Bateria » Tablets: todos

• São recorrentes as questões relativas à bateria e ao carregamento das nossas tablets. Aqui ficam algumas ideias, sugestões e recomendações:

A bq recomenda que antes da primeira utilização do dispositivo o mesmo seja carregado completamente (cerca de 6 horas) antes de o acender e usar.

Calibrar a bateria
    [list]

Seja nos primeiros carregamentos, aquando da compra ou de tempos a tempos, quando notamos que o tablet começa a apresentar valores menos correctos do nível de carga, devemos proceder à calibração da bateria.

1) Após usar o tablet como habitualmente, deixar que o mesmo se apague por si próprio, sem usar quando a bateria apresentar valor inferior a 10~14%.
    2) De seguida deixar o tablet apagado em repouso umas horas sem fazer nada nem tentar ligá-lo.
    3) Ligá-lo ao carregador (AC) e quando tiver na animação de verificação (visível ao premir brevemente o botão de acender on/off) a indicação de que a bateria está carregada completamente (cerca de 6~7 horas) deixar o tablet a carregar por mais umas duas horas. (Nota: O tablet tem um sistema de protecção que impede a bateria de entrar em excesso de carga, cortando a alimentação e deixando de consumir energia da rede eléctrica.)
    4) Depois é só desligar o carregador e usar o tablet normalmente acendendo-o.
    5) Repetir este procedimento umas duas ou três vezes seguidas, tendo o cuidado de durante o processo de calibração não efectuar cargas intermédias (seja via carregador AC ou por USB no computador). Pode ligar e apagar o tablet quando desejar, mas apenas o deverá colocar a carregar novamente quando se verificar o descrito no ponto 1).

Nota: Não é necessário uma descarga radical nos equipamentos que usam bateria de iões de lítio, ou seja forçar o consumo e re-acendimentos até que o equipamento não ligue; há vários sites que explicam o porquê de evitar este tipo de descargas radicais, embora seja um tema discutível.

Passados algum tempo (ou a cada 30~40 ciclos de carga) se notarem que os valores e duração da carga volta a funcionar menos bem, voltar a repetir o procedimento descrito.
    [/list:u]

Um dos maiores inimigos de uma bateria é o calor/aquecimento, por isso não é recomendável o uso do tablet: enquanto estiver a carregar; com a temperatura do ar superior a 40º nem deixar o tablet exposto a fontes de calor, como no interior de um automóvel numa tarde de verão ;)

Caso necessite de deixar o tablet apagado por um longo período de tempo, é recomendável que o deixe carregado, cerca de 60~80%. Depois, antes de a voltar a ligar, carregar até 100%, manter em carga mais umas horas, desligar o carregador, ligar e usar normalmente.

Aplicações externas que poderão considerar para fazer a calibração e gestão de consumos (Nota: atenção que algumas aplicações acabam elas mesmas por ser uma fonte de consumo extra devido ao processamento e processos que mantêm abertos em 2º plano):
    - Battery HD;

Como reduzir o consumo

[list]- Ecrã » Brilho: A maior parte da energia é gasta com o ecrã, por isso manter o ecrã com o brilho no mínimo possível e desligando-o quando não o esteja a utilizar é a melhor forma de manter o consumo num nível mais baixo.

- Jogos e aplicações: Como é lógico quanto maiores forem, quanto mais exigentes forem no uso do CPU e do GPU da tablet, quantas mais aplicações estiverem a correr ao mesmo tempo; maior será o consumo de energia. Assim, o seu uso de forma racional, a manutenção do brilho no mínimo para o seu uso confortável, e uma aplicação como battery monitor ou similar, podem ajudar a gerir o consumo de uma forma mais eficiente.

