Um novo fenómeno mundial, os eSports!O mundo está em constante evolução e aquilo que damos como certo hoje, amanhã pode estar já ultrapassado. Exemplo disso é o facto de que, há uns anos, ninguém imaginava nem conseguia prever que o futuro estaria repleto daquilo que chamamos atualmente de tecnologia. Os tempos mudaram, e só algumas pessoas tiveram oportunidade de presenciar a grande evolução tecnológica “desde o início”.

Já se passaram varias décadas desde a altura em que surgiram os primeiros videojogos, no entanto, foi só com a evolução dos computadores e da Internet, que houve o “boom” dos videojogos, principalmente dos jogos multiplayer.

O que são os eSports?

O termo eSports refere-se aos desportos eletrónicos em português.

Se há uns anos atrás era impensável que jogar um jogo de computador pudesse vir a ser considerado um desporto ou até mesmo um trabalho, hoje, os eSports são uma realidade que está cada vez mais presente na sociedade. Apesar disso, em Portugal ainda não são muito valorizados pela maioria da população, mas, noutros países, movem milhões de pessoas e de dinheiro.

League of Legends Championship 2014

League of Legends Championship 2014

Atualmente, existem milhares de jogadores profissionais que, tal como qualquer outro desportista profissional, fazem dos eSports a sua profissão a tempo inteiro. Engane-se quem pensar que um jogador profissional deste novo tipo de desporto não tem de trabalhar muito pois, tal como qualquer outro desportista, os jogadores profissionais dos eSports treinam dezenas de horas semanais.

Quando e como nascem os eSports?

As competições em jogos multiplayer existem desde sempre. No entanto, foi a partir do ano 2000 que se começou a criar aquilo que viria chamar-se atualmente de eSports.

Naquele momento começaram a surgir pequenos torneios amadores entre amigos e pequenas equipas, realizados em espaços fechados apropriados para o efeito, as famosas “LAN Houses”. Com o passar dos anos, alguns jogos foram desaparecendo e outros foram ganhando espaço neste universo, como é o caso do Counter-Strike 1.6 que, durante vários anos, foi jogado a nível competitivo por diversas equipas em todo o mundo.

Mas foi mais recentemente com a “explosão” dos MOBA (Multiplayer online battle arena), como o League of Legends e o Dota 2, juntamente com o surgimento de diversos serviços de streaming, que os eSports começaram a ganhar uma maior visibilidade e respeito.

Atualmente grande parte dos torneios são emitidos para todo o mundo através de várias plataformas de streaming como o Twitch e o YouTube Gaming.

O fenómeno dos eSports. Como funciona atualmente?

Milhões de pessoas assistem aos torneios mundiais dos principais jogos (LoL, Dota2, CS:GO), e muitos “veneram” determinados jogadores profissionais da mesma forma como algumas pessoas adoram os jogadores de futebol ou de outros desportos “tradicionais”.

eSports

eSports

Os jogadores das maiores equipas passam mais de 8/12 horas diárias a treinar e a estudar novas táticas para derrotar os adversários. Muitas equipas chegam mesmo a ter casas próprias para tal, as chamadas “Gaming Houses”, que são casas desenhadas para que os jogadores possam treinar ao máximo e com as melhores condições.

É uma vida de luxo misturada com muitas horas de treino diárias, similar à vida dos jogadores profissionais nos desportos tradicionais.

Os eSports tornaram-se num negocio que gera milhões em todo o mundo, não só em publicidade, pois muitas equipas e jogadores são patrocinados por diversas marcas, mas também para as empresas, através das vendas in-game.

Curiosamente, os dois MOBA mais jogados competitivamente são gratuitos, mas contêm conteúdo adicional que pode ser adquirido com dinheiro real. Já o CS:GO é um jogo pago mas que ainda assim também tem conteúdo pago, que são as tão conhecidas skins. As skins são simplesmente armas com pinturas diferentes e não dão qualquer vantagem ao jogador, ou seja, servem simplesmente para embelezar a arma.

Igualmente, canais de televisão reconhecidos internacionalmente como a ESPN começaram a transmitir os maiores torneios em direto, e existem inclusivamente cinemas a transmitir alguns dos torneios mais importantes!

Já no caso específico de Portugal, foi este ano que a RTP começou a emitir um programa exclusivamente dedicado aos eSports, o RTP Arena.

Os jogos que movem o mundo

Os jogos que movem o mundo

Os jogos que movem o mundo

Atualmente, os eSports movem milhões anualmente, não só de dinheiro mas também de jogadores.

Os três jogos mais jogados e mais conhecidos a nível competitivo são o Dota 2, o League of Legends e o Counter-Strike GO. Destes três, o jogo com mais jogadores diariamente é o League of Legends, com uma média de 7.5 milhões de jogadores por dia. Em seguida vem o Dota 2, com uma média de 1 milhão de jogadores por dia e, por último, vem o CS:GO com pouco mais de meio milhão de jogadores diários. Já no que diz respeito aos prémios dos torneios, os jogadores mais bem pagos são os de Dota 2.

Se tiveres curiosidade sobre o dinheiro que esta industria movimenta anualmente, existe um site interessante com essa informação, o esportsearnings.

És um gamer? Utiliza o teu BQ para seres o melhor!

Como já deves saber, existem aplicações para tudo, e os eSports não são exceção. Existem aplicações interessantes para os três principais jogos mais jogados.

League Of Legends

League of Legends Apps

League of Legends Apps

  • Estratégia de League of Legends – O Estratégia de League Of Legends é um must-have para todos os jogadores de LoL que queiram estar informados acerca do jogo. A aplicação é uma espécie de enciclopédia do jogo que não contém apenas estratégias, mas também informações sobre itens e até mesmo a rotação semanal.
  • Champion Builds for LoL - O League of Legends é um jogo com centenas de personagens diferentes, todas elas com uma forma de jogar distinta e nem sempre é fácil perceber como cada uma funciona. Esta aplicação irá ensinar-te a melhor forma de jogar com cada personagem do jogo.
  • League Friends – Aplicação oficial da Riot Games para que possas comunicar com todos os amigos que tens adicionados na tua conta.

Dota 2

Dota 2

Dota 2

  • BuilDota2 for Dota 2Guia completo com todas as ferramentas que necessitas para ser o melhor no Dota2. Inclui informações sobre as personagens do jogo, itens, melhores itens a utilizar para cada personagem, entre outras ferramentas muito úteis.
CS: GO

CS: GO

  • Guide for CS:GO - Enciclopédia com tudo o que deves saber sobre o jogo, desde informação sobre os mapas, armas, táticas, entre outras informações úteis.
  • Smokes for CS:GO - No CS:GO por vezes saber utilizar as granadas de fumo é a diferença entre ganhar ou perder. Esta aplicação dá-te toda a informação que tens de saber sobre onde e como colocar as smokes.

Os eSports vieram para ficar e, cada vez mais, estão a tornar-se num desporto tão sério como qualquer outro. E tu? Jogas ou conheces alguém que jogue algum destes jogos profissionalmente?

Diogo G. (conhecido no fórum por BQA5) é técnico de informática, betatester e, recentemente MVP e editor do mibqyyo. Participa em muitos fóruns portugueses, onde ajuda a todos a solucionar os seus problemas. Além disso gosta de tudo o que seja relacionado com a tecnologia e passa a maioria dos seus tempos livres a aprender sobre ela.