A reinstalação do firmware, ou hard reset, nos tablets bq é um procedimento relativamente simples. Permite repor o sistema operativo de uma forma limpa e desta forma, não só eliminar potenciais conflitos com alguma aplicação que entretanto tenhamos instalado como também voltarmos a ter o nosso tablet como quando o usámos pela primeira vez.

No procedimento de hard reset (aconselhado) todos os dados, configurações, contas, aplicações e ficheiros na memória interna serão eliminados. Se desejar deverá fazer uma cópia de segurança (backup) antes de efectuar este procedimento. Algumas possibilidades:

  • Para algumas configurações do tablet e de algumas aplicações: poderá usar a opção de guardar alguns dados associados à sua conta, nos servidores do Google; no tablet ir a Definições > Cópia de segurança e reposição > (Habilitar no menu à direita:) * Fazer uma cópia de segurança dos meus dados, e * Restauro automático.
  • Utilizar uma aplicação externa que escolher na >Google Play para fazer as cópias de segurança (backups);
  • Conectar o tablet ao computador e copiar ficheiros (fotos, vídeos, documentos, …) que tenha na memória interna para o disco rígido do computador ou dispositivo externo de armazenamento (poderá usar também um serviço de armazenamento online (Cloud storage) para copiar os seus ficheiros, como o Google Drive, Skydrive, CloudPT, Dropbox, Amazon Cloud Drive, …
    Mais detalhes: Cópia de segurança / backup (sem root)

Hard reset

Vai necessitar do seu tablet, computador e cabo micro/mini – USB. E seguir os seguintes passos de acordo com o modelo do seu tablet:

O ficheiro com o firmware (e as ferramentas necessárias) deverá ser obtido na página de transferências da bq  >aqui (caso seja solicitado o n.º de série o mesmo encontra-se inscrito na parte traseira do tablet.)

Tesla, Kepler 2, Kepler, Pascal 2, Pascal, Pascal Lite, Pascal Lite C, Hypatia, Platón, Newton e Livingstone:

  1. No computador, descomprimir o ficheiro descarregado do site da bq;
  2. Conectar o tablet ao computador usando o cabo micro/mini USB. Apagar o tablet.
  3. No tablet: Premir e manter pressionado o botão de baixar o volume [Vol -] e de seguida o botão de reset (introduzindo um alfinete ou um clip). Manter os dois botões pressionados por 10 segundos.
  4. Soltar o botão de reset, esperar 2 segundos e soltar o botão [Vol -];
    (Nota: no Tesla os procedimentos 3 e 4 deverão ser feitos usando o botão de subir volume [Vol +] ao invés do [Vol -]; No Platón deverá ser usado o botão de ligar [on/off]. No Galileu e Newton só pressionando o botão de reset).
    SE o computador não reconhecer automaticamente o tablet, deverá instalar os drivers (controladores) manualmente, indicando o caminho. Botão direito do rato sobre “Computador” > Propriedades > Gestor de dispositivos > Outros dispositivos > Dispositivo desconhecido > Botão direito do rato sobre o mesmo > Actualizar controlador > Escolher a opção de procurar o controlador no computador > Ir à pasta “Drivers” dentro do arquivo descomprimido no passo 1) em cima > Seleccionar a pasta do driver adequado ao teu sistema operativo versão e bits (32 ou 64). Depois de localizado premir em instalar.
  5. Depois do driver instalado correctamente (ou seja o dispositivo já não será desconhecido no Gestor de dispositivos); Voltar à pasta onde descomprimiu o ficheiro de firmware e executar a aplicação rk29update.exe (deve ser executada em modo de administrador).
  6. Depois da aplicação abrir, confirmar que a opção “Loader” está seleccionada e clica em “Format”. Aguardar pela mensagem de alerta OK e clica em Aceitar. Em seguida clica em “Update”. À direita aparecerá depois a mensagem “INFO: Run OK”.
  7. O tablet reiniciará com o novo sistema operativo. Deve encerrar as aplicações usadas no computador e desconectar o tablet.
  8. Está terminado e pronto a usar o seu tablet normalmente.