- Som: Não será o responsável por um grande aumento do consumo, mas, mantendo os sons do sistema, do teclado, das notificações,... no mínimo ou mesmo no silêncio, poderá ajudar a poupar energia ;)

- Redes sem fios e outras ligações: A regra deverá ser: desligar, manualmente via as definições da tablet, as ligações/conexões que não estejam a usar; seja o WiFi, Bluetooth, 3G, GPS. Ter em atenção que mesmo que não estejam em uso por uma aplicação, o simples facto de estarem ligações ligadas implica um consumo extra de energia.
    Dica: Esta aplicação/widget Avião On/Off Widget permite de uma forma bastante simples ligar/desligar as ligações/conexões e consequentemente ajudar a poupar bateria. Também o widget "Controlo de energia" que normalmente vem por defeito nas tablets Android, permite de forma simples gerir as ligações e brilho.

- Notificações, sincronização e processos em segundo plano: Não será novidade se disser que também aqui, menos é mais... Ou seja quanto menos processos estiverem a correr em segundo plano (como widgets); quanto menos notificações estiverem activadas e quanto menos aplicações estiverem configuradas para sincronizar regularmente, mais poupará no consumo da bateria.
    Poderá também optar por configurar as notificações e as sincronizações para serem menos regulares e/ou com intervalos de tempo maiores.
    Há na Google Play algumas aplicações que ajudam a manter tanto a monitorização do consumo de bateria como a gestão dos processos e aplicações a correr em segundo plano, ex. Battery Monitor; Advanced task killer; etc.[/list:u]

Testar a capacidade da bateria

Uma sugestão para testar a capacidade da bateria do teu dispositivo:
    Instalar esta aplicação: >LAB501 desde a Google Play.
    - Configurar o brilho para um nível médio e desactivar o Wi-Fi, Bluetooth e Modem 3G (interno ou externo, se aplicável), de preferência colocar em modo de Avião.
    - Carregar a bateria do tablet até aos 100%; Desliga depois do carregador.
    - Verificar que não tem outras aplicações abertas nem as sincronizações em automático.
    - Iniciar na aplicação Lab501 o teste de comprovação (video) e deixe-o activo até que o tablet desligue (fique sem bateria).
    - Ligar novamente o carregador e acender o tablet.
    - Comprova o resultado do teste (em minutos).

Se tiverem mais sugestões/recomendações/dicas e/ou aplicações relacionadas deixem um comentário, para depois actualizar este post inicial com as vossas ideias ;)

Obrigado roldayan pelo tópico inicial que usei como base.

Algumas referências externas (bibliografia online):
    » http://en.wikipedia.org/wiki/Lithium-ion_battery
    » http://batteryuniversity.com/learn/arti ... _batteries
    » http://h10025.www1.hp.com/ewfrf/wc/docu ... duct=18703
    » http://batterycare.net/guia.html
    » http://batteryuniversity.com/learn/arti ... _batteries
    » http://abertoatedemadrugada.com/2012/12 ... blets.html
    » http://sobreandroid.com/3357/como-hacer ... ectamente/
    » http://www.xatakandroid.com/moviles-and ... tu-android

---
    ■ A bq em português: ■ PortalFórumSuporte TécnicoLoja Online
    _________________________________________________________________________________
  • 233 Comentariosordenados por
  • Obrigado pelo tópico. Estava mesmo à procura disto.
    É aconselhado começar a carregar a bateria quando ele dá sinal de bateria fraca, ou seja 15% +/-?
  • Obrigado pelo tópico. Estava mesmo à procura disto.
    É aconselhado começar a carregar a bateria quando ele dá sinal de bateria fraca, ou seja 15% +/-?

Obrigado pelas dicas!! ;)

Eu normalmente só carrego a bateria quando me aparece um ponto de exclamação no simbolo da bateria, não sei se estou a fazer o que é mais correcto ou não.
  • [list]
    Obrigado pelo tópico. Estava mesmo à procura disto.

Obrigado pelas dicas!! ;)
    Eu normalmente só carrego a bateria quando me aparece um ponto de exclamação no simbolo da bateria, não sei se estou a fazer o que é mais correcto ou não.
    [/list:u]

Olá pessoal,
    É importante referir que a bateria da bq Edison, como todas as que são de iões de lítio(=a maioria das baterias no mercado actualmente), não viciam, logo não há a necessidade de descargas e cargas completas obrigatórias.

