A 29 de dezembro, a Cyanogen® anunciou no seu blogue oficial que não daria suporte ao desenvolvimento do Cyanogen OS 14, equivalente à versão do Android Nougat 7.0. Isto significava que, uma vez lançando o Cyanogen 13.1 (baseado no Android M 6.0.1), a sua equipa de software não trabalharia em mais atualizações para o Aquaris X5 Cyanogen Edition que implicariam uma alteração na versão base do Android.

Neste momento, o cenário é diferente. A Cyanogen® encerrou os servidores a partir dos quais lançava as suas atualizações, o que implica que os utilizadores que não tenham instalado o Cyanogen 13.1 já não o podem fazer por OTA. Além disso, também não será possível aceder a algumas funcionalidades e/ou aplicações que requerem uma conta da Cyanogen para poderem ser utilizadas.

Quando a Cyanogen® comunicou que não daria mais suporte às atualizações, os utilizadores tinham duas opções: continuar com o Cyanogen 13.1 ou mudar para o Android OS para continuar a receber atualizações por OTA a partir dos nossos servidores. Agora, perante o encerramento dos servidores da Cyanogen®, incentivamos todos os utilizadores a migrarem o seu Aquaris X5 Cyanogen para o Android OS. Para isso, só têm de fazer um hard reset do dispositivo seguindo os passos que explicamos neste link.

Se tiveres um Aquaris X5 Cyanogen, a migração permite-te continuar a tirar partido de todas as atualizações que formos lançando. Entre elas, a atualização para o Android Nougat 7.0 durante o segundo trimestre de 2017. Também não afeta as condições de garantia do teu dispositivo. Se, por algum motivo, o teu Aquaris X5 chegar ao nosso SAT e quiseres continuar a ter o Cyanogen 13.1, é importante que nos indiques expressamente este desejo, porque, por defeito, vamos migrar os dispositivos para o Android OS. Se tiveres alguma dúvida, podes consultar-nos através deste tópico.