Atualização 3.3.0 Android 7.0 para Aquaris A4.5

• Acabámos de publicar a atualização 3.3.0 para o teu BQ Aquaris A4.5

Esta atualização vai chegar ao teu terminal via OTA, por isso o terminal vai solicitar-te a transferência e instalação quando estiver conectado à Internet. Chegará de forma faseada nos próximos dias. 

A lista de melhorias e correções completa é a seguinte: 

• Melhoras do sistema  

Se desejares, podes instalá-la manualmente, transferindo os ficheiros correspondentes ao teu dispositivo a partir daqui: 

Para realizares a instalação manual, através do método hard reset, lembra-te de fazer uma cópia de segurança antes porque vais perder todos os dados (se necessitares de ajuda, lê aqui o artigo sobre o processo). Podes seguir as instruções de instalação como demonstramos neste vídeo.
  • 8 Commentssorted by
  • Boa noite.
    Desde a atualização do final de novembro que a bateria do meu telefone está completamente descalibrada. Tanto passa um dia inteiro a piscar no 1% como se desliga sem sequer acender o indicador de bateria fraca. Tal como outros utilizadores, ao carregar passa dos 0% aos 90% em menos de nada. Já recebi 2 ou 3 atualizações e continua exatamente igual. Também já tentei recalibrá-la como alguém sugeriu. Funcionou da 1a vez mas depois voltou ao mesmo.

Além disso, com a atualização do início de fevereiro deixei de praticamente conseguir atender chamadas. Se o telefone está "em repouso" toca mas no ecran não aparece nada. Tenho de desbloqueá-lo, abrir a app das chamadas, carregar a "voltar à chamada em curso" e aí sim atender. Se estiver a mexer no telefone tenho de minimizar as apps todas e fazer o mesmo. No entanto, se estiver nalguma app de ecran inteiro (o youtube, por exemplo) não consigo minimizar nada, então tenho de esperar que a pessoa desligue a chamada para lhe ligar de volta. Em nenhum caso recebo notificação de chamadas perdidas. Ou vou à app das chamadas ou nem dou conta que me telefonaram. Tive esperança que esta atualização (por ter sido tão junto à outra) resolvesse isso, mas está tudo exatamente na mesma.

Nunca tive nada a dizer do meu BQ enquanto os dois anos do programa android one duraram, foram só maravilhas. Depois disso as atualizações fazem o meu telefone parecer completamente louco (vá, ao menos o problema do relógio foi resolvido!).
    Por favor, se não sabem fazer atualizações, não as façam. Prefiro ter um telefone desatualizado (tive um Wiko que em 2 anos nunca atualizou rigorasamente nada mas sempre funcionou perfeitamente), do que um cheio de atualizações mas onde não consigo sequer atender chamadas. 
    Podem, por favor, ajudar-me a solucionar os meus problemas?
    Obrigada desde já.

• Tendo em conta a situação, aconselhamos-te que faça um  "Factory Reset ", já que nas últimas atualizações lançadas, estariam corregidos os "bugs" da versão 3.1.0.

Siga estes passos para fazer o “Factory Reset” (este procedimento elimina todos os teus dados, faça uma cópia de segurança antes de nada):

1 - Com o equipamento desligado, carregue ao mesmo tempo nos botões de aumentar o volume (+) e de ligar/desligar durante uns segundos, até que apareça um menu com três opções no ecrã.
    2 - Posteriormente, com o botão de aumentar o volume (+),selecione a opção “Recovery” e confirme com o botão de diminuir o volume (-).
    3 - Assim que aparecer um andróide deitado com um ponto de exclamação por cima, carregue brevemente no botão de ligar/desligar.
    4 - Aparecerá o menu “Android system recovery”. Com os botões de volume, selecione “wipe data/factory reset” e confirme com o botão de ligar/desligar.
    5 -Se aparecer uma mensagem de confirmação, com o botão de volume, selecione “Yes” e confirme com o botão de ligar/desligar.
    6 - Quando o processo for concluído, aparecerá outra vez o menu. Selecione a opção "Reboot system now", confirmando novamente com o botão de ligar/desligar.
    7 - Quando o dispositivo se reiniciar, ao configurar novamente a sua conta de Google, no passo “Recupere os seus dados e aplicações” no campo “Restaurar a partir desta cópia de segurança” escolha a opção “Configurar como novo dispositivo”.