O conselho mais comum que é dado, e que eu partilho, é carregar quando for preciso(habitualmente colocar à carga quando chega aos 15%~30%), pelo tempo que for possível, mesmo que não atinjam os 100%.
    Ao fim de algum tempo, caso notem que os valores exibidos no nível de bateria não correspondem deverão efectuar o procedimento acima para a calibração da bateria.

Cumps,
    Pedro
    _________________________________________________________________________________
  • Obrigado pela dica Pedro ;)

Já aconteceu a algum de vocês estar a mexer normalmente no tablet e de repente ele hibernar?
    Já me aconteceu algumas vezes (2ou3), e tinha a bateria carregada.

Cump.

Já aconteceu a algum de vocês estar a mexer normalmente no tablet e de repente ele hibernar?

Cump.

De nada ;)

a) Qual é o tablet? Qual a versão de firmware (Definições-> Acerca do tablet -> Número de compilação (última linha à direita) ?
    b) Hibernar? Desligar totalmente ou desligar o ecrã? [O que tens em Definições -> Visualização -> Suspensão ? ]

Cumps,
    Pedro

Cump.

De nada ;)

a) Qual é o tablet? Qual a versão de firmware (Definições-> Acerca do tablet -> Número de compilação (última linha à direita) ?
    b) Hibernar? Desligar totalmente ou desligar o ecrã? [O que tens em Definições -> Visualização -> Suspensão ? ]

Cumps,
    Pedro

O tablet é um edison
    Versão de firmware- 1.1.5 20120929-11:03
    Entra em suspensão ao fim de 10min

Desligou-me apenas o ecra enquanto estava ligado a internet,
    Ou seja, entrou em suspensão enquanto eu estava a mexer com ele.

Cumps.
    Gonçalo

• O tablet é um edison
    Versão de firmware- 1.1.5 20120929-11:03
    Entra em suspensão ao fim de 10min

Desligou-me apenas o ecra enquanto estava ligado a internet,
    Ou seja, entrou em suspensão enquanto eu estava a mexer com ele.

Cumps.
    Gonçalo

@Gonçalo: podes verificar se com a seguinte configuração o problema persiste:
    1- Definições -> Visualização -> Suspensão = Nunca;
    2- Definições -> Opções de programador -> Seleccionar "Manter activo" (3º campo à direita);
    3- Definições -> Wi-Fi -> opções avançadas(canto superior direito 3 pontos verticais) -> Manter Wi-Fi ligada durante suspensão. [Este ponto é menos relevante mas vamos tentar];

Se não funcionar poderemos tentar um hard reset...
    a) Notaste alguma diferença com esta versão mais recente de firmware comparando com a anterior 1.1.4 ? Supostamente este foi um dos assuntos corrigidos.
    b) Só te acontece quando estás na net(browser?) ou também durante o uso de apps ? Podes tentar também outros browsers (sugestão: Dolphin Browser Beta ou Maxthon Web Browser for Tablet) ?

Cumps.
  • @Gonçalo: podes verificar se com a seguinte configuração o problema persiste:
    1- Definições -> Visualização -> Suspensão = Nunca;
    2- Definições -> Opções de programador -> Seleccionar "Manter activo" (3º campo à direita);
    3- Definições -> Wi-Fi -> opções avançadas(canto superior direito 3 pontos verticais) -> Manter Wi-Fi ligada durante suspensão. [Este ponto é menos relevante mas vamos tentar];

Se não funcionar poderemos tentar um hard reset...
    a) Notaste alguma diferença com esta versão mais recente de firmware comparando com a anterior 1.1.4 ? Supostamente este foi um dos assuntos corrigidos.
    b) Só te acontece quando estás na net(browser?) ou também durante o uso de apps ? Podes tentar também outros browsers (sugestão: Dolphin Browser Beta ou Maxthon Web Browser for Tablet) ?

Cumps.
  • No meu Kepler 2 Dual Core não tenho a opção do "Manter Wi-Fi ligada durante suspensão."
    É normal?
  • Olá.