>Vídeo tutorial, em espanhol: RK29: http://www.mibqyyo.com/2012/05/11/reins … s_bq_rk29/

Maxwell, Maxwell Lite, Fnac 7 Little e Kepler 2 Dual Core:

Para estes modelos o procedimento não é feito via conexão ao PC (nem com uso da ferramenta RKxxupdate) e é o seguinte:

  1.  Descarregar o ficheiro desejado de acordo com o modelo de tablet;
    Existem duas versões, a 1.ª faz uma actualização sem apagar os dados (soft reset) e a 2.ª é a versão de hard reset que elimina todos os dados do utilizador e reinstala o firmware eliminando todos os ficheiros anteriores que haja no tablet (sempre que possível e para efeitos de despistagem de eventuais incompatibilidades com alguma aplicação ou se o tablet apresentar algum comportamento pouco usual deverá escolher a versão de hard reset).
  2. Descomprimir os ficheiros que se encontram dentro da pasta descarregada no computador para a raiz de um cartão micro SD (formatado em FAT32).
    Nota: Os ficheiro devem ficar directamente na raiz do cartão SD e não dentro de nenhuma pasta.
  3. Com o tablet apagado, introduzir o cartão SD, e premir ao mesmo tempo os botões [on/off] e [Vol -] durante cerca de 5 segundos.
  4. O tablet iniciará o processo de actualização de firmware e reiniciará depois já com o novo sistema instalado. (Verificar depois que o cartão SD não contêm os ficheiros de actualização usados no passo 3. e se necessário apagá-los).
  5. Está terminado e pronto a usar o seu tablet normalmente.

    Nota: Maxwell, Maxwell Lite e Fnac 7 Little -> Android 4.1 Jelly Bean (Firmware versão 2.0.0): http://foro.bqreaders.com/viewtopic.php?f=3119&t=14335

>Vídeo tutorial, em espanhol: >http://canalbq.tv/reinstalacion-del-firmware-para-tablets-bq-con-amlogic

Edison, Edison 3G, Maxwell Plus, Curie, Fnac Tablet 10 e Fnac Tablet 7:

  1. No computador, descomprimir o ficheiro >descarregado do site da bq;
  2. Conectar o tablet ao computador usando o cabo micro/mini USB. Apagar o tablet.
  3. No tablet: Premir ao mesmo tempo e manter pressionados os botões de Acender [on/off] e de aumentar o volume [Vol +] por breves segundos. Soltar ambos.
    Nota: SE o computador não reconhecer automaticamente o tablet, deverá instalar os drivers (controladores) manualmente, indicando o caminho. Botão direito do rato sobre “Computador” > Propriedades > Gestor de dispositivos > Outros dispositivos > Dispositivo desconhecido > Botão direito do rato sobre o mesmo > Actualizar controlador > Escolher a opção de procurar o controlador no computador > Ir à pasta “Drivers” dentro do arquivo descomprimido no passo 1) em cima > Seleccionar a pasta do driver adequado ao teu sistema operativo versão e bits (32 ou 64). Depois de localizado premir em instalar (Poderá aparecer um alerta de segurança, deverá proceder à instalação na mesma, o driver foi verificado pela bq e é seguro instalar).
  4. Depois do driver instalado correctamente (ou seja o dispositivo já não será desconhecido no Gestor de dispositivos); Voltar à pasta onde descomprimiu o ficheiro de firmware e executar a aplicação rk30update.exe (deve ser executada em modo de administrador).
  5. Depois da aplicação abrir, confirmar que a opção “Loader” está seleccionada e clicar em “Format“. Aguardar pela mensagem de alerta OK e clicar em Aceitar. Em seguida clicar em “Update“. À direita aparecerá depois a mensagem “INFO: Run OK”.
  6. O tablet reiniciará com o novo sistema operativo. Deve encerrar as aplicações usadas no computador e desconectar o tablet.
  7. Está terminado e pronto a usar o seu tablet normalmente.

 >Vídeo tutorial, em espanhol: RK30: http://www.mibqyyo.com/2012/10/09/reins … s_bq_rk30/

Elcano:

> Ver tópico dedicado: http://www.mibqyyo.com/2013/01/15/bq-elcano-reinstalacao-do-firmware/

Aquaris:

> Ver tópico dedicado no nosso fórum em português:  http://foro.bqreaders.com/viewtopic.php?f=3141&t=14105

 

Se precisar de ajuda saiba que pode contar com o >fórum da bq  e/ou com Serviço de Apoio Técnico, >aqui