Cumprimentos, 

D. Palomo
    Suporte técnico BQ

Vias de suporte oficial:       Atención telefónica de lunes a viernes de 8:00 a 17:00    Formulario-de-soporte_portugal.png
  • Obrigada.
    Não há outra forma de resolver a situação? Custa-me um pouco ter de ser eu a fazer uma operação desse tipo, por causa de atualizações que não fui eu que pedi para serem feitas.

A cópia de segurança guarda tudo aquilo que eu tenho no telefone (incluindo sms's, apps, dados das apps, etc)? Ou vou ter de instalar tudo de novo como se estivesse a ligar o telefone pela primeira vez?
  • DPalomo
    DPalomo
    Moderator  (112)

Quando se trata de fazer uma manutenção do sistema para a correção dos ficheiros que não estão a trabalhar corretamente, somente é possível através do Factory Reset ou Hard Reset, qualquer um de estes dois processos eliminam todos os dados que estão armazenados na memória interna. 

A cópia de segurança se pode fazer de várias formas, sempre indicamos que escolha um modo que logo possa recuperar seus dados sem maiores problemas, deixo-te dois links com alguns conselhos de como fazê-la (importante lembrar que para os SMS tem que ter instalada previamente uma app como “SMSBackup” ou “SMSBackupRestore”)

Cumprimentos, 

D. Palomo
    Suporte técnico BQ

Vias de suporte oficial:       Atención telefónica de lunes a viernes de 8:00 a 17:00    Formulario-de-soporte_portugal.png
  • Obrigada.
  • DPalomo
    DPalomo
    Moderator  (112)

Esperamos que esteja tudo solucionado ;).

Cumpts.
    D. Palomo
    Suporte técnico BQ

• Boa tarde.

Antes de fazer a reposição dos dados de fábrica queria fazer back up de tudo o que tenho quer no telefone, quer no cartão (embora assumo que o cartão não venha ser afetado, mas prefiro fazer na mesma).

Estou a deparar-me com mais um problema. Ao ligar o telefone ao computador e escolher a opção transferir ficheiros, apenas me aparece o cartão (o telefone não é reconhecido). Depois, ao entrar dentro do cartão, e embora de início me diga que o cartão tem 18GB de conteúdo, aparecem-me uma série de pastas que, ao abrir, não apresentam ficheiros dentro. Já abri todas as que poderiam ter imagens dentro (storage, pictures, DCIM) e não tenho ficheiros nenhum para copiar. O computador é exatamente o mesmo que sempre usei para este efeito. Já tentei todas as hipóteses que me aparecem no telefone quando o ligo via USB (Transferir ficheiros, transferir fotos e utilizar dispositivo como MIDI) e em todas acontece o mesmo.

Já fiz este processo de back up inúmeras vezes e nunca tive problemas antes, quer do cartão quer do próprio telefone. Tenho a certeza que o cartão SD tem ficheiros dentro (tem quase 7GB de imagens, confirmei pelo armazenamento do telefone). O que aconteceu? Fizeram mais alguma atualização que impede o computador de ler os ficheiros?

Começo a ficar mesmo aborrecida com isto.

Obrigada.
  • DPalomo
    DPalomo
    Moderator  (112)

Em relação as atualizações, não foi modificado nada que pudesse impedir transferir os ficheiros para o PC. Para ajudar-te melhor indique-nos o seguinte:

1 - Mesmo que no teu computador tenha funcionado sempre, é possível testar em outros computadores para saber se tem o mesmo comportamento?
    2 - Qual versão do Windows que está a utilizar? Se for Windows 10 verifique por um a caso se é o que tem a denominação "N".
    3 - Testou nas diferentes portas USB do computador e com diferentes cabos USB? Mesmo que reconheça somente o cartão SD, porém, não a memória interna, podemos assim descartar que fosse este o problema. 

Ficamos a aguardar a sua resposta. 

Cumprimentos, 

D. Palomo
    Suporte técnico BQ