Acabei de adquirir um BQ Edison e gostaria de saber o que aconselham em relação à primeira utilização deste equipamento.
    Devo gastar a bateria que vem de fábrica toda primeiro ou devo colocar logo à carga durante 6/8 horas?

Agradeço desde já toda a vossa disposição e empenho em manter este forum para todos nós.

:D
  • "sekuras" dijo:
    Olá.

Acabei de adquirir um BQ Edison e gostaria de saber o que aconselham em relação à primeira utilização deste equipamento.
    Devo gastar a bateria que vem de fábrica toda primeiro ou devo colocar logo à carga durante 6/8 horas?

Agradeço desde já toda a vossa disposição e empenho em manter este forum para todos nós.

Boas

Eu gastei primeiro mas há quem diga que se deve por à carga sem gastar.
    Aconselho durante as primeiras cargas deixar mais tempo ligado ao carregador depois de dizer que está carregado.
  • No meu Kepler 2 Dual Core não tenho a opção do "Manter Wi-Fi ligada durante suspensão."
    É normal?

Olá ThePlayerN1,
    Sim, essa opção não existe nas actuais configurações do Kepler 2 Dual Core. Por defeito está configurado para desligar quando estiver em suspensão.
    Se precisas de ter o WiFi ligado com a tablet em suspensão posso sugerir esta app: Advanced Wifi Lock (Tem uma versão Free; Desabilitar o "Auto wifi Disable" 4ª caixa de verificação) eu testei e funcionou, embora não assuma responsabilidade nem certezas, é apenas uma sugestão. Por outro lado a app Airplane on/off permite ligar/desligar as ligações de forma rápida e eficaz.
    Cumps.

"sekuras" dijo:
    Olá.

Olá sekuras e bem-vindo!
    O meu conselho é colocar à carga sem o acender, por 6 horas pelo menos(e eu sei que pode ser difícil de resistir a não começar logo a usar), mesmo que o icone da bateria esteja fixo a verde e indique que está totalmente carregado. Depois é desligar o carregador, acender e usar normalmente. Os primeiros ciclos de carga podem ser(são) irregulares, por isso podes usar o método de calibração descrito em cima (deixar descarregar totalmente(sem usar itensamente abaixo dos 10~15% de nível da bateria ou até mesmo mantendo-o suspenso), esperar umas 2 horas(tablet apagado), colocar à carga(tablet apagado) e manter umas quantas horas (=enquanto dormes), desligar carregador e acender o tablet, usar normalmente e repetir o procedimento umas 3 vezes).

Cumps.
  • "sekuras" dijo:
    Olá.

Boas

Aconselho durante as primeiras cargas deixar mais tempo ligado ao carregador depois de dizer que está carregado.

Olá sekuras e bem-vindo!
    O meu conselho é colocar à carga sem o acender, por 6 horas pelo menos(e eu sei que pode ser difícil de resistir a não começar logo a usar), mesmo que o icone da bateria esteja fixo a verde e indique que está totalmente carregado. Depois é desligar o carregador, acender e usar normalmente. Os primeiros ciclos de carga podem ser(são) irregulares, por isso podes usar o método de calibração descrito em cima (deixar descarregar totalmente(sem usar itensamente abaixo dos 10~15% de nível da bateria ou até mesmo mantendo-o suspenso), esperar umas 2 horas(tablet apagado), colocar à carga(tablet apagado) e manter umas quantas horas (=enquanto dormes), desligar carregador e acender o tablet, usar normalmente e repetir o procedimento umas 3 vezes).

Cumps.

Olá PedroC_PT e JMiguel0

Muito obrigado aos dois pelos vossos esclarecimentos.

Cumprimentos.
    É normal?

Olá ThePlayerN1,
    Sim, essa opção não existe nas actuais configurações do Kepler 2 Dual Core. Por defeito está configurado para desligar quando estiver em suspensão.
    Se precisas de ter o WiFi ligado com a tablet em suspensão posso sugerir esta app: Advanced Wifi Lock (Tem uma versão Free; Desabilitar o "Auto wifi Disable" 4ª caixa de verificação) eu testei e funcionou, embora não assuma responsabilidade nem certezas, é apenas uma sugestão. Por outro lado a app Airplane on/off permite ligar/desligar as ligações de forma rápida e eficaz.
    Cumps.

