É um facto que cada dia que passa é mais habitual, e quase necessário, utilizar o smartphone como centro unificado de envio de mensagens escritas: se usam os SMS e uma grande variedade de aplicações de mensagens instantâneas como o WhatsApp, Line e Viber entre outras, todas com os seus prós e contras (fiabilidade, segurança, quantidade de usuários, possibilidades de modificação, etc.). A todo este catalogo se une Telegram com poucas diferenças.

Telegram, é uma aplicação de mensagens instantânea de recente aparição e totalmente gratuita (tanto a aplicação como o serviço); de código aberto e com um protocolo de comunicação proprietário encriptado. Mas que significa tudo isto? Significa que se te interessa a programação, ao ser uma aplicação de código aberto, poderás dispor do código fonte da mesma, e do próprio protocolo para fazer as tuas molificações, adaptações, portabilidades a outras plataformas e as tuas próprias integrações nas aplicações que tu mesmo cries. Se não te interessa o tema da programação, isto também é positivo para ti, já que a comunidade de programadores poderá melhorar a aplicações e integrar a mesma em outras aplicações .

Uma das características principais, e que será de mais interesse para o publico em geral, é a segurança. Telegram, possui um protocolo de comunicação cifrado que faz que as mensagens não sejam interceptadas nem lidas facilmente.

Lista de conversaciones

Lista de conversas

 

Outra característica interessante em quanto a segurança e a privacidade é a total eliminação de todas as mensagens relacionadas a uma conversa, quando esta é apagada do historial. Além disso, nenhuma mensagem é armazenada no servidor externo, pelo que é impossível a sua recuperação e também faz com que não seja possível ser lida por mais ninguém.

Outra das vantagens frente aos seus rivais é a troca de ficheiros. Tradicionalmente, este tipo de aplicações permite o intercâmbio de certos tipos de ficheiros multimédia como fotos, vídeos ou pequenos clips de audio, mas nada mais. Aqui Telegram volta a diferenciar-se. Esta aplicação permite o envio de documentos de todo o tipo: PDF, Word, Excel, mapas, MP3, etc., e sem limite de tamanho.

 

Chat

Chat

Telegram também dispõe de servidores  distribuídos geograficamente que conseguem distribuir a carga de rede, e de essa maneira, é mais difícil encontrar uma sobrecarga na rede que impossibilite o correcto funcionamento da aplicação.

Se és developer, gostarás de ler que com Telegram dispões de uma API para que programes as tuas próprias aplicações baseadas em Telegram, poderás criar aplicações de todo o tipo. De facto, actualmente podes encontrar uma aplicação para Chrome e podes usar Telegram desde o teu navegador, e até de avisa ao smartphone, quando entres, por se tivesses deixado a conta aberta, e para evitar roubos de identidades.

O único defeito que encontramos, talvez seja o facto de que ao usar o protocolo de comunicações proprietário, as aplicações desenvolvidas para comunicar-te mediante Telegram necessitam de ser programadas para isso desde zero.

Principales características de Telegram

Principais características de Telegram: privado, baseado na nuvem, rápido, distribuído, aberto, grátis, seguro, e potente.

 

Até agora, o serviço e a aplicação são totalmente gratuitos e se financiam mediantes doações (veremos quanto dura).

Ao ser uma aplicação tão nova encontraras poucos usuários que estejam dados de alta nela, e poucas pessoas para comunicar-te, mas isso mudará com o tempo (e não com muito).

Esta aplicação tem um aspecto muito interessante e acredito que se abrirá uma possibilidade dentro das grandes aplicações de mensagens, em pouco tempo.

Podes obter mais informação desde a sua web, e o download o podes realizar também desde a Play Store.

____________________

PiveJosé Rodríguez S. (Pive, como é conhecido) é Engenheiro  Técnico de Telecomunicações especializado em centrais  telefónicas, redes de voz e dados e voz sobre IP, fiel aficionado ao moto turismo e um absoluto entusiasta dos gadgets e das novas tecnologias. Possui a sua  própria web acerca de bricolage da moto e é colaborador e MVP de bq onde escreve artigos relacionados com o mundo das tablets e smartphones, soluciona duvidas técnicas aos usuários e  participa en diferentes programas de provas.