

Se todos ou quase todos que comprarem bq Aquaris se registarem e colaborarem com o fórum, certamente irá crescer em força quanto ao firmware e apps para o mesmo :idea:

Saudações,
    pinhomen

• Pela experiência que tenho em Android, instalar uma ROM é extremamente fácil com o RomManager! É possível flashar o cwm e fazer a instalação/backup de roms, entre outras coisas.

• [quote="Wrakor"]Pela experiência que tenho em Android, instalar uma ROM é extremamente fácil com o RomManager! É possível flashar o cwm e fazer a instalação/backup de roms, entre outras coisas.[/quote]

Sim é verdade, havendo compatibilidade com os drivers .

• [size=85][quote="Wrakor"]Pela experiência que tenho em Android, instalar uma ROM é extremamente fácil com o RomManager! É possível flashar o cwm e fazer a instalação/backup de roms, entre outras coisas.[/quote][/size]
    Boas,

Ainda que seja tido como fácil, recomendo que quem se queira aventurar no tema que se informe bem antes, leia os posts todos para verificar possíveis bugs e soluções e que tenha experiência no tema, principalmente se a primeira tentativa for com um dispositivo novo.
    Ter sempre presente a posição da bq sobre o tema: viewtopic.php?f=3114&t=9818

Cumps.

• Se apagarem a rom de backup do telefone podem dizer adeus a garantia.

PS: A rom tem de ser compilada com as fontes do telefone para ser correctamente compatível, estava a pensar em fazer uma rom quando comprei o Aquaris mas esta está tão boa que não vejo necessidade.

PS2: tenho serias duvidas que o update para o jelly b. seja feita por OTA

• Boas.

Alguem me pode dizer que alterações veio trazer a actualização de firmware, fornecida ontem pela bq?

já à previsões para o jelly mode :?:

Relativamente a capas pra o equipamento alguem sabe onde posso comprar uma vez que no site esta esgotadissimo... :lol:

Gracias

• [size=85][quote="mdvieira"]Boas.
    Alguem me pode dizer que alterações veio trazer a actualização de firmware, fornecida ontem pela bq?
    já à previsões para o jelly mode :?:
    Relativamente a capas pra o equipamento alguem sabe onde posso comprar uma vez que no site esta esgotadissimo... :lol:
    Gracias[/quote][/size]
    Boas e bem-vindo ao fórum da bq!

As alterações(changelog) do novo firmware estão listados no tópico do mesmo: viewtopic.php?f=3141&t=14385 ;
    Jelly Bean, para já não tenho nada para anunciar, estamos a trabalhar no tema.

Acessórios "oficiais" poderás ver se há algo disponível/previsto nas lojas onde também comercializamos os nossos dispositivos: http://www.bqreaders.com/pt/onde-comprar.html

Cumps.

• Adquiri um bq aquaris (penso ser o 4.5) na fnac do vasco da gama e estou super satisfeito com ele, é pena mesmo a firmware 4.1 os 2.0.5 nao dar para fazer download so sabe dizer apos meter o email para ca vir 7 dias depois :(.

de resto estou satisfeito.

Root torna a garantia invalida, mas torna o equipamento apetecivel para modificaçoes :S