Scopes de Ubuntu

Sabes o que são os scopes de Ubuntu? São ecrãs individuais, de acesso rápido, que te permitem aceder ao que precisas, e que agrupam um conteúdo por temáticas.

Há algum tempo que apresentamos o BQ Aquaris E4.5 Ubuntu Edition, o smarpthone com o sistema operativo da Canonical. Mesmo que ainda exista muito caminho pela frente, desde o inicio que vimos algumas novidades neste sistema operativo. Um bom exemplo disto são os scopes.

Se habitualmente utilizas Android, estás acostumado a ter  um ou vários escritórios sobre os quais poder colocar acessos diretos ou widgets. Mas em Ubuntu isto não acontece. Utilizam uma nova forma de mostrar a informação: os scopes, que permitem encontrar todo o conteúdo ao que queres aceder como música, vídeos, redes sociais, etc. Podemos dizer que são “recompiladores” de informação. O objetivo é ter toda a informação concentrada num só local. Por exemplo, no scope de “Fotos” vês todas as fotos da tua câmara, as do teu perfil de Instagram, de Flicker, Telegram, etc. No “Video” acontece o mesmo com YouTube e Vimeo, no de “Noticias” os titulares de alguns jornais nacionais e internacionais (BBC, Euronews, …).

Desta forma podes encontrar e comprovar toda a informação que procuras rapidamente, sem precisar de ir entrando em diferentes aplicações. E para que isto tenha sentido, podes configurar parâmetros em cada um deles para satisfazer as tuas necessidades. Para isso deves tocar sobre o ícone de configuração que encontras na esquina superior direita.

Scopes de Fotos, Vídeo y Noticias

Scopes de Fotos, Vídeo e Noticias

Scopes essenciais e pré-configurados

Além desses scopes, podes adicionar ou eliminar outros. Também tens essenciais, como o de “Hoje”, “NearBy” e “Aplicações”.

O primeiro consiste num pequeno resumo do que aconteceu ou vai acontecer no dia de hoje. Encontras informação sobre o tempo, os eventos que tens programado no calendário, chamadas e mensagens recentes, mensagens de Telegram e os trending topics de Twitter.

Em “NearBy” encontras informação sobre lugares próximos a ti, em função da tua localização. Assim, vês os restaurantes mais próximos se tens fome, lugares interessantes e eventos que podes participar caso não tenhas nada para fazer .

O terceiro, “Aplicações”, como podes imaginar, mostra todas as aplicações que tenhas instaladas e um aceso à Loja Ubuntu.

Scopes essenciais

Scopes essenciais

Todos os Scopes sobre os que te falei anteriormente vem pré-configurados por defeito. Contudo, dispões de muitos mais já instalados no teu dispositivo, como por exemplo para Gmail, alertas de transporte, compras, tarefas, meteorologia, pontos de interesse, etc. Encontras vários para algumas funções (por exemplo música), porque cada um tem as suas diferenças e configurações própria.

Para vê-los apenas tens de mover a seta que aparece na parte inferior do ecrã enquanto navegas entre os teus scopes já configurados. Verifica que para adicionar algum destes scopes à lista principal, apenas tens de tocar sobre a estrela que aparece na parte direita, marcando como favorito. Para oculta-lo deves realizar a operação contrária: desmarcar a estrela. Assim podes re-organizar a ordem na que aparecem os teus scopes favoritos, realizando um largo toque sobre a lista de Administração de scopes.

Administrar scopes

Administrar scopes

Mesmo assim, se entre os que vistes não há nenhum que gostes realmente, existem muitos deles na loja de ubuntu. Alguns dos mais interessantes são estes:

  • Nearby Articles: procura informação interessante na Wikipedia sobre lugares próximos a tua localização.
  • Cinema: proporciona informação sobre filmes e séries de televisão, realizando consultas à The Movie Database (IMDb).
  • Places: é muito parecido ao NearBy, mas utiliza os serviços de Google Places.
  • My Activity Scope: se utilizas o conhecido serviço de monitorização de atividade desportiva Fitbit, este scope permite sincronizar os dados da tua conta.
  • OMG! Ubuntu!: permite aceder a informação desta conhecida web de noticias sobre Ubuntu.
  • Canal bq: Existe um scope para que tenhas acesso direto a toda a informação do Canal BQ.
Ejemplos de scopes descargados

Exemplos de scopes transferidos

Além da loja oficial de aplicações de Ubuntu, também existem outras alternativas, mas ao ser uma reposição não oficial devemos de ter cuidado com os seus conteúdos, já que não estão sujeitos ao controle de Canonical. Uma destas alternativas é a loja “Não oficial” uApp Explorer que junta o novo conteúdo da loja oficial cada hora. Nela podes filtrar por scopes, e assim encontrar o que mais gostes.

Se mesmo assim nenhum dos scopes que viste são do teu agrado, existe outra opção: criar um. Contudo, isto pode ser um pouco complicado se não tens muitos conhecimentos técnicos. Mesmo assim, nesta página web podes encontrar alguma informação útil. Além disso, também existe uma ferramenta (para Ubuntu), criada por Chris Wayne, chamada scopecreator, que permite criar o teu scope em 5 minutos. Neste link podes ver com funciona. É simples de utilizar, porque faz uso de esquemas já criados. Por este motivo podes criar scopes de Twitter, YouTube ou RSS.

Por último, é importante que te lembres que os scopes não são aplicações, mas sim formas de apresentar a informação. Para funções mais especificas deves procurar entre as aplicações que podes encontrar na loja de Ubuntu.

Se conheces algum outro scope que aches interessante partilhar, ou algum que tenhas feito, partilha connosco nos comentários.

Carlos Ávila é Engenheiro Técnico em Telecomunicação e Mestre em Direção de Sistemas de Informação e Comunicações. Atualmente, dedica-se à administração de sistemas informáticos, área na qual conta com 10 anos de experiência. Apaixonado pela ciência e tecnologia, tem o seu próprio blog no qual põe em prática a sua necessidade de divulgar. E, como se não fosse suficiente, também colabora com a BQ ao escrever artigos sobre temas relacionados com telemóveis, tablets e tecnologia em geral.