aquaris privacidade bq

A tecnologia é uma ferramenta maravilhosa que liga as pessoas, torna mais fácil o seu dia-a-dia e melhora a sua vida.

Como qualquer outra ferramenta (um carro ou uma bicicleta) é importante que os utilizadores a desfrutem com segurança e privacidade. Como fabricantes, na BQ estamos absolutamente comprometidos com ambas e certificamo-nos que o garantimos em cada camada do nosso software.

Assim é a estrutura de Android

O software dos smartphones e dos tablets com sistema operativo Android é similar entre si e estrutura-se nas seguintes camadas:

-       Software de subsistemas: é o software que faz funcionar, por exemplo, o modem.

-       Carregador de sistema operativo: carrega na memória o Kernel de Linux.

-       Kernel de Linux: é o núcleo do sistema operativo. Inclui também todos os controladores que gerem os periféricos (como ecrã ou áudio)

-       Espaço de utilizador do sistema operativo: é o complemento ao Kernel que cria o sistema operativo completo e constrói o API das aplicações Android.

-       Aplicações do utilizador: são o ponto de contacto do utilizador com o seu dispositivo: videojogos, correio eletrónico, definições….

Nas nossas instalações em Madrid, mais de 70 engenheiros dedicam-se exclusivamente ao desenvolvimento e integração do software para os nossos smartphones e tablets.

Camada por camada, asseguramos a sua privacidade

Nos dispositivos com processador Qualcomm (como os que utilizamos nos nossos terminais), a empresa americana responsabiliza-se pelo desenvolvimento das primeiras camadas (o software dos subsistemas e do carregador do sistema operativo) e assegura a sua integridade com extremas medidas de segurança que, posteriormente, verificamos na BQ.

Na seguinte camada, somos nós os responsáveis por realizar as modificações. É o kernel de Linux, um projeto Open Source com uma grande comunidade e uma licença de software que nos obriga a torná-lo público e auditável. Pode encontrar os arquivos públicos de todos os nossos produtos aqui.

espaço de utilizador é a camada conhecida como AOSP. Ainda que seja desenvolvido pela Google (publicando-o em https://source.android.com/), somos nós os responsáveis pela sua integração, baseando-nos no projeto público e auditávelCodeaurora Forum, da Linux Foundation, cujos arquivos por consultar aqui.

Quanto às apps preinstaladas nos nossos dispositivos, correspondem a duas categorias: as exigidas pela Google para cumprir com a sua certificação (e foram precisamente desenvolvidas pela Google) e as próprias da BQ, que são integralmente desenvolvidas por nós (como a da câmara, por exemplo).

Para nos certificarmos ainda mais da segurança dos nossos dispositivos, controlamos a cadeia de gravação de software nas nossas fábricas, verificando a sua autenticidade mediante comprovações prévias e posteriores para evitar qualquer tipo de interferência de software de terceiros.

Mais, somos extremamente rigorosos com as políticas de segurança de Android e a LOPD e controlamos a cadeia de actualização OTA dos dispositivos mediante certificados privados. Assim podemos verificar que não existem nos nossos terminais interferências de terceiros nem software malicioso.

O que deve fazer, como utilizador, para proteger os seus dados?

  • Escolha sempre marcas de dispositivos comprometidas com a sua privacidade e segurança.
  • Se comprar online, faça-o sempre em lojas que aceitem e acolham a normativa europeia, já que algumas lojas online estrangeiras introduziram malaware en dispositivos asiáticos.
  • Descarregue apps apenas da Play Store e decida, de forma estrita, quais as autorizações que dá a cada uma delas.