Cumps.

Pois eu queria que o Wi-fi se desligasse. Sendo assim está perfeito.
  • "sekuras" dijo:
    "sekuras" dijo:
    Olá.

Boas

Olá sekuras e bem-vindo!

Cumps.

Olá PedroC_PT e JMiguel0

Muito obrigado aos dois pelos vossos esclarecimentos.

Cumprimentos.

Olá novamente.

Ontem pelas 20:00 desempacotei o BQ Edison e coloquei-o à carga sem o tentar ligar.
    Ele mostrou-me uma animação de bateria durante alguns segundos e depois ficou preto.
    Hoje às 8:00 desliguei-o do carregador, liguei-o e verifiquei que o tablet tinha apenas 74% de bateria.
    Muito sinceramente não sei se carregou alguma coisa durante a noite.

Alguém pode me dizer se quando o tablet carrega desligado, se aparece a animação da bateria e se esta mantém-se durante toda a carga, ou se só aparece durante alguns segundos como aconteceu no meu.

Obrigado pela atenção dispensada.
    Cumprimentos.
  • "sekuras" dijo:

(...)
    Alguém pode me dizer se quando o tablet carrega desligado, se aparece a animação da bateria e se esta mantém-se durante toda a carga, ou se só aparece durante alguns segundos como aconteceu no meu.
    (...)

Ora viva @sekuras,

O comportamento típico, ao colocar à carga o Edison apagado(off) é: O ícone de bateria fica ligado sobre um fundo negro, por uns breves segundos(voltando o ecrã a negro de seguida), em movimento de carregamento da bateria com alteração da cor de encarnado, amarelo/alaranjado a verde OU fixo a 100% verde quando carregado. Podes verificar o estado premindo muito brevemente o botão de on/off.
    Que versão de firmware tens instalada? (Podes ver em Definições -> Acerca do tablet; e à direita na última linha em Número de compilação 1.x.x 2012xxxx - xx:xx )

Pode existir um problema de calibração(solução possível: efectuar o procedimento descrito no 1º post deste tópico) ou vê este tópico »aqui.

Cumps.
  • Em relação ao Kepler 2 Dual Core a luz de indicação que a bateria está carregada é a laranja, certo?
  • Em relação ao Kepler 2 Dual Core a luz de indicação que a bateria está carregada é a laranja, certo?

Yap, no Kepler 2: Luz encarnada e ícone em branco sobre fundo negro com movimento de carga(visível no inicio do carregamento ou ao premir brevemente o botão de on/off) E fixo em cheio e luz laranja se carregado a 100% ;)
    Cumps.
  • "sekuras" dijo:

(...)
    (...)

Ora viva @sekuras,

O comportamento típico, ao colocar à carga o Edison apagado(off) é: O ícone de bateria fica ligado sobre um fundo negro, por uns breves segundos(voltando o ecrã a negro de seguida), em movimento de carregamento da bateria com alteração da cor de encarnado, amarelo/alaranjado a verde OU fixo a 100% verde quando carregado. Podes verificar o estado premindo muito brevemente o botão de on/off.
    Que versão de firmware tens instalada? (Podes ver em Definições -> Acerca do tablet; e à direita na última linha em Número de compilação 1.x.x 2012xxxx - xx:xx )

Pode existir um problema de calibração(solução possível: efectuar o procedimento descrito no 1º post deste tópico) ou vê este tópico »aqui.

Cumps.

Boa noite PedroC_PT.

A versao do meu edison é a 1.1.1 pois ainda nao efectuei nenhum update de firmware disponivel.

Irei confirmar no proximo carregamento desligado se o estado da bateria vai se alterando desde o vermelho ate ao verde. Irei fazer tambem o procedimento de calibraçao da bateria a ver se atinge os 100% num carregamento completo.

Obrigado pela ajuda.
    Cumprimentos
  • O meu tab tem um gasto de 40 % no ecrã é normal?